Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q474393 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do que Arroyo e Silva (2012) denominam de ?Pedagogia da Infância?, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A expressão ?ajustamentos primários? refere-se aos ajustes que a criança realiza no seu entorno durante a prática pedagógica a fim de satisfazer suas necessidades.

( ) A Pedagogia da Infância tem os conteúdos escolares como base do seu projeto educacional pedagógico.

( ) A dimensão que os conteúdos assumem na educação das crianças está vinculada aos processos gerais dessas crianças.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1082Q471614 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1083Q844625 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

Originalmente, o voleibol foi criado no século XIX para ser um esporte de pontaria e de agilidade. Num espaço retangular, demarcado num areal ou num gramado, levantou-se uma corda, em sentido horizontal, bem no meio da figura geométrica onde duas equipes, de dois até nove atletas, dependendo do tamanho do espaço, dispunham-se em posições opostas, nos lados da corda. Então, com alguma graça e a tentativa da precisão, os jogadores cuidavam de atirar uma pelota, com os braços ou com os punhos, por cima da corda, na direção do campo inimigo.
Atualmente, no voleibol, cada equipe tem o direito a designar, entre os jogadores constantes na súmula, até dois jogadores especialistas em defesa: os líberos. Analise as afirmativas a seguir relativas ao líbero.

I. Os jogadores líberos devem usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe. O uniforme deve contrastar, claramente, com o resto da equipe.
II. O líbero poderá efetuar a troca unicamente com o jogador que ocupe a posição de número quatro da linha de trás.
III. O líbero tem atuação restrita às posições da linha de trás e não poderá completar um golpe de ataque, de qualquer parte da quadra ou da zona livre, se, no momento do contato com a bola, esta esteja totalmente acima do bordo superior da rede.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1084Q840168 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

É correto afirmar que ginásticas de conscientização corporal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1085Q473584 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta caráter pedagógico para o esporte de rendimento no cenário escolar atual.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q472578 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Qual dos argumentos abaixo retrata a posição de Freire (1989) a respeito da presença da competição em jogos e esportes na Educação Física?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q473638 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

O ATP é o componente necessário para qualquer célula executar atividade. O macro nutriente essencial para a produção do ATP durante a atividade anaeróbia é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q473906 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

verificar o nível da condição cardiorrespiratória dos alunos durante uma corrida ou caminhada.
  1. ✂️
  2. ✂️

1089Q832344 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021

Podemos classificar os jogos em cinco grandes grupos, são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q472418 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A ginástica é uma expressão cultural do movimento humano, e sua prática pode lembrar uma perspectiva conservadora de educação quando vinculada exclusivamente à aptidão física, tendo a mesma orientação dentro e fora da escola. Por outro lado, sua prática pode ser desenvolvida à medida de sua tradição histórica, com grande significado cultural, que possibilita ao aluno ricas experiências, contribuindo para o aprofundamento dos conhecimentos da cultura corporal por meio de sua forma particular de exercitação. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

O movimento ginástico começou nos Estados Unidos da América no século XVIII, e de lá se espalhou para toda a Europa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1091Q840374 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são:
I. O conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino. II. O processo avaliativo do corpo docente no processo de ensino/aprendizagem. III. O tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação. IV. Os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1092Q471515 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

Existe uma enorme riqueza dos movimentos corporais executados por uma bailarina ou por um atleta, na ocasião do seu trabalho. Esses movimentos acontecem em função do trabalho harmonioso entre os músculos, articulações e ossos. Do ponto de vista físico, esses movimentos corporais resultam da ação dos músculos, que movem um sistema de alavancas, formado pela união dos ossos e suas articulações. Sobre os vários tipos de alavancas e os seus movimentos, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q473331 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

As regras oficiais do voleibol definem que

I. o primeiro saque do primeiro set, bem como o do set decisivo, é executado pela equipe determinada pela decisão do árbitro;

II. os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na folha de formação.

III. a bola deverá ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada para cima pela mão;

IV. o segundo árbitro autoriza o saque após ter verificado que as duas equipes estão prontas para jogar e que o sacador está na posse de bola.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1094Q839925 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Segundo Venâncio e Carreiro (2011), “esse tipo de ginástica reúne elementos de todas as modalidades; não tem como única característica a competição, e objetiva também a interação social”. Assinale a alternativa que está relacionada com a definição apresentada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q472329 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. O professor explicou que a turma deveria ser capaz de administrar os conflitos sobre o que fazer, procurando atender o interesse de todos. Nesse caso, a turma deveria ser separada em dois grupos com atividades diferentes: uns dançariam e outros jogariam futebol.
  1. ✂️
  2. ✂️

1096Q473113 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

De acordo com as diretrizes relacionadas ao processo de ensino e avaliação da educação física contidas nos PCN, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1097Q473642 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que se refere a exercício físico e estresse.

( ) O principal objetivo do exercício físico é adquirir condição física e grau de condicionamento bem acima dos exigidos em suas atividades esportivas.

( ) Estudos mostram que a falta de exercício físico, por si só, é fator de risco, contribuindo para diversas doenças, dentre elas o estresse.

( ) O esforço físico é uma forma de estresse, referido como estresse funcional. Contudo, se praticado de forma regular, recreativa e que não leve à exaustão, representa um estímulo que promove a saúde.

( ) Os alongamentos são outra forma de exercícios físicos que são muito eficazes no combate ao estresse.

( ) Os exercícios físicos liberam substâncias denominadas endorfinas, que têm um efeito semelhante ao da morfina, diminuindo a sensação de cansaço e dor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1098Q842849 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

São inúmeras as alterações fisiológicas desencadeadas em quase todos os sistemas do corpo pelo treinamento físico. Essas alterações, em geral, são no sentido de promoção da saúde. Tanto o treinamento aeróbico quanto o anaeróbico provocam significativas adaptações estruturais, funcionais e metabólicas sobre as fibras musculares esqueléticas. Em relação aos principais efeitos crônicos sobre as fibras musculares no treinamento aeróbico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, falsas.
( ) Redução seletiva do tamanho das fibras de abalo lento. ( ) Maior relação numérica entre capilares por fibras. ( ) Falta de aumento na quantidade citoplasmática de mioglobina. ( ) Melhoria na função mitocondrial (aumento do número, tamanho e eficiência). ( ) Diminuição da atividade das enzimas envolvidas com processo oxidativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q841100 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Existem diversos tipos de corrida de revezamento, sendo os mais conhecidos os de 4 x 100 e 4 x 400 metros masculino e feminino. Sobre os tipos de passagem de bastão, o método americano:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1100Q473761 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Após uma aula de jogos populares de pegar e fugir, em turma de 4ª série do Ensino Fundamental, um professor propõe aos seus alunos que, em grupos, registrem as dificuldades e possibilidades experimentadas na aula. Com este procedimento o professor está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.