Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q473761 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Após uma aula de jogos populares de pegar e fugir, em turma de 4ª série do Ensino Fundamental, um professor propõe aos seus alunos que, em grupos, registrem as dificuldades e possibilidades experimentadas na aula. Com este procedimento o professor está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q471980 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Alguns aspectos devem ser considerados ao prescrevermos exercícios para grupos especiais. Estudos mostram que a prática de atividade física regular promove uma melhora na execução das tarefas diárias do portador de deficiência física ou mental.

Com base nessas informações, um programa de exercícios deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q840114 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Estabelecer uma rotina de aquecimento é de fundamental importância para fornecer suporte de oxigênio e substratos para os músculos e tem o objetivo geral de preparar o nosso corpo para a prática esportiva e executar de forma segura os movimentos, além de auxiliar na prevenção de lesões musculares ou articulares, não só pelo aumento da temperatura corporal e local, mas pelo aumento da elasticidade dos tecidos musculares, tendíneos e ligamentares. (Nakamura, Yuzo, Rabelo, 2019).
De acordo com o texto acima, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Um dos objetivos do aquecimento é de elevar o potencial de desempenho. ( ) O aquecimento geral deve ser ativo a fim de progredir para o aquecimento específico. ( ) Ser intenso o bastante para aumentar a temperatura corporal central e periférica, mas sem comprometer demasiadamente as reservas de energia ou por produzir fadiga neuromuscular. ( ) A temperatura ambiente é irrelevante em relação à influência para a programação da intensidade e duração do aquecimento. ( ) O atleta ao final do aquecimento deve se sentir cansado, nunca apto para atividade principal.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q832694 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

No tocante as práticas desportivas e seus regramentos, de acordo com a FIVB (Federação Internacional de Voleibol), a rede nesta modalidade é colocada verticalmente sobre a linha central e sua parte superior é ajustada a quantos metros do solo na categoria adulto, para homens e mulheres, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1105Q840644 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

Sobre a ginástica, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1106Q223211 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Campos (2011), diversas tendências de educação física escolar propõem metodologias de projetos como parte do planejamento a ser praticado no cotidiano da escola. Tais metodologias implicam em ações cotidianas e de empreendimento para serem efi cazes. Entretanto, além dessas ações, segundo o autor citado, torna-se necessário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q472833 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito da abordagem do tema meio ambiente nas aulas de educação física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1108Q472333 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Segundo Carmem Soares, em sua obra “Educação Física: raízes europeias e Brasil”(1994, p. 63), a Educação Física no final do século XIX esteve vinculada à saúde biológica, assumindo o papel de protagonista em um projeto maior da sociedade. Esse projeto ficou conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1109Q474129 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Nos últimos anos percebe-se uma forte presença, no cenário da produção do conhecimento em Educação Física (EF), de estudos voltados para o desenvolvimento de uma teoria ou pedagogia. Dentre as diversas concepções, ganhou destaque a chamada “abordagem sistêmica”. Segundo essa teoria, a educação física deveria ser vista como sistema hierárquico aberto. Hierárquico porque interage com níveis superiores de determinação: o macrossocial, o sistema educacional e o escolar que, nesta ordem, influenciam do mais geral para o mais particular, até alcançar a própria educação física. Assim, o nível hierárquico mais inferior é o trinômio professor-aluno-conteúdo. Esta teoria foi fundamentada na obra “Educação Física e Sociedade”. O autor responsável pela construção e proposição da Teoria Sistêmica na educação física, a partir da obra citada, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1110Q832280 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q473175 | Educação Física, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

A Associação Internacional de Ergonomia divide essa disciplina nos domínios: 1. cognitivo. 2. laboral. 3. organizacional. 4. administrativo. 5. físico. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q841305 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A percepção do professor sobre a forma como o aluno se envolve nas atividades é de extrema importância, pois é fundamental identificar o aluno que não faz ou não consegue executar uma atividade por dificuldade, falta de estímulos anteriores, autopiedade, entre outros fatores. Nesse momento, a intervenção do professor será o diferencial do qual o aluno necessita.

II. A educação física adaptada exige que o professor busque recursos e meios para privar o aluno com deficiência do acesso à programação de atividades, jogos e esportes escolares, sejam eles de caráter competitivo ou não.

III. A educação física adaptada compreende um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas com o objetivo primário é restringir a participação de jovens e adolescentes às atividades esportivas escolares em grupo, ao mesmo tempo em que permite a sua participação em ações educativas individuais.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1113Q840314 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Considere a alternativa que descreve, corretamente, a função do Músculo Sartório:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1114Q845753 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

A avaliação educacional tem sido tema muito debatido no campo acadêmico, na área da gestão e no âmbito das escolas, sendo várias as áreas de estudo da avaliação educacional. Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem, é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s- os três focos principais da avaliação em Educação Física são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1115Q844265 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, para facilitar a independência e a autonomia do aluno, o educador deve conversar com o grupo, refletindo sobre como e até que momento o auxílio é necessário para o colega que possui deficiência física, pedindo ajuda do grupo para as possibilidades de adaptação de materiais para a aula.

II. Os professores de Educação Física que trabalham com as pessoas com deficiência devem sempre priorizar a realização de jogos em duplas ou em pequenos grupos, pois os alunos portadores de deficiência são incapazes de participar de atividades em grandes grupos.

III. Em muitos casos, na adolescência de uma pessoa com deficiência, por uma cobrança social ou familiar, é possível que algum sentimento de impotência e de baixa autoestima apareçam. Para compensar esses sentimentos negativos, as vivências prazerosas oportunizadas pelas atividades físicas devem levar essa pessoa a sentir-se frustrada, permitindo com que ela passe a se descobrir nas aulas de Educação Física, buscando aumentar as barreiras emocionais internas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1116Q472071 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Adolescentes devem ser supervisionados quando utilizam treinamento com pesos para aumentar a força, de forma a evitar sobrecargas elevadas que prejudiquem o crescimento músculo-esquelético.
  1. ✂️
  2. ✂️

1117Q473607 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto a aspectos gerais da educação física na escola. A ausência de material pedagógico não compromete a aula de educação física, pois existem inúmeras atividades que podem ser realizadas com o próprio corpo da criança e que atuam como um suporte significativo para o seu desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1118Q845921 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

A Base Nacional Comum Curricular - BNCC discorre que a ginástica geral, também conhecida como ginástica para todos, reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador:

I. A exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.
II. A interação social e o compartilhamento do aprendizado.
III. A competitividade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1119Q473189 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Ainda em relação ao treinamento esportivo, julgue os seguintes itens.

Para que um atleta estabeleça um novo e elevado nível de homeostase, com benefícios positivos para o treinamento e para o desempenho, é preciso que ocorra uma supercompensação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1120Q843132 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

O jogo não deve ser um dos aspectos dominantes na vida de uma criança, e sim, um fator de desenvolvimento, por estimular a criança a pensar e fazer com que passe agir independentemente, nas escolhas e decisões. Sobre os tipos de jogos, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.