Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q471867 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Qualquer movimento humano, seja um exercício, um gesto, seja uma tarefa, exige trabalhos musculares específicos, que são produzidos pela contração e/ou por uma tensão. Trabalho, neste sentido, refere-se à energia envolvida em se mover de um estado, ou posição, para outro. Disto se origina a divisão da contração muscular em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1162Q471886 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

São capacidades físicas determinadas por processos energéticos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1163Q474079 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

A energia adquirida pela alimentação precisa ser transformada para que possa ser aproveitada na realização de exercícios físicos. O processamento se dá através de três diferentes sistemas metabólicos: o ATP-CP, o glicolítico e o oxidativo. Considere:

I. O ATP-CP é mobilizado em atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo e não requer oxigênio.

II. O glicolítico permite a sustentação de um esforço de alta intensidade, com duração entre 45s e 90s, em média e requer oxigênio.

III. O oxidativo fornece energia para exercícios de intensidade baixa a moderada, durante períodos mais longos e requer oxigênio.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1164Q472054 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Em uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1165Q474392 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. O glicogênio, que constitui um grande polímero polissacarídico sintetizado a partir da glicose no processo de glicogênese, é o carboidrato de armazenamento nos músculos, rins e fígado dos seres humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1166Q473647 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Fatores técnicos e táticos devem ser menos valorizados do que aqueles voltados à cooperação e solidariedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1167Q844608 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q474549 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

Ao avaliar a capacidade aeróbia de corredores de fundo de alto rendimento (5000 a 10000 m), por meio do uso do consumo máximo de oxigênio (VO máx), considera-se que

I ? os maiores valores são obtidos por meio de protocolos de duração.

II ? a apresentação do VO2 em percentual do valor máximo é a melhor forma de discriminar a capacidade de performance.

III?o VO2 máx, expresso de qualquer forma relativa ou absoluta, não diferencia, suficientemente, a capacidade de desempenho de corrida nesse grupo.

IV ? o VO2 máx mede, suficientemente, a quantidade de energia despendida de forma aeróbia.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1169Q474553 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que os princípios do condicionamento fisiológico aplicam-se igualmente a homens e mulheres em uma ampla gama etária, e que ambos respondem e se adaptam ao treinamento, julgue os itens que se seguem, relativos ao treinamento físico, aos seus princípios e às adaptações por ele provocadas no organismo humano. Durante o exercício prolongado com mesma carga absoluta, a energia total derivada da oxidação dos carboidratos aumenta após um período de treinamento físico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1170Q472510 | Educação Física, Instrutor de Atividades Físicas, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1171Q145874 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

A relação benéfica do exercício físico sobre a diabete do tipo 1 e 2 já é bastante conhecida. Especificamente em relação a diabete tipo 2, o exercício físico regular contribui para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1172Q223015 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

O desenvolvimento do esporte não se deu sem resistências e confl itos. A luta pelo acesso e pela prática do esporte moveu algumas frações da burguesia em busca da sua exclusividade em detrimento dos setores trabalhadores da sociedade. Segundo Assis de Oliveira (2001), esta disputa diz respeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q471605 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Considerando o problema da obesidade, julgue os itens a seguir.

I A exigência social pela boa aparência mobiliza as pessoas para a prática de atividades físicas. II A preocupação dos especialistas em saúde pública com os índices crescentes de obesidade reflete a importância de um país ter políticas que garantam todos os desejos da população. III A falta de exercícios físicos e a alimentação rica em carboidrato e gorduras estão entre os principais causadores do crescente índice de obesidade da população. IV A escola tem importância fundamental para a diminuição das doenças causadas pela obesidade. Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1174Q835641 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1175Q472682 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.

O corpo móvel aglutina e expõe uma quantidade infinita de possibilidades que, ao serem desenvolvidas, fazem que o indivíduo estabeleça ação/interação com o mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1176Q472788 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

A avaliação do ensino-aprendizagem ainda é um tema muito polêmico em todas as áreas da educação. O fragmento de texto abaixo retrata uma modalidade de avaliação. Leia-o. “Avaliação aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma estratégia de monitoramento que objetiva informar sobre o rendimento do aluno, as deficiências na organização do ensino e os possíveis ajustes necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos propostos” . Sobre o exposto no fragmento de texto, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1177Q473370 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Para organizar um evento multiesportivo e interturmas tendo como proposta a ênfase na participação do maior número de alunos e no maior número de jogos possíveis, o planejamento coletivo dos professores da escola deve optar pelo modelo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1178Q473192 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) são uma exigência da legislação trabalhista e hoje têm sua função ligada diretamente à qualidade de vida dos trabalhadores. Dentre as opções abaixo, qual delas representa uma função das CIPA’s nas empresas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q831911 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1180Q474282 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da fisiologia do exercício. Existem tipos distintos de fibras musculares nos seres humanos, cada um deles gerando ATP diferentemente. As fibras musculares de contração lenta, também denominadas de vermelhas ou do tipo I, geram energia principalmente pelas vias aeróbicas. Sua capacidade de gerar ATP aerobicamente está relacionada, entre outros fatores, com as numerosas e desenvolvidas mitocôndrias.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.