Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1161Q471867 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABQualquer movimento humano, seja um exercício, um gesto, seja uma tarefa, exige trabalhos musculares específicos, que são produzidos pela contração e/ou por uma tensão. Trabalho, neste sentido, refere-se à energia envolvida em se mover de um estado, ou posição, para outro. Disto se origina a divisão da contração muscular em: ✂️ a) concêntrica e excêntrica. ✂️ b) estática e dinâmica. ✂️ c) agonista e antagonista. ✂️ d) isotônica e isocinética. ✂️ e) aguda e crônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1162Q471886 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCSão capacidades físicas determinadas por processos energéticos: ✂️ a) agilidade e coordenação. ✂️ b) flexibilidade e velocidade. ✂️ c) força e resistência. ✂️ d) equilíbrio e força. ✂️ e) coordenação e resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1163Q474079 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCA energia adquirida pela alimentação precisa ser transformada para que possa ser aproveitada na realização de exercícios físicos. O processamento se dá através de três diferentes sistemas metabólicos: o ATP-CP, o glicolítico e o oxidativo. Considere: I. O ATP-CP é mobilizado em atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo e não requer oxigênio. II. O glicolítico permite a sustentação de um esforço de alta intensidade, com duração entre 45s e 90s, em média e requer oxigênio. III. O oxidativo fornece energia para exercícios de intensidade baixa a moderada, durante períodos mais longos e requer oxigênio. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e III. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1164Q472054 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCCEm uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato, ✂️ a) solicitar a execução de uma série de exercícios de alongamento, para aumentar a irrigação sanguínea e evitar a falta de oxigenação na cabeça, de modo que o participante não venha a desmaiar durante a atividade. ✂️ b) motivar o participante a fazer um novo rolamento tomando cuidado com os detalhes da sequência didática, alertando-o de que o movimento realizado de forma correta não acarreta dor nem mal estar. ✂️ c) acomodar o participante em uma cadeira para que possa acompanhar a aula e aconselhá-lo a, posteriormente, procurar um ortopedista, caso o formigamento permaneça. ✂️ d) chamar o serviço de resgate/ambulância ao local da aula e cuidar para que o participante fique calmo e deitado numa posição confortável evitando movimentos bruscos que envolvam a cabeça, o tronco, o quadril e membros superiores. ✂️ e) fazer uma massagem relaxante na região do pescoço e tronco do participante, passar alguns alongamentos específicos localizados para a região muscular atingida e liberá-lo para retornar à atividade com o grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1165Q474392 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. O glicogênio, que constitui um grande polímero polissacarídico sintetizado a partir da glicose no processo de glicogênese, é o carboidrato de armazenamento nos músculos, rins e fígado dos seres humanos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1166Q473647 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEEntre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Fatores técnicos e táticos devem ser menos valorizados do que aqueles voltados à cooperação e solidariedade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1167Q844608 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da: ✂️ a) Velocidade. ✂️ b) Agilidade. ✂️ c) Força. ✂️ d) Flexibilidade. ✂️ e) Coordenação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1168Q474549 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017Ao avaliar a capacidade aeróbia de corredores de fundo de alto rendimento (5000 a 10000 m), por meio do uso do consumo máximo de oxigênio (VO máx), considera-se que I ? os maiores valores são obtidos por meio de protocolos de duração. II ? a apresentação do VO2 em percentual do valor máximo é a melhor forma de discriminar a capacidade de performance. III?o VO2 máx, expresso de qualquer forma relativa ou absoluta, não diferencia, suficientemente, a capacidade de desempenho de corrida nesse grupo. IV ? o VO2 máx mede, suficientemente, a quantidade de energia despendida de forma aeróbia. Estão corretas ✂️ a) apenas I e II. ✂️ b) apenas I e IV. ✂️ c) apenas II e III. ✂️ d) apenas II e IV. ✂️ e) apenas III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1169Q474553 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que os princípios do condicionamento fisiológico aplicam-se igualmente a homens e mulheres em uma ampla gama etária, e que ambos respondem e se adaptam ao treinamento, julgue os itens que se seguem, relativos ao treinamento físico, aos seus princípios e às adaptações por ele provocadas no organismo humano. Durante o exercício prolongado com mesma carga absoluta, a energia total derivada da oxidação dos carboidratos aumenta após um período de treinamento físico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1170Q472510 | Educação Física, Instrutor de Atividades Físicas, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoA frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima). ✂️ a) Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva. ✂️ b) Fc máx. – Fc repouso = Fc de reserva. ✂️ c) Fc máx. – idade = Fc de reserva. ✂️ d) 220 – idade = Fc de reserva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1171Q145874 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC A relação benéfica do exercício físico sobre a diabete do tipo 1 e 2 já é bastante conhecida. Especificamente em relação a diabete tipo 2, o exercício físico regular contribui para ✂️ a) diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e diminuir a sensibilidade à insulina. ✂️ b) aumentar concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina. ✂️ c) diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum e melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina. ✂️ d) diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, diminuir a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina. ✂️ e) eliminar completamente a glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1172Q223015 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJO desenvolvimento do esporte não se deu sem resistências e confl itos. A luta pelo acesso e pela prática do esporte moveu algumas frações da burguesia em busca da sua exclusividade em detrimento dos setores trabalhadores da sociedade. Segundo Assis de Oliveira (2001), esta disputa diz respeito: ✂️ a) à polêmica amadorismo versus profissionalismo no esporte ✂️ b) ao uso do esporte pelo militarismo e pelo fascismo ✂️ c) à discriminação sexista no nado sincronizado e na ginástica rítmica ✂️ d) ao uso propagandista do esporte pelos governos socialistas ✂️ e) ao movimento esportivo/ginástico da classe trabalhadora Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1173Q471605 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEConsiderando o problema da obesidade, julgue os itens a seguir. I A exigência social pela boa aparência mobiliza as pessoas para a prática de atividades físicas. II A preocupação dos especialistas em saúde pública com os índices crescentes de obesidade reflete a importância de um país ter políticas que garantam todos os desejos da população. III A falta de exercícios físicos e a alimentação rica em carboidrato e gorduras estão entre os principais causadores do crescente índice de obesidade da população. IV A escola tem importância fundamental para a diminuição das doenças causadas pela obesidade. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, III e IV. ✂️ b) I e II. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1174Q835641 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade: ✂️ a) Engloba a manutenção do controle corporal em movimentos que exigem e equilíbrio corporal, uma vez que existe uma ação agindo no centro de gravidade da criança. ✂️ b) Engloba atividades de caminhar, correr, pular, escorregar e saltar obstáculos, onde permitem ao indivíduo se deslocar e movimentar-se no ambiente em que está inserido. ✂️ c) Engloba o relacionamento da criança com objetos, sendo caracterizada pela força que é aplicada neste objeto, tanto para recepção quanto para lançamentos. ✂️ d) Engloba os movimentos de arremessar, chutar, bater e rolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1175Q472682 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEConsiderando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir. O corpo móvel aglutina e expõe uma quantidade infinita de possibilidades que, ao serem desenvolvidas, fazem que o indivíduo estabeleça ação/interação com o mundo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1176Q472788 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTECA avaliação do ensino-aprendizagem ainda é um tema muito polêmico em todas as áreas da educação. O fragmento de texto abaixo retrata uma modalidade de avaliação. Leia-o. “Avaliação aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma estratégia de monitoramento que objetiva informar sobre o rendimento do aluno, as deficiências na organização do ensino e os possíveis ajustes necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos propostos” . Sobre o exposto no fragmento de texto, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Representa a clássica ideia da avaliação somativa. ✂️ b) Caracteriza a avaliação formativa. ✂️ c) Traz a essência da avaliação diagnóstica. ✂️ d) Busca o alinhamento entre os aspectos meritocráticos, da avaliação somativa, e processuais, da avaliação formativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1177Q473370 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEPara organizar um evento multiesportivo e interturmas tendo como proposta a ênfase na participação do maior número de alunos e no maior número de jogos possíveis, o planejamento coletivo dos professores da escola deve optar pelo modelo de ✂️ a) campeonato tipo rodízio combinado com play-off, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão. ✂️ b) torneio tipo eliminatória, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão. ✂️ c) campeonato tipo rodízio, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento. ✂️ d) festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão. ✂️ e) festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1178Q473192 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIOAs Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) são uma exigência da legislação trabalhista e hoje têm sua função ligada diretamente à qualidade de vida dos trabalhadores. Dentre as opções abaixo, qual delas representa uma função das CIPA’s nas empresas? ✂️ a) Apontar condições inseguras de trabalho existentes na organização. ✂️ b) Corrigir falhas relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. ✂️ c) Propor programas de exercícios físicos que previnam lesões no trabalho. ✂️ d) Capacitar trabalhadores para que não se acidentem no trabalho. ✂️ e) Providenciar soluções para problemas na ergonomia dos postos de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1179Q831911 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes: ✂️ a) Na natureza e urbanas. ✂️ b) Na escola e natureza. ✂️ c) Urbanas e escolares. ✂️ d) Arborismo e parkour. ✂️ e) Natureza e parkour Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1180Q474282 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens subsequentes, a respeito da fisiologia do exercício. Existem tipos distintos de fibras musculares nos seres humanos, cada um deles gerando ATP diferentemente. As fibras musculares de contração lenta, também denominadas de vermelhas ou do tipo I, geram energia principalmente pelas vias aeróbicas. Sua capacidade de gerar ATP aerobicamente está relacionada, entre outros fatores, com as numerosas e desenvolvidas mitocôndrias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1161Q471867 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABQualquer movimento humano, seja um exercício, um gesto, seja uma tarefa, exige trabalhos musculares específicos, que são produzidos pela contração e/ou por uma tensão. Trabalho, neste sentido, refere-se à energia envolvida em se mover de um estado, ou posição, para outro. Disto se origina a divisão da contração muscular em: ✂️ a) concêntrica e excêntrica. ✂️ b) estática e dinâmica. ✂️ c) agonista e antagonista. ✂️ d) isotônica e isocinética. ✂️ e) aguda e crônica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1162Q471886 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCSão capacidades físicas determinadas por processos energéticos: ✂️ a) agilidade e coordenação. ✂️ b) flexibilidade e velocidade. ✂️ c) força e resistência. ✂️ d) equilíbrio e força. ✂️ e) coordenação e resistência. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1163Q474079 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCA energia adquirida pela alimentação precisa ser transformada para que possa ser aproveitada na realização de exercícios físicos. O processamento se dá através de três diferentes sistemas metabólicos: o ATP-CP, o glicolítico e o oxidativo. Considere: I. O ATP-CP é mobilizado em atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo e não requer oxigênio. II. O glicolítico permite a sustentação de um esforço de alta intensidade, com duração entre 45s e 90s, em média e requer oxigênio. III. O oxidativo fornece energia para exercícios de intensidade baixa a moderada, durante períodos mais longos e requer oxigênio. Está correto o que se afirma APENAS em ✂️ a) I e III. ✂️ b) II. ✂️ c) I e II. ✂️ d) III. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1164Q472054 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCCEm uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato, ✂️ a) solicitar a execução de uma série de exercícios de alongamento, para aumentar a irrigação sanguínea e evitar a falta de oxigenação na cabeça, de modo que o participante não venha a desmaiar durante a atividade. ✂️ b) motivar o participante a fazer um novo rolamento tomando cuidado com os detalhes da sequência didática, alertando-o de que o movimento realizado de forma correta não acarreta dor nem mal estar. ✂️ c) acomodar o participante em uma cadeira para que possa acompanhar a aula e aconselhá-lo a, posteriormente, procurar um ortopedista, caso o formigamento permaneça. ✂️ d) chamar o serviço de resgate/ambulância ao local da aula e cuidar para que o participante fique calmo e deitado numa posição confortável evitando movimentos bruscos que envolvam a cabeça, o tronco, o quadril e membros superiores. ✂️ e) fazer uma massagem relaxante na região do pescoço e tronco do participante, passar alguns alongamentos específicos localizados para a região muscular atingida e liberá-lo para retornar à atividade com o grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1165Q474392 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. O glicogênio, que constitui um grande polímero polissacarídico sintetizado a partir da glicose no processo de glicogênese, é o carboidrato de armazenamento nos músculos, rins e fígado dos seres humanos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1166Q473647 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEEntre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. Fatores técnicos e táticos devem ser menos valorizados do que aqueles voltados à cooperação e solidariedade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1167Q844608 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020O princípio da atividade apreensível ou princípio da adequação é compreendido em função do compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante no significado de um ponto ideal de treino, em que a solicitação não pode ser baixa, a ponto de provocar uma desmotivação no indivíduo, nem excessivamente forte, a ponto de prejudicá-lo. Dessa forma, a variação deve ocorrer a partir do conhecido ao desconhecido, do simples ao complexo, da participação geral à percepção específica. Esses princípios pedagógicos se aplicam mais diretamente ao treinamento da: ✂️ a) Velocidade. ✂️ b) Agilidade. ✂️ c) Força. ✂️ d) Flexibilidade. ✂️ e) Coordenação motora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1168Q474549 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017Ao avaliar a capacidade aeróbia de corredores de fundo de alto rendimento (5000 a 10000 m), por meio do uso do consumo máximo de oxigênio (VO máx), considera-se que I ? os maiores valores são obtidos por meio de protocolos de duração. II ? a apresentação do VO2 em percentual do valor máximo é a melhor forma de discriminar a capacidade de performance. III?o VO2 máx, expresso de qualquer forma relativa ou absoluta, não diferencia, suficientemente, a capacidade de desempenho de corrida nesse grupo. IV ? o VO2 máx mede, suficientemente, a quantidade de energia despendida de forma aeróbia. Estão corretas ✂️ a) apenas I e II. ✂️ b) apenas I e IV. ✂️ c) apenas II e III. ✂️ d) apenas II e IV. ✂️ e) apenas III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1169Q474553 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que os princípios do condicionamento fisiológico aplicam-se igualmente a homens e mulheres em uma ampla gama etária, e que ambos respondem e se adaptam ao treinamento, julgue os itens que se seguem, relativos ao treinamento físico, aos seus princípios e às adaptações por ele provocadas no organismo humano. Durante o exercício prolongado com mesma carga absoluta, a energia total derivada da oxidação dos carboidratos aumenta após um período de treinamento físico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1170Q472510 | Educação Física, Instrutor de Atividades Físicas, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoA frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa: *Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima). ✂️ a) Fc¹ + Fc² + Fc³ / 3 = Fc de reserva. ✂️ b) Fc máx. – Fc repouso = Fc de reserva. ✂️ c) Fc máx. – idade = Fc de reserva. ✂️ d) 220 – idade = Fc de reserva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1171Q145874 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC A relação benéfica do exercício físico sobre a diabete do tipo 1 e 2 já é bastante conhecida. Especificamente em relação a diabete tipo 2, o exercício físico regular contribui para ✂️ a) diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e diminuir a sensibilidade à insulina. ✂️ b) aumentar concentrações de glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina. ✂️ c) diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum e melhorar a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina. ✂️ d) diminuir concentrações de glicose sanguínea em jejum, diminuir a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina. ✂️ e) eliminar completamente a glicose sanguínea em jejum, melhorar a tolerância à glicose e melhorar a sensibilidade à insulina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1172Q223015 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJO desenvolvimento do esporte não se deu sem resistências e confl itos. A luta pelo acesso e pela prática do esporte moveu algumas frações da burguesia em busca da sua exclusividade em detrimento dos setores trabalhadores da sociedade. Segundo Assis de Oliveira (2001), esta disputa diz respeito: ✂️ a) à polêmica amadorismo versus profissionalismo no esporte ✂️ b) ao uso do esporte pelo militarismo e pelo fascismo ✂️ c) à discriminação sexista no nado sincronizado e na ginástica rítmica ✂️ d) ao uso propagandista do esporte pelos governos socialistas ✂️ e) ao movimento esportivo/ginástico da classe trabalhadora Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1173Q471605 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEConsiderando o problema da obesidade, julgue os itens a seguir. I A exigência social pela boa aparência mobiliza as pessoas para a prática de atividades físicas. II A preocupação dos especialistas em saúde pública com os índices crescentes de obesidade reflete a importância de um país ter políticas que garantam todos os desejos da população. III A falta de exercícios físicos e a alimentação rica em carboidrato e gorduras estão entre os principais causadores do crescente índice de obesidade da população. IV A escola tem importância fundamental para a diminuição das doenças causadas pela obesidade. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, III e IV. ✂️ b) I e II. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1174Q835641 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade: ✂️ a) Engloba a manutenção do controle corporal em movimentos que exigem e equilíbrio corporal, uma vez que existe uma ação agindo no centro de gravidade da criança. ✂️ b) Engloba atividades de caminhar, correr, pular, escorregar e saltar obstáculos, onde permitem ao indivíduo se deslocar e movimentar-se no ambiente em que está inserido. ✂️ c) Engloba o relacionamento da criança com objetos, sendo caracterizada pela força que é aplicada neste objeto, tanto para recepção quanto para lançamentos. ✂️ d) Engloba os movimentos de arremessar, chutar, bater e rolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1175Q472682 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPEConsiderando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir. O corpo móvel aglutina e expõe uma quantidade infinita de possibilidades que, ao serem desenvolvidas, fazem que o indivíduo estabeleça ação/interação com o mundo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1176Q472788 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTECA avaliação do ensino-aprendizagem ainda é um tema muito polêmico em todas as áreas da educação. O fragmento de texto abaixo retrata uma modalidade de avaliação. Leia-o. “Avaliação aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma estratégia de monitoramento que objetiva informar sobre o rendimento do aluno, as deficiências na organização do ensino e os possíveis ajustes necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos propostos” . Sobre o exposto no fragmento de texto, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Representa a clássica ideia da avaliação somativa. ✂️ b) Caracteriza a avaliação formativa. ✂️ c) Traz a essência da avaliação diagnóstica. ✂️ d) Busca o alinhamento entre os aspectos meritocráticos, da avaliação somativa, e processuais, da avaliação formativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1177Q473370 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEPara organizar um evento multiesportivo e interturmas tendo como proposta a ênfase na participação do maior número de alunos e no maior número de jogos possíveis, o planejamento coletivo dos professores da escola deve optar pelo modelo de ✂️ a) campeonato tipo rodízio combinado com play-off, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão. ✂️ b) torneio tipo eliminatória, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão. ✂️ c) campeonato tipo rodízio, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento. ✂️ d) festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando um time em cada modalidade e com jogos até que haja um time campeão. ✂️ e) festival tipo maratona de jogos, com cada turma formando quantos times quiser em cada modalidade e com jogos até que se encerre o tempo do evento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1178Q473192 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIOAs Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA’s) são uma exigência da legislação trabalhista e hoje têm sua função ligada diretamente à qualidade de vida dos trabalhadores. Dentre as opções abaixo, qual delas representa uma função das CIPA’s nas empresas? ✂️ a) Apontar condições inseguras de trabalho existentes na organização. ✂️ b) Corrigir falhas relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. ✂️ c) Propor programas de exercícios físicos que previnam lesões no trabalho. ✂️ d) Capacitar trabalhadores para que não se acidentem no trabalho. ✂️ e) Providenciar soluções para problemas na ergonomia dos postos de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1179Q831911 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes: ✂️ a) Na natureza e urbanas. ✂️ b) Na escola e natureza. ✂️ c) Urbanas e escolares. ✂️ d) Arborismo e parkour. ✂️ e) Natureza e parkour Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1180Q474282 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens subsequentes, a respeito da fisiologia do exercício. Existem tipos distintos de fibras musculares nos seres humanos, cada um deles gerando ATP diferentemente. As fibras musculares de contração lenta, também denominadas de vermelhas ou do tipo I, geram energia principalmente pelas vias aeróbicas. Sua capacidade de gerar ATP aerobicamente está relacionada, entre outros fatores, com as numerosas e desenvolvidas mitocôndrias. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro