Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q471734 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Alguns equipamentos são utilizados na antropometria que tem funções específicas.

Para estimarmos a composição corporal em milímetros utilizamos um(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q473322 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

A co-educação reforça a necessidade da dimensão coletiva da educação, que, para ocorrer de forma organizada, deve dividir os alunos em grupos de meninos, que jogam futebol, e de meninas, que preferem queimada, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1183Q474394 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as regras oficiais vigentes de cada modalidade esportiva apresentada, julgue os itens a seguir. No handebol, o árbitro deve marcar um tiro de 7 m quando, em clara chance de gol, o atleta sofrer uma obstrução, que pode ocorrer por falta de atleta adversário, intervenção de pessoa não participante do jogo e até mesmo por um sibilo não justificado. Na cobrança da penalidade, o goleiro deverá, obrigatoriamente, se manter em cima da linha do gol, movimentando-se apenas lateralmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1184Q839975 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre os fundamentos do jogo aberto de Rúgbi, analise os itens, abaixo:

I- Um atleta pode passar (jogar a bola) para um companheiro de equipe que esteja mais bem posicionado para continuar o ataque, mas a bola não pode ser passada em direção à linha de ingoal dos adversários apenas lateralmente ou em direção à linha de in-goal da equipe do passador;

II - Quando um atleta manuseia mal a bola, como exemplo deixa-a cair ou rebater nas mãos e braços e esta toca o solo indo na direção do in-goal adversário, esta ação é denominada knockon;

III - Apenas o portador da bola pode ser derrubado com um tackle de um atleta adversário. O tackle ocorre quando o portador da bola é seguro por um ou mais adversários e levado para o solo, ou seja, tocar com um ou dois joelhos o solo, sentar-se no solo ou tocar outro atleta que esteja no solo.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1185Q474282 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da fisiologia do exercício. Existem tipos distintos de fibras musculares nos seres humanos, cada um deles gerando ATP diferentemente. As fibras musculares de contração lenta, também denominadas de vermelhas ou do tipo I, geram energia principalmente pelas vias aeróbicas. Sua capacidade de gerar ATP aerobicamente está relacionada, entre outros fatores, com as numerosas e desenvolvidas mitocôndrias.
  1. ✂️
  2. ✂️

1186Q473784 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos jogos tradicionais e ao desenvolvimento da cultura corporal na educação física, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q473051 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A falta do preparo do material, correções em excesso nas aulas práticas, deslocamentos inadequados, itinerários não previstos, explicações muito demoradas, são fatores que contribuem para que uma sessão de Educação Física seja, seriamente, prejudicada na característica de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1188Q841029 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

No jogo de Handebol, ao goleiro é permitido:
I. Tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol. II. Sair da área de gol com a bola controlada, se os árbitros já haviam apitado para a execução do tiro de meta. III. Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1189Q845432 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à luta, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Historicamente, as lutas estão relacionadas à sobrevivência, treinamento militar, práticas religiosas, dentre outros aspectos.
II - Ao contrário das artes marciais, as lutas não costumam ter caráter filosófico.
III - As lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q842403 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A aplicação do princípio da sobrecarga deve ser observada com base em variáveis relacionadas à carga como o volume (quantidade) e a intensidade (qualidade) do treinamento, os quais podem ser alterados pela utilização dos vários métodos, como, por exemplo, o contínuo e o intervalado.

II. A resposta do organismo ao estresse ocorre por meio de ações coordenadas entre cérebro, glândulas, hormônios, sistema imunológico, coração, musculatura esquelética, sangue e pulmões, o que permite a adequação no fornecimento de oxigênio e de energia, bem como aumentos de força e de resistência muscular, resistência à dor, acuidade mental, além de uma proteção temporária contra infecções.

III. Quando o treinador aplica continuamente o mesmo treino, e com a mesma carga, a um atleta, verifica-se inicialmente uma queda da aptidão física. O atleta, uma vez adaptado a essa carga, passa a sofrer expressivas e evidentes adaptações em resposta a ela, momento no qual o condicionamento físico é melhorado. Ou seja, quanto menor a variação no ritmo e na programação da atividade física, maiores os ganhos em termos de condicionamento e massa muscular.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1191Q474027 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

Sobre a capacidade de força muscular, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q472526 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O profissional de Educação Física quando do oferecimento de um programa individualizado ou coletivo de exercícios físicos, deve exigir previamente de cada participante informações médicas sobre fatores de risco (histórico familiar, consumo de cigarros etc.),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q226588 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos da Cidade do Rio de Janeiro, em 2016, alguns setores da Educação Física temem que a infl uência do esporte no sistema escolar volte a subordinar hegemonicamente a Educação Física escolar aos códigos e sentidos da instituição esportiva. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), esses códigos podem ser resumidos em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q838948 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

Conforme a Base Nacional Comum Curricular complete a lacuna a seguir relacionada as competências específicas de educação física para o ensino fundamental: Compreender a origem da ________________e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1195Q472362 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q474156 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organi-zaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transforma-das em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.

( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante signi-ficativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão in-tensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.

( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desen-volvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e pre-parar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alu-nos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.

( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Fí-sica nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período

Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q474021 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações entre a nutrição humana e as práticas de atividades físicas, julgue os itens subsecutivos. Pessoas sedentárias que iniciam uma rotina de prática regular de atividades físicas objetivando a promoção da saúde necessitam, além de uma dieta balanceada, de suplementação adicional de nutrientes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1198Q846777 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

É correto afirmar que o Músculo Fibular Longo origina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1199Q845621 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

Uma das modalidades que vem trazendo grande ajuda para o esporte escolar é o Badminton, assim como, significativa contribuição no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor de seus praticantes. Analise as informações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço do lado direito da quara. ( ) Os games (set) tem uma duração de 15 pontos. ( ) A rede de Badminton deve ficar à altura de 1,40 m do chão. ( ) Sempre que uma dupla ou jogador chegar a 8 pontos um tempo de 60 segundos é concedido. ( ) O vencedor do jogo é quem ganhar dois games primeiro.
A sequência CORRETA que preenche os parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1200Q473148 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.