Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q472897 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Leia com atenção as frases abaixo:

I- Indivíduos que possuem algum tipo de deficiência (motora, visual ou auditiva) teriam os mesmos benefícios daqueles que não apresentam estes distúrbios numa aula de educação física convencional.

II- A finalidade inicial da Ginástica adaptada foi possibilitar a inclusão de alunos portadores de deficiências físicas, mentais, visuais e auditivas em aulas de Educação Física escolar.

É correto afirmar, quanto a ginástica adaptada, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1202Q846150 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

“Vários pesquisadores têm tentado subdividir os movimentos fundamentais em uma série de estágios sequenciais identificáveis”.
Em qual estágio preconizado por GALLAHUE & OZMUN (2013) o movimento é caracterizado pela ausência de determinadas partes ou por uma sequência inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do corpo e por uma má coordenação e fluxo rítmico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q845660 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

De acordo com os Padrões Curriculares Nacionais - PCNs, no âmbito da Educação Física, os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1204Q472938 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Considerada como cultura do físico, constituindo-se como parte da Medicina, criadora de sofisticadas técnicas desportivas, veiculadora de ideologias. Afinal, o que é Educação Física? Dentre várias respostas, uma é seu objeto indiscutível de estudo. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1205Q473206 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre a aptidão cardiorrespiratória, analise as assertivas abaixo.

I. Cabe ao sistema cardiorrespiratório fornecer elementos vitais ao organismo e eliminar os subprodutos das reações químicas celulares, como CO2 e ácido lático. II. A aptidão cardiorrespiratória é o funcionamento efetivo do coração e artérias. III. O Acidente Vascular Cerebral (popularmente conhecido como derrame) tem relação direta com uma aptidão cardiorrespiratória deficiente. IV. A baixa aptidão cardiorrespiratória pode resultar em fadiga prematura, baixa capacidade no trabalho e maior risco de doenças cardiovasculares. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1206Q831685 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021

Devemos nos preocupar em colaborar com o desenvolvimento de três habilidades motoras fundamentais: Locomoção, Estabilidade e Manipulação. Relacione as colunas: Coluna 1 1. Locomoção 2. Estabilidade 3. Manipulação Coluna 2 ( ) Engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. ( ) É a batalha travada diariamente contra a força da gravidade. ( ) Quando a criança explora os potenciais motores de seu corpo, movendo-se em relação aos espaços onde se encontra. ( ) Essa habilidade dá maior controle sob a musculatura e permite que o indivíduo fique de pé. Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q474054 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Nas competições de natação, existem provas individuais e de revezamento. O revezamento pode ser estilo livre ou medley e, de acordo com as regras oficiais, existe uma ordem dos nados no revezamento medley, que é a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1208Q472520 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

No futsal, a ação individual com a bola que visa ludibriar, enganar o adversário, tentando ultrapassá-lo, é a definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1209Q474102 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Os eventos esportivos, de acordo com sua importância e complexidade para o mundo do esporte, se classificam em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1210Q473345 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

A escola e as instituições congêneres deveriam ser os principais incentivadores de ações com o objetivo de desenvolver o lazer. Especialmente a Educação Física deveria dar atenção destacada ao lazer, não apenas em termos procedimentais, fornecendo repertório para que os alunos possam usufruí-lo, mas também em termos de atitudes e a compreensão do que venha a ser esse termo. Para além das práticas que devem, sim, fazer parte da educação formal e não-formal para o lazer, deve-se explorar a concepção de lazer para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1211Q224522 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com os PCNs do Ensino Médio, faz parte do rol de habilidades e competências a serem desenvolvidas nesse segmento da educação básica:
"Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão."
O professor contribui especialmente para o desenvolvimento desse conjunto de ações quando propõe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1212Q472103 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Nas décadas de 70 e 80, surgiram movimentos renovadores na Educação Física. Entre eles um apresenta-se como contestador da Educação Física por considerá-la ligada a uma concepção dualista do corpo, privilegiando o estímulo ao desenvolvimento psicomotor e, especialmente, a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras. Esse movimento renovador ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1213Q474439 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Na educação física e na atividade física, a avaliação é essencial para o estabelecimento de metas, acompanhamento do progresso dos alunos, detecção de deficiências, reorganização do programa de aulas e treinamento e para o alcance dos objetivos do aluno. Sobre medidas e avaliação, enumere as questões como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

I. ( ) Bateria de testes são um conjunto de procedimentos destinados a quantificar variáveis de aptidão, relacionada à saúde ou ao desempenho motor.

II. ( ) Os componentes responsáveis pelo peso corporal, no indivíduo, são massa gorda e massa isenta de gordura (músculos, ossos e resíduos: sangue, vísceras e líquidos corporais).

III. ( ) Teste é uma técnica que fornece, através de processos precisos e objetivos, dados quantitativos que exprimem, em bases numéricas, as quantidades que se desejam medir.

IV. ( ) Medida pode ser considerada um instrumento, procedimento ou técnica, para se obter uma informação.

V. ( ) Avaliação é um processo pelo qual, utilizando-se as medidas, se pode, subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1214Q841036 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

Durante as aulas de iniciação dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar, o professor deve ter como objetivo o planejamento de ações educativas, estratégias e meios de intervenção pedagógica, formas de avaliação do progresso dos alunos e a inclusão de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer e saber ser.
Essas dimensões referem-se às dimensões de conteúdos denominadas respectivamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1215Q474499 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RN

Entre as teorias do jogo, o enfoque psicológico aponta para concepções elaboradas por autores diversos. Para Wallon, os ____________ relacionam-se a uma atividade que busca efeitos: mover os dedos, tocar objetos, produzir ruídos e sons. Os jogos _________ consistem em atividades cuja interpretação é mais ampla, mas também a mais próxima a certas definições mais diferenciadas: o jogo de bonecas, de cavalo de pau. Os __________________se resumem em agrupar objetos, combina-los, modifica-los, transformá-los e criar outros novos.

 Assinale a alternativa que reúne os três tipos de jogos defendidos por Wallon e que completa o enunciado acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1217Q473759 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O sistema aeróbico constitui-se de diversas reações químicas que podem ser agrupadas em três séries principais. Nas alternativas abaixo assinale a única opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1218Q842423 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo.
II - Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular.
III - Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1219Q473826 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Movimentos novos surgem na Educação Física Escolar, ao final da década de 70, inspirados no novo momento histórico social por que passa o país. Várias concepções passam a coexistir na Educação Física Brasileira, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo tecnicista. Entre várias abordagens, representadas por diferentes autores na educação física brasileira, aquela que utiliza o discurso da justiça social e que levanta questões de poder, esforço e contestação é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1220Q474377 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

As proposições I, II e III trazem informações gerais a respeito do feedback. Analise-as.

I - Fornece informação a respeito das características do movimento, que conduzem ao resultado do movimento ou ao desempenho da habilidade.

II - Fornecido enquanto a pessoa está executando um movimento ou desempenhando uma habilidade.

III - Fornece informação sobre o resultado de um movimento ou desempenho de uma habilidade.

Acerca das proposições apresentadas, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.