Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q842094 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

É situação de bola viva no basquetebol:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1242Q471441 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A inatividade física e o estilo de vida sedentário estão relacionados a fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de certas condições médicas, tais como doença coronariana ou outras alterações cardiovasculares e metabólicas.

( ) Além dos benefícios, a atividade física também está associada a prejuízos para a saúde mental, aparecendo ligada a quadros como exercício excessivo.

( ) A qualidade de vida em saúde coloca sua centralidade na capacidade de viver sem doenças ou de superar as dificuldades dos estados ou condições de morbidade.

( ) O exercício, após superado o período inicial, é uma atividade usualmente agradável e que traz inúmeros benefícios ao praticante, que vão desde a melhora do perfil lipídico até a melhora da autoestima.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1243Q471978 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir.

Conceitua-se dança como o movimento intencional e simbólico por meio do qual o dançante expressa a si mesmo e a sua relação com o mundo, buscando a máxima expressividade do movimento corporal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1244Q843437 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

O uso do jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse, no processo de ensino-aprendizagem da criança. Considerando que a criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas em processos interativos, envolvendo suas cognições, afetividades, corpo e interações sociais, o jogo desempenha um papel de grande relevância no desenvolvimento, ao permitir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1245Q473263 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A função social da Educação Física escolar é propiciar aos estudantes, dos diferentes anos do ensino fundamental e médio, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1246Q473787 | Educação Física, Instrutor de Atividades Físicas, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Na disputa de um jogo oficial de voleibol, o atleta que está na posição “um” é acionado para realizar um ataque de fundo de quadra. Porém, no momento de impulsão para o ataque, o jogador pisa na linha dos três metros com um dos pés. O juiz apita e sinaliza que houve uma infração as regras. Podemos afirmar que essa infração foi uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1247Q471746 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Numa aula de Educação Física, o professor delimitou como objetivo identificar as regras básicas do basquetebol durante o jogo. Marque a alternativa que indica corretamente uma das regras trabalhadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1248Q846018 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

De acordo com Soares, Taffarel e Varjal, a partir de dados obtidos da observação sistemática das aulas de educação física, verificou-se que a avaliação tem sido entendida e tratada, predominantemente, por professores e alunos, para: (a) atender exigências burocráticas expressas em normas da escola; (b) atender à legislação vigente; (c) selecionar alunos para competições e apresentações tanto dentro da escola quanto com outras escolas. A avaliação geralmente é feita pela consideração da presença em aula, execução de gestos _________________, destrezas _______________ e ____________ físicas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1249Q472276 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

Todas as recomendações em saúde, no sentido de buscar qualidade de vida e bem-estar, remetem para a importância da prevenção de doenças, sobretudo aquelas conhecidas como crônicas, que avançam silenciosamente antes de gerar sintomas. Assim, segundo Ogata e Marchi (2008), a idéia da prevenção inclui 5 (cinco) estratégias ao mesmo tempo distintas e interdependentes a que eles chamam de gestão pessoal da saúde. Assinale, nas opções abaixo, a que NÃO É uma delas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1250Q146650 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se:


I. Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia.


II. Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade.


III. Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular.


Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q474331 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

No basquetebol, quando uma equipe está em situação de ataque, um jogador atacante pode permanecer na área restritiva (também conhecida como garrafão) sem receber a bola ou sem que um jogador da mesma equipe efetue um arremesso pelo tempo máximo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1252Q473095 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Sobre a participação dos alunos portadores de deficiência nas aulas de Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o professor deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q473648 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

As diferenças biológicas e estruturais entre os sexos provocam desempenhos diferenciados nos esportes. Com relação a essas diferenças, julgue os itens a seguir.

As mulheres, por terem mais gordura corporal e flexibilidade, exibem um maior poder de flutuação que o homem, além de perderem menos calor corporal na água fria.

  1. ✂️
  2. ✂️

1254Q472415 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

O conceito de lazer, atualmente caracterizado como espaço do não-trabalho, abrange atividades intimamente relacionadas com divertimento e descanso, sem qualquer significado produtivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1255Q473696 | Educação Física, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) determina que o limite permissível de cargas não seja superior a 23 kg quando todos os parâmetros envolvidos são adequados à tarefa. Todavia, à medida que alguns fatores se tornam menos adequados, a carga deve ser reduzida. O fator físico que mais influencia essa redução é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q474484 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Cineantropometria é a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais de tamanho, forma, proporcionalidade, composição e desempenho, com a finalidade de entender os processos relacionados a crescimento, exercício físico, estado nutricional e rendimento esportivo. No que se refere à cineantropometria, julgue os itens seguintes. As medidas das dobras cutâneas devem ser realizadas sempre do lado esquerdo do corpo colocando-se as hastes do adipômetro perpendiculares à dobra aproximadamente 1 cm abaixo do local pinçado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1257Q474244 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O termo lazer está associado ao aproveitamento do tempo que sobra do horário de trabalho e(ou) do cumprimento de obrigações para o exercício de atividades prazerosas, o que significa o uso do tempo em relativa liberdade quanto às forças compulsivas externas do ambiente físico e do cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️

1258Q473226 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Marcellino (1990), em sua proposta de Pedagogia da Animação, sustenta a importância de se atuar na relação entre trabalho e lazer na escola, pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q474294 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Diversos documentos oficiais da educação brasileira inserem a Educação Física na área dos códigos e linguagens. Por sua vez, a linguagem corporal manifesta nos gestos característicos das práticas corporais como os esportes, danças, lutas, brincadeiras e ginásticas são meios de expressão e comunicação de grupos culturais diversos. Isso permite ao professor de Educação Física propor atividades nas quais os inúmeros códigos de comunicação presentes nas práticas corporais citadas sejam investigados. Alguns exemplos dessas atividades são:

I. Elaboração, vivência e análise de estratégias de uma partida de futsal.

II. Análise de textos da literatura de cordel impregnados de dados culturais.

III. Observação da gestualidade dos praticantes de skate.

IV. Comparação e elaboração de inferência para explicar as diferenças entre os corpos de atletas de corridas de velocidade e maratonistas.

V. Debate para a construção das normas de convivência entre alunos nas aulas de Educação Física.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q838101 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

de acordo com a Base Nacional Comum Curricular a respeito das dimensões de conhecimento ,complete a lacuna a seguir:____________ está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.