Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1281Q846078 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Os modelos ginásticos europeus, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Considerando as características do “método francês”, analise as afirmativas a seguir:
I - Essa ginástica foi pouco difundida, o esporte foi considerado o grande meio para promover a educação. II - Propõe exercícios ginásticos, trabalhos manuais e jogos sociais, conhecida também como ginástica natural. III - Um dos seus idealizadores foi Francisco Amoros (1770-1848).
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1282Q473352 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

A Ginástica, marco dos movimentos no início dos tempos, vem-se propagando em suas diversas formas de apresentação, seja ela de competição, do desempenho coletivo e individual, na escola, da terceira idade, da infância, da reabilitação, da qualidade de vida saudável, enfim, das formas mais abrangentes de atuação.

Para a prescrição, apresentação e orientação adequada de exercícios é importante conhecer bem o papel que desenvolverá a ginástica para a sociedade como para o praticante.

O responsável pela atividade física deverá ter conhecimento de como é organizada uma ação motora complexa, quais as capacidades de trabalho do praticante a fim de conseguir o aperfeiçoamento funcional do organismo desejado.

Deverá também saber os seus limites, o funcionamento dos grupos musculares envolvidos, as fontes energéticas para o trabalho e como elevar a efetividade dos objetivos propostos.

Nas reflexões a seguir, identificaremos esses processos através dos tempos até a presente data, portanto, marque a alternativa correta em cada questão.

O atletismo, as lutas, a natação, o hipismo, jogos populares como também as danças eram considerados componentes da Ginástica até por volta do século XVIII. Essa afirmação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1283Q473362 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A transgressão dos preceitos do Código de Ética constitui infração disciplinar, sancionada segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I- Advertência escrita reservada com ou sem aplicação de multa.

II- Censura pública, no caso de reincidência específica.

III- Suspensão do exercício da profissão. IV- Cancelamento do registro profissional e divulgação do fato.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1284Q473875 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na fase de desaceleração em um chute no futebol, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1285Q473377 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das noções básicas da psicologia aplicada ao esporte e à educação física, julgue os itens que se seguem.

Com base na teoria antropológica da postura e do movimento, as ocorrências do movimento são controladas e direcionadas para o objeto da ação, obedecendo a uma estrutura funcional hierárquica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1286Q222527 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

"Se a atividade não for de livre escolha e seu desenvolvimento não depender da própria criança, não se terá jogo, mas trabalho". (KISHIMOTO, 2010)
A partir do fragmento, sobre as características dos jogos infantis, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1287Q473946 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Para Grosser, o processo de adaptação biológica dos princípios gerais das sobrecargas do treinamento esportivo consiste em quatro princípios, da sobrecarga, da ciclização, da especificidade e da proporcionalização. Quanto ao princípio da ciclização, Grosser destaca três princípios, que são?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1288Q471920 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Uma das personalidades que mais se destacou na História da Educação Física brasileira foi Rui Barbosa. Dentre as suas atuações destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1289Q472486 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Segundo a UNESCO os quatro pilares para a educação no século XXI são: aprender a conhecer e a perceber; aprender a conviver; aprender a viver e aprender a ser. Nesse contexto, com base na Proposta Curricular/MG, está correto afirmar que a aula de Educação Física deve propiciar ao aluno oportunidades, entre outras, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1290Q834335 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1291Q223052 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Assinale a alternativa que indica os três principais sistemas de produção de energia para a ação do músculo esquelético.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1292Q472426 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

As combinações de movimentos de equilíbrio, locomotores e manipulativos desenvolvem-se simultaneamente ao desenvolvimento isolado dessas habilidades motoras.

  1. ✂️
  2. ✂️

1293Q474010 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Soares et al. (2012) contrapõem duas perspectivas de Educação Física escolar, diferenciadas pelo desenvolvimento da aptidão física e pela reflexão sobre a cultura do movimento. Dentro dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir.

I. A perspectiva de desenvolvimento da aptidão física procura adaptar o homem à sociedade, valorizando o respeito a normas, recorrendo à filosofia liberal para a formação do caráter.

II. A perspectiva da reflexão sobre a cultura do movimento busca uma reflexão pedagógica sobre as formas de representação do mundo que o homem tem produzido, exteriorizadas na expressão corporal.

III. A dimensão corpórea do homem, na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1294Q473768 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1295Q841191 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere aos jogos cooperativos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Não exigem colaboração de todos os participantes. II - Evitam a eliminação dos participantes. III - Facilitam o progresso criativo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1296Q472068 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de formação continuada dos professores de educação física que auxilie uma elaboração crítica do projeto político-pedagógico da escola, julgue os itens subseqüentes.

 I Os limites da escola na transformação da realidade social direcionam a formação continuada para uma dimensão mais técnica, neutra do ponto de vista político.

II O caráter diversificado da realidade escolar implica uma formação generalista, na qual o domínio de técnicas especializadas é mais importante do que a teoria.

III Devem ser elaboradas estratégias de formação continuada para que os professores desenvolvam competências para lidar com situações novas, que apresentem problemas não-rotineiros.

IV A natureza da formação continuada é conflitante: de um lado, reúne professores em torno de uma proposta pedagógica, de outro, atende necessidades locais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1297Q472331 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1298Q472371 | Educação Física, Instrutor de Atividades Físicas, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa incorreta acerca do treinamento esportivo desenvolvido para as crianças:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1299Q474169 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Existe um número cada vez maior de estudos que demonstram que tanto a atividade física quanto a aptidão física são associados a indicadores de saúde. Dada a alta prevalência de sedentarismo na sociedade contemporânea, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública. A respeito desse assunto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Para um indivíduo hipertenso de cinquenta anos de idade que apresente frequência cardíaca máxima de 170 bpm e frequência cardíaca de repouso de 70 bpm, a zona de treinamento de 50% a 60% calculada por meio da frequência cardíaca de reserva se situa entre 120 bpm e 130 bpm.
  1. ✂️
  2. ✂️

1300Q471906 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

As aulas de Educação Física devem favorecer aos alunos a aprendizagem de um conhecimento específico que lhes possibilite interagir com a cultura de movimento, com vistas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.