Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1301Q474218 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mes-trado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar. Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) A concepção crítico-emancipatória é apresentada a partir de uma abordagem dialógica, ou seja, o movimento humano compreendido como uma forma de comunicação com o mundo. ✂️ b) A concepção das aulas abertas à experiência parte do princípio de que uma abordagem fechada limita a participação dos alunos nas decisões sobre o ensino e dificulta a formação de sujeitos autônomos e críticos. ✂️ c) A utilização do movimento humano como possibilidade de desenvolver habilidades que auxiliem no trabalho de professores de outras áreas presentes na escola ficou conhecida como concep-ção psicomotora. ✂️ d) O movimento humano, tanto a sua qualidade como as melhores formas de ensiná-lo, é o objeto de estudo da concepção culturalista que apresenta manuais para o ensino de diferentes jogos e modalidades esportivas. ✂️ e) O tratamento da cultura corporal a partir de uma abordagem histórico-crítica caracteriza a con-cepção crítico-superadora, que tinha como finalidade a compreensão do conhecimento em seus movimentos contraditórios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1302Q474255 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCAs pesquisas no campo da Educação Física escolar indicam que, em sua grande maioria, os professores realizam suas avaliações com base na aptidão física, assiduidade e participação, cujo instrumento é a observação. A escola como espaço de produção de conhecimento e seus agentes sociais como praticantes dessas produções apontam para a necessidade da elaboração de outras formas de avaliar. Diante desse objetivo, a avaliação deve ser feita por meio da ✂️ a) auto-avaliação por parte dos professores e alunos, a partir da qual estes podem verificar se assimilaram o modelo referência ou o quanto precisam melhorar para alcançar os objetivos propostos. ✂️ b) avaliação por parte dos professores e alunos, a partir da qual estes podem verificar se assimilaram o modelo referência ou o quanto precisam melhorar para alcançar os objetivos propostos. ✂️ c) prova com questões dissertativas e níveis de dificuldades variados, a fim de se atender às diferenças entre os alunos e verificar se os mesmos compreenderam os conteúdos transmitidos conforme as situações de ensino propostas. ✂️ d) aplicação de testes de múltipla escolha que englobem os conteúdos transmitidos, a fim de preparar os alunos para as avaliações externas e selecionar os que precisam de reforço. ✂️ e) produção de registros diversos, a fim de que professores e alunos possam interpretar informações, em um exercício constante de leitura de indicadores, a partir dos quais se mobilizam tomadas de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1303Q471966 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIO jogo é um dos elementos principais de um programa de educação física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto o profissional deve conhecer essas crianças e entender: ✂️ a) seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento; ✂️ b) que as mais habilidosas devem ser elogiadas; ✂️ c) as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação; ✂️ d) que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1304Q471993 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATECDe acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor. I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades. II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar. III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar. IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor). Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas III. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas I, III e IV. ✂️ e) Apenas II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1305Q224254 | Educação Física, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJDurante a tramitação da atual LDB, a Educação Física foi "manipulada" de várias formas e por grupos diferentes de acordo com os mais diversos interesses, com avanços e retrocessos de toda sorte. Segundo Castellani Filho (1998), uma vez promulgada tal lei, em relação à posição no currículo ofi cial nacional e concepção, manteve-se: ✂️ a) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física ✂️ b) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal ✂️ c) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física ✂️ d) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal ✂️ e) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma desenvolvimentista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1306Q473119 | Educação Física, Professor, MinC, FGVA Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido: ✂️ a) pela pedagogia do conflito em seus aspectos eminentemente fisiológicos ✂️ b) pela pedagogia do consenso em seus aspectos eminentemente biomecânicos. ✂️ c) em práticas desportivas e recreativas contextualizadas nas vivências anteriores dos alunos. ✂️ d) em estímulos educativos fundamentados nos jogos, esportes, danças e lutas. ✂️ e) em aulas práticas que estimulavam, entre outras coisas, a capacidade crítica dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1307Q473890 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas. ( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte. ( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V, V e V. ✂️ b) V, F e V. ✂️ c) V, V e F. ✂️ d) F, V e F. ✂️ e) F, F e F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1308Q472638 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEAo avaliarmos anatomicamente o corpo humano, verificarmos que cada estrutura possui uma função, podendo cada uma delas ser dependente ou independente uma da outra. As afirmativas abaixo se referem à(s) função(ões) dos ossos, articulações e músculos do corpo humano. 1. Os ossos servem de sustentação às partes moles ( músculos,vasos,vísceras), sendo considerados elementos passivos. 2. As articulações são um conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos. 3. Os músculos têm como principal função a contração que acontece por influência de um estímulo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa 1. ✂️ b) E correta apenas a afirmativa 3. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1309Q471617 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsidere que o processo de aprendizagem de uma habilidade motora nova possa ser dividido em três estágios relativamente distintos entre si: verbal-cognitivo-motor e autônomo. Acerca das características de cada um dos estágios de aprendizagem e da atitude a ser assumida pelo professor, assinale a opção correta. ✂️ a) No estágio verbal-cognitivo, as questões centrais estão ligadas à identificação do que deve ou não deve ser feito. Nesse estágio, o professor pode dar instruções que estimulem os alunos a utilizar posturas similares às já aprendidas ou a organizar seqüências com outros movimentos conhecidos, de modo a facilitar a aprendizagem. ✂️ b) Como o estágio verbal-cognitivo requer pouca atenção do aluno, o professor deve fornecer-lhe estímulos variados, que exijam o processamento simultâneo de atividades, acrescentando às explicações técnicas orientações táticas gerais sobre o jogo. ✂️ c) No estágio motor, a atenção do aluno se volta para a organização de padrões de movimento mais eficientes; o aluno passa a ser capaz de detectar e corrigir seus próprios erros, não sendo mais necessário que o professor utilize modelos ou demonstrações. ✂️ d) No estágio autônomo, os alunos necessitam de grande atenção para a realização da habilidade motora, pois passam a se concentrar nos detalhes. Nesse momento, o professor pode incluir nas aulas uma fase de teste, tomando os devidos cuidados, pois a avaliação costuma prejudicar a motivação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1310Q471619 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA força muscular é elemento indispensável na realização de movimentos, do mais simples ao mais complexo. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. O músculo esquelético realiza contração isométrica ou dinâmica quando a carga é constante durante toda a angulação de movimento. Nesse caso, o sistema de alavancas e a relação tensão versus comprimento do músculo influenciam a geração de tensão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1311Q472173 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADGaspari (2005) classifica a dança pelos dados históricos em danças: étnicas, folclóricas, de salão ou sociais e teatral ou artística. Relacione corretamente as danças à sua classificação. 1. Étnicas 2. Folclóricas 3. De salão ou sociais 4. Teatral ou artística ( ) Tarantela ( ) Rumba ( ) Frevo ( ) Balé clássico ( ) Funk A seqüência correta de cima para baixo é: ✂️ a) 1, 2, 3, 4 e 3. ✂️ b) 2, 1, 2, 4 e 3. ✂️ c) 1, 1, 2, 4 e 3. ✂️ d) 1, 2, 3, 4 e 4. ✂️ e) 3, 3, 2, 1 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1312Q473980 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018De acordo com Malina, ao trabalharmos com crianças e adolescentes o termo maturidade se refere ao nível de extensão para qual o indivíduo progrediu ao estado maduro. Quanto a maturação biológica, de acordo com Malina, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Cada indivíduo tem um relógio biológico internalizado que influencia no progresso para o estado maduro. ✂️ b) O conceito maturação relaciona o tempo biológico ao tempo do calendário. ✂️ c) A duração de tempo de maturação biológica de uma criança não procede necessariamente em conjunto com o calendário ou com a idade cronológica da criança. ✂️ d) Dentro de um grupo de crianças do mesmo sexo e da mesma idade cronológica não há variações na idade biológica ou no nível de maturidade biológica atingido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1313Q474497 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEPráticas esportivas são atividades em que podem ocorrer desfechos acidentais, de que resultam lesões de naturezas diversas. Entre os quadros clínicos decorrentes desses desfechos incluem-se as hemorragias e os sangramentos. A respeito dessas ocorrências, julgue os próximos itens. Uma lesão que apresenta hemorragia com característica venosa deve imediatamente ser controlada por meio de um torniquete, uma vez que os choques hemorrágicos são quadros graves que implicam riscos de morte iminente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1314Q472206 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDESEmbora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir: I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta. II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente. III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna. São verdadeiras: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas I e II ✂️ c) Apenas II e III ✂️ d) Apenas I e III ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1315Q472225 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPAssinale a alternativa que apresenta um teste para a avaliação da agilidade de crianças e jovens. ✂️ a) Shuttle Run. ✂️ b) Flamingo. ✂️ c) Margaria. ✂️ d) Corrida de 50 metros. ✂️ e) Corrida de 1 milha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1316Q471467 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCA introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado. Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos, ✂️ a) boxe e hipismo. ✂️ b) judô e tiro ao alvo. ✂️ c) futebol e natação. ✂️ d) esgrima e evoluções militares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1317Q844999 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020O esporte tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada (GALVÃO et al, 2011). A afirmativa em destaque apresenta características do: ✂️ a) Esporte-educação ✂️ b) Esporte-participação ✂️ c) Esporte-performance ✂️ d) Esporte-desempenho ✂️ e) Esporte-recreativo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1318Q472541 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCCPara Guedes, algumas doenças degenerativas que aparecem na idade adulta podem ter relação com atitudes na infância e na adolescência, pela aquisição de comportamentos inadequados, que favorecem o aparecimento dos chamados fatores de risco, como ✂️ a) inadequação dos ambientes escolares e alimentação desequilibrada. ✂️ b) falta de cuidados e excesso de atividade física. ✂️ c) excesso de carboidratos e hábitos inadequados de higiene. ✂️ d) hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física. ✂️ e) deficiência de proteínas e atividades esportivas precoces. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1319Q473082 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens. São exemplos de danças brasileiras o samba, o baião, a quadrilha, o chá-chá-chá, o mambo, a salsa, o bumba-meu-boi, o maracatu e o xaxado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1320Q472087 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTECÀ medida que a intensidade do exercício aumenta, aumenta-se a taxa de trocas gasosas e, em consequência, a ventilação pulmonar também será aumentada. Em relação ao aumento da ventilação pulmonar, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Exige modificação na atividade excitatória e inibitória em nível pontino e bulbar. ✂️ b) Reflete a taxa de estimulação dos quimioceptores centrais e periféricos. ✂️ c) Deve-se somente à elevação da frequência respiratória. ✂️ d) É elevada à medida que a pressão parcial do dióxido de carbono aumenta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1301Q474218 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mes-trado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar. Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA. ✂️ a) A concepção crítico-emancipatória é apresentada a partir de uma abordagem dialógica, ou seja, o movimento humano compreendido como uma forma de comunicação com o mundo. ✂️ b) A concepção das aulas abertas à experiência parte do princípio de que uma abordagem fechada limita a participação dos alunos nas decisões sobre o ensino e dificulta a formação de sujeitos autônomos e críticos. ✂️ c) A utilização do movimento humano como possibilidade de desenvolver habilidades que auxiliem no trabalho de professores de outras áreas presentes na escola ficou conhecida como concep-ção psicomotora. ✂️ d) O movimento humano, tanto a sua qualidade como as melhores formas de ensiná-lo, é o objeto de estudo da concepção culturalista que apresenta manuais para o ensino de diferentes jogos e modalidades esportivas. ✂️ e) O tratamento da cultura corporal a partir de uma abordagem histórico-crítica caracteriza a con-cepção crítico-superadora, que tinha como finalidade a compreensão do conhecimento em seus movimentos contraditórios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1302Q474255 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCAs pesquisas no campo da Educação Física escolar indicam que, em sua grande maioria, os professores realizam suas avaliações com base na aptidão física, assiduidade e participação, cujo instrumento é a observação. A escola como espaço de produção de conhecimento e seus agentes sociais como praticantes dessas produções apontam para a necessidade da elaboração de outras formas de avaliar. Diante desse objetivo, a avaliação deve ser feita por meio da ✂️ a) auto-avaliação por parte dos professores e alunos, a partir da qual estes podem verificar se assimilaram o modelo referência ou o quanto precisam melhorar para alcançar os objetivos propostos. ✂️ b) avaliação por parte dos professores e alunos, a partir da qual estes podem verificar se assimilaram o modelo referência ou o quanto precisam melhorar para alcançar os objetivos propostos. ✂️ c) prova com questões dissertativas e níveis de dificuldades variados, a fim de se atender às diferenças entre os alunos e verificar se os mesmos compreenderam os conteúdos transmitidos conforme as situações de ensino propostas. ✂️ d) aplicação de testes de múltipla escolha que englobem os conteúdos transmitidos, a fim de preparar os alunos para as avaliações externas e selecionar os que precisam de reforço. ✂️ e) produção de registros diversos, a fim de que professores e alunos possam interpretar informações, em um exercício constante de leitura de indicadores, a partir dos quais se mobilizam tomadas de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1303Q471966 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAIO jogo é um dos elementos principais de um programa de educação física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto o profissional deve conhecer essas crianças e entender: ✂️ a) seu lado competitivo e estimulá-la para o rendimento; ✂️ b) que as mais habilidosas devem ser elogiadas; ✂️ c) as motivações, tendências e incentivos que as colocam em ação; ✂️ d) que a ação pedagógica deve ser disciplinada e reguladora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1304Q471993 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATECDe acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor. I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades. II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar. III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar. IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor). Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas III. ✂️ c) Apenas I e II. ✂️ d) Apenas I, III e IV. ✂️ e) Apenas II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1305Q224254 | Educação Física, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJDurante a tramitação da atual LDB, a Educação Física foi "manipulada" de várias formas e por grupos diferentes de acordo com os mais diversos interesses, com avanços e retrocessos de toda sorte. Segundo Castellani Filho (1998), uma vez promulgada tal lei, em relação à posição no currículo ofi cial nacional e concepção, manteve-se: ✂️ a) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física ✂️ b) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal ✂️ c) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física ✂️ d) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal ✂️ e) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma desenvolvimentista Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1306Q473119 | Educação Física, Professor, MinC, FGVA Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido: ✂️ a) pela pedagogia do conflito em seus aspectos eminentemente fisiológicos ✂️ b) pela pedagogia do consenso em seus aspectos eminentemente biomecânicos. ✂️ c) em práticas desportivas e recreativas contextualizadas nas vivências anteriores dos alunos. ✂️ d) em estímulos educativos fundamentados nos jogos, esportes, danças e lutas. ✂️ e) em aulas práticas que estimulavam, entre outras coisas, a capacidade crítica dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1307Q473890 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas. ( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte. ( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas. As afirmativas são, respectivamente, ✂️ a) V, V e V. ✂️ b) V, F e V. ✂️ c) V, V e F. ✂️ d) F, V e F. ✂️ e) F, F e F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1308Q472638 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEAo avaliarmos anatomicamente o corpo humano, verificarmos que cada estrutura possui uma função, podendo cada uma delas ser dependente ou independente uma da outra. As afirmativas abaixo se referem à(s) função(ões) dos ossos, articulações e músculos do corpo humano. 1. Os ossos servem de sustentação às partes moles ( músculos,vasos,vísceras), sendo considerados elementos passivos. 2. As articulações são um conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos. 3. Os músculos têm como principal função a contração que acontece por influência de um estímulo. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa 1. ✂️ b) E correta apenas a afirmativa 3. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1309Q471617 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEConsidere que o processo de aprendizagem de uma habilidade motora nova possa ser dividido em três estágios relativamente distintos entre si: verbal-cognitivo-motor e autônomo. Acerca das características de cada um dos estágios de aprendizagem e da atitude a ser assumida pelo professor, assinale a opção correta. ✂️ a) No estágio verbal-cognitivo, as questões centrais estão ligadas à identificação do que deve ou não deve ser feito. Nesse estágio, o professor pode dar instruções que estimulem os alunos a utilizar posturas similares às já aprendidas ou a organizar seqüências com outros movimentos conhecidos, de modo a facilitar a aprendizagem. ✂️ b) Como o estágio verbal-cognitivo requer pouca atenção do aluno, o professor deve fornecer-lhe estímulos variados, que exijam o processamento simultâneo de atividades, acrescentando às explicações técnicas orientações táticas gerais sobre o jogo. ✂️ c) No estágio motor, a atenção do aluno se volta para a organização de padrões de movimento mais eficientes; o aluno passa a ser capaz de detectar e corrigir seus próprios erros, não sendo mais necessário que o professor utilize modelos ou demonstrações. ✂️ d) No estágio autônomo, os alunos necessitam de grande atenção para a realização da habilidade motora, pois passam a se concentrar nos detalhes. Nesse momento, o professor pode incluir nas aulas uma fase de teste, tomando os devidos cuidados, pois a avaliação costuma prejudicar a motivação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1310Q471619 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPEA força muscular é elemento indispensável na realização de movimentos, do mais simples ao mais complexo. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens. O músculo esquelético realiza contração isométrica ou dinâmica quando a carga é constante durante toda a angulação de movimento. Nesse caso, o sistema de alavancas e a relação tensão versus comprimento do músculo influenciam a geração de tensão. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1311Q472173 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADGaspari (2005) classifica a dança pelos dados históricos em danças: étnicas, folclóricas, de salão ou sociais e teatral ou artística. Relacione corretamente as danças à sua classificação. 1. Étnicas 2. Folclóricas 3. De salão ou sociais 4. Teatral ou artística ( ) Tarantela ( ) Rumba ( ) Frevo ( ) Balé clássico ( ) Funk A seqüência correta de cima para baixo é: ✂️ a) 1, 2, 3, 4 e 3. ✂️ b) 2, 1, 2, 4 e 3. ✂️ c) 1, 1, 2, 4 e 3. ✂️ d) 1, 2, 3, 4 e 4. ✂️ e) 3, 3, 2, 1 e 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1312Q473980 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018De acordo com Malina, ao trabalharmos com crianças e adolescentes o termo maturidade se refere ao nível de extensão para qual o indivíduo progrediu ao estado maduro. Quanto a maturação biológica, de acordo com Malina, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) Cada indivíduo tem um relógio biológico internalizado que influencia no progresso para o estado maduro. ✂️ b) O conceito maturação relaciona o tempo biológico ao tempo do calendário. ✂️ c) A duração de tempo de maturação biológica de uma criança não procede necessariamente em conjunto com o calendário ou com a idade cronológica da criança. ✂️ d) Dentro de um grupo de crianças do mesmo sexo e da mesma idade cronológica não há variações na idade biológica ou no nível de maturidade biológica atingido. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1313Q474497 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPEPráticas esportivas são atividades em que podem ocorrer desfechos acidentais, de que resultam lesões de naturezas diversas. Entre os quadros clínicos decorrentes desses desfechos incluem-se as hemorragias e os sangramentos. A respeito dessas ocorrências, julgue os próximos itens. Uma lesão que apresenta hemorragia com característica venosa deve imediatamente ser controlada por meio de um torniquete, uma vez que os choques hemorrágicos são quadros graves que implicam riscos de morte iminente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1314Q472206 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDESEmbora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir: I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta. II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente. III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna. São verdadeiras: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas I e II ✂️ c) Apenas II e III ✂️ d) Apenas I e III ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1315Q472225 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPAssinale a alternativa que apresenta um teste para a avaliação da agilidade de crianças e jovens. ✂️ a) Shuttle Run. ✂️ b) Flamingo. ✂️ c) Margaria. ✂️ d) Corrida de 50 metros. ✂️ e) Corrida de 1 milha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1316Q471467 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCA introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado. Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos, ✂️ a) boxe e hipismo. ✂️ b) judô e tiro ao alvo. ✂️ c) futebol e natação. ✂️ d) esgrima e evoluções militares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1317Q844999 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020O esporte tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada (GALVÃO et al, 2011). A afirmativa em destaque apresenta características do: ✂️ a) Esporte-educação ✂️ b) Esporte-participação ✂️ c) Esporte-performance ✂️ d) Esporte-desempenho ✂️ e) Esporte-recreativo Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1318Q472541 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCCPara Guedes, algumas doenças degenerativas que aparecem na idade adulta podem ter relação com atitudes na infância e na adolescência, pela aquisição de comportamentos inadequados, que favorecem o aparecimento dos chamados fatores de risco, como ✂️ a) inadequação dos ambientes escolares e alimentação desequilibrada. ✂️ b) falta de cuidados e excesso de atividade física. ✂️ c) excesso de carboidratos e hábitos inadequados de higiene. ✂️ d) hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física. ✂️ e) deficiência de proteínas e atividades esportivas precoces. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1319Q473082 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens. São exemplos de danças brasileiras o samba, o baião, a quadrilha, o chá-chá-chá, o mambo, a salsa, o bumba-meu-boi, o maracatu e o xaxado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1320Q472087 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTECÀ medida que a intensidade do exercício aumenta, aumenta-se a taxa de trocas gasosas e, em consequência, a ventilação pulmonar também será aumentada. Em relação ao aumento da ventilação pulmonar, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Exige modificação na atividade excitatória e inibitória em nível pontino e bulbar. ✂️ b) Reflete a taxa de estimulação dos quimioceptores centrais e periféricos. ✂️ c) Deve-se somente à elevação da frequência respiratória. ✂️ d) É elevada à medida que a pressão parcial do dióxido de carbono aumenta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro