Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1301Q474218 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mes-trado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar.

Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1302Q474255 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

As pesquisas no campo da Educação Física escolar indicam que, em sua grande maioria, os professores realizam suas avaliações com base na aptidão física, assiduidade e participação, cujo instrumento é a observação. A escola como espaço de produção de conhecimento e seus agentes sociais como praticantes dessas produções apontam para a necessidade da elaboração de outras formas de avaliar. Diante desse objetivo, a avaliação deve ser feita por meio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1303Q471966 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

O jogo é um dos elementos principais de um programa de educação física, principalmente se estiver satisfazendo as crianças na sua necessidade de ação e movimento. Para tanto o profissional deve conhecer essas crianças e entender:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1304Q471993 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.

I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.

II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.

III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.

IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1305Q224254 | Educação Física, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Durante a tramitação da atual LDB, a Educação Física foi "manipulada" de várias formas e por grupos diferentes de acordo com os mais diversos interesses, com avanços e retrocessos de toda sorte. Segundo Castellani Filho (1998), uma vez promulgada tal lei, em relação à posição no currículo ofi cial nacional e concepção, manteve-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1306Q473119 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

A Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1307Q473890 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas.

( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte.

( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1308Q472638 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Ao avaliarmos anatomicamente o corpo humano, verificarmos que cada estrutura possui uma função, podendo cada uma delas ser dependente ou independente uma da outra. As afirmativas abaixo se referem à(s) função(ões) dos ossos, articulações e músculos do corpo humano.

1. Os ossos servem de sustentação às partes moles ( músculos,vasos,vísceras), sendo considerados elementos passivos.

2. As articulações são um conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos.

3. Os músculos têm como principal função a contração que acontece por influência de um estímulo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1309Q471617 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considere que o processo de aprendizagem de uma habilidade motora nova possa ser dividido em três estágios relativamente distintos entre si: verbal-cognitivo-motor e autônomo. Acerca das características de cada um dos estágios de aprendizagem e da atitude a ser assumida pelo professor, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1310Q471619 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A força muscular é elemento indispensável na realização de movimentos, do mais simples ao mais complexo. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

O músculo esquelético realiza contração isométrica ou dinâmica quando a carga é constante durante toda a angulação de movimento. Nesse caso, o sistema de alavancas e a relação tensão versus comprimento do músculo influenciam a geração de tensão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1311Q472173 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Gaspari (2005) classifica a dança pelos dados históricos em danças: étnicas, folclóricas, de salão ou sociais e teatral ou artística. Relacione corretamente as danças à sua classificação.

1. Étnicas

2. Folclóricas

3. De salão ou sociais

4. Teatral ou artística

( ) Tarantela

( ) Rumba

( ) Frevo

( ) Balé clássico

( ) Funk

A seqüência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1312Q473980 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

De acordo com Malina, ao trabalharmos com crianças e adolescentes o termo maturidade se refere ao nível de extensão para qual o indivíduo progrediu ao estado maduro. Quanto a maturação biológica, de acordo com Malina, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1313Q474497 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Práticas esportivas são atividades em que podem ocorrer desfechos acidentais, de que resultam lesões de naturezas diversas. Entre os quadros clínicos decorrentes desses desfechos incluem-se as hemorragias e os sangramentos. A respeito dessas ocorrências, julgue os próximos itens. Uma lesão que apresenta hemorragia com característica venosa deve imediatamente ser controlada por meio de um torniquete, uma vez que os choques hemorrágicos são quadros graves que implicam riscos de morte iminente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1314Q472206 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Embora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir:

I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta.

II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente.

III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna.

São verdadeiras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1315Q472225 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Assinale a alternativa que apresenta um teste para a avaliação da agilidade de crianças e jovens.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1316Q471467 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.

Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1317Q844999 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

O esporte “tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada” (GALVÃO et al, 2011).
A afirmativa em destaque apresenta características do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1318Q472541 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Para Guedes, algumas doenças degenerativas que aparecem na idade adulta podem ter relação com atitudes na infância e na adolescência, pela aquisição de comportamentos inadequados, que favorecem o aparecimento dos chamados fatores de risco, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1319Q473082 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.

São exemplos de danças brasileiras o samba, o baião, a quadrilha, o chá-chá-chá, o mambo, a salsa, o bumba-meu-boi, o maracatu e o xaxado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1320Q472087 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

À medida que a intensidade do exercício aumenta, aumenta-se a taxa de trocas gasosas e, em consequência, a ventilação pulmonar também será aumentada. Em relação ao aumento da ventilação pulmonar, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.