Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1341Q841675 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

O início do desenvolvimento cultural da Educação Física no Brasil aconteceu com o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias: 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória. Além disso, esse tratado entendia a educação moral como coadjuvante da Educação Física e vice-versa.
Esse tratado aconteceu no período do(a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1342Q472269 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Para que uma atividade recreativa tenha eficácia e sucesso, a condição mais importante é que ela seja

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1343Q473058 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Um dos cuidados que deve ser tomado durante e após a realização das atividades físicas é a reposição hídrica, porque a água

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1344Q472822 | Educação Física, Técnico Desportivo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A expressão qualidade de vida e promoção da saúde vem ganhando relevância desde a década de 80 do século passado. Em uma perspectiva mais abrangente, compreende dimensões biológicas, psicológicas, profissionais, sociais e culturais. Atualmente, existe um entendimento de que a prática de atividade física, que respeite as diferenças individuais e as motivações das pessoas, é uma variável importante no campo da qualidade de vida e da saúde. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Ações que promovam estilos de vida ativos auxiliam a manutenção da independência funcional das pessoas e a participação ativa na sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1345Q472572 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Marcellino adverte que, no âmbito do lazer, uma série de barreiras sociais inter e intraclasses dificultam a inclusão social, como as barreiras constituídas por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1346Q472072 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A ênfase da tendência desenvolvimentista da Educação Física está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1347Q835865 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

Um professor de educação física decidiu trabalhar com categorias de esportes, ampliando o cardápio esportivo e cativando mais os estudantes. Desta forma iniciou por esportes de precisão, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1348Q473142 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

De uma maneira geral, dentro de uma perspectiva de inclusão, os profissionais de educação física na execução de um programa de lazer e recreação devem buscar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1349Q472404 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Quando o professor dispõe os alunos em duas colunas, uma de frente para outra, distante entre si em 3m, e orienta para que eles façam a bola chegar ao colega correspondente da coluna oposta, com um movimento dos membros inferiores, qual o conteúdo da aula?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1350Q843624 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

O exemplo que melhor ilustra o objetivo da Educação Física para a tendência pedagógica Crítico Superadora é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1351Q473732 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

O ser humano é capaz de executar um grande número de habilidades motoras e poderíamos preencher listas e listas com a indicação das mesmas. Entretanto, uma análise mais detalhada nos leva a reconhecer a existência de características comuns entre elas. A classificação das habilidades, de acordo com critérios facilita o estudo dos fatores que influenciam a aprendizagem e o controle motor, pois estes fatores são específicos a uma determinada classe ou categoria.

Com base nos seus conhecimentos relacionados à classificação das habilidades motoras, marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1352Q224918 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Gallahue e Ozmun (2003) afi rmam que um auto conceito negativo ou defi ciente pode resultar em problemas de comportamento, dificuldade de aprendizagem e delinquência. Segundo os autores, a percepção que o estudante tem de si afeta o nível de desempenho acadêmico. E os educadores precisam saber utilizar as atividades motoras para encorajar a formação de auto conceitos positivos e estáveis. Ainda de acordo com os autores citados, é muito importante que as experiências motoras dos educandos sejam orientadas para o êxito, pois assim auxiliariam na melhora do auto conceito. E para que isso aconteça, Gallahue e Ozmun sugerem que os educadores usem métodos de abordagens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1353Q471721 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à utilização de carboidratos durante o esforço físico, julgue os próximos itens. Uma das funções do ciclo de Cori (gliconeogênese) é remover o lactato circulante e utilizá-lo para restabelecer as reservas de glicogênio depletadas por exercício intenso.
  1. ✂️
  2. ✂️

1354Q472503 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Em que abordagem metodológica para o ensino da Educação Física na escola a Educação Física é entendida como um sistema hierárquico aberto, trabalhando com conceitos de tendências auto-afirmativas e auto-integrativas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1355Q144063 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1356Q473571 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A atividade desportiva demonstra que, para atingir um nível elevado, é preciso organização, planejamento e sistematização do treinamento, durante um longo período. Para facilitar o entendimento do treinamento especializado, planejado e sistematizado, dividiu-se as fases em três: treinamento especializado nível I, treinamento especializado nível II e treinamento especializado nível III. O nível I corresponde à etapa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1357Q841205 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

Ainda no que se refere ao jogo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Em jogos competitivos, o professor não deve ressaltar a importância do outro e a valorização do ser humano.
II - A competição deve concentrar-se em atingir determinada meta, e não em prejudicar os competidores.
III - A competição é um elemento do jogo que deve sempre ser renegado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1358Q472066 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

A atividade aeróbia traz benefícios, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1359Q473104 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Em relação à ginástica que deve ser praticada na escola, analise as afirmativas abaixo:

I - Necessita de espaços e aparelhos específicos, masculinos e femininos para sua prática.

II - Prioriza as seqüências de movimentos obrigatórios, destacando os mais habilidosos.

III - Estimula a co-participação de todos, destacando a possibilidade da criação de movimentos.

IV - Utiliza-se de espaços alternativos, estimulando a criação de séries livres independente do sexo.

São características da ginástica que deve ser praticada na escola

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1360Q472871 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. De acordo com a teoria do desenvolvimento de Piaget, é correto afirmar que:

I. dá ênfase ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito; 

II. a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado;

III. o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão dividido em estágios que seguem idades mais ou menos determinadas.

 Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.