Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1361Q840506 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

No contexto da aprendizagem conceituamos “habilidade motora” como uma atividade ou tarefa que tem uma finalidade específica ou um objetivo a ser atingido. Nesse sentido, estabeleça a correlação entre o tipo de habilidade indicado na primeira coluna e sua caracterização descrita na segunda. Sobre os tipos de habilidades preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.
1.Habilidade Discreta. 2.Habilidade Seriada. 3. Habilidade Contínua. 4. Habilidade Aberta. 5. Habilidade Fechada.
( ) Envolve movimentos repetitivos. ( ) Envolve um ambiente estável. ( ) Caracterizada por várias ações conectadas em uma sequência. ( ) Tem início e fim bem definidos. ( ) Realizada em ambiente imprevisível.
A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1362Q471870 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Até um determinado período da história da Educação Física no Brasil, havia uma lei que restringia sua prática ao limite de trinta anos de idade. Posteriormente, surgiu uma nova legislação que aboliu essa restrição. Trata-se do (da)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1363Q474447 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre o ensino do futebol na escola como conteúdo da Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. O professor pode e deve levar o aluno a perceber o ?jogo? que existe entre poder econômico e poder esportivo.

II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas.

III. O professor deve apresentar, como um dos conteúdos principais, o futebol enquanto jogo, com suas normas, regras, táticas e fundamentos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1364Q472402 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Considere o esporte Futsal para responder as questões 6 e 7.

Quando os companheiros de equipe retornam a bola para o goleiro, pode-se afirmar que ele poderá recebê-la:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1365Q842353 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Leia o trecho a seguir:

“Para se trocar a bola de mão, protegendo-a do marcador, pode-se utilizar o fundamento do basquetebol denominado __________. O atleta apoia o pé do lado oposto ao da mão que dribla a bola à frente do marcador, em seguida gira o outro pé e o corpo para trás sobre este pé de apoio, trocando a mão que dribla simultaneamente. Assim, livra-se do marcador, muda de direção e de mão que dribla a bola.”

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1366Q832909 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Considerando-se as características de desenvolvimento geral da criança de 6 até cerca de 10 anos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No início desse período, o tempo de reação é extremamente rápido, e tende a diminuir durante o período. ( ) Esse período marca a transição do refinamento das capacidades de movimento fundamental para o estabelecimento das habilidades esportivas e de jogos programados. ( ) Os meninos geralmente ficam um ano à frente das meninas em termos de desenvolvimento fisiológico. ( ) Os interesses de ambos os gêneros são similares no início desse período, mas logo divergem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1367Q474037 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Ao ensinar os fundamentos técnicos do Basquetebol aos seus alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental, a professora Maria Clara optou por dividir os gestos em movimentos isolados, pequenas partes de cada técnica. Ela percebeu que seus estudantes conseguiam realizar cada movimento iso-lado com perfeição, mas que havia um problema, já que tinham muita dificuldade em juntar as partes para executar o gesto completo, com fluidez, naturalidade. Tendo em vista o problema descrito, assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade coordenativa que Maria Clara deveria desenvolver com seus alunos e alunas para que os gestos fos-sem realizados sem quebras, com ligações naturais e suaves entre cada movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1368Q845024 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, AV MOREIRA, 2020

A educação brasileira tem apresentado várias concepções histórico-pedagógicas ao longo dos tempos, as quais retratam principalmente o momento político. A Educação Física no Brasil também sofre a influência desses momentos históricos e tem apresentado ao longo de sua história tendências próprias, dentre estas, analise as alternativas abaixo e identifique a tendência pedagógica que teve como características a utilização da ginástica calistênica , onde os professores eram da área médica, as atividades não tinham nenhuma interação com as questões pedagógicas da escola, e os mais fracos e doentes eram excluídos das aulas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1369Q472079 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

As fases do desenvolvimento motor são classificadas em reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE os estágios da fase motora fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1370Q472421 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Atribui-se à Educação Física um papel de ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual. Neste contexto o professor assume um “personagem” o qual deve aplicar as atividades físicas dando-lhes liberdade para movimentar-se espontaneamente e da forma que desejar (FREIRE, 1991). De acordo com o autor, como o professor faria isso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1371Q472425 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1372Q471924 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

O aumento no número e no tamanho das células e as transformações funcionais que ocorrem nos diferentes sistemas do organismo correspondem, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1373Q844166 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

/202009:47:02 Execução: Fundatec PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUESTÃO 37 - São jogos motores sensibilizadores aqueles com ou sem a presença de pessoas com deficiência (física ou sensorial) e que levam os participantes a viverem ludicamente as limitações e a valorizarem as capacidades dessas pessoas. O objetivo principal é sensibilizar os participantes quanto à pessoa com deficiência, fomentar atitudes positivas e solidárias no respeito à diversidade e evitar o surgimento de atitudes negativas ou não integradoras, por meio do aspecto do lúdico e participativo da atividade. Segundo Mercedes Rios Hernandez, isso se torna possível quando os participantes:
I. Tomam consciência da realidade vivenciada por uma pessoa com deficiência. II. Experimentam e vivenciam as limitações - a mobilidade reduzida e a diminuição sensorial e, portanto, percebem as dificuldades com que se defronta a pessoa com deficiência no dia a dia (barreiras arquitetônicas, de comunicação, etc.). III. Desvalorizam as capacidades das pessoas com deficiência.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1374Q471689 | Educação Física, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

Quanto ao modelo proposto por Taylor, também conhecido por taylorismo, considere as seguintes afirmativas: 1. É um método que institui um sistema de vigilância dos movimentos empregados pelo trabalhador, aumentando o fracionamento e a rigidez do trabalho. 2. É um modelo que reduz os movimentos repetitivos pelo fracionamento das tarefas. 3. Aumenta a diversificação de tarefas a serem realizadas e deve ser encorajado, para diminuir o estresse ocupacional. 4. A elevada especialização das tarefas tende a conduzir a problemas ósteo-musculares (LER/DORT), pela repetição dos gestos empregados pelos trabalhadores. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1375Q474514 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

Ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados visando a melhora da performance. É uma palavra que derivada do grego ergon, que significa trabalho, e gennan, que significa produção. A maioria dos ergogênicos tem como propósito aumentar a performance pela intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.

Essas substâncias associadas à alimentação e treinamento adequados:

I. promovem aumento de tecido muscular, participa como doador de energia para o músculo e produz energia no músculo.

II. são classificadas em cinco categorias: nutricional, farmacológico, fisiológico, psicológico e biomecânico ou mecânico.

III. atuam em três funções básicas: são utilizados como fonte de energia, regulam processos fisiológicos através de energia produzida pelo próprio organismo e promovem o desenvolvimento dos tecidos corporais.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1376Q473557 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Uma competição desportiva ou esportiva precisa conter no seu sistema de organização o tipo de rodízio que irá trabalhar com seus participantes. Com relação aos tipos de rodízio, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1377Q841694 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Quando se pensa sobre o desenvolvimento motor, não se pode desconsiderar a abordagem dos estágios e das fases, pois eles caracterizam os diferentes períodos. Isso não é diferente no caso do desenvolvimento e do aprimoramento de uma habilidade específica, conforme pode ser observado durante um arremesso por cima do ombro. Roberton e Halverson (1984) descrevem o arremesso por cima do ombro, dividindo-o em diferentes estágios. Dentre os estágios apresentados, qual encontra-se ERRADO?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1378Q473340 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O avaliado deve estar em posição ortostática com os braços relaxados ao longo do corpo. O avaliador coloca-se ao lado do avaliado. A medida será feita no primeiro terço (proximal) da linha entre a axila anterior e o mamilo, para as mulheres, e no terço medial, para os homens. O texto acima refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1379Q472318 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Resultante do processo de esportivização de elementos da cultura corporal de movimento das classes populares, surge o esporte moderno, decorrente da cultura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1380Q473622 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

As abordagens distintas da Educação Física pressupõem ênfase em conteúdos e dimensões diferentes. Sobre as relações estabelecidas por essas abordagens com relação aos conteúdos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.