Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q472862 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

No processo de combinação, a competição se desenvolveemduas etapas; são elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1382Q471853 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático - Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo, voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1383Q472006 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando que, em uma aula de educação física para adultos, o professor tenha de socorrer um aluno vitimado por súbita parada cardiorrespiratória e, simultaneamente, perda da consciência, julgue os itens que se seguem.

O professor deve ter em mente a seguinte ordem de segurança: primeiro a vítima e depois ele como socorrista. Adicionalmente, ele deve pedir para alguém contatar um atendimento hospitalar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1384Q474314 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Em avaliação física feita por profissional de educação física, uma atleta de handebol, adulta, sem dor, apresentou o seguinte quadro: pressão arterial sistólica = 140 mmHg; pressão arterial diastólica = 95 mmHg; frequência cardíaca = 56 bpm; frequência respiratória = 18 irm; temperatura = 36,8 ºC.

Considerando os valores apresentados na situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A atleta apresentou bradicardia no momento da aferição da frequência cardíaca.
  1. ✂️
  2. ✂️

1385Q472826 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo e depende do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar a longo prazo podem ser destacados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q474368 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Na perspectiva do currículo cultural da Educação Física, as atividades de aprofundamento referem-se às possibilidades de os alunos acessarem conhecimentos a respeito da temática investigada, que lhes permitam compreender, por exemplo, as condições de origem da prática corporal objeto de estudo, as forças que a mantém em situações hegemônicas ou subordinadas, os discursos que marcam seus praticantes, suas formas de regulação e resistência, as identidades que produzem etc. Considerando essa definição, seria uma atividade de aprofundamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1387Q471568 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

O professor deve verificar o estágio de aprendizagem do aluno. Desse modo, um aluno no estágio associativo de aprendizagem apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1388Q474132 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

As provas de 100 m e 200 m rasos têm fases em comum. Considerando as características de ambas, o diferencial preponderante de desempenho nos 200memrelação aos 100mé o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1389Q474409 | Educação Física, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

“O ___________ é um instrumento de percussão usado em cerimônias afro?brasileiras; pode também ser frequentemente encontrado nas rodas de capoeira. O nome do referido instrumento musical é de origem árabe, sendo aceito por unanimidade pelos arabistas etimólogos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1390Q473904 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Um(a) professor(a) prepara uma aula pretendendo que o(a)s aluno(a)s não só aprendam determinado gesto motor, como também reflitam sobre certas normas e valores. Ao adotar esse procedimento, está levando em conta as categorias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1391Q473650 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Considerando que a quantidade de energia despendida depende do tipo, da intensidade e da duração da atividade realizada pelo indivíduo, julgue os itens a seguir.

O consumo máximo de oxigênio (VO2max) define quantitativamente a capacidade máxima do organismo de realizar a ressíntese aeróbia do ATP. O VO2max proporciona um excelente indicador da capacidade funcional fisiológica global do indivíduo e da sua possibilidade de realizar exercícios de alta intensidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1392Q837688 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Além disso, esse processo também pode sofrer regressões, especialmente ao considerar também os processos de interação do indivíduo com o meio e com a(s) tarefa(s) e experiência(s) vivenciadas por ele. Diferentes autores sugeriram fases e estágios de desenvolvimento motor com descrições similares. Uma dessas propostas foi sugerida por Gallahue e Ozmun (2005). Para Gallahue e Ozmun (2005) a fase dos movimentos fundamentais corresponde a qual resposta? Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1393Q473925 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Sobre os estudos históricos da educação física na escola, ao longo do século XIX e XX, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A inclusão da educação física oficialmente na escola ocorreu no Brasil somente no século XX, em 1912, com a Reforma de Rui Barbosa, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII, com Guts Muths, J. J. Rousseau, Pestalozzi e outros.

( ) No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgiram os “métodos ginásticos”. Os principais métodos foram propostos pelo sueco P. H. Ling, pelo francês Amoros e pelo alemão Spiess.

( ) Apenas a partir da década de 1920 que os vários Estados da Federação brasileira começaram a realizar suas reformas educacionais e incluíram a educação física com o nome mais frequente de “exercícios físicos”.

( ) Ambas as concepções higienistas e militaristas consideravam a educação física como uma disciplina essencialmente prática, necessitando, portanto, de todo um aparato teórico para sua fundamentação. Por isso havia evidente distinção entre a educação física escolar e a instrução física militar.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1394Q471628 | Educação Física

Promover e criar condições para a promoção da saúde e da qualidade de vida do ser humano está relacionado à implantação de políticas sociais que defendam e cuidem da vida. Enumere a coluna B, discussão e avanços no contexto da Promoção da Saúde, pela coluna A, Cartas de Promoção da Saúde.

COLUNA A

I. Carta de Ottawa.

II. Informe Lalonde.

III. Declaração de Alma-Ata.

COLUNA B

( ) Discute a necessidade de ação urgente de todos os governos de promover a saúde de todos os povos do mundo.

( ) Definiu promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde.

( ) A primeira declaração teórica na área da Saúde Pública, o que determina que a saúde é formada pelos seguintes fatores: biologia humana, ambiente, estilo de vida e organização da atenção à saúde.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1395Q471634 | Educação Física

Sobre as contraindicações absolutas da prática de exercício físico para mulheres gestantes, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1396Q472409 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Com referência aos fundamentos teóricos e metodológicos da recreação e do lazer e aos significados desses conceitos na realidade atual, julgue os itens seguintes.

As atividades de lazer desenvolvidas com portadores de necessidades especiais devem ser as convencionais, com algumas adaptações, e promovidas de forma a se preservar a autonomia dos participantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1397Q471940 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem.

Indivíduos cuja ingestão calórica é inferior ao gasto usual de energia utilizam um maior percentual de proteínas como substrato energético, apresentando, frequentemente, diminuição da massa corporal magra, da força e da resistência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1398Q473240 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Segundo Kunz (1994), a Educação Física vem sendo trabalhada nas escolas brasileiras, a partir de quatro concepções básicas que expressam tipos ideais. Marque a alternativa que indica duas dessas concepções.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1399Q471990 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As lesões podem ser classificadas quanto a sua natureza ou quanto a seu tipo. Acerca dessa classificação, julgue os seguintes itens.

 I A lesão aguda resulta de um incidente traumático súbito, a exemplo de uma forte e repentina torção do joelho.

II A tendinite do tendão de Aquiles constitui exemplo da denominada lesão crônica.

III As lesões nos tecidos moles, como os estiramentos ligamentares, as distensões e contusões musculares, enquadram-se na categoria das denominadas lesões sem risco de vida.

IV As fraturas ósseas e luxações são consideradas lesões sérias.

V Constituem exemplos das denominadas lesões com risco de vida os sangramentos intensos (hemorragias arteriais), a hipotermia e hipertermia.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1400Q473549 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Considerando o esporte um conteúdo possível de qualquer intervenção em Educação Física, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.