Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q473609 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Alunos de 2ª série estão vivenciando, numa aula de Educação Física, várias atividades de correr e andar, tendo sido problematizados pelo professor a identificarem os sentidos e significados desses movimentos básicos e a reconhecerem a diferença entre esses. Que abordagem metodológica está fundamentando essa aula de Educação Física?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q471562 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à indicação de exercícios físicos para gestantes, julgue os itens subsequentes. O objetivo principal da indicação de exercícios físicos durante a gestação é evitar estrias decorrentes da gravidez.
  1. ✂️
  2. ✂️

1443Q473723 | Educação Física, Técnico Desportivo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A metodologia do treinamento esportivo busca a planificação e a prescrição do treinamento, utilizando-se de diferentes estudos para a sua elaboração. Com relação aos fundamentos do treinamento esportivo, julgue os itens que se seguem.

O teste de alcance máximo é utilizado para a mensuração indireta da flexibilidade, sendo necessário, para a realização desse teste, apenas um banco e uma fita métrica para a leitura do resultado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1444Q472972 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Os fatores que afetam a resposta ao treinamento aeróbio dependem da intensidade, duração e freqüência da atividade prescrita. Tendo em vista esses princípios, julgue os próximos itens.

A intensidade da atividade física proposta não precisa ser monitorada quando a duração dessa atividade for superior a 30 minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1445Q474509 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Levando em consideração que, na prática de exercícios físicos, a contribuição dos diferentes sistemas de produção de energia depende da intensidade e duração da atividade física, julgue os próximos itens, acerca do metabolismo no exercício físico. A produção e o acúmulo de lactato são acelerados quando a intensidade do exercício aumenta. Isso ocorre porque as células musculares não conseguem atender às demandas energéticas adicionais aerobicamente, nem oxidar lactato com a mesma taxa de formação deste.
  1. ✂️
  2. ✂️

1446Q473269 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Uma prática muito comum nas escolas de todo o Brasil são os eventos fora do horário escolar como: festas, gincanas, jogos olímpicos, entre outros. Na pesquisa realizada por Daólio (1995), os professores de Educação Física apontam que estas atividades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q472524 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

O esporte pode assumir características bem distintas, dadas as suas diversas dimensões. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Dependendo do contexto, o esporte pode representar um instrumento de manipulação e alienação ou de simples reprodução dos valores (positivos e negativos) vigentes. II. O esporte tem natureza educacional, e pode ser um meio para estabelecer e manter um melhor relacionamento social. III. O esporte na escola objetiva, entre outras coisas, é ótimo em termos de rendimento, respeitando as características individuais. IV. O esporte-rendimento tem foco essencialmente no potencial das pessoas e enfatiza o processo. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1448Q472045 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Quanto à estabilidade do ambiente em que a habilidade motora é executada, ela pode ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q474462 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

No futsal, o jogo pode iniciar, se cada equipe tiver, em quadra, no mínimo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q473951 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“A análise de um determinado movimento, mesmo daqueles considerados os mais simples, é extremamente complexa. Quando dizemos, por exemplo, que um músculo é um flexor do antebraço, apenas nos referimos à sua ação principal, àquela mais simples de ser entendida e demonstrada.” A esse trabalho em conjunto dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1453Q473239 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios teóricos da educação não-direcionada, que incluem as concepções abertas de ensino no que se refere à atuação e à participação dos estudantes na tomada de decisões acerca do planejamento educacional, julgue os itens que se seguem.

Na concepção aberta de ensino, a mudança no papel do professor, que passa a atuar como um facilitador da aprendizagem, é algo a ser aprendido durante o processo de ensino e discutido na escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

1454Q846237 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

“A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem que realizar” (NAHAS, 2013).
O autor apresenta algumas mensagens para os adolescentes e adultos jovens com relação à prática de atividades físicas.
1. Adolescentes e adultos jovens, de ambos os sexos, podem beneficiar-se com atividades físicas regulares. 2. A atividade física precisa ser intensa para trazer benefícios à saúde. 3. Mais benefícios podem ser derivados da atividade física regular se esta for de intensidade e duração progressivamente crescente, respeitadas as características individuais. 4. Somente as atividades intensas, realizadas na maioria dos dias da semana, trazem benefícios à saúde de adolescentes e adultos jovens. 5. Para obter benefícios substanciais à saúde, todo adolescente e adulto jovem deve acumular ao longo da semana no mínimo 1500 a 3000 METs de atividades físicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q474038 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A coluna vertebral é uma série de ossos individuais (as vértebras) que ao serem articulados constituem o eixo central esquelético do corpo. A coluna vertebral é flexível porque as vértebras são móveis, mas a sua estabilidade depende principalmente dos músculos e ligamentos.

A coluna vertebral do adulto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1456Q473550 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No que se refere à corporalidade e à ludicidade no ambiente escolar, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1457Q472796 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Ao iniciar o ano letivo, um professor de Educação Física realiza, com seu alunos, um levantamento sobre as experiências, expectativas e necessidades da sua turma em relação à Educação Física. Ao fazer isso, poderá alcançar os objetivos a seguir, EXCETO um. Indique-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1458Q472119 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Os músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Na flexão do cotovelo, o tríceps braquial é o músculo agonista e o bíceps braquial é o antagonista.

  1. ✂️
  2. ✂️

1459Q840812 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Guaraciaba SC Professor Educação Física, AMEOSC, 2020

No processo de ensino de atividades gímnicas, na unidade “flexibilidade, giros, equilíbrios, formas de andar e correr”, é objetivo de conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1460Q838814 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

A avaliação em educação física deve ser utilizada sobretudo como instrumento de melhoria na aprendizagem. Considerando esse aspecto, qual das alternativas a seguir seria a melhor opção para um professor de educação física avaliar seus alunos utilizando um jogo de voleibol:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.