Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q474048 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para a atividade física e o esporte, seja no treinamento, na competição ou no lazer. O aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões. Fisiologicamente, o aquecimento vai permitir ao corpo um melhor ajuste ao início da atividade e prepará-lo para a demanda física que será necessária. Com relação aos efeitos do aquecimento sobre o sistema cardiovascular, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1462Q472258 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca da anatomia e cinesiologia do sistema muscular e das articulações, julgue os itens que se seguem.

O quadril é uma típica articulação esferoidal que permite flexão, extensão, abdução, adução, abdução horizontal, adução horizontal, rotação medial e lateral e circundução do fêmur.

  1. ✂️
  2. ✂️

1463Q846802 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

No jogo de Handebol, uma falta de substituição deverá ser penalizada com uma exclusão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1464Q845037 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Ainda no que se refere ao jogo, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Em jogos competitivos, o professor não deve ressaltar a importância do outro e a valorização do ser humano.

II - A competição deve concentrar-se em atingir determinada meta, e não em prejudicar os competidores.

III - A competição é um elemento do jogo que deve sempre ser renegado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1465Q471793 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Acerca dos detalhes técnicos relacionados à prova de Lançamento de Dardo no atletismo, marque a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1466Q472562 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1467Q473591 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à AIDS, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1468Q222983 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Na semana de planejamento, a equipe de professores de Educação Física discute sobre os conteúdos a serem selecionados para o ano letivo:

Professor 1- "Temos que fazer com que os alunos vivenciem o jogo."
Professor 2- "Nada disso! Vamos trabalhar o desenvolvimento motor dessa garotada!"
Professor 3- "Gente! Vamos valorizar o saber do aluno! Vamos trazer para a escola as brincadeiras deles! As brincadeiras populares."
Professor 4- "Minha gente... Esse pessoal precisa conhecer sobre o jogo que jogam!"

De acordo com os estudos apresentados por Darido (2003), os professores do diálogo reproduzido acima são adeptos, respectivamente, das seguintes abordagens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1469Q473366 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1470Q472622 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Segundo o Coletivo de Autores, 1992, a educação física é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q833173 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021

Sobre a Educação Física e a sua presença na E.J.A., verifique as assertivas e assinala a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1472Q473509 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre idosos. Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pele desempenho da atividade física podem ser observados, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q472742 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

Kunz (1994) defende o ensino crítico, pois é a partir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade, os mesmos que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da Educação Física crítica é promover condições para que essas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino encaminhado para uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem, que tem papel importante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1474Q473042 | Educação Física

O apelo midiático exercido sobre o esporte o faz ser reconhecido como um fenômeno cultural. Hoje, já se convive com programas e até mesmo canais de televisão específi cos que promovem sua difusão. Para Kunz (2001), este fato transforma o esporte em uma mercadoria que atinge grande parcela da população, na qual nossos alunos estão inseridos. Observa-se que, muitas vezes, eles tentam, nas escolas, reproduzir sem sucesso o rendimento e a desenvoltura de atletas profi ssionais. Para o autor, a compreensão restrita de esporte relaciona-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1475Q226004 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Com relação à presença da mídia no cotidiano dos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. A mídia transmite informações, alimenta o imaginário e dita atitudes.
II. A mídia desconstrói novos sentidos e modalidades de entretenimento e consumo.
III. A escola deve tornar–se, explícita e intencionalmente, mais um contexto de mediação que se interpõe entre os(as) alunos(as) e as mídias.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1476Q472544 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A qualidade de qualquer sistema de treinamento, segundo Bompa, depende de fatores como:

I- Treinamento.

II- Avaliação.

III- Administração e finanças.

IV- Estilo de vida do atleta.

É correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1477Q474110 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, a respeito da fisiologia do exercício. Respostas agudas são aquelas que ocorrem durante a realização de uma sessão de exercício físico, enquanto que adaptações crônicas são aquelas conseguidas após um período de treinamento físico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1478Q472581 | Educação Física, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios pedagógicos que devem integrar o projeto político-pedagógico da educação física escolar, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1479Q473193 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.

Muitas academias oferecem aulas de 90 min para alunos saudáveis e bem treinados. Nesses casos, o segmento aeróbico pode ter sua duração aumentada para 40 min a 50 min.

  1. ✂️
  2. ✂️

1480Q473464 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Um professor, ao planejar sua aula para trabalhar com tópico A inclusão no esporte, no Ensino Fundamental, deve ter em mente os princípios de não seleção e da aprendizagem, além dos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.