Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1541Q845930 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

No ambiente escolar existe a prática de vários esportes que tem como finalidade o trabalho da formação do educando num contexto global, focando tanto no desenvolvimento das habilidades motoras, como cognitivas. Sobre o Handebol, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1542Q471921 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Aulas de ginástica aeróbica são utilizadas tanto para a melhoria do sistema cardiovascular, como para o fortalecimento muscular, e fazem parte de múltiplas atividades utilizadas para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão física. Com relação às características que uma aula típica de ginástica aeróbica deve ter, julgue os itens sequentes.

A aula deve começar com um aquecimento, que geralmente usa movimentos de moderada para alta intensidade, e com grande amplitude de movimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1543Q472184 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.

A promoção de estratégias de práticas reflexivas no exercício de ação-reflexão-ação como opção metodológica em aulas de educação física fundamenta o trabalho do professor para o objetivo de promover o fazer do aluno e a consciência sobre o que se faz.

  1. ✂️
  2. ✂️

1544Q845433 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No que se refere aos jogos na Educação Física, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Todo jogo é necessariamente um antecedente do esporte. II - As brincadeiras não possuem regras e, por essa razão, não são pedagogicamente adequadas ao Ensino Fundamental, cuja finalidade é ensinar aos alunos o regramento em sociedade. III - Os jogos são manifestações da cultura dos povos e podem expressar a religiosidade, a festividade, a colheita ou outras questões. Atualmente, são caracterizados como uma prática cujo objetivo é a diversão e possuem regras flexíveis, que podem ser alteradas pelos participantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1545Q472245 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Para David (2002), no artigo “ A formação de professores para a educação básica: dilemas atuais para a Educação Física” (RBCE, v. 23 nº 2, p. 122/123), as atuais diretrizes do governo federal direcionam a ação curricular para a racionalidade prática, tendo em vista resolver situações-problemas. Nessa perspectiva, a formação deve ocorrer por meio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1546Q474556 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

Na fase de movimentos fundamentais do desenvolvimento motor, as habilidades motoras fundamentais da primeira infância representam um período no qual as crianças pequenas estão envolvidas ativamente na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos. Avalie as afirmações a seguir referentes à divisão e à caracterização dos movimentos fundamentais e especializados em estágios.

I. Estágio inicial (até os 2 anos de idade): é caracterizado pela integração dos movimentos espaciais e temporais ainda pobres, imprecisos e sequenciados, restritos pelo uso exagerado do corpo e por falhas na coordenação e no ritmo. Por exemplo: a criança não consegue se sustentar em pé sozinha, pois seu equilíbrio ainda é falho, deixa cair objetos e brinquedos com frequência.

II. Estágio elementar (dos 3 aos 4 anos): envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos. Ocorre melhora da sincronia espaço temporal, mas os movimentos ainda são restritos ou exagerados.

III. Estágio maduro (dos 5 aos 6 anos): é caracterizado por desempenhos eficientes, coordenados e controlados. Por exemplo: a criança caminha, corre e manipula objetos com equilíbrio e segurança.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1547Q472770 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Considerando o papel da educação física no Brasil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1548Q474325 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física mediante situações didáticas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1549Q842456 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Arapongas PR Professor Educação Física, FAFIPA, 2020

No que diz respeito às atividades perceptivas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:


1. Sensação.

2. Percepção.

3. Percepção cinestésica.


( ) É o sentido pelo qual se percebem os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relaçao com o mundo a sua volta. (Andrade, 2004)

( ) É todo o dado imediato que é fornecido pelos sentidos e armazenado pelo cérebro. (Andrade, 2004)

( ) É a capacidade que um indivíduo tem em associar, comparar, interpretar e distinguir dados imediatos. (Andrade, 2004)


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1550Q472358 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Qual dos seguintes grupos de atividades utiliza a energia derivada, predominantemente, do sistema anaeróbio láctico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1551Q473147 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) no que se refere à definição de técnica de um desporto.

( ) Menor esforço desprendido por um atleta para a realização do gesto motor.

( ) Execução dos fundamentos do desporto.

( ) Todas as ações específicas do desporto integrado com a bola, sobre as quais constituem todos os elementos técnicos do jogo.

( ) Habilidade natural do atleta/aluno.

( ) Desenvolvimento da habilidade do atleta/ aluno.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima pra baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1552Q472916 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Dos vários nutrientes que consumimos, apenas três podem liberar energia para o exercício físico. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1553Q472925 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, a dinâmica curricular, no âmbito da Educação Física, tem características bem diferenciadas das tendências anteriores. É correto afirmar que ela busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1554Q473956 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da pressão arterial, de suas respostas aos exercícios físicos e adaptações ao treinamento físico, e da hipertensão arterial, julgue os itens a seguir. A prática de exercícios físicos é considerada parte importante do tratamento não farmacológico da hipertensão arterial. Um de seus benefícios é a diminuição da pressão arterial de repouso como efeito do treinamento físico; outro benefício é a redução da pressão arterial após uma sessão de exercício, fenômeno denominado de hipotensão pós-exercício.
  1. ✂️
  2. ✂️

1555Q473707 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Apesar de os programas de treinamento variarem de um esporte para outro, um programa de treinamento esportivo costuma ser dividido em fases: fora de período/temporada, pré-período/temporada e durante o período/temporada. A literatura da área chama essas fases de periodização. Acerca desse assunto, julgue os itens de 137 a 143.

As atividades de endurance cardiorrespiratória de média a alta intensidade devem ser realizadas de cinco a seis vezes por semana quando fora de temporada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1556Q473963 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na década de 80 do século passado, surgiu o movimento renovador da educação física. A vertente crítica desse movimento defendia que a formação acadêmica de professores deveria enfatizar o conhecimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1557Q473482 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Na realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1558Q471959 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Com base na LDB – Lei 9394/96, no que dispõe sobre os currículos do ensino fundamental e médio, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1559Q472761 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.

Os gestos e movimentos configuram importante forma de comunicação não verbal para o desenvolvimento da competência social dos indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1560Q472604 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

A flexibilidade abrange propriedades morfofuncionais do aparelho motor que determinam a amplitude dos movimentos do ser humano. Partindo do termo flexibilidade, podemos afirmar que:

I- A flexibilidade refere-se à mobilidade geral das articulações.

II- A falta de flexibilidade pode comprometer e atrasar a assimilação dos hábitos motores.

III- A falta de flexibilidade limita os níveis de força, velocidade e piora a coordenação intra e intermuscular.

IV- A falta de flexibilidade diminui a economia de trabalho e aumenta a possibilidade de lesões musculares, articulares e dos ligamentos.

V- Um nível insuficiente de flexibilidade é também a causa da diminuição dos resultados decorrentes do treinamento voltado ao desenvolvimento de outras capacidades motoras.

Está correta a seqüência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.