Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q472810 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A avaliação deve ser útil, tanto para o professor como para o aluno, permitindo a ambos dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem. Tradicionalmente, na Educação Física brasileira, as avaliações têm-se resumido a alguns testes de força, velocidade, resistência, flexibilidade para medir a aptidão física do aluno. Entretanto, um professor do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da periferia de São Paulo que deseje utilizar a proposta dos PCN, ao avaliar os seus alunos, deverá considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1622Q473834 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Para que as proteínas sejam utilizadas como substrato na formação de compostos de alta energia, elas devem ser crivadas em seus aminoácidos constituintes. As proteínas são formadas por meio da união dos aminoácidos em ligações químicas denominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1623Q472576 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.

I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores. II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão. III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1624Q472839 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere à capoeira.

Como prática corporal típica da tradição da cultura negra, a capoeira deve fazer parte do conteúdo apenas das escolas que estejam inseridas em comunidades de maioria afrodescendente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1625Q473868 | Educação Física, Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação aos aspectos históricos da educação física, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1626Q471417 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com referência às adaptações fisiológicas mais comuns à atividade física sob altas temperaturas após aclimatação, julgue os próximos itens.

A capacidade de transpiração aumenta e a perda de sal no suor diminui.

  1. ✂️
  2. ✂️

1627Q473247 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Castellani Filho, a eugenia da raça preconizada na era Getúlio Vargas, é percebida na Educação Física através da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1628Q472757 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Entre as várias manifestações da cultura do movimento presentes nas escolas de ensino médio, o esporte é muito utilizado como conteúdo da educação física porque possui um significado social de grande relevância. A qualidade do movimento deve sempre ser garantida, entretanto, não há dúvidas de que hoje o esporte pode, em algumas situações, servir como instrumento de reprodução ou segregação social entre os adolescentes e, em outras situações, atuar como ferramenta de mobilização e integração entre eles. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Orientados pelo professor, os adolescentes devem escolher esportes nos quais ainda não tiveram experiências anteriores, a fim de aumentar seu repertório esportivo e de sociabilização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1629Q472271 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A aptidão musculoesquelética, muito importante na relação aptidão física e saúde, tem diversos meios de treinamento e diversos fatores que fazem parte dela. Não corresponde a um desses meios ou fatores

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1630Q226518 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes.
Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1631Q473829 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q474085 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

A recreação surge como uma atividade de lazer propiciando formas de experiências lúdicas que o indivíduo ou grupo participa por “livre” escolha, pelo prazer e a satisfação pessoal, atendendo as necessidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1633Q471792 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A existência de programas de qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa está relacionada à fase do processo de gestão de pessoas proposto por Chiavenato (2004) de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q473862 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Um técnico de basquetebol está organizando uma equipe para competir em um campeonato regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Basquetebol.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o numero total de jogadores, o número de titulares e de substitutos que o técnico pode levar para a competição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q473640 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

Lazer é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q472930 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Um grupo de adolescentes, com a média de idade de 16 anos, procura uma academia para treinar musculação. Após os devidos cuidados de avaliação física e médica, o adolescente é autorizado a participar desse treinamento. A elaboração da ficha de treino, além das prescrições das avaliações, deve considerar as seguintes recomendações:

I. O nível de carga e os tipos de estímulos devem progredir ao longo dos anos de acordo com o estágio de desenvolvimento dos praticantes.

II. Evitar exercícios que estimulem contração excêntrica em alto grau, devido à possibilidade de microtraumatismos das estruturas de tecido conjuntivo existente nos tendões e ligamentos, como mecanismo de proteção à musculatura mediante o estiramento muscular excessivo.

III. Efetuar apenas trabalhos de resistência muscular localizada.

IV. Evitar exercícios estáticos (isométricos), devido à baixa resistência anaeróbia, priorizando os exercícios dinâmicos favoráveis à melhora da circulação nas estruturas que sofrem a ação da carga.

V. Trabalhar todos os grupos musculares, especialmente os maiores, evitando-se exercícios unilaterais e demasiadamente localizados.

VI. Evitar testes de carga máxima ou cargas demasiadamente elevadas para a coluna vertebral.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1637Q473970 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A dança como linguagem corporal está presente em todas as sociedades e é parte integrante da cultura que se apresenta a partir de corpos, movimentos, crenças, ritmos, desejos e emoções. Nesta perspectiva analise as proposições analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Por meio das danças e brincadeiras, os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, como leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, intensidade, duração, direção sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais. Assim,

II. O conhecimento das técnicas associadas à dança proporcionará ao aluno a capacidade de construir coreografias, forma principal de construção a apresentação dos movimentos de ordem expressiva.

De acordo com Caio e Góis (2013) pode-se afirmar com relação às afirmativas que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q472970 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

O Esporte é um elemento constitutivo da Educação Física e a visão de sua prática tem sido modificada com o passar do tempo. Especialistas da área recomendam que, nos dias atuais, os seus objetivos principais determinem que seja ministrado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1639Q473506 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

59 Um professor de Educação Física é responsável por uma turma do 1º ciclo do Ensino Fundamental cuja média de idade é de 8 anos. De acordo com a seqüência do desenvolvimento motor apresentada por Tani et alii (1988), seu programa de ensino deve contemplar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q473000 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Nosso corpo é constituído por enorme variedade de músculos, com tamanhos e formas diferenciados que em sua grande maioria fazem parte do sistema locomotor.

Nossa capacidade de locomoção não depende somente dos músculos, mas da ação conjunta de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.