Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1641Q846297 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020Sobre a Avaliação na Educação Física, analise os itens: I. COGNITIVA - Competências e conhecimentos. II. MOTORA ou PROCEDIMENTAL- Habilidades Motoras e Capacidades Físicas. III. ATITUDINAL - valores. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) II, III. ✂️ b) I. ✂️ c) I, IIII. ✂️ d) III. ✂️ e) I, II, III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1642Q474103 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018Monteiro ressalta a resposta para a intensidade do estímulo no organismo no que se refere ao princípio da adaptação. De acordo com o autor é correto afirmar que: ✂️ a) Quando a intensidade do estímulo é “débil” a resposta é “excitação”. ✂️ b) Quando a intensidade do estímulo é “forte” a resposta é “promoção da adaptação”. ✂️ c) Quando a intensidade do estímulo é “médio” a resposta é “danos ao organismo”. ✂️ d) Quando a intensidade do estímulo é “muito forte” a resposta é “nada de adaptação”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1643Q473341 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADQual das abordagens abaixo se fundamenta no conceito de assimilação e adaptação de Piaget? ✂️ a) Aptidão Física/Promoção da Saúde. ✂️ b) Crítico-superadora. ✂️ c) Construtivista ✂️ d) Desenvolvimentista ✂️ e) Sociológica Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1644Q474376 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJSegundo a Abordagem Desenvolvimentista para a educação física escolar, os padrões fundamentais de movimento podem ser divididos em: ✂️ a) equilíbrio, gesto motor e velocidade. ✂️ b) locomoção, manipulação e equilíbrio. ✂️ c) coordenação, velocidade e força. ✂️ d) reflexo, agilidade e expressão corporal. ✂️ e) gesto motor, expressão corporal e habilidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1645Q473877 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da aplicação de conhecimentos da biodinâmica à educação física, julgue os próximos itens. Entende-se como individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz que não existam pessoas iguais entre si. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1646Q473155 | Educação FísicaA partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar: ✂️ a) A abordagem sistêmica propõe o princípio da exclusão, em que devem ser selecionados os mais aptos. ✂️ b) A abordagem desenvolvimentista é compreendida como sendo um projeto político-pedagógico. ✂️ c) A abordagem construtivista-interacionista esclarece qual conhecimento se deseja construir através da Educação Física, considerando a especifi cidade da área. ✂️ d) Uma das limitações da abordagem crítico-superadora refere-se à pouca importância do contexto sociocultural. ✂️ e) Uma das limitações da abordagem desenvolvimentista refere-se à pouca importância sobre a infl uência do contexto do contexto sociocultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1647Q473689 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEO número de pessoas idosas tem crescido rapidamente. A prevenção das doenças, a assistência de saúde e o tratamento mais efetivo de certas doenças relacionadas à idade ajudam as pessoas a viverem mais tempo. Considerando que cada vez mais há necessidade de se contemplar esse segmento (a terceira idade) com adequados programas de atividade física, julgue os itens seguintes. O consumo máximo de oxigênio do idoso não aumenta com a melhoria do seu condicionamento físico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1648Q472434 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLANNa pubescência, as características sexuais secundárias aparecem, os órgãos sexuais amadurecem e o surto do crescimento se inicia. Sobre este período do desenvolvimento humano, é correto afirmar que ✂️ a) a menarca é o evento básico da puberdade feminina. ✂️ b) é fácil concluir que todas as não atletas têm menarca tardia. ✂️ c) a menarca feminina tem acontecido cada vez mais tardiamente. ✂️ d) a intensidade do treinamento físico é responsável pelo adiantamento da menarca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1649Q471430 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEEm relação à abordagem construtivista, é correto afirmar. ✂️ a) O jogo é considerado o processo inicial da iniciação esportiva, intenção principal desta abordagem. ✂️ b) O jogo tem a função de formar conceitos sobre a obediência e respeito à autoridade. ✂️ c) O jogo é transformado, anulando seus elementos lúdicos e assumindo o esporte o principal meio de ensino. ✂️ d) O jogo assume o papel de conteúdo e ou estratégia; é o principal meio de ensino, pois quando a criança brinca, ela aprende. ✂️ e) O jogo tem a função de melhorar a saúde, contribuindo para um estilo de vida saudável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1650Q474510 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV?O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.? (Soares et al. 2012) Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) A exigência de um rendimento máximo foca o esforço no desempenho e no mérito. ✂️ b) A regulamentação flexível permite a livre interpretação das regras e procedimentos. ✂️ c) A esportivização sem contextualizar cria a cultura da comparação e do valor em sobrepujar. ✂️ d) A racionalização dos meios e técnicas deixa pouco espaço para a criatividade e o questionamento. ✂️ e) O pressuposto de domínio dos elementos técnico-táticos para que possa obter o melhor desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1651Q471493 | Educação FísicaO exercício físico é uma das principais estratégias utilizadas para o tratamento do indivíduo hipertenso. Em relação aos efeitos da prática de exercício físico no controle da hipertensão arterial, é CORRETO afirmar que ✂️ a) durante os exercícios físicos aeróbicos, as contrações musculares são seguidas de movimentos articulares, não existindo obstrução mecânica do fluxo sanguíneo. Há, assim, um aumento da atividade nervosa parassimpática, ocasionando incremento da frequência cardíaca, do débito cardíaco, do volume sistólico e uma redução da resistência vascular periférica. Por este motivo, durante os exercícios dinâmicos, o indivíduo apresenta aumento da pressão arterial sistólica e a manutenção ou a redução da pressão arterial diastólica. ✂️ b) a prática de exercício físico regular possui a capacidade de diminuir a pressão arterial em, aproximadamente, 75% dos indivíduos hipertensos, no entanto, o treinamento com intensidade leve gera maiores benefícios na redução da pressão arterial em comparação aos exercícios de moderada e alta intensidade. ✂️ c) durante a execução de exercícios resistidos, os valores pressóricos tendem a aumentar rapidamente e podem atingir valores elevados pela ativação dos quimiorreceptores por meio da fadiga muscular central. ✂️ d) exercícios físicos do tipo resistido proporcionam o benefício da hipotensão arterial pós-exercício, sendo as sessões que envolvem menor massa muscular, apresentam efeito hipotensor mais significativo e duradouro em relação aos exercícios que utilizam maior massa muscular, em virtude do estresse no sistema cardiovascular ser caracterizado de menor intensidade. ✂️ e) o treinamento de resistência cardiovascular traz benefícios na presença ou ausência de betabloqueadores, contribuindo na melhoria acentuada da função endotelial, porém, para a prescrição de exercício físico, a frequência cardíaca de treinamento dos hipertensos que utilizam os betabloqueadores é cerca de 20% menor quando comparada à dos que não utilizam o medicamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1652Q474565 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que os princípios do condicionamento fisiológico aplicam-se igualmente a homens e mulheres em uma ampla gama etária, e que ambos respondem e se adaptam ao treinamento, julgue os itens que se seguem, relativos ao treinamento físico, aos seus princípios e às adaptações por ele provocadas no organismo humano. Após um período de treinamento físico, ocorre uma maior concentração sanguínea de lactato para uma mesma intensidade absoluta de esforço. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1653Q472277 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOOs macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes: ✂️ a) proteínas, vitaminas e carboidratos. ✂️ b) proteínas, gorduras e água. ✂️ c) carboidratos, vitaminas e sais minerais. ✂️ d) carboidratos, gorduras e proteínas. ✂️ e) água, vitaminas e sais minerais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1654Q221157 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJUm planejamento de ensino efi caz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva refl exões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos: ✂️ a) conhecer a comunidade, informar aos alunos suas obrigações e regras de convivência, comunicar-se pedagogicamente e saber se impor nas aulas ✂️ b) ter conhecimento do planejamento escolar, conhecer criticamente os planos ofi ciais da educação, diagnosticar a realidade da escola e conhecer e saber aplicar as tendências da educação física ✂️ c) utilizar todas as tendências da educação física, participar dos projetos da escola, montar as aulas de todo o ano letivo e promover atividades de cunho transformador ✂️ d) dominar as leis educacionais, conhecer os alunos e suas realidades, promover a disciplina e cooperar com os outros setores da escola ✂️ e) planejar com todo o corpo docente da escola, educar com a interdisciplinaridade, promover eventos esportivos e identifi car talentos esportivos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1655Q474093 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCEm termos metodológicos, quando o professor de Educação Física elege como objetivo da aula a aprendizagem dos movimentos, deve evitar situações que ✂️ a) suscitem respostas motoras exclusivas e pontuais. ✂️ b) façam refletir sobre o modo de execução da tarefa. ✂️ c) possuam regras e rotinas claras. ✂️ d) apresentem problemas a serem solucionados. ✂️ e) garantam o envolvimento de todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1656Q473355 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOSegundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando ✂️ a) as técnicas do jogo. ✂️ b) a organização funcional dos jogos. ✂️ c) a capacidade individual de cada aluno. ✂️ d) a memória lúdica da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1657Q473646 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGONa abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule ✂️ a) a técnica aprendida com os resultados planejados em cada atividade. ✂️ b) a ação, o pensamento e o sentido que há na atividade. ✂️ c) os conteúdos ensinados com os interesses de cada aluno. ✂️ d) o domínio dos conteúdos com o desenvolvimento preciso da técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1658Q472126 | Educação Física, Professor, MinC, FGVA dor muscular é produzida durante as contrações nas quais a tensão gerada é suficientemente intensa a ponto de ocluir o fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia). A dor persiste até que a intensidade da contração seja reduzida ou que a contração cesse totalmente e o fluxo sanguíneo seja restaurado, permitindo então a remoção dos produtos de desgaste acumulados (metabólitos). Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos. As substâncias predominantemente causadoras do referido fenômeno são: ✂️ a) ácido pirúvico e ácido láctico. ✂️ b) ácido láctico e acetilcolina. ✂️ c) ácido láctico e potássio. ✂️ d) adrenalina e potássio. ✂️ e) ácido pirúvico e potássio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1659Q471890 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBQuanto aos critérios de seleção e organização dos conteúdos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que sejam consideradas: ✂️ a) as características dos alunos, as preferências do professor e o material disponível na escola; ✂️ b) a relevância social, as características dos alunos e as especificidades da própria área; ✂️ c) as especificidades da própria área, o clima e o material disponível na escola; ✂️ d) a relevância social, as preferências do professor e a tradição da escola; ✂️ e) as características dos alunos, o clima e a tradição da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1660Q842593 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020A aceitação da capoeira pela sociedade ocorreu devido ao trabalho de divulgação da capoeira realizado por Manoel dos Reis Machado. Ele sistematizou o ensino de capoeira, criando uma versão mais dinâmica da luta e dando-lhe o nome de "luta regional baiana". Com o tempo, o nome foi simplificado para "regional". Manuel dos Reis Machado é conhecido como. ✂️ a) Besouro cordão de ouro. ✂️ b) Mestre Bimba ✂️ c) Mestre Zuma ✂️ d) Mestre Pastinha. ✂️ e) Mestre Bamba. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1641Q846297 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020Sobre a Avaliação na Educação Física, analise os itens: I. COGNITIVA - Competências e conhecimentos. II. MOTORA ou PROCEDIMENTAL- Habilidades Motoras e Capacidades Físicas. III. ATITUDINAL - valores. Está(ão) CORRETA(S): ✂️ a) II, III. ✂️ b) I. ✂️ c) I, IIII. ✂️ d) III. ✂️ e) I, II, III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1642Q474103 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018Monteiro ressalta a resposta para a intensidade do estímulo no organismo no que se refere ao princípio da adaptação. De acordo com o autor é correto afirmar que: ✂️ a) Quando a intensidade do estímulo é “débil” a resposta é “excitação”. ✂️ b) Quando a intensidade do estímulo é “forte” a resposta é “promoção da adaptação”. ✂️ c) Quando a intensidade do estímulo é “médio” a resposta é “danos ao organismo”. ✂️ d) Quando a intensidade do estímulo é “muito forte” a resposta é “nada de adaptação”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1643Q473341 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADQual das abordagens abaixo se fundamenta no conceito de assimilação e adaptação de Piaget? ✂️ a) Aptidão Física/Promoção da Saúde. ✂️ b) Crítico-superadora. ✂️ c) Construtivista ✂️ d) Desenvolvimentista ✂️ e) Sociológica Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1644Q474376 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJSegundo a Abordagem Desenvolvimentista para a educação física escolar, os padrões fundamentais de movimento podem ser divididos em: ✂️ a) equilíbrio, gesto motor e velocidade. ✂️ b) locomoção, manipulação e equilíbrio. ✂️ c) coordenação, velocidade e força. ✂️ d) reflexo, agilidade e expressão corporal. ✂️ e) gesto motor, expressão corporal e habilidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1645Q473877 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da aplicação de conhecimentos da biodinâmica à educação física, julgue os próximos itens. Entende-se como individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz que não existam pessoas iguais entre si. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1646Q473155 | Educação FísicaA partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar: ✂️ a) A abordagem sistêmica propõe o princípio da exclusão, em que devem ser selecionados os mais aptos. ✂️ b) A abordagem desenvolvimentista é compreendida como sendo um projeto político-pedagógico. ✂️ c) A abordagem construtivista-interacionista esclarece qual conhecimento se deseja construir através da Educação Física, considerando a especifi cidade da área. ✂️ d) Uma das limitações da abordagem crítico-superadora refere-se à pouca importância do contexto sociocultural. ✂️ e) Uma das limitações da abordagem desenvolvimentista refere-se à pouca importância sobre a infl uência do contexto do contexto sociocultural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1647Q473689 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEO número de pessoas idosas tem crescido rapidamente. A prevenção das doenças, a assistência de saúde e o tratamento mais efetivo de certas doenças relacionadas à idade ajudam as pessoas a viverem mais tempo. Considerando que cada vez mais há necessidade de se contemplar esse segmento (a terceira idade) com adequados programas de atividade física, julgue os itens seguintes. O consumo máximo de oxigênio do idoso não aumenta com a melhoria do seu condicionamento físico. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1648Q472434 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLANNa pubescência, as características sexuais secundárias aparecem, os órgãos sexuais amadurecem e o surto do crescimento se inicia. Sobre este período do desenvolvimento humano, é correto afirmar que ✂️ a) a menarca é o evento básico da puberdade feminina. ✂️ b) é fácil concluir que todas as não atletas têm menarca tardia. ✂️ c) a menarca feminina tem acontecido cada vez mais tardiamente. ✂️ d) a intensidade do treinamento físico é responsável pelo adiantamento da menarca. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1649Q471430 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEEm relação à abordagem construtivista, é correto afirmar. ✂️ a) O jogo é considerado o processo inicial da iniciação esportiva, intenção principal desta abordagem. ✂️ b) O jogo tem a função de formar conceitos sobre a obediência e respeito à autoridade. ✂️ c) O jogo é transformado, anulando seus elementos lúdicos e assumindo o esporte o principal meio de ensino. ✂️ d) O jogo assume o papel de conteúdo e ou estratégia; é o principal meio de ensino, pois quando a criança brinca, ela aprende. ✂️ e) O jogo tem a função de melhorar a saúde, contribuindo para um estilo de vida saudável. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1650Q474510 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV?O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.? (Soares et al. 2012) Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) A exigência de um rendimento máximo foca o esforço no desempenho e no mérito. ✂️ b) A regulamentação flexível permite a livre interpretação das regras e procedimentos. ✂️ c) A esportivização sem contextualizar cria a cultura da comparação e do valor em sobrepujar. ✂️ d) A racionalização dos meios e técnicas deixa pouco espaço para a criatividade e o questionamento. ✂️ e) O pressuposto de domínio dos elementos técnico-táticos para que possa obter o melhor desempenho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1651Q471493 | Educação FísicaO exercício físico é uma das principais estratégias utilizadas para o tratamento do indivíduo hipertenso. Em relação aos efeitos da prática de exercício físico no controle da hipertensão arterial, é CORRETO afirmar que ✂️ a) durante os exercícios físicos aeróbicos, as contrações musculares são seguidas de movimentos articulares, não existindo obstrução mecânica do fluxo sanguíneo. Há, assim, um aumento da atividade nervosa parassimpática, ocasionando incremento da frequência cardíaca, do débito cardíaco, do volume sistólico e uma redução da resistência vascular periférica. Por este motivo, durante os exercícios dinâmicos, o indivíduo apresenta aumento da pressão arterial sistólica e a manutenção ou a redução da pressão arterial diastólica. ✂️ b) a prática de exercício físico regular possui a capacidade de diminuir a pressão arterial em, aproximadamente, 75% dos indivíduos hipertensos, no entanto, o treinamento com intensidade leve gera maiores benefícios na redução da pressão arterial em comparação aos exercícios de moderada e alta intensidade. ✂️ c) durante a execução de exercícios resistidos, os valores pressóricos tendem a aumentar rapidamente e podem atingir valores elevados pela ativação dos quimiorreceptores por meio da fadiga muscular central. ✂️ d) exercícios físicos do tipo resistido proporcionam o benefício da hipotensão arterial pós-exercício, sendo as sessões que envolvem menor massa muscular, apresentam efeito hipotensor mais significativo e duradouro em relação aos exercícios que utilizam maior massa muscular, em virtude do estresse no sistema cardiovascular ser caracterizado de menor intensidade. ✂️ e) o treinamento de resistência cardiovascular traz benefícios na presença ou ausência de betabloqueadores, contribuindo na melhoria acentuada da função endotelial, porém, para a prescrição de exercício físico, a frequência cardíaca de treinamento dos hipertensos que utilizam os betabloqueadores é cerca de 20% menor quando comparada à dos que não utilizam o medicamento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1652Q474565 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que os princípios do condicionamento fisiológico aplicam-se igualmente a homens e mulheres em uma ampla gama etária, e que ambos respondem e se adaptam ao treinamento, julgue os itens que se seguem, relativos ao treinamento físico, aos seus princípios e às adaptações por ele provocadas no organismo humano. Após um período de treinamento físico, ocorre uma maior concentração sanguínea de lactato para uma mesma intensidade absoluta de esforço. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1653Q472277 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIOOs macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes: ✂️ a) proteínas, vitaminas e carboidratos. ✂️ b) proteínas, gorduras e água. ✂️ c) carboidratos, vitaminas e sais minerais. ✂️ d) carboidratos, gorduras e proteínas. ✂️ e) água, vitaminas e sais minerais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1654Q221157 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJUm planejamento de ensino efi caz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva refl exões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos: ✂️ a) conhecer a comunidade, informar aos alunos suas obrigações e regras de convivência, comunicar-se pedagogicamente e saber se impor nas aulas ✂️ b) ter conhecimento do planejamento escolar, conhecer criticamente os planos ofi ciais da educação, diagnosticar a realidade da escola e conhecer e saber aplicar as tendências da educação física ✂️ c) utilizar todas as tendências da educação física, participar dos projetos da escola, montar as aulas de todo o ano letivo e promover atividades de cunho transformador ✂️ d) dominar as leis educacionais, conhecer os alunos e suas realidades, promover a disciplina e cooperar com os outros setores da escola ✂️ e) planejar com todo o corpo docente da escola, educar com a interdisciplinaridade, promover eventos esportivos e identifi car talentos esportivos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1655Q474093 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCEm termos metodológicos, quando o professor de Educação Física elege como objetivo da aula a aprendizagem dos movimentos, deve evitar situações que ✂️ a) suscitem respostas motoras exclusivas e pontuais. ✂️ b) façam refletir sobre o modo de execução da tarefa. ✂️ c) possuam regras e rotinas claras. ✂️ d) apresentem problemas a serem solucionados. ✂️ e) garantam o envolvimento de todos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1656Q473355 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGOSegundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando ✂️ a) as técnicas do jogo. ✂️ b) a organização funcional dos jogos. ✂️ c) a capacidade individual de cada aluno. ✂️ d) a memória lúdica da comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1657Q473646 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGONa abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule ✂️ a) a técnica aprendida com os resultados planejados em cada atividade. ✂️ b) a ação, o pensamento e o sentido que há na atividade. ✂️ c) os conteúdos ensinados com os interesses de cada aluno. ✂️ d) o domínio dos conteúdos com o desenvolvimento preciso da técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1658Q472126 | Educação Física, Professor, MinC, FGVA dor muscular é produzida durante as contrações nas quais a tensão gerada é suficientemente intensa a ponto de ocluir o fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia). A dor persiste até que a intensidade da contração seja reduzida ou que a contração cesse totalmente e o fluxo sanguíneo seja restaurado, permitindo então a remoção dos produtos de desgaste acumulados (metabólitos). Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos. As substâncias predominantemente causadoras do referido fenômeno são: ✂️ a) ácido pirúvico e ácido láctico. ✂️ b) ácido láctico e acetilcolina. ✂️ c) ácido láctico e potássio. ✂️ d) adrenalina e potássio. ✂️ e) ácido pirúvico e potássio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1659Q471890 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBQuanto aos critérios de seleção e organização dos conteúdos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que sejam consideradas: ✂️ a) as características dos alunos, as preferências do professor e o material disponível na escola; ✂️ b) a relevância social, as características dos alunos e as especificidades da própria área; ✂️ c) as especificidades da própria área, o clima e o material disponível na escola; ✂️ d) a relevância social, as preferências do professor e a tradição da escola; ✂️ e) as características dos alunos, o clima e a tradição da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1660Q842593 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020A aceitação da capoeira pela sociedade ocorreu devido ao trabalho de divulgação da capoeira realizado por Manoel dos Reis Machado. Ele sistematizou o ensino de capoeira, criando uma versão mais dinâmica da luta e dando-lhe o nome de "luta regional baiana". Com o tempo, o nome foi simplificado para "regional". Manuel dos Reis Machado é conhecido como. ✂️ a) Besouro cordão de ouro. ✂️ b) Mestre Bimba ✂️ c) Mestre Zuma ✂️ d) Mestre Pastinha. ✂️ e) Mestre Bamba. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro