Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1641Q846297 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Sobre a Avaliação na Educação Física, analise os itens:
I. COGNITIVA - Competências e conhecimentos. II. MOTORA ou PROCEDIMENTAL- Habilidades Motoras e Capacidades Físicas. III. ATITUDINAL - valores.
Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1642Q474103 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Monteiro ressalta a resposta para a intensidade do estímulo no organismo no que se refere ao princípio da adaptação. De acordo com o autor é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1643Q473341 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Qual das abordagens abaixo se fundamenta no conceito de assimilação e adaptação de Piaget?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1644Q474376 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

Segundo a Abordagem Desenvolvimentista para a educação física escolar, os padrões fundamentais de movimento podem ser divididos em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1645Q473877 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da aplicação de conhecimentos da biodinâmica à educação física, julgue os próximos itens. Entende-se como individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz que não existam pessoas iguais entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️

1646Q473155 | Educação Física

A partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1647Q473689 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

O número de pessoas idosas tem crescido rapidamente. A prevenção das doenças, a assistência de saúde e o tratamento mais efetivo de certas doenças relacionadas à idade ajudam as pessoas a viverem mais tempo. Considerando que cada vez mais há necessidade de se contemplar esse segmento (a terceira idade) com adequados programas de atividade física, julgue os itens seguintes.

O consumo máximo de oxigênio do idoso não aumenta com a melhoria do seu condicionamento físico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1648Q472434 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Natal RN, CONSULPLAN

Na pubescência, as características sexuais secundárias aparecem, os órgãos sexuais amadurecem e o surto do crescimento se inicia. Sobre este período do desenvolvimento humano, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1649Q471430 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação à abordagem construtivista, é correto afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1650Q474510 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

?O esporte é uma construção histórico-cultural que está subordinada aos códigos e significados impostos pela sociedade. Assim, o esporte pode ser considerado como uma forma de controle social pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes, defendidos para a funcionalidade e o desenvolvimento da sociedade.? (Soares et al. 2012)

Algumas características do processo que indicam essa reprodução estão listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1651Q471493 | Educação Física

O exercício físico é uma das principais estratégias utilizadas para o tratamento do indivíduo hipertenso. Em relação aos efeitos da prática de exercício físico no controle da hipertensão arterial, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1652Q474565 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que os princípios do condicionamento fisiológico aplicam-se igualmente a homens e mulheres em uma ampla gama etária, e que ambos respondem e se adaptam ao treinamento, julgue os itens que se seguem, relativos ao treinamento físico, aos seus princípios e às adaptações por ele provocadas no organismo humano. Após um período de treinamento físico, ocorre uma maior concentração sanguínea de lactato para uma mesma intensidade absoluta de esforço.
  1. ✂️
  2. ✂️

1653Q472277 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1654Q221157 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Um planejamento de ensino efi caz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva refl exões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1655Q474093 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Em termos metodológicos, quando o professor de Educação Física elege como objetivo da aula a aprendizagem dos movimentos, deve evitar situações que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1656Q473355 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Segundo o Coletivo de Autores (1992) num programa de jogos para diversas séries é importante que os conteúdos destes sejam selecionados, considerando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1657Q473646 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Na abordagem crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), a aula aproxima o aluno da percepção da totalidade das suas atividades. Nesse sentido, a organização da aula permite que se articule
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1658Q472126 | Educação Física, Professor, MinC, FGV

A dor muscular é produzida durante as contrações nas quais a tensão gerada é suficientemente intensa a ponto de ocluir o fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia). A dor persiste até que a intensidade da contração seja reduzida ou que a contração cesse totalmente e o fluxo sanguíneo seja restaurado, permitindo então a remoção dos produtos de desgaste acumulados (metabólitos). Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos. As substâncias predominantemente causadoras do referido fenômeno são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1659Q471890 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Quanto aos critérios de seleção e organização dos conteúdos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que sejam consideradas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1660Q842593 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

A aceitação da capoeira pela sociedade ocorreu devido ao trabalho de divulgação da capoeira realizado por Manoel dos Reis Machado. Ele sistematizou o ensino de capoeira, criando uma versão mais dinâmica da luta e dando-lhe o nome de "luta regional baiana". Com o tempo, o nome foi simplificado para "regional". Manuel dos Reis Machado é conhecido como.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.