Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q473746 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir.

As danças folclóricas podem ser praticadas tanto por pessoas portadoras de deficiência capazes de andar quanto por aqueles que usam cadeira de rodas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1682Q471712 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Os fatores que afetam a resposta ao treinamento aeróbio dependem da intensidade, duração e freqüência da atividade prescrita. Tendo em vista esses princípios, julgue os próximos itens.

A magnitude da resposta ao treinamento independe do nível inicial de condicionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1683Q471732 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Os músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Na flexão do cotovelo, tem-se uma alavanca de primeira classe: força e resistência estão em lados opostos em relação ao ponto de apoio. A haste é o osso do antebraço e o ponto de apoio é a articulação do cotovelo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1684Q474059 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Qual o conceito de controle motor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1685Q473329 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

Uma das principais recomendações para o controle do peso corporal é a mudança no estilo de vida que inclui o acréscimo de uma atividade física extra, realizada de forma regular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1686Q474372 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Com relação aos chamados ?movimentos renovadores? na Educação Física, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1687Q472842 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Considere as afirmativas sobre o jogo de voleibol.

1. Seis substituições é o máximo permitido por equipe por set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo.

2. Interrupções regulamentares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência do técnico, pelo capitão em jogo, e somente por eles.

3. Cada equipe tem direito ao máximo de dois “tempos” e seis substituições em cada set.

4. Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si e é efetivo quando um deles toca a bola.

As situações que realmente são permitidas no jogo de voleibol são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1688Q840000 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

É correto afirmar que o Músculo Pronador Redondo insere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1689Q473929 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

Uma boa estratégia de ensino, nesse caso, é oferecer informação prescritiva sobre a habilidade, com o objetivo de orientar os alunos quanto aos erros cometidos e à forma de modificar a ação nas próximas tentativas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1690Q472401 | Educação Física

O declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento geram perdas da capacidade funcional, proporcionando dependência física do idoso. Desta forma, a prescrição de exercícios físicos é recomendada para esta população no intuito de prover benefícios físicos, psicológicos e sociais. Analise as afirmativas a seguir sobre as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e prescrição de exercício físico para a população idosa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Os exercícios para desenvolverem o equilíbrio devem ser executados no início do programa de exercícios quando trabalhados outros componentes da aptidão física.

( ) São recomendados exercícios de agilidade de alta complexidade, pois esse tipo de exercício é eficiente para impor maior estímulo neural e retardar o processo de envelhecimento.

( ) Com o envelhecimento, há alterações no sistema neural, como aumento no número e tamanho dos neurônios, na velocidade de condução nervosa e no fluxo sanguíneo cerebral.

( ) A seleção dos grupos musculares a serem trabalhados deve se direcionar aos grandes grupos musculares localizados nos membros inferiores que são importantes nas atividades da vida diária.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1691Q472403 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

A programação das aulas de Educação Física deve permitir que o lazer seja trazido como tema de estudo com dupla finalidade: educar para o lazer e educar pelo lazer. Portanto, na operacionalização das aulas, o professor precisa ter clareza entre essas duas finalidades.

Pensando nisso, a educação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1692Q472228 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir.

A obra coreográfica como um todo se constrói com base nos elementos que compõem o movimento, que são o tempo, o espaço e a intensidade, subdividida em peso e fluência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1693Q471497 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem.

A realização de treinamento com resistência moderada proporciona, de modo seguro, o aumento da síntese e da retenção de proteínas, tornando mais lenta a perda natural de massa e força musculares durante o envelhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1694Q471507 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Para a montagem de uma coreografia é importante a contagem dos tempos da música utilizada. Estes tempos são subdivididos em temas compostos pelos batimentos da música. Numa contagem 4 x 4 normal, quantos batimentos compõem um tema musical?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1695Q473094 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

É preciso que se atente para que as atividades esportivas, por terem como alvo o trabalho com o corpo, não se tornem uma forma de estimular a exibição da sensualidade dos jovens.

  1. ✂️
  2. ✂️

1696Q472078 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte oferece oportunidade tanto para a prática prazerosa de atividade física como para interação social entre os jogadores. Na educação física escolar, o papel do professor deve-se concentrar na primeira dimensão, de caráter mais corporal e que auxilia na melhoria da qualidade de vida dos alunos, deixando a dimensão social a cargo de outras disciplinas e atividades que compõem o currículo escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

1697Q471910 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCC

Segundo Lomakine, a dança, como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo cognitivo e socioafetivo, o que significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1698Q474494 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

A história da maratona relata que soldados atenienses marcharam até a Planície de Marathónas, para combaterem os persas, na batalha que fazia parte das Guerras Médicas. Após o fim da Guerra, o comandante Milcíades resolveu escalar um de seus melhores corredores, de nome Pheidippides, para a tarefa de percorrer uma determinada distância até a atual capital grega para passar a boa notícia. Pheidippides correu a cidade e, lá chegando, conseguiu apenas dizer uma única palavra antes de cair morto. ????????????? (Vencemos). A distância percorrida pelo soldado grego faz parte de uma prova olímpica hoje conhecida como maratona. A distância dessa prova olímpica é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1699Q473012 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, são metas da Educação Física:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.