Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1681Q473746 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir. As danças folclóricas podem ser praticadas tanto por pessoas portadoras de deficiência capazes de andar quanto por aqueles que usam cadeira de rodas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1682Q471712 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEOs fatores que afetam a resposta ao treinamento aeróbio dependem da intensidade, duração e freqüência da atividade prescrita. Tendo em vista esses princípios, julgue os próximos itens. A magnitude da resposta ao treinamento independe do nível inicial de condicionamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1683Q471732 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEOs músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. Na flexão do cotovelo, tem-se uma alavanca de primeira classe: força e resistência estão em lados opostos em relação ao ponto de apoio. A haste é o osso do antebraço e o ponto de apoio é a articulação do cotovelo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1684Q474059 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018Qual o conceito de controle motor? ✂️ a) Movimentos observáveis de uma ação motora. ✂️ b) Alterações internas relativamente permanente de novas estratégias de movimento. ✂️ c) Área de conhecimento dos processos neuropsicológicos da organização motora em termos de controle, desenvolvimento e aprendizagem motora. ✂️ d) Capacidade de regular ou orientar os mecanismos essenciais para o movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1685Q473329 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens. Uma das principais recomendações para o controle do peso corporal é a mudança no estilo de vida que inclui o acréscimo de uma atividade física extra, realizada de forma regular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1686Q474372 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCCom relação aos chamados ?movimentos renovadores? na Educação Física, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) O movimento Esporte Para Todos surge como alternativa ao esporte de rendimento. ✂️ b) O movimento Esporte Para Todos pode ser classificado como uma tendência liberal diretiva. ✂️ c) A psicocinética propõe o uso do movimento como meio de formação. ✂️ d) A pedagogia humanista introduz o princípio do ensino não diretivo. ✂️ e) A psicocinética é uma forma de instrumentalização do movimento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1687Q472842 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECANConsidere as afirmativas sobre o jogo de voleibol. 1. Seis substituições é o máximo permitido por equipe por set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo. 2. Interrupções regulamentares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência do técnico, pelo capitão em jogo, e somente por eles. 3. Cada equipe tem direito ao máximo de dois “tempos” e seis substituições em cada set. 4. Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si e é efetivo quando um deles toca a bola. As situações que realmente são permitidas no jogo de voleibol são ✂️ a) 1, 3 ✂️ b) 3, 4 ✂️ c) 2, 3, 4 ✂️ d) 1, 2, 3 ✂️ e) 1, 2, 3, 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1688Q840000 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020É correto afirmar que o Músculo Pronador Redondo insere-se: ✂️ a) Na cabeça ulnar. ✂️ b) Na base do metacarpal II e III. ✂️ c) Na tuberosidade para o músculo pronador e face lateral do rádio. ✂️ d) No epicôndilo medial do úmero e crista epicondilar adjacente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1689Q473929 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte. Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja. Uma boa estratégia de ensino, nesse caso, é oferecer informação prescritiva sobre a habilidade, com o objetivo de orientar os alunos quanto aos erros cometidos e à forma de modificar a ação nas próximas tentativas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1690Q472401 | Educação FísicaO declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento geram perdas da capacidade funcional, proporcionando dependência física do idoso. Desta forma, a prescrição de exercícios físicos é recomendada para esta população no intuito de prover benefícios físicos, psicológicos e sociais. Analise as afirmativas a seguir sobre as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e prescrição de exercício físico para a população idosa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. ( ) Os exercícios para desenvolverem o equilíbrio devem ser executados no início do programa de exercícios quando trabalhados outros componentes da aptidão física. ( ) São recomendados exercícios de agilidade de alta complexidade, pois esse tipo de exercício é eficiente para impor maior estímulo neural e retardar o processo de envelhecimento. ( ) Com o envelhecimento, há alterações no sistema neural, como aumento no número e tamanho dos neurônios, na velocidade de condução nervosa e no fluxo sanguíneo cerebral. ( ) A seleção dos grupos musculares a serem trabalhados deve se direcionar aos grandes grupos musculares localizados nos membros inferiores que são importantes nas atividades da vida diária. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) V - F - F - F. ✂️ b) V - V - F - V. ✂️ c) F - F - V - V. ✂️ d) V- V - V - F. ✂️ e) F - V - F - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1691Q472403 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPA programação das aulas de Educação Física deve permitir que o lazer seja trazido como tema de estudo com dupla finalidade: educar para o lazer e educar pelo lazer. Portanto, na operacionalização das aulas, o professor precisa ter clareza entre essas duas finalidades. Pensando nisso, a educação ✂️ a) para o lazer deve conduzir os alunos a aprenderem a importância do lazer como possibilidade de descansar, divertir-se e aprender coisas que colaboram para o desenvolvimento pessoal e social, enquanto que a educação pelo lazer deve buscar incorporar o componente lúdico da cultura no desenvolvimento das aulas. ✂️ b) para o lazer exige que o professor transmita aos alunos sua própria maneira de sentir prazer e descansar, para que eles aprendam que essas são as formas corretas de divertirem-se com a finalidade de aproveitar melhor a vida. ✂️ c) para o lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto que a educação pelo lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento. ✂️ d) pelo lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto a educação para o lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento com objetivo de efetivar o direito ao lazer. ✂️ e) pelo lazer se restringe a promover melhores relacionamentos entre as pessoas, enquanto a educação para o lazer se preocupa com a diversão e com o desenvolvimento da aptidão física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1692Q472228 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPENo que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir. A obra coreográfica como um todo se constrói com base nos elementos que compõem o movimento, que são o tempo, o espaço e a intensidade, subdividida em peso e fluência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1693Q471497 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem. A realização de treinamento com resistência moderada proporciona, de modo seguro, o aumento da síntese e da retenção de proteínas, tornando mais lenta a perda natural de massa e força musculares durante o envelhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1694Q471507 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara a montagem de uma coreografia é importante a contagem dos tempos da música utilizada. Estes tempos são subdivididos em temas compostos pelos batimentos da música. Numa contagem 4 x 4 normal, quantos batimentos compõem um tema musical? ✂️ a) 16. ✂️ b) 32. ✂️ c) 12. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1695Q473094 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEA Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. É preciso que se atente para que as atividades esportivas, por terem como alvo o trabalho com o corpo, não se tornem uma forma de estimular a exibição da sensualidade dos jovens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1696Q472078 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte oferece oportunidade tanto para a prática prazerosa de atividade física como para interação social entre os jogadores. Na educação física escolar, o papel do professor deve-se concentrar na primeira dimensão, de caráter mais corporal e que auxilia na melhoria da qualidade de vida dos alunos, deixando a dimensão social a cargo de outras disciplinas e atividades que compõem o currículo escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1697Q471910 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCCSegundo Lomakine, a dança, como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo cognitivo e socioafetivo, o que significa ✂️ a) proporcionar ao educando um conhecimento técnico e artístico sobre a dança. ✂️ b) propiciar um trabalho voltado para os aspectos sociais. ✂️ c) buscar o entendimento sobre o corpo em movimento ritmado. ✂️ d) trabalhar a totalidade do ser humano. ✂️ e) contribuir para o desenvolvimento do ser humano no tocante ao conhecimento corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1698Q474494 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017A história da maratona relata que soldados atenienses marcharam até a Planície de Marathónas, para combaterem os persas, na batalha que fazia parte das Guerras Médicas. Após o fim da Guerra, o comandante Milcíades resolveu escalar um de seus melhores corredores, de nome Pheidippides, para a tarefa de percorrer uma determinada distância até a atual capital grega para passar a boa notícia. Pheidippides correu a cidade e, lá chegando, conseguiu apenas dizer uma única palavra antes de cair morto. ????????????? (Vencemos). A distância percorrida pelo soldado grego faz parte de uma prova olímpica hoje conhecida como maratona. A distância dessa prova olímpica é de ✂️ a) 52 quilômetros e 195 metros. ✂️ b) 42 quilômetros e 200 metros. ✂️ c) 42 quilômetros. ✂️ d) 42 quilômetros e 195 metros. ✂️ e) 50 quilômetros e 195 metros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1699Q473012 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Considerando os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, são metas da Educação Física: ✂️ a) respeitar o outro, mesmo que haja discriminação quanto a questões étnicas. ✂️ b) organizar jogos e brincadeiras para o usufruto do tempo disponível. ✂️ c) ultrapassar os limites das próprias possibilidades para o controle das atividades físicas. ✂️ d) integrar-se com disciplinas que priorizem aspectos éticos e de sexualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1700Q836032 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021Em educação física quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações, campeonatos, entre outras atividades , trata-se da avaliação: ✂️ a) Diagnóstica. ✂️ b) Formativa. ✂️ c) Somativa. ✂️ d) Auto avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1681Q473746 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPEAcerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir. As danças folclóricas podem ser praticadas tanto por pessoas portadoras de deficiência capazes de andar quanto por aqueles que usam cadeira de rodas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1682Q471712 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEOs fatores que afetam a resposta ao treinamento aeróbio dependem da intensidade, duração e freqüência da atividade prescrita. Tendo em vista esses princípios, julgue os próximos itens. A magnitude da resposta ao treinamento independe do nível inicial de condicionamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1683Q471732 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEOs músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir. Na flexão do cotovelo, tem-se uma alavanca de primeira classe: força e resistência estão em lados opostos em relação ao ponto de apoio. A haste é o osso do antebraço e o ponto de apoio é a articulação do cotovelo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1684Q474059 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018Qual o conceito de controle motor? ✂️ a) Movimentos observáveis de uma ação motora. ✂️ b) Alterações internas relativamente permanente de novas estratégias de movimento. ✂️ c) Área de conhecimento dos processos neuropsicológicos da organização motora em termos de controle, desenvolvimento e aprendizagem motora. ✂️ d) Capacidade de regular ou orientar os mecanismos essenciais para o movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1685Q473329 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens. Uma das principais recomendações para o controle do peso corporal é a mudança no estilo de vida que inclui o acréscimo de uma atividade física extra, realizada de forma regular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1686Q474372 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCCom relação aos chamados ?movimentos renovadores? na Educação Física, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) O movimento Esporte Para Todos surge como alternativa ao esporte de rendimento. ✂️ b) O movimento Esporte Para Todos pode ser classificado como uma tendência liberal diretiva. ✂️ c) A psicocinética propõe o uso do movimento como meio de formação. ✂️ d) A pedagogia humanista introduz o princípio do ensino não diretivo. ✂️ e) A psicocinética é uma forma de instrumentalização do movimento humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1687Q472842 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECANConsidere as afirmativas sobre o jogo de voleibol. 1. Seis substituições é o máximo permitido por equipe por set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo. 2. Interrupções regulamentares do jogo podem ser solicitadas pelo técnico, ou na ausência do técnico, pelo capitão em jogo, e somente por eles. 3. Cada equipe tem direito ao máximo de dois “tempos” e seis substituições em cada set. 4. Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três jogadores próximos entre si e é efetivo quando um deles toca a bola. As situações que realmente são permitidas no jogo de voleibol são ✂️ a) 1, 3 ✂️ b) 3, 4 ✂️ c) 2, 3, 4 ✂️ d) 1, 2, 3 ✂️ e) 1, 2, 3, 4 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1688Q840000 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020É correto afirmar que o Músculo Pronador Redondo insere-se: ✂️ a) Na cabeça ulnar. ✂️ b) Na base do metacarpal II e III. ✂️ c) Na tuberosidade para o músculo pronador e face lateral do rádio. ✂️ d) No epicôndilo medial do úmero e crista epicondilar adjacente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1689Q473929 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte. Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja. Uma boa estratégia de ensino, nesse caso, é oferecer informação prescritiva sobre a habilidade, com o objetivo de orientar os alunos quanto aos erros cometidos e à forma de modificar a ação nas próximas tentativas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1690Q472401 | Educação FísicaO declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento geram perdas da capacidade funcional, proporcionando dependência física do idoso. Desta forma, a prescrição de exercícios físicos é recomendada para esta população no intuito de prover benefícios físicos, psicológicos e sociais. Analise as afirmativas a seguir sobre as alterações fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento e prescrição de exercício físico para a população idosa e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS. ( ) Os exercícios para desenvolverem o equilíbrio devem ser executados no início do programa de exercícios quando trabalhados outros componentes da aptidão física. ( ) São recomendados exercícios de agilidade de alta complexidade, pois esse tipo de exercício é eficiente para impor maior estímulo neural e retardar o processo de envelhecimento. ( ) Com o envelhecimento, há alterações no sistema neural, como aumento no número e tamanho dos neurônios, na velocidade de condução nervosa e no fluxo sanguíneo cerebral. ( ) A seleção dos grupos musculares a serem trabalhados deve se direcionar aos grandes grupos musculares localizados nos membros inferiores que são importantes nas atividades da vida diária. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA. ✂️ a) V - F - F - F. ✂️ b) V - V - F - V. ✂️ c) F - F - V - V. ✂️ d) V- V - V - F. ✂️ e) F - V - F - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1691Q472403 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPA programação das aulas de Educação Física deve permitir que o lazer seja trazido como tema de estudo com dupla finalidade: educar para o lazer e educar pelo lazer. Portanto, na operacionalização das aulas, o professor precisa ter clareza entre essas duas finalidades. Pensando nisso, a educação ✂️ a) para o lazer deve conduzir os alunos a aprenderem a importância do lazer como possibilidade de descansar, divertir-se e aprender coisas que colaboram para o desenvolvimento pessoal e social, enquanto que a educação pelo lazer deve buscar incorporar o componente lúdico da cultura no desenvolvimento das aulas. ✂️ b) para o lazer exige que o professor transmita aos alunos sua própria maneira de sentir prazer e descansar, para que eles aprendam que essas são as formas corretas de divertirem-se com a finalidade de aproveitar melhor a vida. ✂️ c) para o lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto que a educação pelo lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento. ✂️ d) pelo lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto a educação para o lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento com objetivo de efetivar o direito ao lazer. ✂️ e) pelo lazer se restringe a promover melhores relacionamentos entre as pessoas, enquanto a educação para o lazer se preocupa com a diversão e com o desenvolvimento da aptidão física. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1692Q472228 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPENo que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir. A obra coreográfica como um todo se constrói com base nos elementos que compõem o movimento, que são o tempo, o espaço e a intensidade, subdividida em peso e fluência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1693Q471497 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEAcerca de alimentação, exercício físico, exercício resistido e aumento de massa muscular, julgue os itens que se seguem. A realização de treinamento com resistência moderada proporciona, de modo seguro, o aumento da síntese e da retenção de proteínas, tornando mais lenta a perda natural de massa e força musculares durante o envelhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1694Q471507 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOPara a montagem de uma coreografia é importante a contagem dos tempos da música utilizada. Estes tempos são subdivididos em temas compostos pelos batimentos da música. Numa contagem 4 x 4 normal, quantos batimentos compõem um tema musical? ✂️ a) 16. ✂️ b) 32. ✂️ c) 12. ✂️ d) 4. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1695Q473094 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEA Educação Física, sem desconsiderar a sua especificidade, deve buscar uma interface com as demais disciplinas para tratar dos temas transversais, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como emergenciais e de interesse comum, que precisam ser debatidos e vivenciados no contexto da escola. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. É preciso que se atente para que as atividades esportivas, por terem como alvo o trabalho com o corpo, não se tornem uma forma de estimular a exibição da sensualidade dos jovens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1696Q472078 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEA crítica social do esporte, na sociedade capitalista, propõe uma reflexão acerca de como interesses políticos e econômicos distorcem os princípios gerais que regulam a prática esportiva. Julgue os itens subseqüentes que tratam da tendência crítica e transformadora da Educação Física atual. O esporte oferece oportunidade tanto para a prática prazerosa de atividade física como para interação social entre os jogadores. Na educação física escolar, o papel do professor deve-se concentrar na primeira dimensão, de caráter mais corporal e que auxilia na melhoria da qualidade de vida dos alunos, deixando a dimensão social a cargo de outras disciplinas e atividades que compõem o currículo escolar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1697Q471910 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCCSegundo Lomakine, a dança, como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo cognitivo e socioafetivo, o que significa ✂️ a) proporcionar ao educando um conhecimento técnico e artístico sobre a dança. ✂️ b) propiciar um trabalho voltado para os aspectos sociais. ✂️ c) buscar o entendimento sobre o corpo em movimento ritmado. ✂️ d) trabalhar a totalidade do ser humano. ✂️ e) contribuir para o desenvolvimento do ser humano no tocante ao conhecimento corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1698Q474494 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017A história da maratona relata que soldados atenienses marcharam até a Planície de Marathónas, para combaterem os persas, na batalha que fazia parte das Guerras Médicas. Após o fim da Guerra, o comandante Milcíades resolveu escalar um de seus melhores corredores, de nome Pheidippides, para a tarefa de percorrer uma determinada distância até a atual capital grega para passar a boa notícia. Pheidippides correu a cidade e, lá chegando, conseguiu apenas dizer uma única palavra antes de cair morto. ????????????? (Vencemos). A distância percorrida pelo soldado grego faz parte de uma prova olímpica hoje conhecida como maratona. A distância dessa prova olímpica é de ✂️ a) 52 quilômetros e 195 metros. ✂️ b) 42 quilômetros e 200 metros. ✂️ c) 42 quilômetros. ✂️ d) 42 quilômetros e 195 metros. ✂️ e) 50 quilômetros e 195 metros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1699Q473012 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMANAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO. Considerando os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para as 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, são metas da Educação Física: ✂️ a) respeitar o outro, mesmo que haja discriminação quanto a questões étnicas. ✂️ b) organizar jogos e brincadeiras para o usufruto do tempo disponível. ✂️ c) ultrapassar os limites das próprias possibilidades para o controle das atividades físicas. ✂️ d) integrar-se com disciplinas que priorizem aspectos éticos e de sexualidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1700Q836032 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021Em educação física quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações, campeonatos, entre outras atividades , trata-se da avaliação: ✂️ a) Diagnóstica. ✂️ b) Formativa. ✂️ c) Somativa. ✂️ d) Auto avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro