Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1701Q473358 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Com relação ao Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1702Q472113 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para o desenvolvimento dos conteúdos, o professor deve ter em mente três dimensões: a conceitual (1), a procedimental (2) e a atitudinal (3). Sendo assim, correlacione esses termos com os conceitos e conteúdos correspondentes na lista abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Vivenciar e adquirir alguns fundamentos básicos dos esportes, danças, ginásticas, lutas, capoeira. Por exemplo, praticar a ginga e a roda da capoeira. ( ) Reconhecer e valorizar atitudes não preconceituosas quanto aos níveis de habilidade, sexo, religião e outras. ( ) Os modos corretos da execução de vários exercícios e práticas corporais cotidianas, tais como levantar um objeto do chão, sentar-se em frente ao computador, realizar um exercício abdominal adequadamente etc. ( ) Observar as transformações pelas quais passou a sociedade em relação aos hábitos de vida (diminuição do trabalho corporal em função das novas tecnologias) e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1703Q472122 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A realização de megaeventos esportivos demanda, cada vez mais, profissionais no campo da educação física, lazer e esporte que tenham competência em administração e planejamento estratégico esportivo. Nesse sentido, um planejamento estratégico em esporte, para ser útil e prático, deve

ser operacional e ter aspirações idealizadas, devendo apresentar, também, metas atraentes e ousadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1704Q473151 | Educação Física

Oliveira (2006), ao apresentar a transição do modelo de escola doméstica para a escola graduada, no Brasil do século XIX, nos mostra que diversas alterações nesta transição incidem sobre o corpo para que o processo de escolarização de massa atendesse às expectativas da sociedade do período. Algumas teorias estiveram presentes para redefi nir o papel conferido ao corpo e, de acordo com o autor, a teoria que se preocupava com “o cansaço e o descanso dos alunos, com a arquitetura dos edifícios escolares (...), bem como com o tempo escolar” é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1705Q473167 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir.

A dança moderna, surgida na Europa, buscou expressar o descontentamento com a forma de alienação do trabalho imposta pelas sociedades industrializadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1706Q472145 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A educação física é uma profissão que repercute em vários setores da sociedade pelo fato de estabelecer relações estreitas com a saúde, a educação e o lazer. Essas relações se estabelecem, principalmente, porque a educação física na saúde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1707Q473981 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

“__________ é mais efetivo, pelo aproveitamento do oxigênio e dos raios ultravioletas, que exercem uma influência positiva no desenvolvimento das capacidades físicas”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1708Q473498 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Uma pessoa bem instruída em educação física atinge um estilo de vida ativo e consegue alcançar e manter um melhor nível de saúde e aptidão física. A adoção de comportamentos de longo prazo para um estilo de vida saudável é uma das metas da educação física escolar. Com referência à aptidão física como conteúdo da educação física escolar, julgue os itens que se subseguem.

Para a sua melhoria, os exercícios físicos devem ter intensidades moderada a vigorosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1709Q471723 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Ao ministrar atividades físicas para idosos, o professor deve procurar desenvolver ações que facilitem a aprendizagem e a aquisição de padrões de movimento. Com esses objetivo, o professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1710Q474558 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens a seguir. Os aspectos técnicos de uma MEC envolvem as possibilidades de organização e estrutura de ocupação espacial no campo de jogo entre os jogadores, combinando as funções a serem desempenhadas por cada um.
  1. ✂️
  2. ✂️

1711Q473819 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

“Englobam todas as modalidades e têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo e/ou do atleta.” Trata?se das ginásticas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1712Q843485 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre o Músculo Esternocleidomastoideo, é correto afirmar que sua função, quando age individualmente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1713Q474352 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Os esportes nas aulas do componente curricular Educação Física podem ser abordados de diversas maneiras. As diferenças ocorrem conforme a proposta curricular em que ele é desenvolvido. Dessa forma, na proposta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1714Q471548 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O trabalho da Educação Física é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Trabalhar esses elementos da cultura e construí-los coletivamente é uma proposta de participação constante eresponsável na sociedade. Em quais séries este trabalho deve ser aplicado aos alunos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1715Q474365 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O diabetes é um distúrbio do metabolismo dos carboidratos, caracterizado pela hiperglicemia. O diabetes ocorre em função da secreção ou utilização inadequada da insulina. Com relação às implicações entre o exercício físico e o diabetes analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Em pessoas com diabetes tipo 1, o controle glicêmico pode, ou não, ser melhorado com a prática do exercício. Mas, nessas pessoas, é maior o risco de ocorrência da doença arterial coronariana, portanto, a prática do exercício físico certamente pode diminuir esse risco.

II. O diabetes tipo 2 responde bem ao exercício. A permeabilidade da membrana celular à glicose melhora como o exercício, provavelmente associado ao aumento dos receptores GLUT-4, que diminui a resistência à insulina e aumenta a sensibilidade a esse hormônio.

III. Os exercícios aeróbios podem ser prescritos de maneira constante/contínua (a mesma intensidade) ou intervalada (alternando diferentes intensidades de exercício). Aquecimento e desaquecimento são fundamentais, principalmente no subgrupo que apresenta disautonomia.

IV. Exercícios de resistência/fortalecimento muscular não devem ser incluídos no plano de atividades do diabético, já que eles provocam diminuição da sensibilidade da insulina de maior duração, mediado também pelo aumento da massa muscular.

De acordo Oliveira e Vencio (2016) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1716Q471806 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.

Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.

No atual contexto da educação brasileira, as provas teóricas e os testes de capacidade física não constituem instrumentos adequados para avaliação na educação física escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

1717Q473866 | Educação Física, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

No jogo de basquetebol, uma equipe faz com que a bola vá para a sua quadra de ataque sempre que:

I. A bola, que não está no controle de qualquer jogador, toca a quadra de ataque.

II. A bola toca um oficial que tem parte do seu corpo na quadra de ataque com controle da bola.

III. A bola toca ou é legalmente tocada por um defensor que tem parte de seu corpo em contato com sua quadra de defesa.

IV. Durante um drible desde a quadra de defesa para a quadra de ataque, ambos os pés do driblador e a bola estão em contato com a quadra de ataque.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1718Q472867 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Segundo Payne (2007), os termos hiperplasia, hipertrofia e acreção, bem como as progressões e as regressões, que ocorrem desde a concepção até a morte, correspondem, respectivamente, aos processos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1719Q474432 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Caso a gestualidade seja compreendida como uma forma de expressão, é verdade que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1720Q471378 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Os músculos do corpo humano são tecidos especializados e constituem a parte ativa do aparelho locomotor, enquanto os ossos e as articulações formam a parte passiva. Em suas extremidades, estão os tendões, que são seus elementos de ligação aos ossos. Funcionalmente, eles podem ser agonistas, antagonistas, sinergistas, fixadores e antigravitários. As estruturas que compõem os músculos são denominadas fibras musculares, cuja função é produzir energia mediante um complexo processo bioquímico e mecânico. Os músculos, os ossos e as articulações funcionam mecanicamente como alavancas musculares a fim de produzir os mais variados movimentos e tipos de forças. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

A força gerada pela contração muscular depende da seção transversal do músculo e do número de fibras nessa seção. Assim, os músculos cujas fibras são oblíquas têm maior capacidade de encurtamento, e os músculos cujas fibras são paralelas geram forças mais intensas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.