Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1721Q472918 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Na transição do repouso para o exercício físico, alguns ajustes são processados no nosso organismo de modo a permitir a execução da tarefa pretendida. Acerca do assunto abordado, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1722Q474222 | Educação Física, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

A respeito das provas combinadas do atletismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O decatlo masculino compreende dez provas a serem realizadas em três dias de competição.

( ) O heptatlo masculino compreende as seguintes provas: primeiro dia – 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso e 200 m rasos. Segundo dia – salto em distância, lançamento do dardo e 800 m rasos.

( ) O decatlo feminino compreende as seguintes provas: primeiro dia – 100 m com barreiras, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 1500 m rasos. Segundo dia – 100 m rasos, lançamento do dardo, salto com vara, lançamento do dardo e 400 m rasos.

( ) O octatlo masculino compreende as provas distribuídas em dois dias. No primeiro dia – 100 m rasos, salto em distância, arremesso do peso e 400 m rasos. Segundo dia – 110 m com barreiras, salto em altura, lançamento do dardo e 1000 m rasos.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1723Q474025 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Segundo Weineck, pode-se diferenciar três possibilidades de adaptações aos estímulos orientados para o condicionamento, um deles é a adaptação a estímulos intensivos, curtos e que objetivam a força, que consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1724Q472764 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

O conhecimento dos sistemas de classificação das habilidades motoras favorece a aplicação dos princípios de aprendizagem mais adequados para cada caso. Assinale a opção correta quanto aos critérios e termos de classificação dessas habilidades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1725Q844226 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O futsal é um esporte que pode ser amplamente explorado pelo educador na Educação Física escolar. Nesse contexto, o futsal possibilita à criança desenvolver-se emocionalmente, aprendendo o respeito às regras desse esporte, às normas de convivência interpessoal, de respeito ao próximo e às situações de perda e ganho do jogo.

II. No ambiente escolar, o atletismo compreende atividades bastante diversificadas, como as corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos e de revezamento, o nado sincronizado e os jogos em equipe. O atletismo, nesse contexto, é visto como um conjunto de habilidades específicas que contribuem para o desenvolvimento de um correto caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar.

III. Estimular e encorajar os educandos a descobrir novos espaços e formas, a superar as suas limitações e condições e a enfrentar novos desafios em relação aos aspectos afetivos, motores, sociais e cognitivos, são algumas das possibilidades que podem ser desenvolvidas através da dança na Educação Física escolar.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1726Q473797 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Em uma reunião pedagógica, convocada pela secretaria municipal de educação, professores de educação física de várias escolas tiveram a oportunidade de discutir os princípios teóricos e as metodologias que deveriam nortear a sua práxis pedagógica. Os itens de 111 a 115 apresentam colocações feitas pelos professores nessa reunião acerca da qualidade de ensino. Julgue-os conforme as modernas teorias pedagógicas. A diversidade das teorias pedagógicas existentes na educação física, que ora enfatizam o jogo, ora, a saúde ou o desenvolvimento psicomotor da criança, indica que a melhor opção é fazer uma mistura metodológica, utilizando de tudo um pouco.
  1. ✂️
  2. ✂️

1727Q472532 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Quanto à psicomotricidade aplicada à educação física, julgue os itens que se seguem.

A evolução da percepção e do uso do espaço depende diretamente da interação com o meio ambiente por intermédio do movimento ou da ação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1728Q474081 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de ações comunitárias e de intervenções em atividade física e saúde, julgue os itens seguintes. Os programas desenvolvidos com base no aumento da atividade física para controle do excesso de peso não devem ter como único referencial de sucesso o alcance do peso pretendido, já que a atividade física regular praticada por pessoas com excesso de peso pode trazer outros benefícios, como, a redução da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

1729Q473319 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo dependendo do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar, a longo prazo,destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1730Q474343 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

Assinale a alternativa que NÃO se enquadra às variáveis medidas pela espirometria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1731Q474101 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Em uma ação pedagógica coerente com a proposta crítico-emancipatória, a abordagem do esporte privilegia a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1732Q473865 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Historicamente no Brasil, a educação física sofre transformações por questões políticas e sociais, o que altera sua identidade conforme a necessidade da população e dos governantes durante sua existência. Nesse contexto, surgem diversas abordagens da educação física com o intuito de estabelecer a disciplina como componente essencial na construção de uma sociedade. Sendo assim, de acordo com Darido, entre as abordagens críticas da educação física, qual ou quais dela(s) é caracterizada por utilizar o discurso da justiça social baseada no marxismo e neomarxismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1733Q474122 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

No que se refere à massa muscular e à massa corporal magra em humanos, julgue os itens que se seguem. As principais áreas de perda de massa corporal magra nos idosos são os músculos, o fígado, os rins e as glândulas suprarrenais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1734Q474384 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A disciplina Educação Física tem como objetivo propiciar ao aluno a sua inserção na cultura corporal, estimulando a percepção da compreensão da cultura do movimento. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o termo utilizado é cultura corporal do movimento, neste sentido os PCNs descrevem uma abordagem cidadã, no terceiro e quarto ciclos o que é INCORRETO afirmar sobre a orientação do objetivo da disciplina de educação física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1735Q839955 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O futsal, também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de quadra para os campos e gramados. No futsal escolar, o educador deve desestimular a cooperação entre os alunos, além de distanciar o seu trabalho das práticas lúdicas. Essas medidas, ao mesmo tempo em que são bastante pragmáticas, estão totalmente alinhadas às determinações do Plano Nacional de Educação (PNE), para a Educação Física escolar.

II. O atletismo no ambiente escolar proporciona muitas possibilidades de realização de esportes em grupo, com o uso de recursos e equipamentos adicionais, como bolas, redes e uniformes para diferenciar os times. Em geral, esse esporte é realizado em grupo, com um tempo específico para cada partida. Assim, ao final de cada tempo, a equipe que obtiver o maior número de pontos, vence o jogo.

III. No Brasil, a dança não contribui para o desenvolvimento de possibilidades de aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais inserem a dança na área de Educação Física, no bloco das atividades rítmicas e expressivas, considerando-a uma manifestação da cultura corporal, que tem como característica as intenções de manifestar as necessidades fisiológicas dos indivíduos, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1736Q473115 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

As diferenças entre dois indivíduos biologicamente maduros são explicadas por meio da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1737Q474139 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

A medida de volume residual pulmonar informa a quantidade de ar que permanece nos pulmões _________________, que __________________ pelo nível de performance física e treinamento.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1738Q471587 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No final da década de 60 e durante a década de 70 do século passado, o Brasil adotou, na educação física escolar, o modelo esportivista, também chamado de mecanicista, tradicional e tecnicista, que passou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos, principalmente a partir da década de 80. A respeito das características histórico-sociais desse modelo, julgue os itens que se seguem.

Os governos militares que assumiram o poder em março de 1964 passaram a investir mais no esporte, na busca de talentos que pudessem representar o Brasil em competições internacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1739Q472389 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Existe uma relação causal entre maturação e desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1740Q472902 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Assinale a alternativa que apresenta patologias associadas à obesidade abdominal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.