Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1741Q472902 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Assinale a alternativa que apresenta patologias associadas à obesidade abdominal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1742Q473933 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Entre os fundamentos técnicos da modalidade voleibol, o bloqueio envolve gestos mais requintados e de relativa dificuldade e deve merecer atenção especial no processo de sua iniciação. Os bloqueios evoluíram muito e atualmente são considerados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1743Q471895 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

No livro “Metodologia de Ensino da Educação Física” (COLETIVO DE AUTORES, 1992), estão presentes novos procedimentos didáticos e metodológicos com vistas a superar os aspectos conservadores do ensino da educação física na escola visando à interação do aluno à realidade social, com o objetivo de transformá-la. Essa proposta caracteriza- se por um ensino
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1744Q471641 | Educação Física

Na prática docente, não há como dividir os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases de acordo com o planejamento do professor (Darido e Souza Jr., 2007). Contudo, ao longo de sua história, a Educação Física priorizou os conteúdos numa dimensão quase que exclusivamente procedimental. Esta dimensão relaciona-se ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1745Q471400 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

A construção de quadras poliesportivas públicas atende, de modo adequado, à demanda social de acesso às atividades conceituadas como de lazer, satisfazendo os interesses de toda a comunidade e humanizando as cidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

1746Q474228 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. Um dos benefícios agudos do exercício físico em indivíduos com diabetes do tipo 2 é um aumento agudo da captação de glicose não insulino-dependente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1747Q473987 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Analise a seguinte situação:

Em uma aula de iniciação esportiva, o professor divide a turma em duplas e em cada dupla um dos alunos estará vendado. Cada dupla fica com posse de uma bola. Os alunos vendados devem seguir as orientações do companheiro de dupla para tentar quicar a bola no chão e recuperá-la; quicar a bola para frente, para trás, para um lado e para o outro; realizar algumas atividades de controle de bola, como passar a bola de uma mão para a outra, jogar para cima e recuperá-la; passar a bola para o colega de dupla; tentar receber a bola do colega de dupla. Depois de um tempo, o professor inverteu os papéis nas duplas.

A atividade descrita é comumente utilizada para que os alunos possam imaginar e compreender as características de pessoas com deficiência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1748Q473733 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A noção dos termos de movimento é um dos conhecimentos básicos de anatomia. Marque a opção que especifique o que é a ABDUÇÃO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1749Q473492 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

No processo de aquisição e construção de conhecimento na inter – relação entre a educação da pessoa com DFM (deficiência físico mental) e os aspectos educacionais e sociais, é preciso que o professor possa conhecer e compreender as características das DFM mais comuns. A Paralisia Cerebral é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1750Q472747 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Considerando a educação física, em seus aspectos sociais e históricos, com base no funcionalismo, no marxismo, no neomarxismo e no multiculturalismo, julgue os itens que se seguem.

No funcionalismo, a educação física é instrumentalista e assume funções compensatória, utilitarista e moralista.

  1. ✂️
  2. ✂️

1751Q472270 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Com relação a uma perspectiva cinesiológica do movimento, julgue os próximos itens.

Muitos movimentos envolvem tensão nos músculos agonistas e antagonistas. A tensão gerada pelos músculos antagonistas controla a velocidade do movimento e aumenta a estabilidade da articulação na qual o movimento esteja ocorrendo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1752Q472021 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Quanto à aprendizagem de fundamentos e regras de futebol, julgue os itens que se seguem.

Não existirá infração por impedimento se o jogador atacante receber a bola diretamente de um tiro de meta, de um arremesso lateral ou de um tiro de canto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1753Q473841 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1754Q473850 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. Na prática de esportes coletivos, o professor realiza a mediação pedagógica, na qual se oportuniza o desenvolvimento de aspectos educativos, atrelado à cooperação e ao trabalho em equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

1755Q472852 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

ORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1756Q472091 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Muitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O desenvolvimento motor está diretamente relacionado às mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos, mas nem toda mudança funcional do controle motor pode ser atribuída ao desenvolvimento motor.
  1. ✂️
  2. ✂️

1757Q838693 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021

No handebol o tiro livre é ordenado :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1758Q472889 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os jogos cooperativos são defendidos como um dos conteúdos ideais a ser objeto das aulas de Educação Física. São motivos que sustentam essa vertente, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1759Q474436 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo.

II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor.

III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1760Q472195 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Dentre as alternativas abaixo, quais são os critérios que devem ser levados em conta para um bom teste de avaliação física?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.