Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1741Q472902 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDESAssinale a alternativa que apresenta patologias associadas à obesidade abdominal: ✂️ a) Diabetes, meningite, sarampo; ✂️ b) Hipertensão, diabetes, cólera; ✂️ c) Resistência insulínica, hipertensão, aterosclerose; ✂️ d) Esquistossomose, resistência insulínica, diabetes; ✂️ e) Aterosclerose, diabetes, úlcera de bauru. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1742Q473933 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESPEntre os fundamentos técnicos da modalidade voleibol, o bloqueio envolve gestos mais requintados e de relativa dificuldade e deve merecer atenção especial no processo de sua iniciação. Os bloqueios evoluíram muito e atualmente são considerados ✂️ a) forte arma de defesa e de ataque. ✂️ b) fundamental nos jogos minivoleibol. ✂️ c) mecanismo utilizado para iniciar uma partida. ✂️ d) recurso para propiciar o rodízio entre os jogadores. ✂️ e) fundamento de ataque realizado sem que os pés percam o contato com o solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1743Q471895 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGONo livro “Metodologia de Ensino da Educação Física” (COLETIVO DE AUTORES, 1992), estão presentes novos procedimentos didáticos e metodológicos com vistas a superar os aspectos conservadores do ensino da educação física na escola visando à interação do aluno à realidade social, com o objetivo de transformá-la. Essa proposta caracteriza- se por um ensino ✂️ a) instrumental. ✂️ b) tematizador. ✂️ c) espontaneísta. ✂️ d) tecnicista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1744Q471641 | Educação FísicaNa prática docente, não há como dividir os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases de acordo com o planejamento do professor (Darido e Souza Jr., 2007). Contudo, ao longo de sua história, a Educação Física priorizou os conteúdos numa dimensão quase que exclusivamente procedimental. Esta dimensão relaciona-se ao: ✂️ a) que se deve saber ✂️ b) como deve ser ✂️ c) conhecer ✂️ d) valorizar ✂️ e) saber fazer Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1745Q471400 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes. A construção de quadras poliesportivas públicas atende, de modo adequado, à demanda social de acesso às atividades conceituadas como de lazer, satisfazendo os interesses de toda a comunidade e humanizando as cidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1746Q474228 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. Um dos benefícios agudos do exercício físico em indivíduos com diabetes do tipo 2 é um aumento agudo da captação de glicose não insulino-dependente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1747Q473987 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESPAnalise a seguinte situação: Em uma aula de iniciação esportiva, o professor divide a turma em duplas e em cada dupla um dos alunos estará vendado. Cada dupla fica com posse de uma bola. Os alunos vendados devem seguir as orientações do companheiro de dupla para tentar quicar a bola no chão e recuperá-la; quicar a bola para frente, para trás, para um lado e para o outro; realizar algumas atividades de controle de bola, como passar a bola de uma mão para a outra, jogar para cima e recuperá-la; passar a bola para o colega de dupla; tentar receber a bola do colega de dupla. Depois de um tempo, o professor inverteu os papéis nas duplas. A atividade descrita é comumente utilizada para que os alunos possam imaginar e compreender as características de pessoas com deficiência ✂️ a) cognitiva. ✂️ b) auditiva. ✂️ c) física. ✂️ d) social. ✂️ e) visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1748Q473733 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA noção dos termos de movimento é um dos conhecimentos básicos de anatomia. Marque a opção que especifique o que é a ABDUÇÃO. ✂️ a) Movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução. ✂️ b) Movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano lateral do corpo. ✂️ c) Movimento no plano horizontal afastando-se da linha mediana do corpo. ✂️ d) Movimento no plano frontal, quando um segmento movese para longe da linha central do corpo. ✂️ e) Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1749Q473492 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityNo processo de aquisição e construção de conhecimento na inter – relação entre a educação da pessoa com DFM (deficiência físico mental) e os aspectos educacionais e sociais, é preciso que o professor possa conhecer e compreender as características das DFM mais comuns. A Paralisia Cerebral é? ✂️ a) Também conhecida como Encéfalopatia crônica não progressiva, em criança ocorre alguma lesão ou anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou durante os primeiros anos de vida, ou seja, no SNC ainda imaturo. ✂️ b) É uma lesão neurológica que advém de qualquer interrupção significativa da circulação sanguínea do cérebro ou em alguma parte do encéfalo. ✂️ c) É uma condição clínica decorrente de distúrbio da circulação do líquido cefalorraquidiano, que protege o SNC, resultando em dilatação ventricular progressiva. ✂️ d) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1750Q472747 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEConsiderando a educação física, em seus aspectos sociais e históricos, com base no funcionalismo, no marxismo, no neomarxismo e no multiculturalismo, julgue os itens que se seguem. No funcionalismo, a educação física é instrumentalista e assume funções compensatória, utilitarista e moralista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1751Q472270 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPECom relação a uma perspectiva cinesiológica do movimento, julgue os próximos itens. Muitos movimentos envolvem tensão nos músculos agonistas e antagonistas. A tensão gerada pelos músculos antagonistas controla a velocidade do movimento e aumenta a estabilidade da articulação na qual o movimento esteja ocorrendo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1752Q472021 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEQuanto à aprendizagem de fundamentos e regras de futebol, julgue os itens que se seguem. Não existirá infração por impedimento se o jogador atacante receber a bola diretamente de um tiro de meta, de um arremesso lateral ou de um tiro de canto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1753Q473841 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoQual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral? ✂️ a) Década de 60. ✂️ b) Década de 50. ✂️ c) Década de 90. ✂️ d) Década de 70. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1754Q473850 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. Na prática de esportes coletivos, o professor realiza a mediação pedagógica, na qual se oportuniza o desenvolvimento de aspectos educativos, atrelado à cooperação e ao trabalho em equipe. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1755Q472852 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses: ✂️ a) Fatores motivacionais: diversão, tornar-se líder e competitividade. ✂️ b) Experimentação de trabalho em grupo e conceito de imagem. ✂️ c) Diversidade de motivação de imagem corporal. ✂️ d) Aquisição de força muscular, aparência e controle de peso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1756Q472091 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEMuitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O desenvolvimento motor está diretamente relacionado às mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos, mas nem toda mudança funcional do controle motor pode ser atribuída ao desenvolvimento motor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1757Q838693 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021No handebol o tiro livre é ordenado : ✂️ a) Na entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva. ✂️ b) Com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo evadi-la ou mover este pé. ✂️ c) Desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária ✂️ d) Quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1758Q472889 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs jogos cooperativos são defendidos como um dos conteúdos ideais a ser objeto das aulas de Educação Física. São motivos que sustentam essa vertente, exceto ✂️ a) a eliminação da competição nas aulas de Educação Física, que gera exclusão dos alunos menos habilidosos. ✂️ b) a promoção da superação coletiva de obstáculos externos ao grupo. ✂️ c) o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. ✂️ d) a maior produtividade por unidade de tempo e melhor qualidade dos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1759Q474436 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir. I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo. II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor. III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e II, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1760Q472195 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEDentre as alternativas abaixo, quais são os critérios que devem ser levados em conta para um bom teste de avaliação física? ✂️ a) Confiabilidade, fidedignidade e estabilidade. ✂️ b) Reprodutibilidade, confiabilidade e objetividade. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Flexibilidade, economia e confiabilidade. ✂️ e) Objetividade, aplicabilidade e validade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1741Q472902 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDESAssinale a alternativa que apresenta patologias associadas à obesidade abdominal: ✂️ a) Diabetes, meningite, sarampo; ✂️ b) Hipertensão, diabetes, cólera; ✂️ c) Resistência insulínica, hipertensão, aterosclerose; ✂️ d) Esquistossomose, resistência insulínica, diabetes; ✂️ e) Aterosclerose, diabetes, úlcera de bauru. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1742Q473933 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESPEntre os fundamentos técnicos da modalidade voleibol, o bloqueio envolve gestos mais requintados e de relativa dificuldade e deve merecer atenção especial no processo de sua iniciação. Os bloqueios evoluíram muito e atualmente são considerados ✂️ a) forte arma de defesa e de ataque. ✂️ b) fundamental nos jogos minivoleibol. ✂️ c) mecanismo utilizado para iniciar uma partida. ✂️ d) recurso para propiciar o rodízio entre os jogadores. ✂️ e) fundamento de ataque realizado sem que os pés percam o contato com o solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1743Q471895 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGONo livro “Metodologia de Ensino da Educação Física” (COLETIVO DE AUTORES, 1992), estão presentes novos procedimentos didáticos e metodológicos com vistas a superar os aspectos conservadores do ensino da educação física na escola visando à interação do aluno à realidade social, com o objetivo de transformá-la. Essa proposta caracteriza- se por um ensino ✂️ a) instrumental. ✂️ b) tematizador. ✂️ c) espontaneísta. ✂️ d) tecnicista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1744Q471641 | Educação FísicaNa prática docente, não há como dividir os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases de acordo com o planejamento do professor (Darido e Souza Jr., 2007). Contudo, ao longo de sua história, a Educação Física priorizou os conteúdos numa dimensão quase que exclusivamente procedimental. Esta dimensão relaciona-se ao: ✂️ a) que se deve saber ✂️ b) como deve ser ✂️ c) conhecer ✂️ d) valorizar ✂️ e) saber fazer Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1745Q471400 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes. A construção de quadras poliesportivas públicas atende, de modo adequado, à demanda social de acesso às atividades conceituadas como de lazer, satisfazendo os interesses de toda a comunidade e humanizando as cidades. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1746Q474228 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. Um dos benefícios agudos do exercício físico em indivíduos com diabetes do tipo 2 é um aumento agudo da captação de glicose não insulino-dependente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1747Q473987 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESPAnalise a seguinte situação: Em uma aula de iniciação esportiva, o professor divide a turma em duplas e em cada dupla um dos alunos estará vendado. Cada dupla fica com posse de uma bola. Os alunos vendados devem seguir as orientações do companheiro de dupla para tentar quicar a bola no chão e recuperá-la; quicar a bola para frente, para trás, para um lado e para o outro; realizar algumas atividades de controle de bola, como passar a bola de uma mão para a outra, jogar para cima e recuperá-la; passar a bola para o colega de dupla; tentar receber a bola do colega de dupla. Depois de um tempo, o professor inverteu os papéis nas duplas. A atividade descrita é comumente utilizada para que os alunos possam imaginar e compreender as características de pessoas com deficiência ✂️ a) cognitiva. ✂️ b) auditiva. ✂️ c) física. ✂️ d) social. ✂️ e) visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1748Q473733 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA noção dos termos de movimento é um dos conhecimentos básicos de anatomia. Marque a opção que especifique o que é a ABDUÇÃO. ✂️ a) Movimento circular de um membro que descreve um cone, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução. ✂️ b) Movimento no plano horizontal, em que a face anterior volta-se para o plano lateral do corpo. ✂️ c) Movimento no plano horizontal afastando-se da linha mediana do corpo. ✂️ d) Movimento no plano frontal, quando um segmento movese para longe da linha central do corpo. ✂️ e) Movimento no plano frontal, a partir de uma posição de abdução de volta à posição anatômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1749Q473492 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityNo processo de aquisição e construção de conhecimento na inter – relação entre a educação da pessoa com DFM (deficiência físico mental) e os aspectos educacionais e sociais, é preciso que o professor possa conhecer e compreender as características das DFM mais comuns. A Paralisia Cerebral é? ✂️ a) Também conhecida como Encéfalopatia crônica não progressiva, em criança ocorre alguma lesão ou anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou durante os primeiros anos de vida, ou seja, no SNC ainda imaturo. ✂️ b) É uma lesão neurológica que advém de qualquer interrupção significativa da circulação sanguínea do cérebro ou em alguma parte do encéfalo. ✂️ c) É uma condição clínica decorrente de distúrbio da circulação do líquido cefalorraquidiano, que protege o SNC, resultando em dilatação ventricular progressiva. ✂️ d) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1750Q472747 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEConsiderando a educação física, em seus aspectos sociais e históricos, com base no funcionalismo, no marxismo, no neomarxismo e no multiculturalismo, julgue os itens que se seguem. No funcionalismo, a educação física é instrumentalista e assume funções compensatória, utilitarista e moralista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1751Q472270 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPECom relação a uma perspectiva cinesiológica do movimento, julgue os próximos itens. Muitos movimentos envolvem tensão nos músculos agonistas e antagonistas. A tensão gerada pelos músculos antagonistas controla a velocidade do movimento e aumenta a estabilidade da articulação na qual o movimento esteja ocorrendo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1752Q472021 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEQuanto à aprendizagem de fundamentos e regras de futebol, julgue os itens que se seguem. Não existirá infração por impedimento se o jogador atacante receber a bola diretamente de um tiro de meta, de um arremesso lateral ou de um tiro de canto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1753Q473841 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoQual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral? ✂️ a) Década de 60. ✂️ b) Década de 50. ✂️ c) Década de 90. ✂️ d) Década de 70. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1754Q473850 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. Na prática de esportes coletivos, o professor realiza a mediação pedagógica, na qual se oportuniza o desenvolvimento de aspectos educativos, atrelado à cooperação e ao trabalho em equipe. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1755Q472852 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses: ✂️ a) Fatores motivacionais: diversão, tornar-se líder e competitividade. ✂️ b) Experimentação de trabalho em grupo e conceito de imagem. ✂️ c) Diversidade de motivação de imagem corporal. ✂️ d) Aquisição de força muscular, aparência e controle de peso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1756Q472091 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEMuitas vezes, o termo desenvolvimento motor é confundido com outros conceitos a ele relacionados, tais como aprendizagem motora, crescimento físico, controle motor e maturação. Julgue os próximos itens, relativos a esses conceitos. O desenvolvimento motor está diretamente relacionado às mudanças funcionais na capacidade de realizar movimentos, mas nem toda mudança funcional do controle motor pode ser atribuída ao desenvolvimento motor. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1757Q838693 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Ensino Fundamental, OMNI, 2021No handebol o tiro livre é ordenado : ✂️ a) Na entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva. ✂️ b) Com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo evadi-la ou mover este pé. ✂️ c) Desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária ✂️ d) Quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1758Q472889 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROOs jogos cooperativos são defendidos como um dos conteúdos ideais a ser objeto das aulas de Educação Física. São motivos que sustentam essa vertente, exceto ✂️ a) a eliminação da competição nas aulas de Educação Física, que gera exclusão dos alunos menos habilidosos. ✂️ b) a promoção da superação coletiva de obstáculos externos ao grupo. ✂️ c) o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. ✂️ d) a maior produtividade por unidade de tempo e melhor qualidade dos resultados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1759Q474436 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGVA respeito do currículo da Educação Física no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir. I. A ênfase que é dada aos conteúdos justifica-se pela falta de clareza do professor acerca do próprio currículo. II. O currículo escolar inclui o método de ensino empregado pelo professor. III. Conteúdos e objetivos são necessários ao processo educativo e podem, por si, dar conta do processo. Está correto o que se afirma em ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e II, apenas. ✂️ e) I e III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1760Q472195 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEDentre as alternativas abaixo, quais são os critérios que devem ser levados em conta para um bom teste de avaliação física? ✂️ a) Confiabilidade, fidedignidade e estabilidade. ✂️ b) Reprodutibilidade, confiabilidade e objetividade. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Flexibilidade, economia e confiabilidade. ✂️ e) Objetividade, aplicabilidade e validade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro