Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1761Q472195 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEDentre as alternativas abaixo, quais são os critérios que devem ser levados em conta para um bom teste de avaliação física? ✂️ a) Confiabilidade, fidedignidade e estabilidade. ✂️ b) Reprodutibilidade, confiabilidade e objetividade. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Flexibilidade, economia e confiabilidade. ✂️ e) Objetividade, aplicabilidade e validade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1762Q472199 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus“Capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantido a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem”. É CORRETO afirmar que Guedes, se refere: ✂️ a) Força física ✂️ b) dade física ✂️ c) Capacidade aeróbica ✂️ d) Aptidão física ✂️ e) Qualidade de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1763Q473744 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCDurante uma avaliação física é necessário alguns equipamentos. Marque a alternativa que corresponde ao seguinte conceito: “é um aparelho de aproximadamente 2,00m x 0,90m com quadrículas nas dimensões de 5 cm de lado de vidro ou acrílico (eventualmente de plástico ou vasado) riscado na vertical e na horizontal”. ✂️ a) Estadiômetro; ✂️ b) Simetrógrafo; ✂️ c) Banco de Wells; ✂️ d) Adipômetro; ✂️ e) Dinamômetro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1764Q472485 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, no que se refere à elaboração de projeto para a realização de um evento esportivo. O projeto para a realização de um evento esportivo que dure somente um dia, como, por exemplo, uma corrida rústica, dispensa a apresentação de cronograma. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1765Q471979 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABA diminuição ou inversão de quaisquer das curvaturas dos segmentos da coluna vertebral é denominada: ✂️ a) costa plana. ✂️ b) lordose. ✂️ c) hiperlordose. ✂️ d) hipercifose ✂️ e) cifose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1766Q473520 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O desenvolvimento motor depende muito mais do processo de amadurecimento do sistema nervoso central, que do acesso às oportunidades de aprendizagem, sendo, portanto, definido geneticamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1767Q471742 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPEPara se organizar um campeonato esportivo, alguns detalhes devem ser analisados em relação à escolha e aplicação dos sistemas de disputa. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Nos torneios disputados em um processo combinado entre eliminatória simples e play-off com cinco partidas e realizado somente na rodada final, é garantida a maior participação de todas as equipes no evento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1768Q472549 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCCom relação ao Eixo Temático - Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem ✂️ a) adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível. ✂️ b) vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos. ✂️ c) conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística. ✂️ d) vivenciar e conhecer as características de cada modalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1769Q472296 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityÉ preciso que os profissionais da área de Educação Física busquem os conhecimentos necessários a fim de poder conter radicalismo, de forma que tanto o jogo quanto o esporte, cada qual com suas especificidades, possam contribuir para a formação e a qualidade de vida dos educandos. Quais métodos devem-se usar para que ocorra um processo de ensino – aprendizagem do esporte: ✂️ a) Adaptação das regras. ✂️ b) Redimensionamento do espaço. ✂️ c) Alteração do número de participantes e composição das equipes. ✂️ d) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1770Q472074 | Educação FísicaPara Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características: ✂️ a) rendimento físico/esportivo; corpo produtivo; adestramento físico ✂️ b) corpo criativo; consciência corporal; rendimento físico/esportivo ✂️ c) rendimento físico/esportivo; corpo criativo; adestramento físico ✂️ d) disciplina moral; adestramento físico; corpo criativo ✂️ e) adestramento físico; consciência crítica; cultura corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1771Q841234 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Mata Grande AL Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Leia as afirmativas a seguir: I. Oficialmente, no handebol, uma equipe consiste em até 8 jogadores. Não mais do que 5 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são suplentes que podem ser remanejados ou substituídos a qualquer momento pelo técnico. Na possibilidade de algum jogador sofrer uma fratura que o impeça de continuar o jogo, o técnico também poderá substituí-lo, se desejar. II. O objetivo do voleibol é fazer a bola passar sobre a rede de modo que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico que pode ser praticado nas modalidades individual, em duplas ou em equipes de até doze jogadores, de acordo com as regras da Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1772Q474434 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN“Essa prova do atletismo pode ser corrida das duas formas: em raias na primeira perna, bem como aquela parte da segunda perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (três curvas em raias) e em raias para a primeira perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (uma curva em raias).” Assinale a alternativa que corresponde corretamente à prova do atletismo descrita. ✂️ a) Maratona. ✂️ b) Corrida de 100 m. ✂️ c) Revezamento 4 x 400 m. ✂️ d) Com obstáculos 2.000 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1773Q474184 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPENo que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. Pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica que praticam atividades físicas regularmente devem ser dispensados do uso da medicação anti-hipertensiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1774Q474187 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017A altura mais usada para o treinamento de altitude com corredores de fundo se situa entre ✂️ a) 1000 a 1500 m, porque essa altitude é suficiente para produzir melhora de desempenho de corrida e a incidência do mal agudo de montanha (MAM) é inexistente. ✂️ b) 2000 a 2500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior nessa altitude e a incidência do MAM é baixa. ✂️ c) 3000 a 3500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior nessa altitude e a incidência do MAM é moderada. ✂️ d) 3500 a 4000 m, porque o estímulo de adaptação é ótimo, compensando a perda de performance, devido à possível incidência MAM na primeira semana. ✂️ e) 4000 a 4500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior quanto maior for a altitude, apesar da grande incidência do MAM. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1775Q473940 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A performance em torno da execução de habilidades motoras e o ganho de condicionamento físico a partir das aulas de educação física constituem parâmetros para a avaliação formal dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1776Q473181 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPENa prestação de socorro a uma pessoa que apresenta um quadro de hipotermia, NÃO se deve: ✂️ a) protegê-la do vento ✂️ b) mantê-la com roupas molhadas ✂️ c) cobri-la ✂️ d) fornecer-lhe bebidas quentes ✂️ e) mantê-la acordada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1777Q471646 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCCEm um planejamento de ensino na escola, a descrição das atividades parece ser a tarefa com a qual o professor se encontra mais familiarizado, ou seja, a tarefa de ✂️ a) selecionar os objetivos a serem atingidos durante a aula. ✂️ b) relacionar os jogos e atividades competitivas a serem utilizados na aula e no cotidiano. ✂️ c) esquematizar as proposições motoras a serem executadas pelos alunos. ✂️ d) discutir com os alunos as tarefas e relacioná-las aos conteúdos teóricos escolhidos. ✂️ e) discutir sobre as regras de cada atividade esportiva selecionada para a aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1778Q225894 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJKunz (2001) apresenta uma proposta didático-pedagógica para a Educação Física escolar, destacando que o conteúdo principal do trabalho nesta área é o movimento humano. O autor refl ete sobre possibilidades de transformações didático-pedagógicas para o ensino de esportes baseando-se na Teoria Crítica para desenvolver uma concepção crítico-emancipatória. De acordo com o autor, esta concepção preconiza, como objetivos primordiais do ensino: ✂️ a) a cultura corporal como linguagem, o desenvolvimento de habilidades motoras e competência social acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ b) o desenvolvimento de autonomia, habilidades motoras e refl exão crítica acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ c) a competência social, a autonomia e as habilidades motoras acompanhadas de uma didática comunicativa ✂️ d) o desenvolvimento de competências motoras e da cultura corporal acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ e) o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva acompanhadas de uma didática comunicativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1779Q473487 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAssinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança. ✂️ a) Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. ✂️ b) Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança. ✂️ c) Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora. ✂️ d) Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1780Q471952 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSA educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LDB, art. 2°) É certo afirmar que compete, prioritariamente, ao professor de Educação Física escolar no ensino fundamental: ✂️ a) contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ✂️ b) contribuir para o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. ✂️ c) efetivar o pleno desenvolvimento do educando e construir o cidadão. ✂️ d) efetivar o pleno desenvolvimento do educando, construir o cidadão e qualificá-lo para o trabalho. ✂️ e) formar o educando, o cidadão e o trabalhador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1761Q472195 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEDentre as alternativas abaixo, quais são os critérios que devem ser levados em conta para um bom teste de avaliação física? ✂️ a) Confiabilidade, fidedignidade e estabilidade. ✂️ b) Reprodutibilidade, confiabilidade e objetividade. ✂️ c) Fidedignidade, validade e objetividade. ✂️ d) Flexibilidade, economia e confiabilidade. ✂️ e) Objetividade, aplicabilidade e validade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1762Q472199 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus“Capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantido a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem”. É CORRETO afirmar que Guedes, se refere: ✂️ a) Força física ✂️ b) dade física ✂️ c) Capacidade aeróbica ✂️ d) Aptidão física ✂️ e) Qualidade de vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1763Q473744 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCDurante uma avaliação física é necessário alguns equipamentos. Marque a alternativa que corresponde ao seguinte conceito: “é um aparelho de aproximadamente 2,00m x 0,90m com quadrículas nas dimensões de 5 cm de lado de vidro ou acrílico (eventualmente de plástico ou vasado) riscado na vertical e na horizontal”. ✂️ a) Estadiômetro; ✂️ b) Simetrógrafo; ✂️ c) Banco de Wells; ✂️ d) Adipômetro; ✂️ e) Dinamômetro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1764Q472485 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPEJulgue os próximos itens, no que se refere à elaboração de projeto para a realização de um evento esportivo. O projeto para a realização de um evento esportivo que dure somente um dia, como, por exemplo, uma corrida rústica, dispensa a apresentação de cronograma. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1765Q471979 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCABA diminuição ou inversão de quaisquer das curvaturas dos segmentos da coluna vertebral é denominada: ✂️ a) costa plana. ✂️ b) lordose. ✂️ c) hiperlordose. ✂️ d) hipercifose ✂️ e) cifose. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1766Q473520 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando a diferença de habilidades observada entre as crianças durante um jogo, julgue os itens a seguir. O desenvolvimento motor depende muito mais do processo de amadurecimento do sistema nervoso central, que do acesso às oportunidades de aprendizagem, sendo, portanto, definido geneticamente. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1767Q471742 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPEPara se organizar um campeonato esportivo, alguns detalhes devem ser analisados em relação à escolha e aplicação dos sistemas de disputa. Com referência a esse assunto, julgue os itens subsequentes. Nos torneios disputados em um processo combinado entre eliminatória simples e play-off com cinco partidas e realizado somente na rodada final, é garantida a maior participação de todas as equipes no evento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1768Q472549 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCCCom relação ao Eixo Temático - Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem ✂️ a) adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível. ✂️ b) vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos. ✂️ c) conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística. ✂️ d) vivenciar e conhecer as características de cada modalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1769Q472296 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityÉ preciso que os profissionais da área de Educação Física busquem os conhecimentos necessários a fim de poder conter radicalismo, de forma que tanto o jogo quanto o esporte, cada qual com suas especificidades, possam contribuir para a formação e a qualidade de vida dos educandos. Quais métodos devem-se usar para que ocorra um processo de ensino – aprendizagem do esporte: ✂️ a) Adaptação das regras. ✂️ b) Redimensionamento do espaço. ✂️ c) Alteração do número de participantes e composição das equipes. ✂️ d) Todas as alternativas estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1770Q472074 | Educação FísicaPara Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características: ✂️ a) rendimento físico/esportivo; corpo produtivo; adestramento físico ✂️ b) corpo criativo; consciência corporal; rendimento físico/esportivo ✂️ c) rendimento físico/esportivo; corpo criativo; adestramento físico ✂️ d) disciplina moral; adestramento físico; corpo criativo ✂️ e) adestramento físico; consciência crítica; cultura corporal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1771Q841234 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Mata Grande AL Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020Leia as afirmativas a seguir: I. Oficialmente, no handebol, uma equipe consiste em até 8 jogadores. Não mais do que 5 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são suplentes que podem ser remanejados ou substituídos a qualquer momento pelo técnico. Na possibilidade de algum jogador sofrer uma fratura que o impeça de continuar o jogo, o técnico também poderá substituí-lo, se desejar. II. O objetivo do voleibol é fazer a bola passar sobre a rede de modo que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico que pode ser praticado nas modalidades individual, em duplas ou em equipes de até doze jogadores, de acordo com as regras da Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1772Q474434 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN“Essa prova do atletismo pode ser corrida das duas formas: em raias na primeira perna, bem como aquela parte da segunda perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (três curvas em raias) e em raias para a primeira perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (uma curva em raias).” Assinale a alternativa que corresponde corretamente à prova do atletismo descrita. ✂️ a) Maratona. ✂️ b) Corrida de 100 m. ✂️ c) Revezamento 4 x 400 m. ✂️ d) Com obstáculos 2.000 m. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1773Q474184 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPENo que diz respeito a aspectos relacionados a atividade física, saúde e aptidão física, julgue os itens a seguir. Pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica que praticam atividades físicas regularmente devem ser dispensados do uso da medicação anti-hipertensiva. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1774Q474187 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017A altura mais usada para o treinamento de altitude com corredores de fundo se situa entre ✂️ a) 1000 a 1500 m, porque essa altitude é suficiente para produzir melhora de desempenho de corrida e a incidência do mal agudo de montanha (MAM) é inexistente. ✂️ b) 2000 a 2500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior nessa altitude e a incidência do MAM é baixa. ✂️ c) 3000 a 3500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior nessa altitude e a incidência do MAM é moderada. ✂️ d) 3500 a 4000 m, porque o estímulo de adaptação é ótimo, compensando a perda de performance, devido à possível incidência MAM na primeira semana. ✂️ e) 4000 a 4500 m, porque o efeito da hipoxia sobre o desempenho de corrida é maior quanto maior for a altitude, apesar da grande incidência do MAM. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1775Q473940 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A performance em torno da execução de habilidades motoras e o ganho de condicionamento físico a partir das aulas de educação física constituem parâmetros para a avaliação formal dos alunos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1776Q473181 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPENa prestação de socorro a uma pessoa que apresenta um quadro de hipotermia, NÃO se deve: ✂️ a) protegê-la do vento ✂️ b) mantê-la com roupas molhadas ✂️ c) cobri-la ✂️ d) fornecer-lhe bebidas quentes ✂️ e) mantê-la acordada Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1777Q471646 | Educação Física, Professor II, SEE SP, FCCEm um planejamento de ensino na escola, a descrição das atividades parece ser a tarefa com a qual o professor se encontra mais familiarizado, ou seja, a tarefa de ✂️ a) selecionar os objetivos a serem atingidos durante a aula. ✂️ b) relacionar os jogos e atividades competitivas a serem utilizados na aula e no cotidiano. ✂️ c) esquematizar as proposições motoras a serem executadas pelos alunos. ✂️ d) discutir com os alunos as tarefas e relacioná-las aos conteúdos teóricos escolhidos. ✂️ e) discutir sobre as regras de cada atividade esportiva selecionada para a aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1778Q225894 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJKunz (2001) apresenta uma proposta didático-pedagógica para a Educação Física escolar, destacando que o conteúdo principal do trabalho nesta área é o movimento humano. O autor refl ete sobre possibilidades de transformações didático-pedagógicas para o ensino de esportes baseando-se na Teoria Crítica para desenvolver uma concepção crítico-emancipatória. De acordo com o autor, esta concepção preconiza, como objetivos primordiais do ensino: ✂️ a) a cultura corporal como linguagem, o desenvolvimento de habilidades motoras e competência social acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ b) o desenvolvimento de autonomia, habilidades motoras e refl exão crítica acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ c) a competência social, a autonomia e as habilidades motoras acompanhadas de uma didática comunicativa ✂️ d) o desenvolvimento de competências motoras e da cultura corporal acompanhados de uma didática comunicativa ✂️ e) o desenvolvimento de competências como a autonomia, a competência social e a competência objetiva acompanhadas de uma didática comunicativa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1779Q473487 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROAssinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança. ✂️ a) Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. ✂️ b) Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança. ✂️ c) Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora. ✂️ d) Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1780Q471952 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESSA educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LDB, art. 2°) É certo afirmar que compete, prioritariamente, ao professor de Educação Física escolar no ensino fundamental: ✂️ a) contribuir para o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. ✂️ b) contribuir para o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. ✂️ c) efetivar o pleno desenvolvimento do educando e construir o cidadão. ✂️ d) efetivar o pleno desenvolvimento do educando, construir o cidadão e qualificá-lo para o trabalho. ✂️ e) formar o educando, o cidadão e o trabalhador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro