Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q835656 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

As lutas podem ser definidas como práticas corporais com importância histórica e social, com objetivos voltados à oposição de ações entre indivíduos, nas quais o foco está no corpo da outra pessoa e as ações são de caráter simultâneo e imprevisível, surgindo algumas características dessas práticas a respeito do foco no oponente, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q472380 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Os dois processos fundamentais do desenvolvimento motor, de diversificação e de complexidade do comportamento, podem ser exemplificados, respectivamente, nas seguintes ações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q846752 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

É a avaliação física que determina a importância ou valor da informação coletada nos testes e nas medidas, indicando se os objetivos estão ou não sendo atingidos e se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Com relação ao tema, julgue os itens subsecutivos. I- Avaliação Somativa é a soma de todas as avaliações ao final de um período, (um ano ou dois), tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo. II- Avaliação Diagnóstica é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses. III- Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do mesmo, mostra seus pontos fortes e fracos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q28743 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

O uso de gráficos de percentil de crescimento físico é especialmente útil para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q183886 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Os conteúdos da Educação Física envolvem jogos, esportes, ginásticas, lutas, atividades rítmicas, expressivas e conhecimentos sobre o corpo. Esses blocos de conteúdos possuem dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais. No caso específico da Educação Física, os conteúdos se relacionam com o saber fazer, o saber sobre o saber fazer, e o ser.

Diante dessas premissas, o planejamento de ensino de Educação Física deve ter sua organização pautada em aulas que sejam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q144241 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q837083 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Sobre à importância do lazer, no espaço pedagógico assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q472606 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q181539 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Física, considera-se que as atividades físicas, recreativas e esportivas compõem o direito dos indivíduos conhecerem de terem acesso às manifestações e expressões culturais que constituem a tradição da Educação Física, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Dessa maneira, o professor pode utilizar o esporte aliado a manifestações e expressões culturais do movimento humano, além de atender a outros objetivos decorrentes da prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Com base no texto acima, avalie as afirmativas a seguir.

I. O professor deve, durante as práticas esportivas de competição na escola, orientar os alunos e torcedores a se manifestarem de forma respeitosa e solidária.

II. Para o desenvolvimento de manifestações e expressões culturais em uma aula de voleibol na escola, o professor deve dividir o grupo em pequenas rodas, distribuir o material esportivo e deixar os alunos sozinhos, para que eles a mantenham a interação e desenvolvam a aprendizagem da cultura corporal sem intervenção pedagógica.

III. Nos dias chuvosos, quando não se pode utilizar as quadras, os jogos de tabuleiro tornam-se opções para atividades pedagógicas, durante as quais o professor pode utilizar brincadeiras para orientação e compreensão das regras da sociedade e para a promoção da atividade infantil, do pensamento e da liberdade.

IV. Por meio do esporte na escola, o professor pode intervir pedagogicamente junto aos alunos, para que a competitividade nunca ultrapasse os direitos essenciais de cada ser humano, a liberdade individual e a integridade física.

V. O professor deve promover atividades físicas, recreativas e esportivas, para estimular a importância da competitividade e da necessidade de ganhar nos jogos, pois esses interesses são fundamentais na ascensão profissional dos alunos.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q842288 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Dos fundamentos do Hóquei sobre grama, considere a alternativa que descreve, corretamente, a postura do corpo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q471704 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Na abordagem crítico-superadora os conteúdos que indicam temáticas da cultura corporal são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q472973 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

O ato de receber a bola no handebol (recepção) é um fundamento de muita importância. Sobre ele, é verdadeiro afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q471879 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Ao desenvolver a noção de regras do jogo de futebol, Ferraz observou que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q142388 | Educação Física, Atividade Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Ao ministrar atividades físicas para idosos, o professor deve procurar desenvolver ações que facilitem a aprendizagem e a aquisição de padrões de movimento. Com esses objetivo, o professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q141984 | Educação Física, Ginastica laboral, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Quando se estuda ginástica laboral um dos termos mais utilizados é o conhecido DORT, que significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q474034 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Cineantropometria é a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais de tamanho, forma, proporcionalidade, composição e desempenho, com a finalidade de entender os processos relacionados a crescimento, exercício físico, estado nutricional e rendimento esportivo. No que se refere à cineantropometria, julgue os itens seguintes. Em cineantropometria, objetividade diz respeito ao grau de concordância dos resultados de um teste realizado mais de uma vez por um mesmo avaliador, enquanto fidedignidade diz respeito ao grau de concordância dos resultados de um teste realizado mais de uma vez por diferentes avaliadores.
  1. ✂️
  2. ✂️

197Q473998 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A postura é um fator importante para evitar as dores musculares e articulares. Situações no dia a dia podem evitar diversos fatores que podem gerar lesões ou desvios que, juntamente com a dor, propiciarão desconfortos e problemas futuros.

A má postura pode ser evitada com simples atitudes como, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q474013 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“A cultura _____________ é uma manifestação que engloba alguns elementos como o break, que é a dança, o rap, que é a música, o grafite, que é a arte gráfica ou desenhos, o MC ou mestre de cerimônia, o animador das festas e finalmente o DJ, que elabora o som característico dessas festas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q474147 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Para a realização de uma atividade física, em especial um exercício aeróbico, é imprescindível a monitoração da frequência cardíaca. Uma das equações mais utilizadas, para determinar a frequência cardíaca máxima (FCmáx), é FCmáx = 220 - idade (bpm). Considerando-se uma atividade cardiorrespiratória (aeróbia), a FCmáx para um individuo do sexo masculino, de 22 anos de idade, e os respectivos limites de controle para 60%, 70% e 80% da FCmáx, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.