Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1801Q472057 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Avaliação em educação física é um processo de levantamento de questões e formulação de julgamentos. Como, quando e por que avaliar são pontos cruciais nesse processo, porque indicam ao professor se os elementos de competência, objetivos, conteúdos e estratégias estão coesos com o que foi organizado anteriormente. Nesse sentido, a avaliação em educação física

no âmbito da dimensão procedimental abrange o saber fazer e o conhecimento sobre o domínio desse saber fazer em situações de aplicação desses conteúdos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1802Q473101 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A visão desenvolvimentista da educação física coloca o movimento como o seu objeto de ensino na escola. Nesse sentido, a atividade física e a aptidão física são conteúdos importantes das aulas ministradas pelos professores. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Força muscular, resistência muscular, resistência cardiovascular, flexibilidade e composição corporal são componentes da aptidão física relacionados a desempenho.

  1. ✂️
  2. ✂️

1803Q472623 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A resistência é a capacidade que permite a um atleta sustentar por um longo período de tempo uma atividade física em condições aeróbicas ou anaeróbicas. O treinamento de resistência tem determinados objetivos, que servirão para otimizar o rendimento da atividade esportiva. Dentre os principais, podemos destacar EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1804Q471857 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Segundo Fernandes Filho (2003), o método do somatotipo, de Heath-Carter (1967), é um dos mais utilizados na atualidade, tendo sofrido pequenas alterações em sua concepção inicial, o que lhe conferiu maior validade científica. Entre outras aplicações, o referido método pode ser usado para

I analisar a imagem corporal.

II comparar a forma corporal relativa de mulheres e homens.

III apontar as características das mudanças físicas das pessoas ao longo dos períodos de crescimento, treinamento e envelhecimento.

IV descrever e comparar a forma corporal de esportistas em diferentes níveis de competição.

V estimar quantitativamente a forma corporal e sua composição atual.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1805Q474161 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Para equilibrar sessões de práticas físicas e de repouso, professores utilizam a prática maciça, quando a quantidade de repouso entre as tentativas é mais curta, e a prática distribuída, quando ocorre o oposto. Na aula em que o professor pretende ensinar habilidades novas, as práticas maciças deverão ser usadas quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1806Q474179 | Educação Física, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Até a década de 1980, a prática pedagógica do professor encontrava?se fortemente subsidiada pela didática, por força dos muitos manuais de exercitação que traziam aos professores indicações de procedimentos de ensino.

( ) O movimento renovador da educação física brasileira, iniciado na segunda metade da década de 1980, constitui?se a partir de duas categorias: uma em que são inseridas as propostas de cunho acrítico e outra na qual se inserem as propostas críticas ou progressistas.

( ) Pode?se dizer que a inserção oficial da educação física na escola se deu no ano de 1961, com a Lei nº 4.024/1961 com a implantação da ginástica nas aulas.

( ) A inserção da educação física na escola ocorre fundamentada nos princípios eugenistas e higienistas a partir da perspectiva biologicista, no qual se primava pelo aprimoramento das qualidades físicas e, sobretudo, pela perfeição do físico.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1807Q141126 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

São componentes do condicionamento físico relacionado à saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1808Q474190 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Neira e Nunes (2008) falam de um método dialético para a Educação Física, apresentado por Libaneo (1996) como um caminho para a compreensão da ligação entre a sociedade real e a Educação.

Sobre esse método, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1809Q473197 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1810Q473977 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O movimento pela redemocratização do país, na primeira metade da década de 1980, que culminou com o fim do regime militar, a volta das eleições diretas para presidência da república e a elaboração de uma nova Constituição Federal (CF) encheu de esperança os brasileiros. A nova CF de 1988 es-tabeleceu a educação como um direito social e conduziu os esforços legislativos para a elaboração de uma nova lei sobre a educação que regulasse a oferta desse direito a todos os brasileiros. Assim, a Lei 9.394, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), foi aprovada em 1996. No que diz respeito à Educação Física, as discussões promovidas pelos movimentos reno-vadores da década de 1980 marcaram a elaboração da legislação e levaram a uma nova compreensão que ficou registrada no texto da LDBEN. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa nova compreensão de Educação Física de-terminada pela LDBEN de 1996.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1811Q845956 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Panambi RS Monitor de Atividades Físicas, FUNDATEC, 2020

Em relação ao desenvolvimento psicomotor e seus eixos temáticos, segundo Mattos, as áreas de ação-interferência do movimento sobre o processo de sensação e percepção são denominadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1812Q472208 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Marque a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:

 A ________________ é uma ação que tem como objetivo unir todos os segmentos de uma instituição para que sejam tomadas decisões coletivas acerca do cotidiano da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1813Q474521 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1814Q471469 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com referência ao jogo e suas dimensões recreativa e esportiva, julgue os itens subseqüentes.

Conforme suas características, o jogo surge da criação espontânea, na qual os jogadores têm a liberdade de propor e modificar as regras.
  1. ✂️
  2. ✂️

1816Q473559 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Dentre as afirmativas abaixo, qual delas não corresponde ao processo ensino-aprendizagem das modalidades esportivas (iniciação esportiva)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1817Q474327 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

As aulas práticas de educação física podem ser elaboradas com estratégias de desafios com grau de complexidade crescente, dentro da capacidade de cada faixa etária, neste sentido as situações lúdicas, segundo os Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) são contextos favoráveis de aprendizagem. Desta forma, corroboram com Tubino que afirma o valor do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, pois segundo o autor, este tipo de atividade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1818Q473313 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Associe as colunas relacionando os erros com as formas de correção da marcha atlética. Erros:

1. Perda de contacto com o solo ou “flutuação”, provocando a fase aérea proibida na marcha atlética.

2. Insuficiente movimentação de membros superiores.

3. Flexão do(s) membro(s) inferior(es) ou “desbloqueio”.

4. Movimento do quadril para os lados. Correções:

( ) Realizar o movimento de forma lenta, com passadas curtas, no plano e em aclive, de modo que o marchador possa sentir a total extensão das articulações dos joelhos.

( ) Segurar um bastão em cada uma das mãos e exagerar o movimento dos braços, aumentando a amplitude e a frequência da passada.

( ) Realizar o movimento de forma mais lenta, dando ênfase aos movimentos do quadril, em boa sincronia com os ombros, para garantir que isso aconteça.

( ) Andar sobre uma linha reta, com um colega monitorando o movimento do quadril com dois bastões colocados na lateral da pelve do marchador.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1819Q471528 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Escolha a alternativa que melhor complementa a ideia:

O professor deve participar do processo de avaliação educacional do aluno com deficiência físico e/ ou motora (DFM) por que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1820Q471794 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O saltar corda sozinho é considerado uma frase motora porque combina os três elementos básicos de movimentos rudimentares: a estabilidade refere-se a manter o equilíbrio durante o salto e a aterrissagem; a locomoção corresponde ao ato de saltar e a manipulação refere-se ao ato de girar a corda.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.