Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q471794 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

O saltar corda sozinho é considerado uma frase motora porque combina os três elementos básicos de movimentos rudimentares: a estabilidade refere-se a manter o equilíbrio durante o salto e a aterrissagem; a locomoção corresponde ao ato de saltar e a manipulação refere-se ao ato de girar a corda.

  1. ✂️
  2. ✂️

1822Q471849 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Para que o alcance dos objetivos do ensino da Educação Física na escola seja concretizado, várias medidas devem ser consideradas. De grande relevância nesse processo é a articulação entre objetivos traçados e conteúdos selecionados. São critérios de seleção de conteúdos coerentes com a articulação mencionada acima, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1823Q472393 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Nos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando

as crianças são provocadas ao sucesso durante o desenrolar do jogo e se tornam capazes de utilizar estratégias e habilidades motoras necessárias para jogar com êxito.

  1. ✂️
  2. ✂️

1824Q225098 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afi rmar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1825Q471374 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Um grupo de alunos portadores de Síndrome de Down apresenta instabilidade na região cervical. grupo está submetido a atividades físicas em conjunto. Que tipo de atividades o professor de Educação Física desse grupo deve evitar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1826Q471389 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens.

Na educação física escolar, o professor deve priorizar o saber dançar, diversificando as várias formas de dança, tais como as folclóricas e étnicas, sem se preocupar contudo com o aspecto cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

1827Q473441 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Observe a seguinte citação de Paes (2001): "É comum a Educação Física na escola ser compreendida como uma prática esportiva e vice-versa. A partir das décadas de 60 e 70, a Educação Física e o esporte se confundem; essa situação se instalou em função de uma pedagogia..." E Betti (1991), completa: "Esse período marcou uma ascensão do esporte e a inclusão do binômio Educação Física /Esporte na planificação estratégica do governo". Os autores se referem à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1828Q471913 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Marque a alternativa que indica corretamente o objeto de estudo e sua respectiva abordagem em Educação Física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1829Q472200 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️

1830Q472719 | Educação Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJ

Em um dia pela manhã, uma esfera de cortiça flutua na água contida em um recipiente. Estando ambas a temperatura ambiente (20 oC), o volume da parte da esfera submersa na água é V. Ao meio-dia, estando ambas a nova temperatura ambiente (30 oC), a esfera continua a flutuar na água, sendo o volume da parte submersa V`. Os volumes V e V` da parte da esfera submersa na água são tais que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1831Q474003 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de propor o abandono do esporte enquanto conteúdo, mas sim de redimensioná-lo a fim de que possa também contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, ciente de sua possível participação no processo de transformação social. Essa ideia é notável nas propostas do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1832Q473748 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Darido (2003) considera que a proposta de Educação Física construtivista trata a criança como sujeito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1833Q472469 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

“Abordagem pedagógica da educação física que tem como objetivo trabalhar o mundo do movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação. Tem, como enfoque metodológico, o desenvolvimento das ações norteadas pelo professor através de ações problematizadoras.” Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1834Q843425 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

No voleibol indoor, a Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1835Q474536 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. A dança é um conteúdo interdisciplinar, portanto deve ser trabalhado no currículo da educação artística, haja vista que o foco da educação física é desenvolver a aptidão física dos estudantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1836Q472493 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Sousa e Altmann (1999), no texto Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar, destacam a importância da intervenção docente visando evitar a exclusão do grupo feminino da prática esportiva e dos jogos. É comum que os professores optem por adaptar as regras, no entanto, mesmo com essas adaptações ocorrem exclusões que são decorrentes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1837Q474310 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Quanto a elaboração ou formulação de objetivos para um plano de ensino, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1838Q472263 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Com relação à Inclusão nas aulas de Educação Física, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1839Q472010 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.

Diferentemente dos carboidratos, que podem ser queimados tanto de forma aeróbica quanto anaeróbica, as gorduras só podem ser queimadas aerobicamente, ou seja, na presença de oxigênio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1840Q472522 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao cerimonial em aberturas de eventos esportivos, julgue os itens seguintes. No anúncio de autoridades em um evento, deve-se ater aos pronomes de tratamento adequados, como o utilizado para um reitor de uma universidade, que deve ser Vossa Excelência.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.