Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1821Q471794 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEPara a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O saltar corda sozinho é considerado uma frase motora porque combina os três elementos básicos de movimentos rudimentares: a estabilidade refere-se a manter o equilíbrio durante o salto e a aterrissagem; a locomoção corresponde ao ato de saltar e a manipulação refere-se ao ato de girar a corda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1822Q471849 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTECPara que o alcance dos objetivos do ensino da Educação Física na escola seja concretizado, várias medidas devem ser consideradas. De grande relevância nesse processo é a articulação entre objetivos traçados e conteúdos selecionados. São critérios de seleção de conteúdos coerentes com a articulação mencionada acima, EXCETO ✂️ a) Diferenciação por sexo. ✂️ b) Características da própria área do conhecimento. ✂️ c) Relevância social. ✂️ d) Características dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1823Q472393 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPENos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando as crianças são provocadas ao sucesso durante o desenrolar do jogo e se tornam capazes de utilizar estratégias e habilidades motoras necessárias para jogar com êxito. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1824Q225098 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJSegundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afi rmar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são: ✂️ a) sociológico, educacional, psicológico, antropológico, folclórico e filosófico ✂️ b) corporal, psicológico, cultural, histórico e conceitual ✂️ c) lúdico, pacificador, congregador e religioso ✂️ d) cooperativo, educacional, ético, fraterno e solidário ✂️ e) psicológico, fi losófi co, corporal, persuasivo, instrucional e hierárquico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1825Q471374 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm grupo de alunos portadores de Síndrome de Down apresenta instabilidade na região cervical. grupo está submetido a atividades físicas em conjunto. Que tipo de atividades o professor de Educação Física desse grupo deve evitar? ✂️ a) Caminhadas ✂️ b) Corridas ✂️ c) Arremessos ✂️ d) Rolamentos ✂️ e) Deslocamentos em quatro apoios Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1826Q471389 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens. Na educação física escolar, o professor deve priorizar o saber dançar, diversificando as várias formas de dança, tais como as folclóricas e étnicas, sem se preocupar contudo com o aspecto cultural. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1827Q473441 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADObserve a seguinte citação de Paes (2001): "É comum a Educação Física na escola ser compreendida como uma prática esportiva e vice-versa. A partir das décadas de 60 e 70, a Educação Física e o esporte se confundem; essa situação se instalou em função de uma pedagogia..." E Betti (1991), completa: "Esse período marcou uma ascensão do esporte e a inclusão do binômio Educação Física /Esporte na planificação estratégica do governo". Os autores se referem à: ✂️ a) Pedagogia tecnicista. ✂️ b) Pedagogia esportiva. ✂️ c) Pedagogia higienista ✂️ d) Pedagogia tradicional. ✂️ e) Pedagogia construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1828Q471913 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADMarque a alternativa que indica corretamente o objeto de estudo e sua respectiva abordagem em Educação Física. ✂️ a) Cultura corporal – promoção da saúde ✂️ b) Cultura física – sociológica. ✂️ c) Cultura de movimento – desenvolvimentista. ✂️ d) Cultura física – promoção da saúde ✂️ e) Cultura corporal – construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1829Q472200 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1830Q472719 | Educação Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJEm um dia pela manhã, uma esfera de cortiça flutua na água contida em um recipiente. Estando ambas a temperatura ambiente (20 oC), o volume da parte da esfera submersa na água é V. Ao meio-dia, estando ambas a nova temperatura ambiente (30 oC), a esfera continua a flutuar na água, sendo o volume da parte submersa V`. Os volumes V e V` da parte da esfera submersa na água são tais que: ✂️ a) V` > V, pois a densidade da água sofreu um decréscimo ✂️ b) V` = V, pois o empuxo sobre a esfera não se alterou ✂️ c) V` = V, pois o decréscimo na densidade da água é compensado pelo acréscimo no volume da esfera ✂️ d) V` < V, pois a densidade da cortiça sofreu um decréscimo e, consequentemente, seu peso ficou menor ✂️ e) V` > V, pois a densidade da cortiça sofreu um decréscimo maior do que a densidade da água Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1831Q474003 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de propor o abandono do esporte enquanto conteúdo, mas sim de redimensioná-lo a fim de que possa também contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, ciente de sua possível participação no processo de transformação social. Essa ideia é notável nas propostas do(a): ✂️ a) paradigma da aptidão física; ✂️ b) pedagogia da cultura corporal; ✂️ c) paradigma do cidadão consciente; ✂️ d) princípio da psicomotricidade; ✂️ e) pedagogia do esporte ativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1832Q473748 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIODarido (2003) considera que a proposta de Educação Física construtivista trata a criança como sujeito ✂️ a) portador de experiências, independente do processo formal de ensino. ✂️ b) portador de dependências pedagógicas para seu amadurecimento cultural. ✂️ c) desprovido de cultura até sofrer uma intervenção pedagógica formal. ✂️ d) que necessita de avaliação funcional antes de qualquer busca de performance. ✂️ e) que pode ser entendido exclusivamente à luz dos estágios maturacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1833Q472469 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN“Abordagem pedagógica da educação física que tem como objetivo trabalhar o mundo do movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação. Tem, como enfoque metodológico, o desenvolvimento das ações norteadas pelo professor através de ações problematizadoras.” Trata-se de ✂️ a) saúde renovada. ✂️ b) crítico-superadora. ✂️ c) concepções abertas. ✂️ d) crítico-emancipatória. ✂️ e) construtivista interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1834Q843425 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No voleibol indoor, a Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão: ✂️ a) Da linha de ataque até a linha de fundo. ✂️ b) Da linha de ataque até a linha de defesa. ✂️ c) Da linha de defesa até a linha de fundo. ✂️ d) Da linha de ataque até a linha de 3 metros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1835Q474536 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. A dança é um conteúdo interdisciplinar, portanto deve ser trabalhado no currículo da educação artística, haja vista que o foco da educação física é desenvolver a aptidão física dos estudantes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1836Q472493 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPSousa e Altmann (1999), no texto Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar, destacam a importância da intervenção docente visando evitar a exclusão do grupo feminino da prática esportiva e dos jogos. É comum que os professores optem por adaptar as regras, no entanto, mesmo com essas adaptações ocorrem exclusões que são decorrentes ✂️ a) da ausência de interesse do grupo masculino em participar das atividades adaptadas. ✂️ b) da ausência de interesse do próprio grupo feminino em praticar uma modalidade esportiva com regras adaptadas. ✂️ c) do preconceito das meninas em jogar com os meninos por pensarem que certas modalidades esportivas devem ser exclusivas deles. ✂️ d) do preconceito do grupo masculino em jogar com o grupo feminino, pois as adaptações das regras impedem as suas possibilidades de sucesso na atividade. ✂️ e) da quebra da dinâmica de jogo, sendo as meninas consideradas culpadas por isso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1837Q474310 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018Quanto a elaboração ou formulação de objetivos para um plano de ensino, é correto afirmar que: ✂️ a) É uma atividade que consiste em descrever o que já foi assimilado pelo aluno. ✂️ b) É um exercício meramente burocrático, sem intenção com expectativas de rendimento. ✂️ c) Os objetivos devem seguir a capacidade individual do professor. ✂️ d) Os objetivos devem ser realista, expressar resultados de aprendizagem realmente possíveis de serem alcançados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1838Q472263 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRCom relação à Inclusão nas aulas de Educação Física, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Entende-se que inclusão é somente do deficiente físico, que é amplamente discriminado pela sociedade. ✂️ b) Para a Educação Física Inclusiva, há uma caracterização de deficientes e não deficientes, desconsiderando uma análise das diferenças individuais. ✂️ c) O conceito mais amplo de inclusão – traduzido como educação para todos – abarca todas as diferenças dos indivíduos, de gênero, etnia, cultura, classe social e outra. A garantia de acesso e permanência na escola são fatores altamente inclusivos. ✂️ d) O profissional de Educação Física não tem como participar do processo de inclusão de maneira efetiva, pois, lidar com as diferenças dos discentes nas aulas de Educação Física é muito complexo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1839Q472010 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEConsiderando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens. Diferentemente dos carboidratos, que podem ser queimados tanto de forma aeróbica quanto anaeróbica, as gorduras só podem ser queimadas aerobicamente, ou seja, na presença de oxigênio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1840Q472522 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPECom relação ao cerimonial em aberturas de eventos esportivos, julgue os itens seguintes. No anúncio de autoridades em um evento, deve-se ater aos pronomes de tratamento adequados, como o utilizado para um reitor de uma universidade, que deve ser Vossa Excelência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1821Q471794 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEPara a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O saltar corda sozinho é considerado uma frase motora porque combina os três elementos básicos de movimentos rudimentares: a estabilidade refere-se a manter o equilíbrio durante o salto e a aterrissagem; a locomoção corresponde ao ato de saltar e a manipulação refere-se ao ato de girar a corda. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1822Q471849 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Patis MG, COTECPara que o alcance dos objetivos do ensino da Educação Física na escola seja concretizado, várias medidas devem ser consideradas. De grande relevância nesse processo é a articulação entre objetivos traçados e conteúdos selecionados. São critérios de seleção de conteúdos coerentes com a articulação mencionada acima, EXCETO ✂️ a) Diferenciação por sexo. ✂️ b) Características da própria área do conhecimento. ✂️ c) Relevância social. ✂️ d) Características dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1823Q472393 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPENos jogos que integram a educação física infantil, a criança se envolve com atividades de natureza lúdica, prazerosa e intrinsecamente significante e, ao mesmo tempo, desenvolve um conjunto de habilidades sociais e motoras. Na educação física infantil, o jogo é educacional quando as crianças são provocadas ao sucesso durante o desenrolar do jogo e se tornam capazes de utilizar estratégias e habilidades motoras necessárias para jogar com êxito. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1824Q225098 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJSegundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afi rmar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são: ✂️ a) sociológico, educacional, psicológico, antropológico, folclórico e filosófico ✂️ b) corporal, psicológico, cultural, histórico e conceitual ✂️ c) lúdico, pacificador, congregador e religioso ✂️ d) cooperativo, educacional, ético, fraterno e solidário ✂️ e) psicológico, fi losófi co, corporal, persuasivo, instrucional e hierárquico Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1825Q471374 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPEUm grupo de alunos portadores de Síndrome de Down apresenta instabilidade na região cervical. grupo está submetido a atividades físicas em conjunto. Que tipo de atividades o professor de Educação Física desse grupo deve evitar? ✂️ a) Caminhadas ✂️ b) Corridas ✂️ c) Arremessos ✂️ d) Rolamentos ✂️ e) Deslocamentos em quatro apoios Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1826Q471389 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPEConsiderando que a dança é uma manifestação da cultura humana e que deve, na escola, fazer parte do conteúdo da educação física, julgue os seguintes itens. Na educação física escolar, o professor deve priorizar o saber dançar, diversificando as várias formas de dança, tais como as folclóricas e étnicas, sem se preocupar contudo com o aspecto cultural. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1827Q473441 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADObserve a seguinte citação de Paes (2001): "É comum a Educação Física na escola ser compreendida como uma prática esportiva e vice-versa. A partir das décadas de 60 e 70, a Educação Física e o esporte se confundem; essa situação se instalou em função de uma pedagogia..." E Betti (1991), completa: "Esse período marcou uma ascensão do esporte e a inclusão do binômio Educação Física /Esporte na planificação estratégica do governo". Os autores se referem à: ✂️ a) Pedagogia tecnicista. ✂️ b) Pedagogia esportiva. ✂️ c) Pedagogia higienista ✂️ d) Pedagogia tradicional. ✂️ e) Pedagogia construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1828Q471913 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADMarque a alternativa que indica corretamente o objeto de estudo e sua respectiva abordagem em Educação Física. ✂️ a) Cultura corporal – promoção da saúde ✂️ b) Cultura física – sociológica. ✂️ c) Cultura de movimento – desenvolvimentista. ✂️ d) Cultura física – promoção da saúde ✂️ e) Cultura corporal – construtivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1829Q472200 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. Ao ser criticado por um pai, por não ter atendido os interesses das crianças, o professor mostrou-lhe que o levantamento de expectativas contribui para identificar conflitos entre aspectos individuais e coletivos, que muitas vezes exigem o enfrentamento crítico das demandas apresentadas pelas crianças. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1830Q472719 | Educação Física, Professor, SEDUC RJ, CEPERJEm um dia pela manhã, uma esfera de cortiça flutua na água contida em um recipiente. Estando ambas a temperatura ambiente (20 oC), o volume da parte da esfera submersa na água é V. Ao meio-dia, estando ambas a nova temperatura ambiente (30 oC), a esfera continua a flutuar na água, sendo o volume da parte submersa V`. Os volumes V e V` da parte da esfera submersa na água são tais que: ✂️ a) V` > V, pois a densidade da água sofreu um decréscimo ✂️ b) V` = V, pois o empuxo sobre a esfera não se alterou ✂️ c) V` = V, pois o decréscimo na densidade da água é compensado pelo acréscimo no volume da esfera ✂️ d) V` < V, pois a densidade da cortiça sofreu um decréscimo e, consequentemente, seu peso ficou menor ✂️ e) V` > V, pois a densidade da cortiça sofreu um decréscimo maior do que a densidade da água Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1831Q474003 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de propor o abandono do esporte enquanto conteúdo, mas sim de redimensioná-lo a fim de que possa também contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, ciente de sua possível participação no processo de transformação social. Essa ideia é notável nas propostas do(a): ✂️ a) paradigma da aptidão física; ✂️ b) pedagogia da cultura corporal; ✂️ c) paradigma do cidadão consciente; ✂️ d) princípio da psicomotricidade; ✂️ e) pedagogia do esporte ativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1832Q473748 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIODarido (2003) considera que a proposta de Educação Física construtivista trata a criança como sujeito ✂️ a) portador de experiências, independente do processo formal de ensino. ✂️ b) portador de dependências pedagógicas para seu amadurecimento cultural. ✂️ c) desprovido de cultura até sofrer uma intervenção pedagógica formal. ✂️ d) que necessita de avaliação funcional antes de qualquer busca de performance. ✂️ e) que pode ser entendido exclusivamente à luz dos estágios maturacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1833Q472469 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN“Abordagem pedagógica da educação física que tem como objetivo trabalhar o mundo do movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação. Tem, como enfoque metodológico, o desenvolvimento das ações norteadas pelo professor através de ações problematizadoras.” Trata-se de ✂️ a) saúde renovada. ✂️ b) crítico-superadora. ✂️ c) concepções abertas. ✂️ d) crítico-emancipatória. ✂️ e) construtivista interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1834Q843425 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No voleibol indoor, a Zona de Troca do Líbero é a parte da zona livre no lado do banco das equipes, limitada pela extensão: ✂️ a) Da linha de ataque até a linha de fundo. ✂️ b) Da linha de ataque até a linha de defesa. ✂️ c) Da linha de defesa até a linha de fundo. ✂️ d) Da linha de ataque até a linha de 3 metros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1835Q474536 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. A dança é um conteúdo interdisciplinar, portanto deve ser trabalhado no currículo da educação artística, haja vista que o foco da educação física é desenvolver a aptidão física dos estudantes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1836Q472493 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESPSousa e Altmann (1999), no texto Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar, destacam a importância da intervenção docente visando evitar a exclusão do grupo feminino da prática esportiva e dos jogos. É comum que os professores optem por adaptar as regras, no entanto, mesmo com essas adaptações ocorrem exclusões que são decorrentes ✂️ a) da ausência de interesse do grupo masculino em participar das atividades adaptadas. ✂️ b) da ausência de interesse do próprio grupo feminino em praticar uma modalidade esportiva com regras adaptadas. ✂️ c) do preconceito das meninas em jogar com os meninos por pensarem que certas modalidades esportivas devem ser exclusivas deles. ✂️ d) do preconceito do grupo masculino em jogar com o grupo feminino, pois as adaptações das regras impedem as suas possibilidades de sucesso na atividade. ✂️ e) da quebra da dinâmica de jogo, sendo as meninas consideradas culpadas por isso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1837Q474310 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018Quanto a elaboração ou formulação de objetivos para um plano de ensino, é correto afirmar que: ✂️ a) É uma atividade que consiste em descrever o que já foi assimilado pelo aluno. ✂️ b) É um exercício meramente burocrático, sem intenção com expectativas de rendimento. ✂️ c) Os objetivos devem seguir a capacidade individual do professor. ✂️ d) Os objetivos devem ser realista, expressar resultados de aprendizagem realmente possíveis de serem alcançados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1838Q472263 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRCom relação à Inclusão nas aulas de Educação Física, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Entende-se que inclusão é somente do deficiente físico, que é amplamente discriminado pela sociedade. ✂️ b) Para a Educação Física Inclusiva, há uma caracterização de deficientes e não deficientes, desconsiderando uma análise das diferenças individuais. ✂️ c) O conceito mais amplo de inclusão – traduzido como educação para todos – abarca todas as diferenças dos indivíduos, de gênero, etnia, cultura, classe social e outra. A garantia de acesso e permanência na escola são fatores altamente inclusivos. ✂️ d) O profissional de Educação Física não tem como participar do processo de inclusão de maneira efetiva, pois, lidar com as diferenças dos discentes nas aulas de Educação Física é muito complexo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1839Q472010 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEConsiderando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens. Diferentemente dos carboidratos, que podem ser queimados tanto de forma aeróbica quanto anaeróbica, as gorduras só podem ser queimadas aerobicamente, ou seja, na presença de oxigênio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1840Q472522 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPECom relação ao cerimonial em aberturas de eventos esportivos, julgue os itens seguintes. No anúncio de autoridades em um evento, deve-se ater aos pronomes de tratamento adequados, como o utilizado para um reitor de uma universidade, que deve ser Vossa Excelência. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro