Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1861Q472297 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A metodologia dos jogos procura fornecer ao ensino da educação física meios adequados para o desenvolvimento das habilidades da criança. Assinale a opção em que o jogo apresentado é adequado à promoção da socialização e do aprendizado do comportamento tático nos jogos coletivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1862Q473093 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

Na escolha das atividades, após uma fase inicial em que o professor auxilia o aluno na sondagem de aptidões, é imprescindível que esse profissional mantenha a atividade selecionada até o final do ano letivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1863Q473626 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da ginástica brasileira, suas características e finalidades, julgue os itens subseqüentes.

Para a faixa etária acima de 40 anos, a conservação da saúde, o equilíbrio morfofisiológico, a correção postural, o bom humor e o alívio das tensões constituem as finalidades precípuas da ginástica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1864Q472607 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

A pessoa interessada em iniciar um programa de condicionamento físico, deve, antes disso, fazer uma consulta médica para avaliar o seu estado de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

1865Q472405 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca das dimensões metodológicas do jogo, julgue os itens subseqüentes.

O método recreativo do jogo esportivo valoriza os pequenos jogos, visando à adaptação do jogo esportivo às capacidades sociais da faixa etária dos participantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1866Q472952 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

De acordo com a Lei 10.793/03, é facultativa a prática da Educação Física para alunos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1867Q471444 | Educação Física, Técnico Desportivo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que concerne à relação entre população especial e atividade física, julgue os seguintes itens.

Pesquisas recentes acerca da obesidade têm indicado o exercício físico como o procedimento mais efetivo para perda de peso, sendo a continuidade do exercício fundamental para a manutenção do peso a longo prazo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1868Q474534 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações entre atividade física, saúde e programas de intervenção em atividade física, julgue os itens que se seguem. Os objetivos do Programa Academia da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde, incluem o estímulo ao aumento do nível da atividade física da população por meio de estratégias como, por exemplo, a ampliação de espaços públicos para o desenvolvimento das ações do programa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1869Q471466 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

As artes marciais foram se desenvolvendo ao longo do tempo e hoje, nas escolas brasileiras, são pouco incluídas como conteúdo das aulas de educação física.

  1. ✂️
  2. ✂️

1870Q474548 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A energia retirada dos alimentos fica armazenada em células na forma de ATP, um composto de alta energia. As células podem estocar apenas quantidades limitadas de ATP e devem gerar constantemente novo ATP para fornecer energia necessária para todo o metabolismo celular, incluindo a contração muscular. As células podem geram ATP por meio de três rotas metabólicas. Analise as afirmativas acerca das mesmas e assinale a alternativa correta.

I. No sistema ATP-PCr, Pi é separado da PCr por meio da ação da creatina quinase. Então, Pi pode se combinar com ADP para formar ATP, mediante o uso da energia liberada da quebra de PCr. Esse sistema é aeróbio e sua principal função é manter os níveis de ATP. A produção de energia é de 1 mol de PCr.

II. O sistema glicolítico envolve o processo de glicólise, pelo qual ocorre o fracionamento da glicose ou do glicogênio até o acido pirúvico. Quando a glicólise ocorre sem a presença de oxigênio, o ácido pirúvico é convertido em ácido lático. Um mol de glicose produz 2 mols de ATP, mas um mol de glicogênio produz 3 mols de ATP.

III. O sistema oxidativo. Neste processo o corpo ?decompõe? os combustíveis com a ajuda do oxigênio para a geração de energia e desta forma é um processo aeróbio. A produção oxidativa de ATP é feita a partir de carboidratos e gorduras, sendo a produção a partir de proteínas geralmente insignificante. No que diz respeito aos carboidratos envolve três processos: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons. O resultado final é H2O, CO2 e 32 ou 33 moléculas de ATP por molécula de carboidrato.

De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1871Q471748 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Em qual abordagem a ginástica é conteúdo do componente curricular da educação física e o que a justifica como conteúdo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1872Q473049 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Sobre a prática de exercícios físicos, analise as afirmativas abaixo.

I - Os exercícios de efeitos localizados são os mais eficazes para desenvolver a resistência aeróbica.

II - Em exercícios de intensidade moderada e longa duração, as gorduras são utilizadas preferencialmente como fonte de energia.

III - Na elaboração de um programa de exercícios físicos, deve-se conhecer a faixa etária do indivíduo e as modificações que ocorrem nesse período.

IV - Pessoas mais pesadas gastam menos calorias do que pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento corporal.

 V - A monitorização da frequência cardíaca é a forma mais utilizada para quantificar a intensidade do exercício físico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1873Q846566 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A idade cronológica deve ser observada como indicador importante na caracterização de mudanças corporais. II- A idade cronológica deve ser observada como causa na caracterização de mudanças corporais. III- A idade cronológica deve ser observada como elemento principal na caracterização de mudanças corporais.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1874Q473843 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com relação a situações cooperativas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1875Q473592 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A Educação Física brasileira encontra na Capoeira uma atividade rica em movimentos e ritmos. Considerando o seu passado histórico, especialistas recomendam que essa atividade deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1876Q844284 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Além de outros fatores associados, a prática de exercícios pode causar anormalidades durante o ciclo menstrual das mulheres. Diante disso, analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) paras as falsas.
( ) A ingestão calórica inadequada pode interferir no treinamento e pode contribuir para o aparecimento de problemas. ( ) A amenorreia é a ausência de sangramento menstrual, sendo a amenorreia primária o atraso da menarca até os 16 anos. ( ) A dismenorreia caracteriza períodos menstruais dolorosos. ( ) Hipermenorreia é um sangramento uterino excessivo ou prolongado com duração de fluxos regulares. ( ) A oligomenorreia caracteriza-se por ser um ciclo esporádico ou leve.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1877Q474395 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O Basquetebol se constitui em uma modalidade esportiva coletiva disputada por duas equipes composta por cinco jogadores cada, sendo o objetivo deste jogo a realização de pontos por meio de cestas e impedir a consecução destas pelo adversário (Confederação Brasileira de Basquetebol, 2010). Supondo a situação de uma equipe que converteu durante um jogo quinze cestas, com pontuações dentro das três possibilidades de valores, e três delas na forma de lances-livre, assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de pontos obtidos por essa equipe no jogo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1878Q473372 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. A promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas não formais são exemplos de diretrizes da educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️

1879Q839965 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Concernente à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Após as grandes guerras, o modelo norte-americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição à escola tradicional.

II - Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista.

III - Os autores da abordagem desenvolvimentista defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1880Q473389 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Assinale a alternativa que contenha grandes fatores de risco para a saúde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.