Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1881Q473372 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. A promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas não formais são exemplos de diretrizes da educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️

1882Q839965 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

Concernente à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Após as grandes guerras, o modelo norte-americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição à escola tradicional.

II - Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista.

III - Os autores da abordagem desenvolvimentista defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1883Q473389 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Assinale a alternativa que contenha grandes fatores de risco para a saúde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1884Q474191 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

O consumo de oxigênio aumenta à medida que a intensidade do exercício físico aumenta. Assim, para diferentes velocidades de deslocamento, haverá diferentes níveis de oxigênio consumido. Em relação ao assunto abordado e aos conhecimentos associados, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1885Q474454 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O sentido da palavra lazer remete à cultura praticada e vivenciada no tempo disponível.
  1. ✂️
  2. ✂️

1886Q471394 | Educação Física, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

Existem várias formas de sobrecarga mecânica sobre o tecido muscular. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas: 1. A tensão mecânica oriunda da contração prolongada de um grupamento muscular para cumprir uma determinada função que requer força causa bloqueio do fluxo sanguíneo e microlesões por hipoxia e falta de nutrientes. 2. A tensão mecânica sobre alguns tecidos conjuntivos, como os tendões e ligamentos, provoca estiramento e microlesões, que podem ser consideradas pouco relevantes quando comparadas àquelas que ocorrem especificamente no tecido contrátil propriamente dito. 3. As posturas estereotipadas induzem a pressões excessivas sobre alguns tecidos, provocam irritação sobre o tecido nervoso e dependem exclusivamente da força que é exercida. 4. O atrito entre estruturas moles pode desencadear vários sintomas dolorosos. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1887Q473965 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

Todas as modalidades esportivas possuem sistemas de ataque e de defesa. No caso do handebol, o sistema de defesa mais utilizado nos jogos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1888Q471664 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Hoje, embora atividades como a caminhada e a corrida sejam importantes para prevenção de doenças cardiovasculares, o exercício com peso adicional também tem se destacado eficiente neste tipo de benefício

PORQUE

Os estudos têm mostrado que os exercícios com peso adicional podem resultar na redução dos níveis de pressão arterial em repouso, bem como na redução da gordura corporal.

Diante do exposto, pode-se AFIRMAR que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1889Q472696 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de aulas de educação física que o professor pode utilizar ao lidar com pessoas com necessidades especiais.

Nos casos de baixa acuidade visual, deve-se aumentar as dimensões dos objetos e utilizar cores menos contrastantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1890Q473209 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1891Q471964 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETRO

A Educação Física no Brasil passou por várias tendências que estão incorporadas e vivas na didática dos professores atuais, uma delas é a Pedagogicista, que se resume em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1892Q472989 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Autores atuais são unânimes em afirmar que o melhor tipo de esporte a ser praticado na escola, segundo uma visão crítica emancipatória, é o esporte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1893Q474286 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. Redução da frequência cardíaca de repouso, aumento do débito cardíaco máximo e aumento da densidade mitocondrial são exemplos de adaptações crônicas ao treinamento físico aeróbio.
  1. ✂️
  2. ✂️

1894Q474543 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

?Nessa concepção pedagógica da educação física, a aula tem origem numa situação problemática. Por exemplo, criar um jogo com uma situação apresentada pelos alunos na aula ou com um problema resultante da própria aula. O importante é que as soluções não são fixadas anteriormente. Os alunos devem criar, experimentar e avaliar conjuntamente e com a ajuda do professor as várias possibilidades de solução.? A descrição anterior se refere à concepção pedagógica da educação física denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1895Q472028 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

No jogo, a administração do choque de interesses individuais acontece numa atmosfera liberal. A dinâmica do jogo permite a emergência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos. Sua prática, como ação livre, oferece reais oportunidades para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1896Q474340 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O folclore é uma das manifestações mais ricas da cultura popular. As músicas, as danças, as lendas e os mitos do Pará dão a ideia perfeita da magia amazônica e da força vibrante das raízes culturais do homem da região. Neste estado, principalmente em cidades do interior, as lendas e mitos têm uma grande influência sobre o povo, que acredita na veracidade de suas histórias. “Basta um instante conversando com algum morador mais antigo para ser envolvido em uma aura mística.” Sobre as lendas e mitos do estado do Pará, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Caipora.

2. Matinta Perera.

3. Mapinguari.

4. Uirapuru.

( ) É uma pessoa velha vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto. Tem hábitos noturnos, preferindo as noites sem luar. Quando sente a presença de alguém, dá um assobio estridente, dando a impressão de estar gritando o seu próprio nome. O seu aparecimento causa verdadeiro pavor às pessoas. Pode aparecer de diversas formas, transformando-se quase sempre em coruja, apesar de aparecer também na forma de outros animais. Acredita-se que possui poderes sobrenaturais. Seus feitiços são capazes de causar sérios prejuízos às suas vítimas, principalmente com respeito à saúde, causando-lhes fortes dores físicas e até a morte.

( ) É um fantástico ser da mata. Tem o corpo todo coberto de pelos, com a aparência de um enorme macaco. Possui um único olho na testa e uma boca gigantesca que se estende até a barriga. Muito temido entre os caçadores e caboclos do interior do estado, costuma andar pela floresta emitindo gritos semelhantes aos desses homens. Mas se algum deles se aproxima, ataca-o e devora-o começando pela cabeça. Raramente, o caçador consegue sobreviver e, quando escapa, geralmente fica aleijado ou com marcas horríveis pelo corpo.

( ) É o protetor dos animais e plantas da floresta. Sua atividade consiste em espantar os animais para que os caçadores não consigam matá-los. Quando encontra um caçador no mato, ele começa a andar sem rumo certo até que o caçador se perca na floresta, não encontrando mais o caminho de volta para casa. Possui o corpo todo coberto de pelos e é muito rápido, razão pela qual o homem não consegue alcançá-lo. Anda sempre montado em um porco-do-mato e galopa pela floresta cumprindo sua missão. Costuma, também, para desnortear os caçadores, emitir um estridente assobio que causa arrepios de pavor a todos aqueles que o escutam.

( ) Um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Como não poderia se aproximar dela, pediu a Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro vermelho telha, que à noite cantava para sua amada. Porém, foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O pássaro voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o pássaro voltou e cantou para sua amada. Canta sempre esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que este pássaro é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1897Q472062 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Segundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica

elege um modelo de atleta ideal a ser perseguido e compartilha a preocupação mercadológica da revelação de talentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1898Q473887 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma partida de basquetebol, os jogadores Antônio e Bruno, ao saltarem para dominar a bola, chocaram-se no ar e caíram na quadra. Antônio, jogador da equipe A, queixou-se de fortes dores e apresentou deformidade, hematoma, crepitação e incapacidade de movimento no tornozelo esquerdo. Bruno, jogador da equipe B, queixou-se de dores na articulação do joelho direito ao movimentar-se e à palpação, além de apresentar inchaço e vermelhidão.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O procedimento de transporte recomendado para ambos os jogadores é o transporte pelas extremidades.
  1. ✂️
  2. ✂️

1899Q474146 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

As principais variáveis utilizadas para determinação do limiar anaeróbio por meio da ventilação são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1900Q471611 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conteúdos e sua problematização nas aulas de educação física para adolescentes, julgue os itens subseqüentes.

A atribuição ao aluno da competência de decisão quanto aos conteúdos, independentemente do ensino de como usar tal competência, é um requisito essencial do ensino aberto.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.