Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1901Q474146 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

As principais variáveis utilizadas para determinação do limiar anaeróbio por meio da ventilação são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1902Q471611 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conteúdos e sua problematização nas aulas de educação física para adolescentes, julgue os itens subseqüentes.

A atribuição ao aluno da competência de decisão quanto aos conteúdos, independentemente do ensino de como usar tal competência, é um requisito essencial do ensino aberto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1903Q472137 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No Brasil, um tema marcante na área de educação física refere-se ao mito do esporte como meio de ascensão social pelo esforço individual e pelo talento, embasado em exemplos isolados como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Daiane dos Santos. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1904Q474455 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A bioimpedância determina a quantidade total de água corporal, massa magra (ossos, músculos e órgãos) e a real quantidade de massa adiposa (gordura). Esse método identifica a necessidade de perda, ganho ou manutenção do peso corporal, levando em consideração a estrutura óssea do indivíduo.

Com relação aos princípios da bioimpedância, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1905Q472920 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

No âmbito do ensino dos jogos e da iniciação esportiva, recomenda- se a observância do entendimento das regras por parte das crianças. Mais especificamente, essa noção é alcançada, na ótica de Jean Piaget, na fase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1906Q473953 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, são muito utilizados na Educação Física jogos de naturezas diversas. Entre esses, os jogos de estafeta/revezamento são potencialmente motivantes. Todavia, podem ter um problema que o(a) professor(a) deve levar em conta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1907Q473975 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

De acordo com Parks (1998), a gestão esportiva existe sob dois aspectos: em primeiro lugar, como uma área profissional, e, em segundo lugar, como uma área acadêmica de preparação profissional em muitas instituições de ensino superior. O autor afirma ainda que as responsabilidades do profissional habilitado para desempenhar a função de gestor esportivo podem ser divididas em quatro grandes domínios. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1908Q473738 | Educação Física

Ao ministrar uma aula de Educação Física, onde o conteúdo abordado são as posições invertidas com proteção, um aluno de 6ª série, com pouca habilidade motora, recusa-se a participar. O procedimento adequado para situações similares é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1909Q472723 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Atrofia Muscular Espinhal (AME) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1910Q474260 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Atualmente, nos jogos de voleibol, tem um jogador que, de acordo com as regras oficiais da modalidade, tem uma atuação restrita no jogo.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, esse jogador, as posições em que pode jogar na quadra e a descrição correta de sua ação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1911Q472993 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Os eventos esportivos podem apresentar as seguintes características:

I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento.

II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses.

III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização.

IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas.

Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1912Q471719 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Existem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado.

A ginástica de trampolim, que envolve, entre outros, saltos de diversos tipos e piruetas, é uma modalidade olímpica realizada em minitrampolim e em cama elástica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1913Q471751 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

A Lei Nº 9.394/96, em seu artigo 26, parágrafo 3º, estabelece que a Educação Física seja componente curricular da educação básica e integra a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa que completa a idéia deste parágrafo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1914Q473033 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Conceitualmente, segundo Weineck(2000), resistência é a capacidade de o organismo resistir à fadiga, como um todo ou parcialmente.

Para desenvolvermos a capacidade de resistência é importante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1915Q472031 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

Suponha uma situação em que um(a) aluno(a), saudável, numa das primeiras aulas do dia, reclame de tonteira extrema e enjôo por não ter tomado café da manhã, caracterizando um quadro de hipoglicemia,. Nesse caso, o(a) professor(a) de Educação Física, atento à integridade física de seus(uas) alunos(as), idealmente, deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1916Q472546 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A deficiência física e/ou motora pode ter origem congênita, ocorrer durante o parto ou, ainda, ser adquirida no decorrer da vida. Sabendo disso, o professor no processo de inclusão deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1917Q842211 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

A psicomotricidade é uma área do conhecimento humano que estuda a interação entre corpo e mente, o corpo em movimento. Por isso, o movimento é um instrumento essencial no aspecto metodológico para o professor de Educação Física no contexto escolar. Em relação ao tema “lateralidade”, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1918Q473578 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Na corrida de revezamento em círculos, os alunos são divididos em dois grupos e formam dois círculos de jogadores, sentados no chão com as pernas cruzadas. É dado um bastão a um jogador de cada grupo. Após o sinal de início, os jogadores que seguram o bastão levantam-se e correm em torno do círculo até retornar ao seu lugar. Entregam o bastão para o jogador seguinte, que deve esperar sentado. O jogador que entrega o bastão deve sentar-se e o que recebe o bastão repete a ação do primeiro e assim sucessivamente até o último jogador. Os jogadores não podem parar; as duas equipes devem terminar juntas e realizar a tarefa no menor tempo possível. Os jogadores podem modificar livremente sua posição.

Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, é correto afirmar que esse jogo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1919Q471555 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1920Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.