Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1901Q474146 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017As principais variáveis utilizadas para determinação do limiar anaeróbio por meio da ventilação são ✂️ a) frequência respiratória (Fr), ventilação pulmonar (VE), razão de troca respiratória (RER). ✂️ b) produção de dióxido de carbono (VCO2 ), venti- lação pulmonar (VE). ✂️ c) equivalente respiratório de oxigênio (VE/VO ), 2 equivalente respiratório de (VE/VCO ), pressão 2 parcial de oxigênio na expiração (PETO ), pressão parcial de dióxido de carbono na expiração (PETCO2 ). ✂️ d) frequência respiratória (Fr), produção de dióxido de carbono (VCO2 máx), pressão parcial de oxigênio na expiração (PETCO2 ). ✂️ e) frequência respiratória (Fr), consumo máximo de oxigênio (VO max), pressão parcial de oxigênio na expiração (PET2 ). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1902Q471611 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPECom relação aos conteúdos e sua problematização nas aulas de educação física para adolescentes, julgue os itens subseqüentes. A atribuição ao aluno da competência de decisão quanto aos conteúdos, independentemente do ensino de como usar tal competência, é um requisito essencial do ensino aberto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1903Q472137 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPENo Brasil, um tema marcante na área de educação física refere-se ao mito do esporte como meio de ascensão social pelo esforço individual e pelo talento, embasado em exemplos isolados como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Daiane dos Santos. Considerando esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) No contexto político, a utilização do mito do esporte como forma de ascensão social contribui para diminuir as desigualdades que marcam a sociedade brasileira, na medida em que transmite a noção de que o sucesso está ao alcance de todos. ✂️ b) O discurso político que apresenta o esporte como meio de inclusão social ou de combate à violência difere do discurso que apresenta a visão do esporte como meio de ascensão social. ✂️ c) Segundo uma perspectiva histórica, a crescente profissionalização do esporte no Brasil, atualmente, estimula a sua popularização. ✂️ d) A profissionalização do esporte de alto rendimento no Brasil não influenciou a educação física escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1904Q474455 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017A bioimpedância determina a quantidade total de água corporal, massa magra (ossos, músculos e órgãos) e a real quantidade de massa adiposa (gordura). Esse método identifica a necessidade de perda, ganho ou manutenção do peso corporal, levando em consideração a estrutura óssea do indivíduo. Com relação aos princípios da bioimpedância, pode-se afirmar que: ✂️ a) é um método lento, invasivo e pouco dispendioso na avaliação da composição corporal. ✂️ b) quanto maior o volume de água corporal, mais dificuldade a corrente elétrica encontra para atravessar o corpo, ou seja, mais resistência. ✂️ c) com esse método é aplicado um baixo nível de corrente elétrica pelo corpo e a oposição do corpo a essa corrente é medida. ✂️ d) a resistência será menor em pessoas com maior quantidade de tecido adiposo, que é um bom condutor da eletricidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1905Q472920 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPNo âmbito do ensino dos jogos e da iniciação esportiva, recomenda- se a observância do entendimento das regras por parte das crianças. Mais especificamente, essa noção é alcançada, na ótica de Jean Piaget, na fase ✂️ a) pré-operacional que culmina com a primeira infância. ✂️ b) das operações concretas que culmina com a primeira infância. ✂️ c) das operações concretas que culmina com a segunda infância. ✂️ d) das operações formais que culmina com a adolescência. ✂️ e) das operações formais que culmina com a primeira infância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1906Q473953 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, são muito utilizados na Educação Física jogos de naturezas diversas. Entre esses, os jogos de estafeta/revezamento são potencialmente motivantes. Todavia, podem ter um problema que o(a) professor(a) deve levar em conta: ✂️ a) regras muito simplificadas; ✂️ b) tempo maior de inatividade de boa parte da turma; ✂️ c) muito contato físico entre o(a)s aluno(a)s; ✂️ d) necessidade de muito material; ✂️ e) dificuldade de ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1907Q473975 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJDe acordo com Parks (1998), a gestão esportiva existe sob dois aspectos: em primeiro lugar, como uma área profissional, e, em segundo lugar, como uma área acadêmica de preparação profissional em muitas instituições de ensino superior. O autor afirma ainda que as responsabilidades do profissional habilitado para desempenhar a função de gestor esportivo podem ser divididas em quatro grandes domínios. São elas: ✂️ a) atividades de gerência primária, gerência de material, gestão de informação e conhecimento das atividades físicas em geral. ✂️ b) atividades de gerência de RH, gerência de treinamentos, gestão de informação e ciências da educação física. ✂️ c) atividades de gerência geral, gerência organizacional, gestão de informação e ciências do esporte e exercício. ✂️ d) atividades de gerência secundária, gerência de processos, gestão de informação e ciências do esporte e exercício. ✂️ e) atividades de gerência geral, gerência organizacional, gestão de conhecimentos esportivos e ciências da atividade física geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1908Q473738 | Educação FísicaAo ministrar uma aula de Educação Física, onde o conteúdo abordado são as posições invertidas com proteção, um aluno de 6ª série, com pouca habilidade motora, recusa-se a participar. O procedimento adequado para situações similares é: ✂️ a) impor sua autoridade, uma vez que os alunos não são capazes de afirmar que não gostam de uma atividade quando nunca a experimentaram. ✂️ b) fazer com que o aluno execute o movimento informando-o que sua nota dependerá da avaliação desse conteúdo programático específico. ✂️ c) ignorar a atitude do aluno voltando a atenção para os que desejem participar da aula. ✂️ d) como todos os alunos possuem capacidade para auto-avaliação, devem se ouvir os motivos do aluno e concordar com ele. ✂️ e) convencer o aluno sobre a segurança na execução das posições, desafiando-o a executar o exercício, porém, respeitando a sua decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1909Q472723 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityAtrofia Muscular Espinhal (AME) é: ✂️ a) Doença neuro muscular que atinge a periferia do corpo nos comandos nervosos dos músculos. Ocorrem na parte denominada unidade motora, composta por um neurônio de uma raiz nervosa que formão nervo periférico e se une ao músculo pela junção mioneural. ✂️ b) É uma degeneração de neurônios motores localizados no corno anterior da medula espinhal tendo origem genética. Pode apresentar uma atrofia secundária, hipotonia, arreflexia, paresia, frequeza muscular simétrica e / ou fasciculação. Existem tipos diferentes de acometimentos. ✂️ c) Causada pelo fechamento incompleto do canal vertebral. Quando isso acontece, o tecido nervoso fica exposto, formando uma protuberância mole, na qual a medula fica sem proteção. ✂️ d) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1910Q474260 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESPAtualmente, nos jogos de voleibol, tem um jogador que, de acordo com as regras oficiais da modalidade, tem uma atuação restrita no jogo. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, esse jogador, as posições em que pode jogar na quadra e a descrição correta de sua ação. ✂️ a) Atacante; linha da frente; pode atacar, mas é proibido sacar. ✂️ b) Levantador; linha da frente; proibido atacar, bloquear e sacar. ✂️ c) Líbero; linha de trás; proibido sacar, bloquear ou tentar bloquear. ✂️ d) Líbero; linha da frente; permitido sacar, bloquear ou tentar cortar. ✂️ e) Central; da linha de trás; proibido sacar, bloquear ou tentar bloquear. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1911Q472993 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCCOs eventos esportivos podem apresentar as seguintes características: I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento. II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses. III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização. IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas. Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações ✂️ a) I e IV são exclusivas de competições. ✂️ b) III e IV são exclusivamente de festivais. ✂️ c) I e III são exclusivas de competições. ✂️ d) II e IV são exclusivas de festivais. ✂️ e) II e III são exclusivas de festivais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1912Q471719 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEExistem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado. A ginástica de trampolim, que envolve, entre outros, saltos de diversos tipos e piruetas, é uma modalidade olímpica realizada em minitrampolim e em cama elástica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1913Q471751 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEA Lei Nº 9.394/96, em seu artigo 26, parágrafo 3º, estabelece que a Educação Física seja componente curricular da educação básica e integra a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa que completa a idéia deste parágrafo. ✂️ a) Ajusta-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultado nos cursos noturnos. ✂️ b) Ficando facultado ao aluno do período noturno e trabalhar mais de seis horas. ✂️ c) Ter mais de trinta anos de idade ou possuir prole. ✂️ d) Estar incorporado ao serviço militar. ✂️ e) Encontra-se permanentemente incapacitado fisicamente ou com limites cognitivos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1914Q473033 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEConceitualmente, segundo Weineck(2000), resistência é a capacidade de o organismo resistir à fadiga, como um todo ou parcialmente. Para desenvolvermos a capacidade de resistência é importante: ✂️ a) Utilizar os métodos mais simples de treinamento, pois metabolicamente os treinos de resistência se assemelham. ✂️ b) Utilizar os métodos de treinamento que correspondam às expectativas do treinador, uma vez que este tem conhecimento fundamentado. ✂️ c) Utilizar métodos e conteúdos de treinamento que sejam de fácil aplicação e em que as exigências metabólicas não sejam altas. ✂️ d) Utilizar os métodos e conteúdos de treinamento que se aproximem das exigências metabólicas específicas do objetivo previamente determinado. ✂️ e) Utilizar métodos mais complexos, independentemente das exigências metabólicas, pois na adaptação o organismo comporta-se de forma igual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1915Q472031 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGSuponha uma situação em que um(a) aluno(a), saudável, numa das primeiras aulas do dia, reclame de tonteira extrema e enjôo por não ter tomado café da manhã, caracterizando um quadro de hipoglicemia,. Nesse caso, o(a) professor(a) de Educação Física, atento à integridade física de seus(uas) alunos(as), idealmente, deve: ✂️ a) interromper a atividade do (a) aluno (a) e administrar-lhe açúcar ✂️ b) pedir que o(a) aluno(a) reduza a intensidade da atividade e continue na aula ✂️ c) interromper a atividade do(a) aluno(a), observálo e, imediatamente, fazê-lo retornar ✂️ d) deixar o(a) aluno(a) descansar, fazê-lo(a) beber água e voltar imediatamente à atividade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1916Q472546 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA deficiência física e/ou motora pode ter origem congênita, ocorrer durante o parto ou, ainda, ser adquirida no decorrer da vida. Sabendo disso, o professor no processo de inclusão deve: ✂️ a) Conhecer os conceitos sobre cada tipo de DFM, suas características e incluir o aluno com essa deficiência no universo de trabalho. ✂️ b) Conhecer toda a história de vida do aluno com DFM e suas possibilidades para, então, incluí–lo no universo do trabalho de acordo com suas habilidades. ✂️ c) Conhecer a historia escolar do aluno com DFM E preocupar-se em encaminhá-lo somente para atividades não formais de trabalho. ✂️ d) Conhecer e envolver na vida escolar do aluno com DFM e deixar do trabalho para especialistas da área. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1917Q842211 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020A psicomotricidade é uma área do conhecimento humano que estuda a interação entre corpo e mente, o corpo em movimento. Por isso, o movimento é um instrumento essencial no aspecto metodológico para o professor de Educação Física no contexto escolar. Em relação ao tema lateralidade, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Em termos de lateralidade, a criança com 36 meses ainda é ambidestra. ✂️ b) Alateralidade cruzada não traz consequências sobre o comportamento motor. ✂️ c) Segundo Negrine, a partir dos 4 anos a criança apresenta a lateralidade definida. ✂️ d) A dominância lateral ocular estabelece-se bastante cedo no indivíduo, por volta dos oito anos. ✂️ e) A lateralidade de prevalência depende das condições neuromusculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1918Q473578 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPENa corrida de revezamento em círculos, os alunos são divididos em dois grupos e formam dois círculos de jogadores, sentados no chão com as pernas cruzadas. É dado um bastão a um jogador de cada grupo. Após o sinal de início, os jogadores que seguram o bastão levantam-se e correm em torno do círculo até retornar ao seu lugar. Entregam o bastão para o jogador seguinte, que deve esperar sentado. O jogador que entrega o bastão deve sentar-se e o que recebe o bastão repete a ação do primeiro e assim sucessivamente até o último jogador. Os jogadores não podem parar; as duas equipes devem terminar juntas e realizar a tarefa no menor tempo possível. Os jogadores podem modificar livremente sua posição. Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, é correto afirmar que esse jogo ✂️ a) impede que os jogadores corram o mais próximo possível da sua velocidade máxima. ✂️ b) retira a motivação que os jogadores sentem de participar em atividades competitivas. ✂️ c) expõe os educandos com dificuldades motoras a uma situação de constrangimento. ✂️ d) desloca a competição contra o outro para a solução coletiva da situação-problema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1919Q471555 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica: ✂️ a) funcionalismo; ✂️ b) multiculturalismo; ✂️ c) marxismo; ✂️ d) neomarxismo; ✂️ e) positivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1920Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1901Q474146 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017As principais variáveis utilizadas para determinação do limiar anaeróbio por meio da ventilação são ✂️ a) frequência respiratória (Fr), ventilação pulmonar (VE), razão de troca respiratória (RER). ✂️ b) produção de dióxido de carbono (VCO2 ), venti- lação pulmonar (VE). ✂️ c) equivalente respiratório de oxigênio (VE/VO ), 2 equivalente respiratório de (VE/VCO ), pressão 2 parcial de oxigênio na expiração (PETO ), pressão parcial de dióxido de carbono na expiração (PETCO2 ). ✂️ d) frequência respiratória (Fr), produção de dióxido de carbono (VCO2 máx), pressão parcial de oxigênio na expiração (PETCO2 ). ✂️ e) frequência respiratória (Fr), consumo máximo de oxigênio (VO max), pressão parcial de oxigênio na expiração (PET2 ). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1902Q471611 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPECom relação aos conteúdos e sua problematização nas aulas de educação física para adolescentes, julgue os itens subseqüentes. A atribuição ao aluno da competência de decisão quanto aos conteúdos, independentemente do ensino de como usar tal competência, é um requisito essencial do ensino aberto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1903Q472137 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPENo Brasil, um tema marcante na área de educação física refere-se ao mito do esporte como meio de ascensão social pelo esforço individual e pelo talento, embasado em exemplos isolados como Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Daiane dos Santos. Considerando esse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) No contexto político, a utilização do mito do esporte como forma de ascensão social contribui para diminuir as desigualdades que marcam a sociedade brasileira, na medida em que transmite a noção de que o sucesso está ao alcance de todos. ✂️ b) O discurso político que apresenta o esporte como meio de inclusão social ou de combate à violência difere do discurso que apresenta a visão do esporte como meio de ascensão social. ✂️ c) Segundo uma perspectiva histórica, a crescente profissionalização do esporte no Brasil, atualmente, estimula a sua popularização. ✂️ d) A profissionalização do esporte de alto rendimento no Brasil não influenciou a educação física escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1904Q474455 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017A bioimpedância determina a quantidade total de água corporal, massa magra (ossos, músculos e órgãos) e a real quantidade de massa adiposa (gordura). Esse método identifica a necessidade de perda, ganho ou manutenção do peso corporal, levando em consideração a estrutura óssea do indivíduo. Com relação aos princípios da bioimpedância, pode-se afirmar que: ✂️ a) é um método lento, invasivo e pouco dispendioso na avaliação da composição corporal. ✂️ b) quanto maior o volume de água corporal, mais dificuldade a corrente elétrica encontra para atravessar o corpo, ou seja, mais resistência. ✂️ c) com esse método é aplicado um baixo nível de corrente elétrica pelo corpo e a oposição do corpo a essa corrente é medida. ✂️ d) a resistência será menor em pessoas com maior quantidade de tecido adiposo, que é um bom condutor da eletricidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1905Q472920 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPNo âmbito do ensino dos jogos e da iniciação esportiva, recomenda- se a observância do entendimento das regras por parte das crianças. Mais especificamente, essa noção é alcançada, na ótica de Jean Piaget, na fase ✂️ a) pré-operacional que culmina com a primeira infância. ✂️ b) das operações concretas que culmina com a primeira infância. ✂️ c) das operações concretas que culmina com a segunda infância. ✂️ d) das operações formais que culmina com a adolescência. ✂️ e) das operações formais que culmina com a primeira infância. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1906Q473953 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018Na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, são muito utilizados na Educação Física jogos de naturezas diversas. Entre esses, os jogos de estafeta/revezamento são potencialmente motivantes. Todavia, podem ter um problema que o(a) professor(a) deve levar em conta: ✂️ a) regras muito simplificadas; ✂️ b) tempo maior de inatividade de boa parte da turma; ✂️ c) muito contato físico entre o(a)s aluno(a)s; ✂️ d) necessidade de muito material; ✂️ e) dificuldade de ensinar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1907Q473975 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJDe acordo com Parks (1998), a gestão esportiva existe sob dois aspectos: em primeiro lugar, como uma área profissional, e, em segundo lugar, como uma área acadêmica de preparação profissional em muitas instituições de ensino superior. O autor afirma ainda que as responsabilidades do profissional habilitado para desempenhar a função de gestor esportivo podem ser divididas em quatro grandes domínios. São elas: ✂️ a) atividades de gerência primária, gerência de material, gestão de informação e conhecimento das atividades físicas em geral. ✂️ b) atividades de gerência de RH, gerência de treinamentos, gestão de informação e ciências da educação física. ✂️ c) atividades de gerência geral, gerência organizacional, gestão de informação e ciências do esporte e exercício. ✂️ d) atividades de gerência secundária, gerência de processos, gestão de informação e ciências do esporte e exercício. ✂️ e) atividades de gerência geral, gerência organizacional, gestão de conhecimentos esportivos e ciências da atividade física geral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1908Q473738 | Educação FísicaAo ministrar uma aula de Educação Física, onde o conteúdo abordado são as posições invertidas com proteção, um aluno de 6ª série, com pouca habilidade motora, recusa-se a participar. O procedimento adequado para situações similares é: ✂️ a) impor sua autoridade, uma vez que os alunos não são capazes de afirmar que não gostam de uma atividade quando nunca a experimentaram. ✂️ b) fazer com que o aluno execute o movimento informando-o que sua nota dependerá da avaliação desse conteúdo programático específico. ✂️ c) ignorar a atitude do aluno voltando a atenção para os que desejem participar da aula. ✂️ d) como todos os alunos possuem capacidade para auto-avaliação, devem se ouvir os motivos do aluno e concordar com ele. ✂️ e) convencer o aluno sobre a segurança na execução das posições, desafiando-o a executar o exercício, porém, respeitando a sua decisão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1909Q472723 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityAtrofia Muscular Espinhal (AME) é: ✂️ a) Doença neuro muscular que atinge a periferia do corpo nos comandos nervosos dos músculos. Ocorrem na parte denominada unidade motora, composta por um neurônio de uma raiz nervosa que formão nervo periférico e se une ao músculo pela junção mioneural. ✂️ b) É uma degeneração de neurônios motores localizados no corno anterior da medula espinhal tendo origem genética. Pode apresentar uma atrofia secundária, hipotonia, arreflexia, paresia, frequeza muscular simétrica e / ou fasciculação. Existem tipos diferentes de acometimentos. ✂️ c) Causada pelo fechamento incompleto do canal vertebral. Quando isso acontece, o tecido nervoso fica exposto, formando uma protuberância mole, na qual a medula fica sem proteção. ✂️ d) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1910Q474260 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESPAtualmente, nos jogos de voleibol, tem um jogador que, de acordo com as regras oficiais da modalidade, tem uma atuação restrita no jogo. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, esse jogador, as posições em que pode jogar na quadra e a descrição correta de sua ação. ✂️ a) Atacante; linha da frente; pode atacar, mas é proibido sacar. ✂️ b) Levantador; linha da frente; proibido atacar, bloquear e sacar. ✂️ c) Líbero; linha de trás; proibido sacar, bloquear ou tentar bloquear. ✂️ d) Líbero; linha da frente; permitido sacar, bloquear ou tentar cortar. ✂️ e) Central; da linha de trás; proibido sacar, bloquear ou tentar bloquear. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1911Q472993 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCCOs eventos esportivos podem apresentar as seguintes características: I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento. II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses. III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização. IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas. Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações ✂️ a) I e IV são exclusivas de competições. ✂️ b) III e IV são exclusivamente de festivais. ✂️ c) I e III são exclusivas de competições. ✂️ d) II e IV são exclusivas de festivais. ✂️ e) II e III são exclusivas de festivais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1912Q471719 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPEExistem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado. A ginástica de trampolim, que envolve, entre outros, saltos de diversos tipos e piruetas, é uma modalidade olímpica realizada em minitrampolim e em cama elástica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1913Q471751 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEA Lei Nº 9.394/96, em seu artigo 26, parágrafo 3º, estabelece que a Educação Física seja componente curricular da educação básica e integra a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa que completa a idéia deste parágrafo. ✂️ a) Ajusta-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultado nos cursos noturnos. ✂️ b) Ficando facultado ao aluno do período noturno e trabalhar mais de seis horas. ✂️ c) Ter mais de trinta anos de idade ou possuir prole. ✂️ d) Estar incorporado ao serviço militar. ✂️ e) Encontra-se permanentemente incapacitado fisicamente ou com limites cognitivos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1914Q473033 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESEConceitualmente, segundo Weineck(2000), resistência é a capacidade de o organismo resistir à fadiga, como um todo ou parcialmente. Para desenvolvermos a capacidade de resistência é importante: ✂️ a) Utilizar os métodos mais simples de treinamento, pois metabolicamente os treinos de resistência se assemelham. ✂️ b) Utilizar os métodos de treinamento que correspondam às expectativas do treinador, uma vez que este tem conhecimento fundamentado. ✂️ c) Utilizar métodos e conteúdos de treinamento que sejam de fácil aplicação e em que as exigências metabólicas não sejam altas. ✂️ d) Utilizar os métodos e conteúdos de treinamento que se aproximem das exigências metabólicas específicas do objetivo previamente determinado. ✂️ e) Utilizar métodos mais complexos, independentemente das exigências metabólicas, pois na adaptação o organismo comporta-se de forma igual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1915Q472031 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJGSuponha uma situação em que um(a) aluno(a), saudável, numa das primeiras aulas do dia, reclame de tonteira extrema e enjôo por não ter tomado café da manhã, caracterizando um quadro de hipoglicemia,. Nesse caso, o(a) professor(a) de Educação Física, atento à integridade física de seus(uas) alunos(as), idealmente, deve: ✂️ a) interromper a atividade do (a) aluno (a) e administrar-lhe açúcar ✂️ b) pedir que o(a) aluno(a) reduza a intensidade da atividade e continue na aula ✂️ c) interromper a atividade do(a) aluno(a), observálo e, imediatamente, fazê-lo retornar ✂️ d) deixar o(a) aluno(a) descansar, fazê-lo(a) beber água e voltar imediatamente à atividade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1916Q472546 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, ProsperityA deficiência física e/ou motora pode ter origem congênita, ocorrer durante o parto ou, ainda, ser adquirida no decorrer da vida. Sabendo disso, o professor no processo de inclusão deve: ✂️ a) Conhecer os conceitos sobre cada tipo de DFM, suas características e incluir o aluno com essa deficiência no universo de trabalho. ✂️ b) Conhecer toda a história de vida do aluno com DFM e suas possibilidades para, então, incluí–lo no universo do trabalho de acordo com suas habilidades. ✂️ c) Conhecer a historia escolar do aluno com DFM E preocupar-se em encaminhá-lo somente para atividades não formais de trabalho. ✂️ d) Conhecer e envolver na vida escolar do aluno com DFM e deixar do trabalho para especialistas da área. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1917Q842211 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020A psicomotricidade é uma área do conhecimento humano que estuda a interação entre corpo e mente, o corpo em movimento. Por isso, o movimento é um instrumento essencial no aspecto metodológico para o professor de Educação Física no contexto escolar. Em relação ao tema lateralidade, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Em termos de lateralidade, a criança com 36 meses ainda é ambidestra. ✂️ b) Alateralidade cruzada não traz consequências sobre o comportamento motor. ✂️ c) Segundo Negrine, a partir dos 4 anos a criança apresenta a lateralidade definida. ✂️ d) A dominância lateral ocular estabelece-se bastante cedo no indivíduo, por volta dos oito anos. ✂️ e) A lateralidade de prevalência depende das condições neuromusculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1918Q473578 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPENa corrida de revezamento em círculos, os alunos são divididos em dois grupos e formam dois círculos de jogadores, sentados no chão com as pernas cruzadas. É dado um bastão a um jogador de cada grupo. Após o sinal de início, os jogadores que seguram o bastão levantam-se e correm em torno do círculo até retornar ao seu lugar. Entregam o bastão para o jogador seguinte, que deve esperar sentado. O jogador que entrega o bastão deve sentar-se e o que recebe o bastão repete a ação do primeiro e assim sucessivamente até o último jogador. Os jogadores não podem parar; as duas equipes devem terminar juntas e realizar a tarefa no menor tempo possível. Os jogadores podem modificar livremente sua posição. Acerca das circunstâncias pedagógicas criadas pela realização do jogo descrito acima, é correto afirmar que esse jogo ✂️ a) impede que os jogadores corram o mais próximo possível da sua velocidade máxima. ✂️ b) retira a motivação que os jogadores sentem de participar em atividades competitivas. ✂️ c) expõe os educandos com dificuldades motoras a uma situação de constrangimento. ✂️ d) desloca a competição contra o outro para a solução coletiva da situação-problema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1919Q471555 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica: ✂️ a) funcionalismo; ✂️ b) multiculturalismo; ✂️ c) marxismo; ✂️ d) neomarxismo; ✂️ e) positivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1920Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro