Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q842211 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

A psicomotricidade é uma área do conhecimento humano que estuda a interação entre corpo e mente, o corpo em movimento. Por isso, o movimento é um instrumento essencial no aspecto metodológico para o professor de Educação Física no contexto escolar. Em relação ao tema “lateralidade”, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1922Q471555 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1923Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1924Q472860 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A competência motora em situações novas é gerada tanto por meio da prática variada quanto da randômica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1925Q472642 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à utilização de carboidratos durante o esforço físico, julgue os próximos itens. No lançamento do lactato, que ocorre na fase de recuperação após uma sessão de treinamento físico, o lactato produzido nas fibras de contração rápida circulará por fibras de contração tanto lenta quanto rápida, transformando-se em piruvato e, em seguida, em acetil-Coa, que participará do ciclo do ácido cítrico e do metabolismo energético aeróbio.
  1. ✂️
  2. ✂️

1926Q474183 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. Em comparação com gorduras e carboidratos, as proteínas constituem o combustível predominante durante a atividade física intensa, visto que elas fornecem mais rapidamente energia na forma de ATP.
  1. ✂️
  2. ✂️

1927Q474460 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Em relação ao treinamento cardiorrespiratório aeróbio regular adequadamente prescrito, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1928Q472671 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.

As aulas de educação física devem visar ao treinamento de atletas para participação em competições esportivas, tanto para os alunos especiais quanto para os demais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1929Q471928 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Marque verdadeiro V ou falso F sobre as características relacionadas as fibras musculares de contração lenta:

( ) Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas.

( ) Baixa atividade de miosina ATPase.

( ) Capacidade glicolítica menos desenvolvida que as fibras de contração rápida.

( ) Mitocôndrias grandes, porém com poucas quantidades.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1930Q471945 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Com relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1931Q472740 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

A adesão da juventude aos programas de esporte e lazer depende da adequação da proposta às características da realidade local e, paralelamente, do diagnóstico dos aspectos socioculturais que influenciam o cotidiano dos jovens.

  1. ✂️
  2. ✂️

1932Q474279 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do ensino da educação física escolar nas escolas brasileiras durante os governos militares, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1933Q473017 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1934Q473278 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

De acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quando existem na escola alunos portadores de deficiências físicas, os professores de Educação Física devem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1935Q472791 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre competições, observe as afirmativas abaixo.

 I. Utilização de sistemas de disputa que não conduzam à eliminação imediata após uma derrota, devendo o aluno ter uma permanência prolongada na competição.

II. Atribuição de premiação (medalhas) como fator de incentivo e de classificação diante dos adversários, estimulando a rivalidade como forma de novas conquistas.

III. Estímulo à competição como forma de promover a avaliação do desempenho do aluno e seu desempenho diante dos companheiros e adversários, incentivando-a.

 Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) contempla(m) os elementos que devem ser absorvidos pelo esporte escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1936Q471769 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Assinale a alternativa que corresponde à Fase de Preparação na periodização do treinamento para aprimoramento da força muscular:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1937Q472800 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Há vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o princípio da continuidade, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à aptidão física, principalmente quanto à flexibilidade e à resistência muscular.

  1. ✂️
  2. ✂️

1938Q473330 | Educação Física

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1939Q472315 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Para se garantir a viabilidade do EPT, são necessários um mínimo de espaço livre e aberto e a participação de pessoas de diversas idades. No entanto, a inexistência de material ou de equipamentos esportivos que permitam a realização de atividades esportivas inviabiliza o EPT.
  1. ✂️
  2. ✂️

1940Q472838 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A criança desenvolve as três categorias básicas de forma sequencial, ou seja, primeiramente os movimentos estabilizadores, depois os locomotores e, por último, os manipulativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.