Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1921Q842211 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020A psicomotricidade é uma área do conhecimento humano que estuda a interação entre corpo e mente, o corpo em movimento. Por isso, o movimento é um instrumento essencial no aspecto metodológico para o professor de Educação Física no contexto escolar. Em relação ao tema lateralidade, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Em termos de lateralidade, a criança com 36 meses ainda é ambidestra. ✂️ b) Alateralidade cruzada não traz consequências sobre o comportamento motor. ✂️ c) Segundo Negrine, a partir dos 4 anos a criança apresenta a lateralidade definida. ✂️ d) A dominância lateral ocular estabelece-se bastante cedo no indivíduo, por volta dos oito anos. ✂️ e) A lateralidade de prevalência depende das condições neuromusculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1922Q471555 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica: ✂️ a) funcionalismo; ✂️ b) multiculturalismo; ✂️ c) marxismo; ✂️ d) neomarxismo; ✂️ e) positivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1923Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1924Q472860 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEDurante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote. Considerando essa situação, julgue os itens a seguir. A competência motora em situações novas é gerada tanto por meio da prática variada quanto da randômica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1925Q472642 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPECom relação à utilização de carboidratos durante o esforço físico, julgue os próximos itens. No lançamento do lactato, que ocorre na fase de recuperação após uma sessão de treinamento físico, o lactato produzido nas fibras de contração rápida circulará por fibras de contração tanto lenta quanto rápida, transformando-se em piruvato e, em seguida, em acetil-Coa, que participará do ciclo do ácido cítrico e do metabolismo energético aeróbio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1926Q474183 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. Em comparação com gorduras e carboidratos, as proteínas constituem o combustível predominante durante a atividade física intensa, visto que elas fornecem mais rapidamente energia na forma de ATP. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1927Q474460 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECEm relação ao treinamento cardiorrespiratório aeróbio regular adequadamente prescrito, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Desenvolve, com o passar do tempo, taquicardia no repouso. ✂️ b) Aumenta a capacidade de oxidar gorduras. ✂️ c) Melhora a capacidade de poupar o glicogênio muscular esquelético. ✂️ d) Tende a elevar os níveis sanguíneos de HDL. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1928Q472671 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPENas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem. As aulas de educação física devem visar ao treinamento de atletas para participação em competições esportivas, tanto para os alunos especiais quanto para os demais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1929Q471928 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCMarque verdadeiro V ou falso F sobre as características relacionadas as fibras musculares de contração lenta: ( ) Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas. ( ) Baixa atividade de miosina ATPase. ( ) Capacidade glicolítica menos desenvolvida que as fibras de contração rápida. ( ) Mitocôndrias grandes, porém com poucas quantidades. ✂️ a) V, V, F, V; ✂️ b) V, F, F, V; ✂️ c) F, F, V, F; ✂️ d) F, V, F, V; ✂️ e) V, V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1930Q471945 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRCom relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) São vivências caracterizadas por atividades físicas e esportivas, de forma geral. ✂️ b) São vivências caracterizadas pelas atividades artísticas. ✂️ c) Tem como característica a perspectiva do turismo e do meio ambiente, pois estas desenvolvem os aspectos intelectuais. ✂️ d) Parte da premissa de que é necessário um aprendizado, ou ações educativas que podem desenvolver o nível cognitivo e intelectual do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1931Q472740 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes. A adesão da juventude aos programas de esporte e lazer depende da adequação da proposta às características da realidade local e, paralelamente, do diagnóstico dos aspectos socioculturais que influenciam o cotidiano dos jovens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1932Q474279 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do ensino da educação física escolar nas escolas brasileiras durante os governos militares, assinale a opção correta. ✂️ a) A legislação educacional foi concretizada com base na concepção renovada e humanista da pedagogia. ✂️ b) Os índices de saúde da população brasileira melhoraram, em razão da obrigatoriedade da educação física escolar. ✂️ c) O esporte ganhou força como componente curricular devido à sua capacidade de despertar sentimentos patrióticos. ✂️ d) Os índices de investimento na infraestrutura do esporte escolar consolidou o país como uma potência esportiva mundial. ✂️ e) A educação física passou a ser valorizada institucionalmente e voltada à formação de cidadãos mais críticos e menos passivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1933Q473017 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCSão exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente: ✂️ a) ancôneo e pectíneo. ✂️ b) denteado e sóleo. ✂️ c) supinador e trapézio. ✂️ d) semitendinoso e zigomático. ✂️ e) redondo e gêmeo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1934Q473278 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBDe acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quando existem na escola alunos portadores de deficiências físicas, os professores de Educação Física devem: ✂️ a) excluí-los das aulas normais, uma vez que o seu treinamento físico deve ser realizado em locais especializados; ✂️ b) inscrevê-los em turmas especiais, de acordo com a especificidade de sua deficiência; ✂️ c) dispensá-los das aulas normais e somente solicitarlhes trabalhos teóricos sobre aptidão física e esportes, evitando riscos para a saúde; ✂️ d) fazê-los compreender que suas deficiências impedem que participem das aulas normais, com o cuidado de apresentar opções de atividades alternativas; ✂️ e) fazer adaptações, criando situações que possibilitem sua participação nas aulas, garantidas as condições de segurança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1935Q472791 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPESobre competições, observe as afirmativas abaixo. I. Utilização de sistemas de disputa que não conduzam à eliminação imediata após uma derrota, devendo o aluno ter uma permanência prolongada na competição. II. Atribuição de premiação (medalhas) como fator de incentivo e de classificação diante dos adversários, estimulando a rivalidade como forma de novas conquistas. III. Estímulo à competição como forma de promover a avaliação do desempenho do aluno e seu desempenho diante dos companheiros e adversários, incentivando-a. Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) contempla(m) os elementos que devem ser absorvidos pelo esporte escolar. ✂️ a) Todas as afirmativas. ✂️ b) Nenhuma das afirmativas. ✂️ c) Apenas a afirmativa III. ✂️ d) Apenas a afirmativa II. ✂️ e) Apenas as afirmativas I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1936Q471769 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOAssinale a alternativa que corresponde à Fase de Preparação na periodização do treinamento para aprimoramento da força muscular: ✂️ a) As sessões de treino têm alto volume e baixa intensidade. ✂️ b) As sessões de treino têm volume moderado e intensidade moderada. ✂️ c) As sessões de treino têm baixo volume e alta intensidade. ✂️ d) As sessões de treino têm baixo volume e baixa intensidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1937Q472800 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEHá vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem. De acordo com o princípio da continuidade, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à aptidão física, principalmente quanto à flexibilidade e à resistência muscular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1938Q473330 | Educação FísicaDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de: ✂️ a) professor-operário e aluno-produto ✂️ b) professor-capitão e aluno-recruta ✂️ c) professor-mediador e aluno-crítico ✂️ d) professor-crítico e aluno-revolucionário ✂️ e) professor-treinador e aluno-atleta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1939Q472315 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEO Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Para se garantir a viabilidade do EPT, são necessários um mínimo de espaço livre e aberto e a participação de pessoas de diversas idades. No entanto, a inexistência de material ou de equipamentos esportivos que permitam a realização de atividades esportivas inviabiliza o EPT. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1940Q472838 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEPara a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A criança desenvolve as três categorias básicas de forma sequencial, ou seja, primeiramente os movimentos estabilizadores, depois os locomotores e, por último, os manipulativos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1921Q842211 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, CPCON, 2020A psicomotricidade é uma área do conhecimento humano que estuda a interação entre corpo e mente, o corpo em movimento. Por isso, o movimento é um instrumento essencial no aspecto metodológico para o professor de Educação Física no contexto escolar. Em relação ao tema lateralidade, é CORRETO afirmar: ✂️ a) Em termos de lateralidade, a criança com 36 meses ainda é ambidestra. ✂️ b) Alateralidade cruzada não traz consequências sobre o comportamento motor. ✂️ c) Segundo Negrine, a partir dos 4 anos a criança apresenta a lateralidade definida. ✂️ d) A dominância lateral ocular estabelece-se bastante cedo no indivíduo, por volta dos oito anos. ✂️ e) A lateralidade de prevalência depende das condições neuromusculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1922Q471555 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica: ✂️ a) funcionalismo; ✂️ b) multiculturalismo; ✂️ c) marxismo; ✂️ d) neomarxismo; ✂️ e) positivismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1923Q473612 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPEConsiderando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A necessidade de atualização constante dos professores é um reflexo do avanço da ciência, que se renova rapidamente. Sendo assim, tanto a instituição deve fomentar a formação continuada, como, também, cada professor deve assumir a responsabilidade pela sua qualificação pessoal. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1924Q472860 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEDurante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote. Considerando essa situação, julgue os itens a seguir. A competência motora em situações novas é gerada tanto por meio da prática variada quanto da randômica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1925Q472642 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPECom relação à utilização de carboidratos durante o esforço físico, julgue os próximos itens. No lançamento do lactato, que ocorre na fase de recuperação após uma sessão de treinamento físico, o lactato produzido nas fibras de contração rápida circulará por fibras de contração tanto lenta quanto rápida, transformando-se em piruvato e, em seguida, em acetil-Coa, que participará do ciclo do ácido cítrico e do metabolismo energético aeróbio. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1926Q474183 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de nutrição desportiva. Em comparação com gorduras e carboidratos, as proteínas constituem o combustível predominante durante a atividade física intensa, visto que elas fornecem mais rapidamente energia na forma de ATP. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1927Q474460 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTECEm relação ao treinamento cardiorrespiratório aeróbio regular adequadamente prescrito, é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Desenvolve, com o passar do tempo, taquicardia no repouso. ✂️ b) Aumenta a capacidade de oxidar gorduras. ✂️ c) Melhora a capacidade de poupar o glicogênio muscular esquelético. ✂️ d) Tende a elevar os níveis sanguíneos de HDL. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1928Q472671 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPENas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem. As aulas de educação física devem visar ao treinamento de atletas para participação em competições esportivas, tanto para os alunos especiais quanto para os demais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1929Q471928 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeCMarque verdadeiro V ou falso F sobre as características relacionadas as fibras musculares de contração lenta: ( ) Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas. ( ) Baixa atividade de miosina ATPase. ( ) Capacidade glicolítica menos desenvolvida que as fibras de contração rápida. ( ) Mitocôndrias grandes, porém com poucas quantidades. ✂️ a) V, V, F, V; ✂️ b) V, F, F, V; ✂️ c) F, F, V, F; ✂️ d) F, V, F, V; ✂️ e) V, V, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1930Q471945 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGRCom relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que: ✂️ a) São vivências caracterizadas por atividades físicas e esportivas, de forma geral. ✂️ b) São vivências caracterizadas pelas atividades artísticas. ✂️ c) Tem como característica a perspectiva do turismo e do meio ambiente, pois estas desenvolvem os aspectos intelectuais. ✂️ d) Parte da premissa de que é necessário um aprendizado, ou ações educativas que podem desenvolver o nível cognitivo e intelectual do aluno. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1931Q472740 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPENo que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes. A adesão da juventude aos programas de esporte e lazer depende da adequação da proposta às características da realidade local e, paralelamente, do diagnóstico dos aspectos socioculturais que influenciam o cotidiano dos jovens. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1932Q474279 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do ensino da educação física escolar nas escolas brasileiras durante os governos militares, assinale a opção correta. ✂️ a) A legislação educacional foi concretizada com base na concepção renovada e humanista da pedagogia. ✂️ b) Os índices de saúde da população brasileira melhoraram, em razão da obrigatoriedade da educação física escolar. ✂️ c) O esporte ganhou força como componente curricular devido à sua capacidade de despertar sentimentos patrióticos. ✂️ d) Os índices de investimento na infraestrutura do esporte escolar consolidou o país como uma potência esportiva mundial. ✂️ e) A educação física passou a ser valorizada institucionalmente e voltada à formação de cidadãos mais críticos e menos passivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1933Q473017 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCSão exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente: ✂️ a) ancôneo e pectíneo. ✂️ b) denteado e sóleo. ✂️ c) supinador e trapézio. ✂️ d) semitendinoso e zigomático. ✂️ e) redondo e gêmeo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1934Q473278 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDBDe acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quando existem na escola alunos portadores de deficiências físicas, os professores de Educação Física devem: ✂️ a) excluí-los das aulas normais, uma vez que o seu treinamento físico deve ser realizado em locais especializados; ✂️ b) inscrevê-los em turmas especiais, de acordo com a especificidade de sua deficiência; ✂️ c) dispensá-los das aulas normais e somente solicitarlhes trabalhos teóricos sobre aptidão física e esportes, evitando riscos para a saúde; ✂️ d) fazê-los compreender que suas deficiências impedem que participem das aulas normais, com o cuidado de apresentar opções de atividades alternativas; ✂️ e) fazer adaptações, criando situações que possibilitem sua participação nas aulas, garantidas as condições de segurança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1935Q472791 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPESobre competições, observe as afirmativas abaixo. I. Utilização de sistemas de disputa que não conduzam à eliminação imediata após uma derrota, devendo o aluno ter uma permanência prolongada na competição. II. Atribuição de premiação (medalhas) como fator de incentivo e de classificação diante dos adversários, estimulando a rivalidade como forma de novas conquistas. III. Estímulo à competição como forma de promover a avaliação do desempenho do aluno e seu desempenho diante dos companheiros e adversários, incentivando-a. Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) contempla(m) os elementos que devem ser absorvidos pelo esporte escolar. ✂️ a) Todas as afirmativas. ✂️ b) Nenhuma das afirmativas. ✂️ c) Apenas a afirmativa III. ✂️ d) Apenas a afirmativa II. ✂️ e) Apenas as afirmativas I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1936Q471769 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOAssinale a alternativa que corresponde à Fase de Preparação na periodização do treinamento para aprimoramento da força muscular: ✂️ a) As sessões de treino têm alto volume e baixa intensidade. ✂️ b) As sessões de treino têm volume moderado e intensidade moderada. ✂️ c) As sessões de treino têm baixo volume e alta intensidade. ✂️ d) As sessões de treino têm baixo volume e baixa intensidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1937Q472800 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPEHá vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem. De acordo com o princípio da continuidade, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à aptidão física, principalmente quanto à flexibilidade e à resistência muscular. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1938Q473330 | Educação FísicaDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de: ✂️ a) professor-operário e aluno-produto ✂️ b) professor-capitão e aluno-recruta ✂️ c) professor-mediador e aluno-crítico ✂️ d) professor-crítico e aluno-revolucionário ✂️ e) professor-treinador e aluno-atleta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1939Q472315 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPEO Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Para se garantir a viabilidade do EPT, são necessários um mínimo de espaço livre e aberto e a participação de pessoas de diversas idades. No entanto, a inexistência de material ou de equipamentos esportivos que permitam a realização de atividades esportivas inviabiliza o EPT. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1940Q472838 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEPara a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A criança desenvolve as três categorias básicas de forma sequencial, ou seja, primeiramente os movimentos estabilizadores, depois os locomotores e, por último, os manipulativos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro