Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1941Q472838 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Para a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A criança desenvolve as três categorias básicas de forma sequencial, ou seja, primeiramente os movimentos estabilizadores, depois os locomotores e, por último, os manipulativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1943Q471579 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito de conteúdos atitudinais relacionados a valores e normas acerca do corpo e da cultura corporal, que devem fazer parte tanto da elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola na área de educação física quanto da atuação do professor na condução das atividades escolares.

O professor deve aproveitar as oportunidades para discutir com os alunos as normas construídas socialmente, refletindo sobre valores culturais e interesses associados com a determinação do que se pode ou não fazer.

  1. ✂️
  2. ✂️

1944Q474148 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

Considerando o limiar de 4 mmol/l, de Mader (inicialmente definido como o ponto de transição ou passagem do metabolismo puramente aeróbio, para parcialmente anaeróbio), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1945Q472874 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem.

Em um trabalho de musculação, entre os principais benefícios no treinamento de força para adolescentes incluem-se: aumento da força muscular, da potência e da resistência muscular localizada; redução das lesões, assim como a redução do desempenho tanto nos esportes como nas atividades recreativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1946Q474418 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Cineantropometria é a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais de tamanho, forma, proporcionalidade, composição e desempenho, com a finalidade de entender os processos relacionados a crescimento, exercício físico, estado nutricional e rendimento esportivo. No que se refere à cineantropometria, julgue os itens seguintes. Avaliação formativa é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento, e a avaliação somativa corresponde à soma de todas as avaliações realizadas ao final de um ciclo de treinamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1947Q474425 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

Os vários métodos de determinação do limiar anaeróbio através do lactato sanguíneo apresentam, em comum, como principal limitação a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1949Q471868 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Os alunos de uma turma de 5.º ano do ensino fundamental que apresentam insatisfação com as aulas de educação física, considerando-as monótonas e desmotivantes, possivelmente irão interessar-se por uma proposta baseada no atletismo porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1950Q472896 | Educação Física, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

O princípio da sobrecarga estipula que as mudanças funcionais no corpo ocorrem apenas quando a intensidade da atividade é suficiente para ativar a produção de energia e provocar mudanças plásticas no organismo. Sendo assim, a faixa adequada para o treinamento de jovens sedentários é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1951Q472913 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos objetivos e benefícios potenciais do exercício físico regular, para fins de tratamento e reabilitação de indivíduos com artrite, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1952Q471644 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Edgar Morin (2000) apresenta sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1953Q474467 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve

realizar de 100 a 120 compressões torácicas por minuto.
  1. ✂️
  2. ✂️

1954Q472680 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista os conceitos de força no âmbito do treinamento esportivo, julgue os itens subseqüentes.

Um exemplo de força específica é a força dos músculos bíceps braquial, braquial e braquiorradial atuantes em uma flexão do cotovelo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1955Q473450 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

O São Paulo é hoje o clube que, com vários títulos nacionais e internacionais, possui a melhor estrutura em termos de futebol, tanto profissional como amador. O clube tem centro de treinamento com escolinhas de várias categorias, alojamento, cozinha própria, salas de musculação e de fisioterapia, revelando talentos para o futebol do mundo. A organização do São Paulo caracteriza-se pela tendência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1956Q472964 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com referência aos principais instrumentos que podem ser utilizados pelo profissional de educação física na aplicação de testes antropométricos, julgue os itens que se seguem.

O compasso de barras destina-se à tomada de medidas como perímetros transversos dos membros inferiores e superiores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1957Q845448 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

No Rugby, drop goal é marcado quando um atleta chuta para o gol durante o jogo aberto imediatamente após a bola cair e tocar o solo. A marcação de ponto para essa ação é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1958Q844188 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020

No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo.

II - Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular.

III - Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1959Q471463 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As propostas pedagógicas da educação física brasileira da década de 80 do século passado podem ser classificadas em: biológica, psicopedagógica e histórico-crítica. Acerca dessas propostas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1960Q473256 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Os procedimentos primordiais para a ressuscitação cardiopulmonar, na ordem correta, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.