Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1941Q472838 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEPara a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A criança desenvolve as três categorias básicas de forma sequencial, ou seja, primeiramente os movimentos estabilizadores, depois os locomotores e, por último, os manipulativos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1942Q471564 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOÉ (são) comumente considerado(s) marcador (es) sérico (s)para lesão muscular: ✂️ a) Ácido lático. ✂️ b) Creatina-cinase. ✂️ c) Mioglobina. ✂️ d) As alternativas b e c estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1943Q471579 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, a respeito de conteúdos atitudinais relacionados a valores e normas acerca do corpo e da cultura corporal, que devem fazer parte tanto da elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola na área de educação física quanto da atuação do professor na condução das atividades escolares. O professor deve aproveitar as oportunidades para discutir com os alunos as normas construídas socialmente, refletindo sobre valores culturais e interesses associados com a determinação do que se pode ou não fazer. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1944Q474148 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017Considerando o limiar de 4 mmol/l, de Mader (inicialmente definido como o ponto de transição ou passagem do metabolismo puramente aeróbio, para parcialmente anaeróbio), é correto afirmar que ✂️ a) os protocolos de rampa são os melhores entre os protocolos de carga progressiva para medir esse limiar. ✂️ b) a concentração de 4 mmol/l mostra-se consistente com o valor de máximo lactato steady state (Maxlass) em considerável número de pessoas. ✂️ c) o limiar de Mader desconsidera diferenças individuais e, via de regra, subestima a capacidade de endurance de atletas de provas aeróbias. ✂️ d) o limiar de Mader considera diferenças individuais e, via de regra, superestima a capacidade de endurance de atletas de provas anaeróbias. ✂️ e) os protocolos de duração são os melhores para medir esse limiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1945Q472874 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPECom relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem. Em um trabalho de musculação, entre os principais benefícios no treinamento de força para adolescentes incluem-se: aumento da força muscular, da potência e da resistência muscular localizada; redução das lesões, assim como a redução do desempenho tanto nos esportes como nas atividades recreativas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1946Q474418 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Cineantropometria é a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais de tamanho, forma, proporcionalidade, composição e desempenho, com a finalidade de entender os processos relacionados a crescimento, exercício físico, estado nutricional e rendimento esportivo. No que se refere à cineantropometria, julgue os itens seguintes. Avaliação formativa é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento, e a avaliação somativa corresponde à soma de todas as avaliações realizadas ao final de um ciclo de treinamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1947Q474425 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017Os vários métodos de determinação do limiar anaeróbio através do lactato sanguíneo apresentam, em comum, como principal limitação a ✂️ a) complexidade das fórmulas de determinação. ✂️ b) variabilidade da medida conforme o ponto de coleta, veia, artéria, sangue misto. ✂️ c) latência entre o tempo de tamponamento na célula e a difusão do lactato para o sangue. ✂️ d) imprecisão conceitual e as dificuldades metodológicas de determinação do limiar decorrentes dessa imprecisão. ✂️ e) coincidência do ponto determinado como limiar em teste de cargas progressivas e o máximo lactato steady state (Maxlass). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1948Q844601 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Não é um osso do pé: ✂️ a) Tálus. ✂️ b) Cuboide. ✂️ c) Capitato. ✂️ d) Cuneiforme medial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1949Q471868 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs alunos de uma turma de 5.º ano do ensino fundamental que apresentam insatisfação com as aulas de educação física, considerando-as monótonas e desmotivantes, possivelmente irão interessar-se por uma proposta baseada no atletismo porque ✂️ a) elimina a competição e a exigência de interações sociais, típicas dos esportes com bola. ✂️ b) abre possibilidades para quem possui resistência aeróbica ou anaeróbica. ✂️ c) existem atletas de alto rendimento no Brasil nessa modalidade, os quais estão expostos a todo tempo na mídia e são exemplos a serem seguidos. ✂️ d) os gestos técnicos são fáceis de serem aprendidos. ✂️ e) é formado por várias modalidades e diferentes desafios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1950Q472896 | Educação Física, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPEO princípio da sobrecarga estipula que as mudanças funcionais no corpo ocorrem apenas quando a intensidade da atividade é suficiente para ativar a produção de energia e provocar mudanças plásticas no organismo. Sendo assim, a faixa adequada para o treinamento de jovens sedentários é ✂️ a) inferior a 40% da freqüência cardíaca máxima. ✂️ b) superior a 40% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 60% da freqüência cardíaca máxima. ✂️ c) superior a 60% da freqüência cardíaca máxima, e inferior a 85% da freqüência cardíaca máxima. ✂️ d) superior a 85% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 95% da freqüência cardíaca máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1951Q472913 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPEAcerca dos objetivos e benefícios potenciais do exercício físico regular, para fins de tratamento e reabilitação de indivíduos com artrite, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Um dos benefícios da atividade física regular é a melhoria do estado psicológico da pessoa. ✂️ b) Entre os benefícios potenciais do exercício físico, está a redução do risco em relação a doenças como enfermidades cardíacas, hipertensão, diabetes e outras patologias crônicas. ✂️ c) O exercício físico contribui para a diminuição da perda de massa óssea. ✂️ d) O exercício físico pouco ou nada contribui para a preservação e a restauração da amplitude dos movimentos de articulações lesionadas. ✂️ e) Um dos objetivos do exercício físico é o aumento da força e da resistência musculares para a melhoria da estabilidade articular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1952Q471644 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATECEdgar Morin (2000) apresenta sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes. ✂️ a) As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Noologia; Incerteza do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Redução e Disjunção; e A falsa racionalidade. ✂️ b) Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; Pragmatismos; Noologia; Incerteza do conhecimento; e Ensinar a identidade terrena. ✂️ c) O contexto; O global; O multidimensional; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais. ✂️ d) Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais. ✂️ e) As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e Ética do gênero humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1953Q474467 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR). Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve realizar de 100 a 120 compressões torácicas por minuto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1954Q472680 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPETendo em vista os conceitos de força no âmbito do treinamento esportivo, julgue os itens subseqüentes. Um exemplo de força específica é a força dos músculos bíceps braquial, braquial e braquiorradial atuantes em uma flexão do cotovelo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1955Q473450 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPO São Paulo é hoje o clube que, com vários títulos nacionais e internacionais, possui a melhor estrutura em termos de futebol, tanto profissional como amador. O clube tem centro de treinamento com escolinhas de várias categorias, alojamento, cozinha própria, salas de musculação e de fisioterapia, revelando talentos para o futebol do mundo. A organização do São Paulo caracteriza-se pela tendência ✂️ a) militarista. ✂️ b) higienista. ✂️ c) pedagogicista. ✂️ d) competitivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1956Q472964 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom referência aos principais instrumentos que podem ser utilizados pelo profissional de educação física na aplicação de testes antropométricos, julgue os itens que se seguem. O compasso de barras destina-se à tomada de medidas como perímetros transversos dos membros inferiores e superiores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1957Q845448 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No Rugby, drop goal é marcado quando um atleta chuta para o gol durante o jogo aberto imediatamente após a bola cair e tocar o solo. A marcação de ponto para essa ação é de: ✂️ a) 2 pontos. ✂️ b) 3 pontos. ✂️ c) 4 pontos. ✂️ d) 5 pontos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1958Q844188 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo. II - Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular. III - Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens II e III são verdadeiros. ✂️ e) Nenhum dos itens é verdadeiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1959Q471463 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAs propostas pedagógicas da educação física brasileira da década de 80 do século passado podem ser classificadas em: biológica, psicopedagógica e histórico-crítica. Acerca dessas propostas, assinale a opção correta. ✂️ a) Em oposição à proposta biológica, a proposta psicopedagógica é considerada reducionista do homem e acrítica diante da realidade social. ✂️ b) A proposta psicopedagógica surgiu como uma reação contra a tendência biológica, que tinha como foco central ou a promoção da saúde ou a melhoria do rendimento esportivo. ✂️ c) A proposta histórico-crítica destacou a dimensão política da prática pedagógica da educação física, ao mesmo tempo em que valorizou a preocupação com a estética e a saúde dos alunos. ✂️ d) À medida que novas tendências pedagógicas surgem, há um movimento de reação contra as tendências anteriores, que, progressivamente, desaparecem do cenário escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1960Q473256 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPOs procedimentos primordiais para a ressuscitação cardiopulmonar, na ordem correta, são: ✂️ a) abertura da via aérea, desbloqueio da respiração e massagem cardíaca. ✂️ b) abertura da boca, respiração boca-a-boca e verificação da freqüência cardíaca. ✂️ c) abertura da via aérea, estabelecimento da respiração e da circulação. ✂️ d) estabelecimento da circulação, respiração e abertura da via aérea. ✂️ e) estabelecimento da respiração, abertura da via aérea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1941Q472838 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPEPara a especificação das ações motoras, Gallahue e Ozmun (2005) agrupam os movimentos em três categorias: estabilizadores, locomotores e manipulativos. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. A criança desenvolve as três categorias básicas de forma sequencial, ou seja, primeiramente os movimentos estabilizadores, depois os locomotores e, por último, os manipulativos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1942Q471564 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOÉ (são) comumente considerado(s) marcador (es) sérico (s)para lesão muscular: ✂️ a) Ácido lático. ✂️ b) Creatina-cinase. ✂️ c) Mioglobina. ✂️ d) As alternativas b e c estão corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1943Q471579 | Educação Física, Professor de 5a a 8a Série, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPEJulgue os itens seguintes, a respeito de conteúdos atitudinais relacionados a valores e normas acerca do corpo e da cultura corporal, que devem fazer parte tanto da elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola na área de educação física quanto da atuação do professor na condução das atividades escolares. O professor deve aproveitar as oportunidades para discutir com os alunos as normas construídas socialmente, refletindo sobre valores culturais e interesses associados com a determinação do que se pode ou não fazer. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1944Q474148 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017Considerando o limiar de 4 mmol/l, de Mader (inicialmente definido como o ponto de transição ou passagem do metabolismo puramente aeróbio, para parcialmente anaeróbio), é correto afirmar que ✂️ a) os protocolos de rampa são os melhores entre os protocolos de carga progressiva para medir esse limiar. ✂️ b) a concentração de 4 mmol/l mostra-se consistente com o valor de máximo lactato steady state (Maxlass) em considerável número de pessoas. ✂️ c) o limiar de Mader desconsidera diferenças individuais e, via de regra, subestima a capacidade de endurance de atletas de provas aeróbias. ✂️ d) o limiar de Mader considera diferenças individuais e, via de regra, superestima a capacidade de endurance de atletas de provas anaeróbias. ✂️ e) os protocolos de duração são os melhores para medir esse limiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1945Q472874 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPECom relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem. Em um trabalho de musculação, entre os principais benefícios no treinamento de força para adolescentes incluem-se: aumento da força muscular, da potência e da resistência muscular localizada; redução das lesões, assim como a redução do desempenho tanto nos esportes como nas atividades recreativas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1946Q474418 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018Cineantropometria é a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica de medidas corporais de tamanho, forma, proporcionalidade, composição e desempenho, com a finalidade de entender os processos relacionados a crescimento, exercício físico, estado nutricional e rendimento esportivo. No que se refere à cineantropometria, julgue os itens seguintes. Avaliação formativa é comumente efetuada antes do início de um programa de treinamento, e a avaliação somativa corresponde à soma de todas as avaliações realizadas ao final de um ciclo de treinamento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1947Q474425 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017Os vários métodos de determinação do limiar anaeróbio através do lactato sanguíneo apresentam, em comum, como principal limitação a ✂️ a) complexidade das fórmulas de determinação. ✂️ b) variabilidade da medida conforme o ponto de coleta, veia, artéria, sangue misto. ✂️ c) latência entre o tempo de tamponamento na célula e a difusão do lactato para o sangue. ✂️ d) imprecisão conceitual e as dificuldades metodológicas de determinação do limiar decorrentes dessa imprecisão. ✂️ e) coincidência do ponto determinado como limiar em teste de cargas progressivas e o máximo lactato steady state (Maxlass). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1948Q844601 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Não é um osso do pé: ✂️ a) Tálus. ✂️ b) Cuboide. ✂️ c) Capitato. ✂️ d) Cuneiforme medial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1949Q471868 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPEOs alunos de uma turma de 5.º ano do ensino fundamental que apresentam insatisfação com as aulas de educação física, considerando-as monótonas e desmotivantes, possivelmente irão interessar-se por uma proposta baseada no atletismo porque ✂️ a) elimina a competição e a exigência de interações sociais, típicas dos esportes com bola. ✂️ b) abre possibilidades para quem possui resistência aeróbica ou anaeróbica. ✂️ c) existem atletas de alto rendimento no Brasil nessa modalidade, os quais estão expostos a todo tempo na mídia e são exemplos a serem seguidos. ✂️ d) os gestos técnicos são fáceis de serem aprendidos. ✂️ e) é formado por várias modalidades e diferentes desafios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1950Q472896 | Educação Física, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPEO princípio da sobrecarga estipula que as mudanças funcionais no corpo ocorrem apenas quando a intensidade da atividade é suficiente para ativar a produção de energia e provocar mudanças plásticas no organismo. Sendo assim, a faixa adequada para o treinamento de jovens sedentários é ✂️ a) inferior a 40% da freqüência cardíaca máxima. ✂️ b) superior a 40% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 60% da freqüência cardíaca máxima. ✂️ c) superior a 60% da freqüência cardíaca máxima, e inferior a 85% da freqüência cardíaca máxima. ✂️ d) superior a 85% da freqüência cardíaca máxima e inferior a 95% da freqüência cardíaca máxima. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1951Q472913 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPEAcerca dos objetivos e benefícios potenciais do exercício físico regular, para fins de tratamento e reabilitação de indivíduos com artrite, assinale a opção incorreta. ✂️ a) Um dos benefícios da atividade física regular é a melhoria do estado psicológico da pessoa. ✂️ b) Entre os benefícios potenciais do exercício físico, está a redução do risco em relação a doenças como enfermidades cardíacas, hipertensão, diabetes e outras patologias crônicas. ✂️ c) O exercício físico contribui para a diminuição da perda de massa óssea. ✂️ d) O exercício físico pouco ou nada contribui para a preservação e a restauração da amplitude dos movimentos de articulações lesionadas. ✂️ e) Um dos objetivos do exercício físico é o aumento da força e da resistência musculares para a melhoria da estabilidade articular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1952Q471644 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATECEdgar Morin (2000) apresenta sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes. ✂️ a) As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Noologia; Incerteza do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Redução e Disjunção; e A falsa racionalidade. ✂️ b) Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; Pragmatismos; Noologia; Incerteza do conhecimento; e Ensinar a identidade terrena. ✂️ c) O contexto; O global; O multidimensional; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais. ✂️ d) Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais. ✂️ e) As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e Ética do gênero humano. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1953Q474467 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018Durante um treinamento físico com ênfase no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, ministrado para uma equipe de futebol universitário, um dos jogadores caiu no gramado após realizar uma corrida por 50 m em velocidade máxima. Ao se aproximar e chamá-lo pelo nome, o profissional de educação física que o treinava não obteve resposta. Em seguida, verificou-se que o atleta apresentava pulsação e respiração fracas, quadro esse que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória (PCR). Nessa situação hipotética, o profissional de educação física deve realizar de 100 a 120 compressões torácicas por minuto. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1954Q472680 | Educação Física, Técnico em Assuntos Educacionais, Polícia Federal, CESPE CEBRASPETendo em vista os conceitos de força no âmbito do treinamento esportivo, julgue os itens subseqüentes. Um exemplo de força específica é a força dos músculos bíceps braquial, braquial e braquiorradial atuantes em uma flexão do cotovelo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1955Q473450 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPO São Paulo é hoje o clube que, com vários títulos nacionais e internacionais, possui a melhor estrutura em termos de futebol, tanto profissional como amador. O clube tem centro de treinamento com escolinhas de várias categorias, alojamento, cozinha própria, salas de musculação e de fisioterapia, revelando talentos para o futebol do mundo. A organização do São Paulo caracteriza-se pela tendência ✂️ a) militarista. ✂️ b) higienista. ✂️ c) pedagogicista. ✂️ d) competitivista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1956Q472964 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPECom referência aos principais instrumentos que podem ser utilizados pelo profissional de educação física na aplicação de testes antropométricos, julgue os itens que se seguem. O compasso de barras destina-se à tomada de medidas como perímetros transversos dos membros inferiores e superiores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1957Q845448 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020No Rugby, drop goal é marcado quando um atleta chuta para o gol durante o jogo aberto imediatamente após a bola cair e tocar o solo. A marcação de ponto para essa ação é de: ✂️ a) 2 pontos. ✂️ b) 3 pontos. ✂️ c) 4 pontos. ✂️ d) 5 pontos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1958Q844188 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II Educação Física, Avança SP, 2020No que se refere à obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I - A ação de engatinhar é um fenômeno que não integra o sujeito com o mundo. II - Cada objeto a ser pego exige uma atividade motora particular. III - Não basta se especialista em mãos ou especialista em bolas para entender o ato de pegar uma bola. ✂️ a) Apenas o item I é verdadeiro. ✂️ b) Apenas o item II é verdadeiro. ✂️ c) Apenas o item III é verdadeiro. ✂️ d) Apenas os itens II e III são verdadeiros. ✂️ e) Nenhum dos itens é verdadeiro. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1959Q471463 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPEAs propostas pedagógicas da educação física brasileira da década de 80 do século passado podem ser classificadas em: biológica, psicopedagógica e histórico-crítica. Acerca dessas propostas, assinale a opção correta. ✂️ a) Em oposição à proposta biológica, a proposta psicopedagógica é considerada reducionista do homem e acrítica diante da realidade social. ✂️ b) A proposta psicopedagógica surgiu como uma reação contra a tendência biológica, que tinha como foco central ou a promoção da saúde ou a melhoria do rendimento esportivo. ✂️ c) A proposta histórico-crítica destacou a dimensão política da prática pedagógica da educação física, ao mesmo tempo em que valorizou a preocupação com a estética e a saúde dos alunos. ✂️ d) À medida que novas tendências pedagógicas surgem, há um movimento de reação contra as tendências anteriores, que, progressivamente, desaparecem do cenário escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1960Q473256 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESPOs procedimentos primordiais para a ressuscitação cardiopulmonar, na ordem correta, são: ✂️ a) abertura da via aérea, desbloqueio da respiração e massagem cardíaca. ✂️ b) abertura da boca, respiração boca-a-boca e verificação da freqüência cardíaca. ✂️ c) abertura da via aérea, estabelecimento da respiração e da circulação. ✂️ d) estabelecimento da circulação, respiração e abertura da via aérea. ✂️ e) estabelecimento da respiração, abertura da via aérea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro