Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1981Q471442 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Considerando-se o Eixo Temático - Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1982Q472484 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A alteração angular do joelho no plano sagital, em hiperextensão, é conhecida como geno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1983Q472487 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria da sobrevivência, a motivação é produzida com a ativação de aspectos cognitivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1984Q474284 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Ao elaborar algumas reflexões didáticas contemporâneas sobre a dança na escola, Marques (2007) afirma que “tanto o corpo quanto a dança ainda estão cobertos por um mistério, um buraco negro que a grande maioria da população escolar ainda não conseguiu investigar, explorar, perceber, sentir, entender e criticar”. Segundo a referida autora, em sua obra “Dançando na escola”, qual o principal motivo que impede um desenvolvimento mais efetivo da dança como componente curricular efetivo na/da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1985Q471470 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas. Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho.

Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1986Q472765 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1987Q839107 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

A seleção e organização dos conteúdos que devem compor o currículo da Educação Física na Escola tem sido tema de grande interesse entre os pesquisadores da área. As discussões sobre o tema tornaram- -se mais intensas durante a década de 90, especialmente pelo papel da Educação Física na escola que, ao contrário de outros componentes curriculares, não conseguia explicitar sua especificidade. Para mudar esse quadro, foi realizada a proposta de que fossem ensinados, durante as aulas, conhecimentos sobre o movimento humano, que pudessem levar ao desenvolvimento das potencialidades e possibilidades motoras e à capacitação do aluno para a utilização consciente de seu potencial motor. A partir disso, foi marcante a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física (Brasil, 1997). Nesse documento se defendia a cultura corporal de movimento como base do currículo da Educação Física na escola. Além disso, para organizar o currículo foram propostos três blocos de conteúdos: esporte, lutas e ginástica; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimento sobre o corpo. Assim, a avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverão ser integradas, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como auto-avaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade. Em síntese, dentre as funções dos instrumentos de avaliação para a Educação Física, qual função apresentada encontra-se INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1988Q472261 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A professora Marcela irá dar uma aula de Educação Física para uma turma de crianças com idades de 10 a 12 anos, de ambos os sexos. A unidade em que a aula está inserida é basquetebol; as crianças já são iniciadas na prática deste esporte; que há duas quadras e 15 bolas; e o número de alunos está em torno de 20. Assim, para que todos os alunos participem ao mesmo tempo e sem discriminação, a professora deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1989Q832466 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Sobre o propósito do movimento, analisar os itens abaixo:

I. O corpo, em sua manifestação cinética, é um fator dinâmico em constante desenvolvimento, inclusive na quietude.

II. A expressão corporal se manifesta naturalmente na criança e se revela com dificuldade no adulto.

III. O movimento, realizado como um ato de permanente criação, onde cada momento contém todo o passado, mas é único e irrepetível, origina vivências de excelsa harmonia.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1990Q474326 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

A preparação esportiva acontece em quantas etapas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1991Q841430 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Leia o trecho abaixo: “Os PCNs apontam que a concepção de cultura corporal amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da ____________, na medida em que, tomando seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso a eles.”.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1992Q472803 | Educação Física, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

A equipe técnica que sistematizou o texto dos PCN de Ensino Fundamental apontou para a possibilidade de uma nova nomenclatura da Educação Física escolar que seria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1993Q473318 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

No processo de desenvolvimento motor da criança, a maturação das habilidades sensoriomotoras segue a direção cefalocaudal, de forma que os movimentos dos membros da parte inferior do corpo passam a ser funcionalmente efetivos antes dos movimentos dos membros superiores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1994Q472551 | Educação Física, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A combinação da prática variada e da randômica permite que as experiências de aprendizagem se aproximem de situações da vivência do aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

1995Q840948 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

A avaliação nas aulas de Educação Física é um tema recorrente e complexo, pois para ser desenvolvida de maneira satisfatória, exige um diálogo permanente entre professor, aluno e escola. Nesse sentido, sobre o desenvolvimento do processo avaliativo, analise as afirmativas a seguir:
I - A avaliação do professor deve ser comunicada aos alunos, informando-lhes sobre as suas dificuldades e avanços alcançados. II - A observação avaliadora pode ser feita em todas as aulas e situações. III - Quando se avalia o aluno ao final de um processo, geralmente se chama essa proposta de avaliação somativa.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1996Q472898 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Nepomuceno MG, CONSULPLAN

“No handebol, _________________ trata(m)-se do movimento de lançar a bola ao chão sucessivamente ou uma única vez, tendo como objetivo deslocar-se pelo espaço da quadra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1997Q474435 | Educação Física, Educação Física, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos aspectos relacionados ao ensino da cultura corporal, nas aulas de educação física, a partir de uma perspectiva sociocultural, julgue os itens subsequentes. Em uma perspectiva crítica, a educação física condena a temática das lutas, observando o necessário posicionamento educativo quanto ao combate à violência e à promoção da cultura da paz.
  1. ✂️
  2. ✂️

1998Q474185 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

O Futebol de Cinco é uma modalidade paraolímpica em que os atletas participantes são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1999Q473677 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Suponha que, na elaboração do programa de educação física para alunos de uma escola de ensino médio, tenham sido destacados vários princípios relacionados à atividade física como fator de promoção da saúde. Considerando-se essa situação, entre os princípios incluídos no referido programa, definiu-se corretamente o princípio da

sobrecarga crescente como o que determina que se considerem a frequência, o volume e a intensidade dos exercícios, a fim de se otimizar o desenvolvimento da aptidão física dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2000Q474223 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Práticas esportivas são atividades em que podem ocorrer desfechos acidentais, de que resultam lesões de naturezas diversas. Entre os quadros clínicos decorrentes desses desfechos incluem-se as hemorragias e os sangramentos. A respeito dessas ocorrências, julgue os próximos itens. O reconhecimento do tipo de hemorragia em uma avaliação de emergência é fundamental para a determinação dos procedimentos de primeiros socorros. Os parâmetros que indicam o tipo de hemorragia como arterial ou venosa são a coloração do sangue extravasado (vermelho claro ou escuro) e a forma como esse sangue se exterioriza (pulsante ou contínuo).
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.