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Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q182261 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Uma escola solicitou a cinco professores de Educação Física que realizassem uma bateria de testes para avaliação física de caráter antropométrico visando-se o estudo do crescimento físico dos estudantes. Nessa avaliação, a periodicidade deve ser estabelecida pelos professores. Quanto ao exame propriamente dito, é necessário que os professores mensurem a massa corporal e a estatura dos estudantes, além de duas outras variáveis antropométricas.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta corretamente a periodicidade estabelecida para a referida avaliação e as duas variáveis que devem compor a bateria de testes, cada uma delas associada ao respectivo instrumento/procedimento de mensuração.

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22Q28750 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Na obra Iniciação Esportiva Universal, Greco propõe o desenvolvimento da capacidade de jogo como pré-requisito importante para aprendizagens mais complexas no futuro da criança.

O desenvolvimento da capacidade de jogo promove várias competências, EXCETO:
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23Q472234 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício, julgue os itens a seguir.

I Na situação de repouso, todo o combustível alimentar para satisfazer as necessidades energéticas corporais são fornecidos pelas proteínas.

II O fenômeno denominado oscilação cardiovascular ocorre quando, por exemplo, durante trabalho físico submáximo prolongado (mais de 60 minutos), o volume de ejeção aumenta gradualmente, a freqüência cardíaca diminui gradualmente com a progressão do exercício e o débito cardíaco torna-se variável.

III No início do exercício físico, ocorre aumento na ventilação, causado principalmente pelo comando central dos neurônios.

IV Durante exercício de intensidade moderada em ambiente com alta temperatura, o sangue se distribui diretamente para a pele, de modo que essa alteração no fluxo sanguíneo cutâneo causa o aumento da temperatura corporal central.

V Durante o exercício físico, a água se desloca do sangue para as células e tecidos circundantes, o que ocasiona redução no volume plasmático, a qual pode ser compensada pela ingestão de líquidos.

Estão certos apenas os itens

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24Q185024 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Uma experiência pedagógica de criação significativa para os alunos nas aulas em que é trabalhado o conteúdo dança na educação física escolar pode aliar texto e improvisação de movimentos. Os estudantes trazem contos, poemas, letras de música e os desenvolvem em oficinas. Por exemplo, pode-se pedir que eles redijam sobre alguém de sua família ou algo próximo a eles. Dessa forma, subjetividade e memórias podem aflorar, uma vez que esse tipo de trabalho estimula os educandos a fazer pontes entre essas histórias e textos pessoais com seu trabalho corporal. Durante o tempo em que estão sozinhos para improvisar, envolvidos cinestesicamente, os alunos criam frases, gestos, sequências de movimento ou sentimentos e sensações que os textos revelam, que as imagens proporcionam, estabelecendo diálogos.
LARA, L. M.; VIEIRA, A. P. Em foco...O corpo que dança:experiências docentes e intersubjetividades desafiadas. In: LARA, L.M. (Org.). Abordagens Socioculturais em Educação Física. Maringá: EDUEM, 2010, p. 141-86.(adaptado).

No texto apresentado, o ensino está centrado em

I. abordar uma dimensão pedagógica e técnicoinstrumental da dança como conteúdo da cultura corporal.

II. apresentar propostas para o desenvolvimento da dança como expressão do movimento humano no processo ensino-aprendizagem da educação física.

III. sugerir atividades que vão assegurar a inclusão de danças contemporâneas de forma sistemática e não apenas eventual nas festas e comemorações da escola.

IV. propor um trabalho que envolve pesquisa e cultivo do diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola.

É correto apenas o que se afirma em

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25Q833813 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Educação Física – História da Educação Física) Como acontece com toda área de conhecimento que possui fundamentação histórica, é de suma importância conhecer alguns períodos da história da Educação Física e suas características. Há de se considerar a origem da Educação Física e as suas características desde o período da pré-história, bem como a evolução dessa disciplina nas civilizações, como por exemplo: chinesa, indiana, japonesa e egípcia. A partir do que se conhece da história da Educação Física, é possível reconhecer alguns fundamentos históricos que estão presentes nas mais diferentes atividades físicas, desde o período pré-histórico, até os dias atuais. Diante do exposto analise as assertivas abaixo: I. Desde a sua origem mais remota, o homem vem se adaptando, criando fórmulas e novas soluções para seguir adiante em seu processo de evolução. Assim, pode-se afirmar que o homem sempre praticou atividades físicas. Pois, II. O ser humano estava constantemente submetido a lutas, à necessidade de obter sua alimentação por meio da caça e da pesca, aos hábitos migratórios e a outros aspectos ligados à sua segurança, que o faziam se movimentar. Está correto o que se afirma em:
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26Q474271 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Lutas são entendidas não somente como as modalidades de combate formais, mas, também, como prática da luta informal, tal como os jogos de lutas. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
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27Q472340 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos e procedimentos de danças, jogos e lutas, assinale a opção correta, considerando as diretrizes contidas nos PCN.

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28Q471728 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O ensino da dança, nas aulas de Educação Física, na Escola, deve ser considerado como uma expressão representativa de diversos aspectos da vida humana, podendo ser um tipo de linguagem corporal que permite a transmissão de

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29Q474174 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:

I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.

II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.

III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.

IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.

De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:

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30Q474301 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Sobre a capoeira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A capoeira regional caracteriza-se por movimentos mais lentos e pela constante presença de ao menos uma das mãos no chão. É considerada a capoeira-mãe.

( ) A capoeira angola se mistura com o Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado 1899-1974). Trata-se do grande revolucionário da capoeira ao criar esse tipo de capoeira que caracteriza-se por movimentos mais rápidos, pelo contato físico entre os jogadores, além de uma sequência de ensino, começando com exercícios mais básicos.

( ) O contexto de criação da capoeira regional se deu pela opinião vigente na época de que a capoeira angola era fraca no quesito ataque e defesa pessoal.

( ) A capoeira possui aspectos de dança, luta, jogo, música e folclore. Portanto, é uma manifestação sociocultural peculiar e expressiva da cultura brasileira.

A sequência está correta em

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31Q474118 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A Corporeidade associa-se à história de vida, à experiência do corpo vivido expressa pela motricidade. Registra-se que, na medida que se constrói história e cultura, o sujeito se apropria da realidade. A consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio. Nesta perspectiva analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I. O profissional de Educação Física precisa ter consciência dos padrões de corpo que são construídos socialmente e trabalhar esses conceitos.

II. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, considerando a produtividade e o desempenho.

III. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar em uma perspectiva de que a consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio.

IV. Conscientes do lema de Juvenal (V a.C) os profissionais de Educação Física devem defender os benefícios dos exercícios físicos às entidades ?Corpo? e ?Mente?, autônomas entre si.

Tendo por base a perspectiva de corporeidade apresentada por Santin (1992) estão corretas as afirmativas:

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32Q474445 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma das formas de se monitorar a intensidade do exercício físico é a mensuração da frequência cardíaca. Se um indivíduo apresenta frequência cardíaca máxima de 170 bpm e frequência cardíaca de repouso de 70 bpm, então a sua zona de treinamento de 50% a 60%, calculada por meio da equação da frequência cardíaca de reserva, se situa entre
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33Q181924 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Ao ensinar o voleibol na escola, Marcela, professora de Educação Física do 6.º e do 7.º ano de ensino fundamental, desenvolve algumas situações de jogo no processo ensino-aprendizagem.

Considerando essa situação, avalie quais dos objetivos apresentados a seguir a professora deve priorizar no planejamento de suas aulas de voleibol.

I. Aplicar os elementos técnico-táticos e as precondições fisiológicas para a prática, visando somente à vitória na competição.

II. Respeitar o estágio de desenvolvimento do estudante para a organização e a inclusão de regras.

III. Desenvolver noções táticas e técnicas que garantem a participação de todos para a fluência do jogo.

IV. Desenvolver fundamentos gerais que possam ser utilizados em outros jogos.

É correto apenas o que se afirma em

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34Q146799 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

Na elaboração de um programa de lazer e de recreação para uma instituição devem ser considerados, no mínimo, além dos objetivos da instituição para o lazer e a recreação dos seus associados,

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35Q474329 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Associe corretamente os métodos ginásticos às suas respectivas descrições.

1. Método alemão.

2. Método sueco.

3. Método francês.

4. Método dinamarquês.

( ) Método de exercícios proposto por Pehr Ling (1776-1839); baseava-se no nacionalismo, e tinha como objetivo precípuo regenerar o povo através da execução correta dos exercícios, formando homens de bom aspecto que pudessem preservar a paz no país.

( ) Buscava a purificação da raça e a preparação para o trabalho e o desenvolvimento da nação. Caracteriza-se pelo uso de habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e arremessar. Destaque ainda para a ginástica Turnkunst, ou Turnen criada por Friedrich Ludwig Jahn (1788-1825).

( ) Esse foi o primeiro método ginástico a ser implantando nas aulas de educação física no Brasil. Teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amorós Y Ondeano (1770-1848).

 ( ) Nesse método, os movimentos são suaves e naturais com exercícios compreendidos pela facilidade cardiorrespiratória. No entanto, com características de movimentos que exigem flexibilidade, força e destreza do praticante.

A sequência está correta em

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36Q474100 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade e honestidade. Além de aprenderem a lidar com as vitórias e as derrotas que o esporte proporciona, aprendem a vencer através do esforço pessoal, desenvolvendo a independência, o sentido de responsabilidade e a confiança em si mesmos. Voleibol, basquetebol, futebol, handebol, atletismo e natação são práticas esportivas, que contribuem para o desenvolvimento socioeducativo dos seus praticantes. Leia os itens.

I. Aumentar a força muscular e melhorar a flexibilidade e a resistência cardiorrespiratória.

II. Utilizar situações vividas na prática, para se aprender a convivência com outras pessoas no dia a dia.

III. Melhorar as habilidades motoras básicas, como correr, saltar, rebater e segurar.

IV. Desenvolver valores como liderança, trabalho em equipe e respeito às regras e às individualidades dos companheiros.

V. Aprender aspectos técnicos e táticos que serão utilizados em situação de jogo.

Estão relacionados com os aspectos socioeducativos da prática esportiva:

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37Q843414 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Itatiba SP , Avança SP, 2020

No que se refere à dança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano.
II - Vida, saúde, religião, morte, fertilidade são temas contemplados pela dança nas mais diversas culturas.
III - Uma aula de dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir etc.

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38Q471542 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"A brincadeira tradicional infantil, filiada ao folclore, incorpora a mentalidade popular, expressando-se, sobretudo, pela oralidade". (Kishimoto, 1996).

Assinale a alternativa que não pode ser considerada como brincadeira tradicional infantil.

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39Q472948 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

A promoção e a manutenção da qualidade de vida para a juventude dependem da consciência de que a saúde resulta da responsabilidade pessoal nos cuidados com o próprio corpo e, não, de medidas socioculturais.

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40Q472026 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como

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