Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q986899 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Considerando o componente de Educação Física da BNCC, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: _____________ como elemento essencial; ________________ (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e ______________ vinculado com o lazer/entretenimento e/ou o cuidado com o corpo e a saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1030419 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Na Educação Física, os jogos podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características, objetivos e contextos. Além de aprimorar habilidades físicas, eles têm um papel fundamental no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos alunos, promovendo um aprendizado holístico e integrador.
A esse respeito, relacione os tipos de jogos apresentados com os seus respectivos conceitos:
1. Jogos recreativos. 2. Jogos cooperativos. 3. Jogos competitivos.
( ) Envolvem a colaboração entre os participantes para alcançar um objetivo comum.
( ) Envolvem disputas com regras claras, visando vencer ou superar adversários, podendo ser esportes tradicionais ou jogos adaptados.
( ) Envolvem atividades e brincadeiras orientadas com objetivos bem definidos e caráter lúdico.

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1031443 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quando um indivíduo saudável inicia um exercício, verifica-se um aumento na ventilação pulmonar, ou seja, a respiração acelera e fica mais intensa.

Assinale a opção que indica a estrutura do organismo que desencadeia esse fenômeno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1030420 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Ao preparar uma aula sobre voleibol, um professor de Educação Física decide abordar com os alunos, inicialmente, as regras do desporto.
Segundo as Regras Oficiais de Voleibol da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q986901 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são oito as dimensões do conhecimento do componente curricular educação física: experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário. Sobre a experimentação, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1030421 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Segundo as Regras Oficiais de Basquetebol da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), em uma partida, quando no julgamento de um árbitro há um contato desnecessário em um jogador em movimento ofensivo, causado por jogador defensor para parar a progressão da equipe atacante na transição, sem visar a bola e antes do início de um ato de arremesso, deve ser assinalada uma falta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1031445 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Antes de dar início à sua aula de ginástica localizada, uma professora divide a turma em grupos de dois ou três alunos. Neles, os integrantes têm a mesma idade, o mesmo nível de condicionamento e igual tempo de treinamento. Para cada grupo ela aplica exercícios específicos, com diferentes volumes e intensidades.

Assinale a opção que indica o princípio do treinamento físico que a professora empregou.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q986902 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são consideradas competências específicas de educação física para o ensino fundamental:

I. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
II. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
III. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho e saúde para padronizar os modelos existentes e, assim, combater posturas preconceituosas.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q986904 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

No que se refere às características metodológicas considerando as perspectivas educacionais da educação física por meio da ludicidade, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Na educação física lúdica, a construção do currículo desenha-se a partir da imposição hierárquica do professor em ministrar conteúdos historicamente sistematizados pela disciplina em seus preceitos tecnicistas.
( ) Na educação física lúdica, a escolha das atividades de aula deve priorizar a especialização em detrimento da diversidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q986905 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

O jogo é umas das principais formas metodológicas utilizadas nas aulas de educação física, no intuito de cumprir os objetivos traçados para essa disciplina. Sobre os objetivos trabalhados pelo jogo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Têm o intuito de estimular o espírito competitivo e de disputa entre os participantes.
( ) Estimulam habilidades físicas, afetivas, sociais e intelectuais.
( ) Têm no seu resultado final a principal justificativa de estar presente em uma aula de educação física.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1034286 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Durante uma aula de futsal, o professor apresenta aos alunos algumas regras do esporte. Com base nas normas oficiais adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1034288 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A ginástica aeróbica tem como característica a prática vigorosa, contínua e ritmada de exercícios físicos, provocando o aumento do ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos dos praticantes. Durante a sua execução, um parâmetro importante a ser monitorado diz respeito ao nível de esforço que está sendo exigido do aluno em relação à sua capacidade máxima de se exercitar.
Este parâmetro do exercício diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1034289 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

No seu colégio, o professor de Educação Física recebeu a tarefa de organizar uma competição de queimada como parte das comemorações da semana de aniversário da instituição. Foram inscritos treze times para participar do evento. Tendo em vista o tempo disponível para as disputas, o sistema de competição escolhido pelo professor foi o de eliminatória simples.
Com base nesses dados, assinale a alternativa que indica corretamente quantos times ficarão isentos na primeira rodada e quantos jogos serão realizados até o final da competição, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1034290 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

A Educação Física escolar desempenha um papel crucial na promoção da inclusão, buscando atender às necessidades de todos os alunos. É essencial que todos participem e se desenvolvam, independentemente de suas habilidades ou limitações.
Sobre as práticas inclusivas na Educação Física, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1034293 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, SEEC RN, FGV, 2025

Mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida têm impulsionado o aumento global de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus. Essas condições compartilham fatores de risco modificáveis, como inatividade física e obesidade. Nesse contexto, indicadores antropométricos, como o índice de conicidade, são fundamentais para identificar precocemente a obesidade abdominal, permitindo intervenções que promovam a saúde e a qualidade de vida, entre estas o exercício.
Para o cálculo do índice de conicidade são necessárias as seguintes medidas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q953655 | Educação Física, Monitor de Cultura do Movimento, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Quando se trata de Retículo Sarcoplasmático do Músculo Liso, podemos dizer que, em geral, quanto mais extenso o retículo sarcoplasmático na fibra muscular lisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q953656 | Educação Física, Monitor de Cultura do Movimento, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Analise a seguinte frase e preencha as lacunas, respectivamente, de acordo com as alternativas abaixo: “ O ___________ é a oxidação dos alimentos na ___________”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q953657 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Monitor de Cultura do Movimento, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

A Educação Física no meio escolar tem o objetivo de, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.