Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q472879 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A educação física historicamente, de origens militares e médicas, serviu de mecanismo de manutenção do status quo, predominante na educação brasileira. Os PCNs, ao tratarem sobre a importância social da educação física, esbarram nessa concepção e deixam evidente que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q834863 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Intensidade, duração, frequência e tipo de sobrecarga metabólica são parâmetros que influenciam as adaptações nas funções fisiológicas e metabólicas (McArdle et al., 2008).
O princípio que CORRETAMENTE explica essas adaptações é o da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q837773 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Catanduvas PR, FAUEL, 2021

Tanto a recreação como o lazer inicialmente conviviam em nossa realidade sem maiores reflexões sobre os seus significados. Enquanto o termo recreação é influência da perspectiva norte-americana, o lazer surge a partir da influência dos estudos europeus. Essa dupla denominação está presente nos dias atuais e em geral utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural. Alguns autores chegam a identificar diferenças ou peculiaridades mais amplas entre os termos. A origem etimológica do termo recreação pode ser ressaltada a partir de posições diferenciadas. Assim, assumindo a posição de Dumazedier (1975), qual o significado de recreação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q472727 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

A maioria dos educadores entende que o jogo é uma coisa séria, apesar de ainda existir quem afirme que o jogo é brincadeira.

A seriedade do jogo encontra-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q473284 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.

I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.

II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.

III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.

V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.

É CORRETO o que está contido apenas nas proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q473947 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

Existem muitas modalidades de ginástica, cada qual com seus limites e potencialidades. A principal característica da Ginástica Geral é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q471720 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para o que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q473705 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q473979 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Acerca do crescente uso de anabolizantes nos últimos anos, tema bastante atual e relevante para a sociedade, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q474264 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De acordo com o livro Metodologia do Ensino da Educação Física (Coletivo de Autores), são conteúdos da Educação Física escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q474196 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os métodos ginásticos surgidos na Europa a partir do século XIX serviram de base para as primeiras propostas pedagógicas para as aulas de educação física escolar no Brasil. Os métodos ginásticos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q474304 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. O período da esportivização da educação física brasileira situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX, momento em que a educação física na escola passou a subsidiar a formação de atletas para o esporte de rendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q845199 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

POWERS & HOWLEY (2017) apresentam três princípios do treinamento de resistência.
Qual o princípio apresentado pelos autores em que os ganhos de condicionamento por meio do exercício com sobrecarga são rapidamente perdidos quando o treinamento é interrompido e a sobrecarga é removida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q225537 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre as possíveis dificuldades para a inclusão do ensino de lutas na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A falta de vivência em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida como no âmbito acadêmico, impede a prática adequada de lutas.
II. A falta de estrutura física e a falta de equipamentos nas escolas inviabilizam o treinamento adequado das diferentes vertentes da luta.
III. A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q474527 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

As categorias de ginástica vinculadas à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) em 2015 são: ginástica artística masculina e feminina, ginástica aeróbica, ginástica rítmica, ginástica acrobática,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q833577 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

Os benefícios da atividade física como forma de prevenção de doenças não transmissíveis são de extrema importância e vão muito além de apenas redução do peso. Sobre esse tema é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q474357 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os fatores psicomotores devem ser de conhecimento dos professores que atuam com a abordagem psicomotora. Além dos fatores, existem os subfatores psicomotores, dentre os quais existe um denominado sincinesia, que é um movimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q844722 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Segundo Powers, apenas os esportes ou exercícios de intensidade moderada a alta representam uma ameaça de distúrbios acidobásicos durante o exercício. São exercícios que envolvam risco de distúrbio acidobásico devido à sua intensidade:
I. Nado de 100M. II. Maratona. III. Vôlei. IV. Futebol americano.
Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q472854 | Educação Física, Analista de Esporte e Lazer, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME Grupo

A frequência cardíaca (Fc) ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (Bpm). Com relação à frequência cardíaca de reserva, indique a fórmula correta que a expressa:

*Nota Fc máx. (Frequência cardíaca máxima).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.