Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2001Q472657 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Supondo que você tenha que realizar uma competição para crianças do ensino fundamental, analise as assertivas seguintes a respeito do processo competitivo de acordo com De Rose (2002).

I. O período etário que vai desde a segunda infância (por volta dos sete anos de idade) até o final da adolescência (por volta dos 17 ou 18 anos) é chamado, para efeitos da realidade competitiva, de juvenil.

II. Quatro são os fatores evidenciados quando se compete: confronto, cooperação, objetivos coletivos, equilíbrio.

III. Deve-se levar em consideração a prontidão competitiva do aluno, que inclui componentes físicos, fisiológicos, psicológicos (emocionais e cognitivos) e sociais.

IV. A situação da competição pode ser bastante estressante para o aluno, principalmente se pais e professores pressionam demasiadamente o jovem atleta em busca de resultados.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2002Q473446 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

De acordo com Gallahue; Ozmun (2001) relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Fase dos movimentos especializados.

2. Fase dos movimentos fundamentais.

3. Estágio transicional.

4. Estágio de aplicação.

5. Estágio de utilização vitalícia.

( ) Combinação e aplicação de habilidades motoras fundamentais mais complexas ao desempenho de habilidades especializadas relativas ao esporte e em ambientes recreacionais com crianças de 7 a 10 anos.

( ) Caracteriza-se por padrões fundamentais maduros, atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos dos 7 anos até o final da vida.

( ) Representa o pináculo do processo de desenvolvimento motor, com utilização de repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo, a partir dos 14 anos, e perdura por toda a vida.

( ) Variedade de movimentos locomotores, manipulativos e estabilizadores que devem ser trabalhados pelo professor de Educação Física isoladamente e em combinação com crianças dos 2 aos 7 anos.

( ) Refinamento de habilidades mais complexas na escolha do esporte com crianças de 11 a 13 anos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2003Q472203 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2004Q472975 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que o atletismo como modalidade esportiva possui provas de corridas, saltos, arremessos e lançamentos, e que cada uma dessas provas tem peculiaridades técnicas, táticas e regras próprias, julgue os itens seguintes.

O salto triplo consiste em uma ação contínua que se compõe de três saltos consecutivos e uma queda na caixa de saltos. O primeiro deles é executado por uma das pernas, o segundo, com essa mesma perna, e o terceiro e último, com a outra perna, para cair na caixa de saltos com os pés juntos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2005Q472721 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Muitos professores de educação física, hoje, têm preferido avaliar a participação e o interesse dos alunos nas suas aulas. Isso pode ser considerado um avanço porque, ao procederem dessa forma, esses professores avaliam os dois principais domínios do comportamento humano: o motor e o cognitivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2006Q472729 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Analise as assertivas abaixo acerca das habilidades motoras fundamentais.

I. As crianças possuem um potencial para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais por volta dos seis anos de idade. II. A progressão para estágios amadurecidos de um padrão motor fundamental depende exclusivamente da prática. III. Há diferenças de desenvolvimento de padrões motores perceptíveis em crianças da mesma idade. Um dos resultados dessas diferenças pode ser a integração sensório-motora incompleta. IV. A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado do movimento. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2007Q471963 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Betti (2003), que como um fenômeno importante na cultura entre os jovens, ela ganha uma forte influência no campo pedagógico, tornando-se uma grande problemática para Educação, em especial para a Educação Física. Sendo de grande importância no mundo atual, torna-se evidente sua influência no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo O que tem sido esta problemática no campo da Educação Física ultimamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2008Q471968 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Segundo a regra 15 de basquete, o ato de arremesso do jogador termina quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2009Q473541 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

A Educação Física Escolar nos dias atuais, para não ser vazia de conteúdo, deverá contribuir para que os alunos aprendam os seus temas específicos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2010Q472521 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Uma professora reuniu seus alunos no início do período letivo e levou-os para uma incursão pelo bairro onde estava inserida a escola em que trabalhava. Ela orientou os alunos a fazerem anotações, durante o passeio, sobre as práticas corporais observadas pelo caminho. Com base nessa situação, é correto afirmar, considerando-se os estudos culturais, que a professora

poderá usar o resultado obtido pelos alunos para construir, juntamente com eles, os conteúdos a serem trabalhados durante aquele período letivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2011Q473291 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

A aprendizagem pode ocorrer em todos os níveis do sistema nervoso central, mas os níveis destacados são, provavelmente, aqueles em que as maiores mudanças acontecem. Assinale?os.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2012Q472299 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Estabeleça a concordância entre as colunas I e II, referentes as teorias e modelos do desenvolvimento humano que vem sendo usada na Educação Física.

Coluna I – Proponentes

1. Lawrence Kohlberg

2. Urie Bronfenbrenner

3. Howard Gardner

4. Klaus Riegel

Coluna II – Fundamentos

( ) Fundamenta-se no paradigma ecológico e pode ser usado para

explicar o comportamento motor na Educação Física.

( ) Admite múltiplas inteligências específicas dentre elas a

cinestésico-corporal.

( ) Trata-se de uma análise dialética do comportamento humano.

( ) Tem sido aplicado para o estudo do desenvolvimento moral de

atletas.

A seqüência dos algarismos da Coluna II, preenchida corretamente, de

cima para baixo, se encontra na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2013Q473324 | Educação Física, Técnico Esportivo, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

As diferenças biológicas e estruturais entre os sexos provocam desempenhos diferenciados nos esportes. Com relação a essas diferenças, julgue os itens a seguir.

As mulheres, por possuírem menor diâmetro torácico e maior diâmetro dos quadris comparativamente aos homens, levam vantagem nas provas de corrida de 100 m rasos e salto em distância.

  1. ✂️
  2. ✂️

2014Q473581 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2015Q473589 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Como forma de controlar as modificações proporcionadas pelo treinamento, são efetivadas mensurações de diversos fatores. Quando, após uma atividade intensa é mensurada a frequência cardíaca, esta tem o objetivo de controlar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2016Q472824 | Educação Física

Lutas, esportes, ginásticas e jogos são atividades tradicionalmente desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Também fazem parte como blocos de conteúdo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2017Q471570 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Segundo Libâneo (1985) ... os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimilados e não simplesmente reinventados, eles não são fechados e refratários às realidades sociais...

O autor, em sua afirmação destaca que os conteúdos devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2018Q473880 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

Devem-se proporcionar ao aluno ou ao atleta condições para a assimilação de aspectos técnicos e também cognitivos na área esportiva. Portanto, para que se avance no ensino dos esportes, pressupõem-se o entendimento dos métodos, dos estilos de ensino e da relação professor/aluno e o conhecimento de conceitos básicos referentes ao desenvolvimento de respostas inteligentes e criativas.

Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A escolha pela concepção tradicional de ensino é a intervenção metodológica indicada, se a aula for organizada com objetivos claros de desenvolvimento técnico voltado para a formação atlética do praticante.
  1. ✂️
  2. ✂️

2019Q473631 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Com relação à prática desportiva durante as aulas de Educação Física escolar, considerando suas diversas vertentes e o que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2020Q471841 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a políticas públicas e educacionais em educação física. Nesse sentido, considere que a sigla LDB, sempre que empregada, refere-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A prática da educação física para os maiores de trinta anos de idade, que cumprissem jornada igual ou maior de seis horas ou estivessem prestando o serviço militar, foi considerada facultativa na década de 70 do século passado, determinação que é mantida pela atual LDB.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.