Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2021Q472108 | Educação Física, Professor de Ensino Básico, IFB, CESPE CEBRASPE

Avaliação em educação física é um processo de levantamento de questões e formulação de julgamentos. Como, quando e por que avaliar são pontos cruciais nesse processo, porque indicam ao professor se os elementos de competência, objetivos, conteúdos e estratégias estão coesos com o que foi organizado anteriormente. Nesse sentido, a avaliação em educação física

deve enfatizar o domínio afetivo e motor.

  1. ✂️
  2. ✂️

2023Q472368 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

Em relação aos aspectos específicos das atividades corporais, julgue os itens subseqüentes. Jovens que participam de um programa de treinamento podem aumentar a massa corporal magra (músculos) e diminuir a gordura subcutânea, mesmo quando adotam uma dieta alimentar rica em calorias.
  1. ✂️
  2. ✂️

2024Q473666 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Atividade física é conceituada como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos _________________ que resulte em gasto energético acima do nível __________________.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2025Q473924 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Historicamente, a educação física esteve associada a atividades higiênicas, terapêuticas, de sobrevivência, de combate e de lazer. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Muitas práticas desportivas perduram há vários séculos, como certas danças, a caça, a luta, o arco e a flecha, a esgrima de sabre.
  1. ✂️
  2. ✂️

2026Q474181 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue os itens subsequentes. Na corrida, especificamente em provas mais longas, sobretudo as de rua, coelho é o atleta que procura seguir à frente do pelotão que lidera a prova, com o objetivo de aumentar o ritmo de corrida e, consequentemente, estimular a quebra de recordes.
  1. ✂️
  2. ✂️

2027Q473198 | Educação Física, Professor, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios básicos da atividade física para a manutenção da saúde, julgue os próximos itens.

A prática de exercícios físicos gera benefícios indiretos, que contribuem para a regularização do sono e para o bom funcionamento dos intestinos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2028Q226421 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Castellani Filho (1998) defende uma concepção de Educação Física que integra a cultura do homem e da mulher brasileiros como uma totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais, tais como a dança, o jogo, a ginástica e o esporte que se materializam e ganham força por meio das práticas corporais. Compete à área dar tratamento pedagógico a seus temas, reconhecendo-os como dotados de signifi cado e sentido, porquanto construídos historicamente. Corresponde à concepção defendida pelo autor a cultura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2029Q474487 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

O esporte despontou como um dos principais elementos da educação física brasileira na década de 1960 e passou a ser hegemônico durante os governos dos militares. Hoje, ele é tido como importante, mas não como o principal elemento da educação física, especialmente em âmbito escolar. Com referência a esse assunto, julgue os itens seguintes. Entre as décadas 50 e 60 do século passado, a educação física brasileira foi influenciada pelo método desportivo generalizado, que enfatiza a competição esportiva e exige que a capacidade do indivíduo seja orientada para uma técnica particular.
  1. ✂️
  2. ✂️

2030Q472705 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Santin afirma que a Educação Física é uma ciência e também uma pedagogia, é função de sua inserção no ambiente escolar oferecer ao indivíduo práticas que possibilitem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2031Q471433 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

Enumere a segunda coluna de acordo com as respectivas fases do Desenvolvimento Motor listadas na primeira.

1. Fase dos movimentos reflexivos

2. Fase dos movimentos rudimentares

3. Fase dos movimentos fundamentais

4. Fase dos movimentos especializados

( ) Nesta fase o equilíbrio e as habilidades locomotoras e manipulativas estão sendo refinadas progressivamente.

( ) Nesta fase encontram-se os primeiros movimentos fetais. São involuntários, ou seja, controlados subcorticalmente.

( ) Fase em que há exploração e teste das capacidades de movimento do corpo. Os principais movimentos são: andar, correr, saltar, arremessar, quicar e chutar.

( ) Nesta fase os movimentos são determinados maturacionalmente e a sequência de aparição é previsível. A taxa de aparição varia de acordo com a genética e ambiente, sendo alguns destes: controle da cabeça, pescoço, músculos do tronco, alcançar, segurar, largar, gatinhar, caminhar.

A sequência correta é, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2032Q840861 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os músculos são estruturas que contêm uma grande rede vascular que os nutre de sangue venoso, abastecendo-os de oxigênio e nutrientes, necessários ao seu dispêndio de energia com o trabalho muscular. O músculo funciona como um depósito das substâncias nele injetadas e que aos poucos vai sendo absorvida pela presença da grande rede vascular nele contido.

II. Nos músculos voluntários, as contrações estão normalmente sob controle consciente do indivíduo que as executa. As contrações desses músculos não requerem um propósito consciente, como, por exemplo, usualmente um indivíduo não tem que pensar na contração dos músculos envolvidos na manutenção da postura. Os músculos voluntários são controlados pela porção do sistema nervoso somático.

III. Os músculos superficiais ou cutâneos são os músculos que se encontram logo abaixo da pele e não apresentam inserções na camada profunda da pele. Podemos encontrálos no crânio e na face, no pescoço e na região hipotênar da mão.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2033Q472230 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que no decorrer do ensino médio, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos nas aulas de educação física

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2034Q473516 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Testes, medidas e avaliações são fundamentos imprescindíveis à compreensão de como o professor organizará um programa de atividades com objetivo de desenvolver a aptidão física de seus alunos. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.

No processo de medição poderão ser adotados normas ou critérios de referência. A comparação dos resultados obtidos com um padrão construído em um determinado grupo (faixa etária, sexo, atleta) corresponde às normas de referência.

  1. ✂️
  2. ✂️

2035Q471989 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

Alguns autores consideram que é o movimento que confere especificidade à educação física, não qualquer movimento, mas o movimento do homem que tem sentido no contexto sociocultural em que é produzido: um aceno, um piscar de olho, um dedo polegar levantado etc. Pode-se concluir, portanto, que, se o gesto é um código de comunicação, ele é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2037Q474061 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Em um torneio de futebol amador, os organizadores do evento concluíram que não havia necessidade de se ter uma equipe especializada em primeiros socorros, porque os profissionais de educação física envolvidos na realização do torneio apresentavam, em seus currículos acadêmicos, formação referente a atendimentos de emergência.

Com base nessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

Considere que, durante uma partida do torneio em questão, dois jogadores tenham se chocado, tendo um deles desmaiado e permanecido em estado inconsciente até o atendimento médico de emergência. Nessa situação, o socorrista responsável pelo atendimento deverá transportar a vítima, para fora do campo, a fim de que sejam iniciados os procedimentos de socorro.
  1. ✂️
  2. ✂️

2039Q473050 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Quando o profissional de Educação Física estrutura seu plano de ensino e programa suas aulas, em uma escola, deve considerar a clientela atendida, bem como conhecer a história de seu país e da sociedade, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2040Q841691 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Panambi RS Monitor de Atividades Físicas, FUNDATEC, 2020

Iubel afirma que podem ser consideradas atividades sistematizadas de lazer:
I. Estafeta. II. Circuito. III. Rua de lazer. IV. Acampamento e acantonamento.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.