Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2041Q473050 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Quando o profissional de Educação Física estrutura seu plano de ensino e programa suas aulas, em uma escola, deve considerar a clientela atendida, bem como conhecer a história de seu país e da sociedade, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2042Q841691 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Panambi RS Monitor de Atividades Físicas, FUNDATEC, 2020

Iubel afirma que podem ser consideradas atividades sistematizadas de lazer:
I. Estafeta. II. Circuito. III. Rua de lazer. IV. Acampamento e acantonamento.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2043Q473057 | Educação Física, Técnico Desportivo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Quanto ao universo da ciência do treinamento físico e da aptidão física, julgue os itens a seguir.

Se o responsável por um programa de treinamento de força indica ao seu aluno a execução de exercícios de baixa intensidade com períodos moderados de recuperação entre os exercícios e as séries, com mais de 15 repetições para cada série, esse fato mostra que o treinador tem por objetivo desenvolver um treinamento para hipertrofia muscular.

  1. ✂️
  2. ✂️

2044Q471779 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A terceira idade se caracteriza por significativa variação na capacidade fisiológica, mental e funcional, influenciada, por exemplo, for fatores genéticos e de estilo de vida. Quanto ao desenvolvimento da força, nessa faixa etária, há consenso na literatura atual de que ela é importante porque influencia positivamente o desempenho de muitas atividades físicas do cotidiano do idoso, melhorando sua condição de vida. Nesse sentido, pessoas da terceira idade que praticam treinamento de força apresentam

aumento da resistência à insulina.

  1. ✂️
  2. ✂️

2045Q223225 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

De acordo com Hildebrandt-Stramann (2003), a Educação se dirige sempre ao educando. Todavia, ela não pode restringir seu interesse a uma visão individualista. Com isso, pensa-se em um sujeito que possa participar nos campos de ações existentes, mas ao mesmo tempo está interessado no desenvolvimento de uma sociedade razoável, isto é, sociedade democrática capaz de participar de uma mudança social racional. Entretanto, há situações em que as defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor. A essa concepção de aula, o autor considera como modelo uma aula:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2046Q471826 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Os PCNs consideram que os instrumentos de avaliação no ensino e aprendizagem devam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2047Q473363 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.

Em um jogo de handebol, é permitido ao goleiro abandonar sua área, se não estiver de posse da bola, e tomar parte no jogo. Nesse caso, ele estará sujeito às mesmas determinações dos demais jogadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

2048Q474137 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, relativos a desenvolvimento e aprendizagem motora. As habilidades motoras especializadas estão atreladas às atividades motoras mais complexas presentes na vida diária, na recreação e na prática esportiva das pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️

2049Q472355 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Ao elaborar uma aula de dança para o Ensino Fundamental, deve-se criar oportunidades de identificar e vivenciar os elementos constitutivos da dança, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2050Q474408 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

São finalidades da hidratação durante o exercício praticado em ambiente terrestre, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2052Q474180 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que as adaptações crônicas — alterações anatômicas e fisiológicas advindas do treinamento físico — estão diretamente relacionadas a variáveis do treinamento, tais como frequência e duração das sessões de exercícios, modalidade, intensidade e volume, entre outras, julgue os próximos itens, à luz dos princípios que norteiam o treinamento físico e esportivo. O treinamento físico aeróbio aprimora o metabolismo dos lipídios durante o exercício físico submáximo. Nessa condição, após um período de treinamento, a energia total derivada da oxidação das gorduras aumenta consideravelmente para uma mesma intensidade absoluta de esforço.
  1. ✂️
  2. ✂️

2053Q472724 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Por um lado, temos a atividade simbólica, isto é, as representações mentais (a atividade mais solicitada pela escola); por outro, temos o mundo concreto, real, com que se relaciona o sujeito. Há um elemento que os associa. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2054Q473238 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O Programa Esporte para Todos, conhecido pela sigla EPT, é uma proposta que atende aos princípios de um tipo de manifestação esportiva: o esporte comunitário. Acerca das características do EPT, julgue os itens seguintes. Apesar de ter sido criado durante o período do regime de governo militar no Brasil, a proposta do EPT não tinha nenhum tipo de vínculo com as questões cívicas voltadas para reforçar o sentimento de patriotismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

2055Q474291 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

“Localizado na fossa craniana posterior, recebe informações do meio externo através de impulsos que vêm dos músculos, das terminações táteis dos órgãos, dos canais semicirculares, cóclea e retina. É responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, da visão e da audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão nesta estrutura exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e com a postura corporal, trabalhando em conexão com o córtex cerebral e com o tronco encefálico.” A descrição se refere ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2056Q474554 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada.

II. O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço.

III. Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2057Q473791 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Leia o seguinte trecho extraído de Soares (2006, p. 114) sobre o séc. XIX.

[...] há um outro conjunto de saberes que também serviu de base para _________________ e que foi apagado de seus registros. Trata-se das práticas populares tradicionais de artistas de rua, de acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo como espetáculo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2058Q222158 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Segundo Daólio (2004), as questões socioculturais começam a ganhar corpo no debate acadêmico da Educação Física a partir da década de 1980, questionando o predomínio biológico. Para o autor, a discussão da área a partir da consideração da cultura ganha relevância com Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. Embora percorram caminhos diferentes, os autores chegam a alguns denominadores comuns. Entre tais denominadores, é possível destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2059Q845522 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, GUALIMP, 2020

Ao desenvolver saberes e conhecimentos acerca de “esporte, consumo e mídia” com alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Educação Física espera que os mesmos sejam capazes de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2060Q473056 | Educação Física, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A força muscular é elemento indispensável na realização de movimentos, do mais simples ao mais complexo. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

Quando uma pessoa sozinha tenta empurrar um caminhão com o freio travado, tem-se um exemplo de contração isotônica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.