Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q28749 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Para fugir de uma educação física pautada nos moldes tradicionais (esportivista), Darido (2003) sugere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q473847 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Soares et al. (2012), diversos jogos apresentam gestos e estruturas semelhantes à dos jogos desportivos.

Com base nesse ponto, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q474550 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A ginástica laboral visa diminuir o número de acidentes de trabalho, previne doenças originadas por traumas cumulativos, previne a fadiga muscular, aumenta a disposição do funcionário ao iniciar o trabalho e retornar a ele e promove maior integração no ambiente de trabalho.

Fisiologicamente, a ginástica laboral:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q846643 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A resistência aeróbia, também designada resistência cardiorrespiratória, depende da capacidade do organismo em captar, fixar, transportar e utilizar o oxigênio. O parâmetro fisiológico que melhor traduz a potencialidade desse sistema é o consumo máximo de oxigênio.

Analise as afirmativas a seguir relativas à fisiologia cardiorrespiratória.


I. Por ventilação pulmonar entende-se a quantidade de ar mobilizada durante um minuto, por meio da inspiração e expiração. O número de inspirações e expirações realizadas durante um minuto designa-se frequência respiratória. A quantidade de ar mobilizada em cada ciclo inspiratório / expiratório designa-se volume corrente.

II. Para a melhora cardiovascular, o desportista deverá seguir um regime de treino aeróbio designado cardiovascular ou treino da resistência geral, no qual se utilizam exercícios que solicitam uma percentagem significativa da massa muscular ativa, realizados com elevado volume e densidade, a uma intensidade submáxima. Exemplo de atividades: corrida, natação, ciclismo e remo.

III. O coração localiza-se na cavidade torácica entre os pulmões e possui quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. A parte muscular do coração designa-se miocárdio e é constituída por células musculares cardíacas excitáveis eletricamente. É um músculo involuntário que possui automatismo e ritmo.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q472702 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

Jogos pré-desportivos apresentam-se como práticas ainda pouco utilizadas para prevenção e tratamento de doenças, promoção e recuperação da saúde. Caracterizados como jogos que antecedem a prática esportiva propriamente dita, havendo adequação e adaptações de regras e gestos técnicos, os jogos pré-desportivos, quando bem prescritos, podem propiciar melhora, exceto ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q474577 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. No período pós-1964, influenciada pelas reformas educacionais instituídas pelo regime militar, a educação física reforçou seu caráter instrumental e funcionalista, passando a ser considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento físico e técnico dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

228Q473459 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

Na Ginástica Artística e de Trampolim, existem alguns termos que dificilmente serão encontrados em outras modalidades esportivas. Algumas delas são de origem estrangeira, porém muito comum no esporte em pauta.

Podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q473930 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

As lesões musculoesqueléticas vão exigir do profissional de Educação Física conhecimentos sobre a forma de se executar o procedimento denominado imobilização. Sobre a imobilização nas emergências das lesões musculoesqueléticas analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O alinhamento da fratura situa-se sempre entre as primeiras ações a ser realizada pelo socorrista.

II. Entre os procedimentos iniciais devem-se remover as roupas da vítima, que podem atrapalhar a correta imobilização.

III. Se a lesão for aberta, deve-se tratar o sangramento, estancando o sangue e realizando um curativo compressivo no local.

IV. Realizar a imobilização do membro, sempre abordando as extremidades distais.

De acordo com Luongo e Datino (2014) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q471971 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Numa seqüência de aulas sobre condicionamento aeróbio, o professor ensinou a forma mais utilizada para se calcular a freqüência cardíaca máxima. Trata-se da velha e conhecida fórmula de Karvonen. No entanto, o professor teve o cuidado de esclarecer que esta fórmula não garante fielmente o resultado, pois se trata de um resultado presumido, considerando que cada indivíduo apresenta diferentes respostas morfo-fisiológicas em função do estímulo empregado. Quais são, respectivamente, os limites inferior e superior da zona alvo para realização de um trabalho aeróbico, considerando um indivíduo de 16 anos de idade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q474042 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A somatotipologia é uma técnica classificatória da composição corporal humana de acordo com determinadas características físicas que diferenciam os seres humanos entre si. Avalie as afirmativas acerca dos componentes da somatotipologia e assinale a alternativa correta:

I. Componente endomórfico: entre seus principais traços, destacam-se tanto os grandes relevos musculares aparentes, com contornos predominantes nas regiões do trapézio, deltoide e abdominal, quanto uma estrutura óssea mais maciça, na região do punho e antebraço. A presença de gordura corporal é pequena, permitindo boa visualização do arcabouço muscular.

II. Componente mesomórfico: apresenta como principal característica da estrutura física, o arredondamento das curvas corporais. Tem-se num indivíduo obeso um bom exemplo de endomorfia plena, pois o relevo muscular praticamente não é notado: aparecem grandes volumes abdominais, pescoço curto e ombros quadrados.

III. Componente ectomórfico: apreendido como componente da magreza, pode ser identificado pela linearidade corporal, com discreto volume muscular e pequena presença de tecido gorduroso.

De acordo com Monteiro e Lopes (2005) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q473356 | Educação Física, Analista de Esporte e Lazer, Prefeitura de Sorriso MT, ATAME Grupo

Analise as seguintes características e assinale a resposta correta: "um indivíduo de corpo e membros finos; com um mínimo de gordura e músculos; ombros largos e descaídos; pescoço fino e comprido; rosto magro; queixo recuado e testa alta; tórax e abdómen estreitos e finos". A partir das descrições dadas, podemos classificar este indivíduo como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q473453 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Existem fatores do nosso estilo de vida que afetam negativamente nossa saúde e qualidade de vida, sobre os quais podemos ter controle. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q140622 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

Os eventos esportivos podem apresentar as seguintes características:


I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento.


II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses.


III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização.


IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas.


Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q472207 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.

Para que o professor possa utilizar as lutas e artes marciais como conteúdo de educação física é necessário que ele crie um clima de inclusão de todos sem a exigência de formar lutadores. As dimensões conceituais devem ser prioritárias nas aulas, com menor ênfase nas dimensões procedimentais e atitudinais.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q145078 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

A ginástica artística tem disputas de equipes masculinas e femininas. A elaboração de um projeto esportivo que vise a aprendizagem e treinamento de participantes para uma equipe masculina requer a previsão e estruturação de uma arena com possibilidades de trabalho para as seguintes provas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q474285 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Entre as formas de monitoração da intensidade do exercício, encontra-se a utilização da frequência cardíaca. Assim, tendo por base o método estabelecido por Karvonen, calcule os limites inferior e superior da faixa de frequência cardíaca de treinamento de 50 a 75% de sua reserva de frequência cardíaca máxima.

Dados: Idade: 40 anos;

Frequência cardíaca de repouso: 75 bpm.

Os limites inferior (50%) e superior (75%) da faixa de frequência cardíaca de treinamento, estabelecidos pelo método de Karvonen se encontra na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q471912 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q474043 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho.

II. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a ?voz? do oprimido em sua relação com o opressor.

III. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.