Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q474470 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Assinale a alternativa correta. O treinamento desportivo pode ser conceituado como o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta à sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado (DANTAS, 1995). Este processo deve ser guiado por princípios que orientam seus procedimentos e estruturam sua racionalidade. O princípio do treinamento que determina as adequações do treino ao tipo de atividade e as habilidades motoras e capacidades físicas vinculadas a esta é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q473092 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Após refletir sobre o texto abaixo, responda à questão 13.

TÊNIS X FRESCOBOL "Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os casamentos são de dois tipos: há os casamentos do tipo tênis e há os casamentos do tipo frescobol. O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola... O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir sua cortada... O frescobol se parece muito com o tênis...só que para ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la...aqui os dois ganham ou ninguém ganha..." (Rubem Alves).

A contribuição da educação física escolar para o pleno exercício da cidadania deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q472906 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Em relação ao Eixo Temático - Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:

I. Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.

II. Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.

III. Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.

IV. Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.

As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6º ao 9º ano são as que constam APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q473681 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESP

O corpo humano passa por um processo constante de aprendizagem e de construção de hábitos que vai além dos limites da anatomia e da fisiologia, estendendo-se pela cultura e pelos instrumentos criados pelo homem. Essa transformação denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q474173 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Dentre os diversos métodos existentes para o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos, encontra-se o Método dos Jogos Esportivos Modificados. Atente para o que se afirma a seguir a respeito desse método e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) O princípio fundamental é que os jogos modificados devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos, solicitando uma alta expectativa do aluno e garantindo uma intensidade máxima de prazer e participação.

( ) Os objetivos principais do aprendizado dos jogos modificados são o aperfeiçoamento da técnica motora, o domínio do material do jogo e o ensino do comportamento tático.

( ) Os jogos modificados se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos em que todos podem participar na tomada de decisões; o ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas.

( ) Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal; podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q474078 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O Atletismo se insere no conteúdo Esportes e deve ser apresentado aos alunos nas aulas de Educação Física Escolar. São provas de atletismo apresentadas no conteúdo Esportes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q844759 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de Educação Física, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O atletismo é um esporte muito simples e barato, uma vez que não demanda de materiais caros para exercer sua prática, sendo, portanto, fácil de ser praticado pelos alunos em forma de oficinas. Seu desenvolvimento proporciona infinitos benefícios às pessoas, entre eles a aquisição e manutenção de uma boa saúde, o desenvolvimento motor e afetivo, independência e a autonomia.

II. O atletismo, enquanto modalidade desportiva e escolar, estabelece uma relação muito estreita entre a disciplina e o comportamento do aluno. O esporte em si combate a indisciplina escolar, visto que a maioria dos alunos veem nessa atividade uma forma de descontração e entretenimento. O gosto pela prática é incorporado nesses adolescentes e eles as realizam de forma natural e prazerosa.

III. A iniciação do atletismo deve contemplar inúmeras atividades, sendo elas específicas e variadas, de forma que os alunos iniciantes possam vivenciar as habilidades motoras básicas, sendo-lhes negado o acesso a quaisquer conhecimentos técnicos, despertando o gosto e introduzindoos ao universo do atletismo. Dessa forma, aumentam-se as chances de despertar, nos educandos, o interesse por outros esportes e pela busca de uma vida mais saudável.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q472135 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

A prontidão para a aprendizagem de qualquer conteúdo, teórico ou prático, envolve aspectos biológicos, psicológicos e sociais, que se referem, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q471415 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q473298 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A Cinesiologia é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos .Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica. Na posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais:

I-O Plano Sagital, divide o corpo simetricamente em partes direita e esquerda. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos de flexão e extensão.

II-O Plano Coronal ou Frontal, divide o corpo em partes anterior(ventral) e posterior(dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo ântero-posterior incluem a abdução e adução.

III-O Plano Transversal ou Horizontal, divide o corpo em partes superior, medial e inferior. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial-lateral e pronação- supinação.

A esse respeito pode-se concluir que estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q842435 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e às educadoras corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa de outro, a alegria necessária ao que-fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido.”

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia - saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 53.

Segundo Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia, ensinar não exige
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q472574 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

Em um planejamento de Educação Física Escolar o objetivo específico caracteriza-se pela determinação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q845869 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

As danças circulares promovem inúmeros benefícios para os participantes, valorizando a saúde integral e levando em consideração o lado físico, psicológico e social. Sobre os benefícios da dança circular, analise: (__) fortalecimento da coordenação motora. (__) sensibilização e senso de organização individual. (__) valorização de atitudes cooperativas. (__) ampliação dos conhecimentos místicos e de danças folclóricas. Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q473315 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

As estratégias de aplicação da ginástica laboral pressupõem a possibilidade de ela ser desenvolvida de 3 (três) formas distintas em ambientes organizacionais. São elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q474154 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A aptidão física relacionada à saúde é formada pelos seguintes componentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q833004 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

Exercício físico pode ser entendido como uma atividade física praticada regularmente com base numa prescrição que visa o condicionamento físico ou o desenvolvimento de habilidades esportivas ou a educação através do movimento. Todo exercício físico possui padrões característicos de cada modalidade e devem estar ligados aos objetivos propostos. São características presentes no exercício físico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q844801 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

“Trata-se de um questionário detalhado que deve ser respondido com o máximo de fidelidade possível. Seu preenchimento é feito antes mesmo da avaliação física propriamente dita. Com esse teste, o avaliador poderá analisar com mais tempo e cautela os hábitos diários da pessoa, tais como alimentação, horas de sono, rotina de trabalho e tempo disponível para se exercitar”.
A conceito do texto acima é de avalição física do tipo:
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q473845 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. A inserção da educação física nas escolas como disciplina obrigatória vem fazendo parte das determinações governamentais ao longo da história no Brasil a partir do século XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️

299Q837460 | Educação Física, Legislação de Educação Física, Professor de Educação Física, GS Assessoria e Concursos, 2021

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física - Resolução n° 56/2003 o exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q933843 | Educação Física, Influência da Mídia

A mídia pode influenciar a percepção do corpo através de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.