Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q474193 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Ensinar ginástica nas aulas de Educação Física na escola não é algo recente. São diversas as possibilidades de apresentar este conteúdo aos alunos. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q474344 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Ao tratar a Educação Física como Linguagem, é correto concluir-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q221441 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Leia o fragmento a seguir.
"O corpo humano, como qualquer outra realidade do mundo, é _____ concebido e a análise de sua representação _____ oferece uma via de acesso à estrutura de uma sociedade particular. Cada sociedade elege um certo número de atributos que configuram o que e como o homem deve ser, tanto do ponto de vista intelectual ou moral quanto do ponto de vista ______". (DAOLIO, 2007; p. 38 – 39)
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q472212 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

No handebol , um dos fundamentos mais importantes é o passe. Segundo De Melo (2001), passe consiste no ato em que o jogador transfere a posse de bola para um companheiro. Um dos tipos de passe leva em consideração os movimentos de execução, e este pode ser desenvolvido de três maneiras, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q474158 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Em relação ao planejamento e à organização de competições, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q842291 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

No contexto da História da Educação Física, após a II Guerra Mundial, estudiosos começaram a entender que a EF não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada ao incentivo da busca de medalhas, e principalmente não transformaria o Brasil em uma potência olímpica. Criou-se, então uma grande crise de identidade, configurando a necessidade de mudança nos rumos da EF brasileira. F deste momento que outras ciências, como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, contribuíram com a legitimação dessa concepção de EF, originando uma mudança no enfoque da área, buscando outras perspectivas.
Esta fase foi chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q183622 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

A Educação Física adaptada para pessoas com necessidades especiais não se diferencia da Educação Física escolar em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados em atividades com indivíduos com necessidade especial. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades dos alunos.

PORQUE

A Educação Física na escola constitui significativa oportunidade que favorece a participação de crianças e jovens em jogos e danças adequados às suas possibilidades e lhes proporciona valorização e integração em um mesmo mundo. As aulas de Educação Física, quando adaptadas a estudantes com necessidades especiais, possibilitam a vivência e a compreensão de habilidades e a inserção social de tais estudantes no grupo escolar.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q835217 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Educador Físico, AMEOSC, 2021

"Algumas pessoas são naturalmente mais flexíveis (talento natural para ioga, ginástica), outras são mais fortes (facilidade para musculação, escaladas) e outras têm maior potência aeróbia (predisposição para corridas, natação). Em um grupo, pessoas diferentes apresentam diferentes níveis iniciais de aptidão física (morfológica, cardiorrespiratória, muscular e articular)."

Essa sentença se refere a qual princípio do treinamento desportivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q473443 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

A caminhada é uma atividade física que pode ser abordada na aula de Educação Física no Ensino Médio como uma forma de lazer com benefícios para a saúde. Para organizar essa atividade em aula, o professor de Educação Física deve considerar as habilidades de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q143133 | Educação Física, Atividade Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

As atividades de Educação Física para os idosos deverão ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q471632 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

De acordo com a Aliança para Americana para a Saúde, Educação Física, Recreação e Dança – AAHPERD –, a aptidão física relacionada à saúde é composta por 4 (quatro) fatores. São eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q28747 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Conforme a análise de Darido (2003) sobre as diferentes abordagens da educação física escolar, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q845936 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Salva Vidas, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que indica o estilo de nado que começa com um impulso forte de quadril e no qual a pernada chama-se ondulação e os braços são movimentados concomitantemente: passam sobre a água e, ao imergirem, puxam a água em um movimento que lembra a figura de uma fechadura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q474007 | Educação Física, Educador Físico, HRTN RN, 2017

A resistência externa oferecida aos músculos durante o exercício impõe que eles demandem informações ao cérebro e recrutem as unidades motoras para produzir tensão muscular de acordo com a atividade. A consequência diante de tais resistências externas é a produção de um torque (força muscular) sobre as articulações, que leva à realização ou não de um movimento para suportar a sobrecarga.

As ações musculares podem ser divididas em concêntricas, excêntricas e isométricas, com ocorrências diferentes em cada uma.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q840354 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- As redes sociais podem influenciar a formação da imagem corporal. II- A imagem corporal faz parte de uma peça importante do complexo de identidade pessoal. III- Os estudos relacionados à imagem corporal incluem a estética da existência.
É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q472927 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

As competições escolares, internas ou externas, ainda mobilizam discussões no campo da educação física escolar. A Revista Movimento dedicou vários números a essa discussão. O fenômeno esportivo está presente no cotidiano e é inegável o fascínio que exerce entre os estudantes. De modo geral, as propostas para a educação física defendem a não reprodução na escola do esporte de rendimento. De fato, as condições e o tempo semanal destinado às aulas de educação física impossibilitam realizar seriamente o treinamento esportivo. A intensidade, o volume, a cobrança e as expectativas sobre um grupo de alto nível em nenhum momento se assemelham à nossa realidade escolar; portanto, sessões de treinamento de alto nível na aula de educação física não podem existir. Teriam que ser criados horários alternativos de treinamento para grupos selecionados. Contudo, a competição escolar é um recurso de animação. O que é que o treinamento requer para que tenhamos uma competição que agrade os alunos e que é difícil para o professor encontrar em uma sala de aula?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q474306 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

A aptidão física relacionada à saúde congrega aspectos da condição física associados a indicadores da saúde e da qualidade de vida. Assinale a opção que apresenta apenas aptidões físicas relacionadas à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q473608 | Educação Física, Técnico em Educação Física, AMEAS PR, Prosperity

A Osteoporose é uma doença metabólica óssea sistêmica, caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da micro arquitetura do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade do osso e de suscetibilidade a fraturas. Os principais fatores de risco são:

I - Gênero: As mulheres são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença.

II - Idade: Pessoas acima de 60 anos têm maior incidência da doença.

III - Infecções, patologias endócrinas e doenças renais podem aumentar o risco da osteoporose.

IV - Alimentação: A menor ingestão de cálcio também pode aumentar o risco da doença;

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q833803 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Palhoça SC Professor de Educação Física, IESES, 2021

Sobre a história da Educação Física no Brasil - tendências e perspectivas, duas vertentes destacamse: por um lado, as tendências de base biológica, vistas como tecnicistas e funcionalistas; por outro, as tendências críticas, que abordam o movimento sob o aspecto histórico e social. Nesse sentido, assinale a alternativa coerente com a atual perspectiva da BNCC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q473861 | Educação Física, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

Sobre as corridas de revezamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A prova de revezamento 4 x 100 m e, onde possível, a de 4 x 200 m serão corridas inteiramente em raias.

( ) Linhas de 5 m de largura devem ser pintadas na pista para marcar as distâncias das zonas de passagem e a linha central.

( ) O bastão deve ser carregado na mão durante toda a prova. Se derrubado, deverá ser recuperado pelo atleta que o derrubou. Nesse caso, o atleta pode deixar sua raia para recuperar o bastão desde que, fazendo isso, ele não diminua a distância a ser percorrida.

( ) Cada zona de passagem deve ser de 20 m de comprimento, da qual a linha central é o centro.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.