Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q474202 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RN

Na teoria do Treinamento Desportivo, no mínimo, seis princípios são levados em conta. Assinale a alternativa que evidencias dois desses princípios.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q472865 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço. II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias. III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q474116 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A Educação Física na escola, no entendimento de suas tendências, passou por diversos contextos históricos. Especificamente, a tendência que imperou na época da ditadura militar no Brasil possuía como característica o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q142626 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q473074 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo".
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q472533 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Com relação à descrição cinesiológica dos tipos de contração e à análise das forças externas relacionadas a cada exercício ou situação descrita, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q845216 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

Quanto a Educação Física na escola, desde meados da década de 1980 tem havido mudanças na suas concepções, em um processo que envolve diversas transformações. […] Naquela época o país estava passando por um período de redemocratização política denominado “Abertura” (DARIDO e NETO, 2011). Considerando a citação em destaque, quais os aspectos desse momento histórico influenciaram as mudanças ocorridas na Educação Física escolar?
I - Liberdade efetiva na comunidade acadêmica para pesquisar todas as áreas do conhecimento científico e filosófico. II - Realização de encontros e debates entre profissionais e acadêmicos. III - Movimentos instituídos de organização civil favoráveis a manutenção do regime político anterior.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q474047 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

O termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q141162 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q933839 | Educação Física, Esporte

Qual das seguintes opções é uma razão pela qual o esporte se tornou um grande espetáculo na sociedade moderna?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q473840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A adoção de um estilo de vida saudável, como requisito de qualidade de vida, está relacionada a 5 (cinco) dimensões que compõem o Pentáculo do Bem Estar proposto por Nahas (2006). São elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q834719 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento:

Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos.

Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q140254 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

A ingestão de líquidos antes e durante o exercício minimiza os efeitos deletérios da desidratação sobre a dinâmica cardiovascular, a regulação da temperatura e o desempenho nos exercícios (McArdle, Katch e Katch, 2008). Durante a prática de atividades físicas moderadas, recomenda-se ingerir líquido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q144415 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a Ginástica Laboral refere-se a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. A ginástica laboral pode ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q841840 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

Neste estilo os braços se movem de maneira alternada, com o nadador flexionando o cotovelo, puxando água com a mão e esticando o braço a frente do corpo. No momento em que o nadador puxa a água ele pode optar por respirar, colocando a cabeça ao lado e puxando a ar com a boca. Nos demais momentos a cabeça deve sempre permanecer estática. Enquanto as pernas são batidas de forma simultânea. Esse tipo de nado está na alternativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q143229 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q842958 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020

São fatores que contribuem para o baixo nível de atividade física apresentado pelos adolescentes brasileiros: I. o sexo, a faixa etária, o nível socioeconômico, o local ou região de moradia. II. a participação nas aulas de educação física. III. tempo excessivo de televisão, suporte social oferecido pelos pais ou amigos. IV. consumo de álcool e tabagismo. São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q471796 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos".
Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir.
I. A falta de equipamentos e materiais específicos.
II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.
III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.