Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 321Q474202 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RNNa teoria do Treinamento Desportivo, no mínimo, seis princípios são levados em conta. Assinale a alternativa que evidencias dois desses princípios. ✂️ a) Principio da Performance e princípio da Variação volume-intensidade. ✂️ b) Principio da Adequação e Princípio da Mediação Pedagógica. ✂️ c) Princípio da Individualidade e Princípio da Sobrecarga. ✂️ d) Principio da Continuidade e Princípio do Repouso. ✂️ e) Princípio da Individualidade e Principio Adequação ao treino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 322Q472865 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo. I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço. II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias. III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 323Q474116 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A Educação Física na escola, no entendimento de suas tendências, passou por diversos contextos históricos. Especificamente, a tendência que imperou na época da ditadura militar no Brasil possuía como característica o ✂️ a) esportivismo, que se preocupava com a valorização do gesto e do rendimento técnico, dando ênfase à competição. ✂️ b) tecnicismo, que consistia no preparo de alunos para suportar o combate e a prática exacerbada de esportes. ✂️ c) militarismo, que buscava talentos esportivos e pregava a exclusão dos não hábeis em esportes. ✂️ d) militarismo, que empregava a ginástica calistênica, repetição de técnicas esportivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 324Q142626 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como ✂️ a) as exigências demandadas na situação de jogo e o conjunto de modos de fazer necessários numa situação de prática. ✂️ b) as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige, e o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática. ✂️ c) o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática e as possibilidades de sistemas de jogo. ✂️ d) as possibilidades de sistemas de jogo e o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática. ✂️ e) o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática, e as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 325Q473074 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa? ✂️ a) Crítico-superadora ✂️ b) Crítico-emancipatória. ✂️ c) Psicomotricidade. ✂️ d) Cultura corporal. ✂️ e) Construtivista-interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 326Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo". Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir. I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes. II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias. III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais. Assinale: ✂️ a) se todas as afirmativas estiverem corretas. ✂️ b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se somente a afirmativa III estiver correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 327Q472533 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPECom relação à descrição cinesiológica dos tipos de contração e à análise das forças externas relacionadas a cada exercício ou situação descrita, assinale a opção correta. ✂️ a) Quando o indivíduo, encostado em uma parede, adota uma postura fixa na posição sentada (no ar), com os joelhos flexionados em 90 graus e com as plantas dos pés apoiadas no solo, os músculos de suas pernas estão executando uma contração isotônica. ✂️ b) Considere o exercício conhecido como apoio, no qual o indivíduo deitado em pronação mantém o corpo sem contato com o solo, apoiado na palma das mãos e nos artelhos hipertensos, e realiza a flexão completa seguida da extensão dos cotovelos, retornando à posição inicial. Nesse caso, no movimento de extensão, os músculos fazem uma contração excêntrica e, no movimento de flexão, uma contração concêntrica. ✂️ c) O exercício com contração isocinética exige a utilização de um aparelho especial, capaz de dosar a resistência, de forma a compensar a vantagem ou a desvantagem mecânica da alavanca durante todo o movimento articular, mantendo a velocidade constante. ✂️ d) No treinamento para ampliação da força muscular, os exercícios que exigem a realização de contrações concêntricas oferecem uma sobrecarga maior do que os exercícios com contração excêntrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 328Q845216 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020Quanto a Educação Física na escola, desde meados da década de 1980 tem havido mudanças na suas concepções, em um processo que envolve diversas transformações. [ ] Naquela época o país estava passando por um período de redemocratização política denominado Abertura (DARIDO e NETO, 2011). Considerando a citação em destaque, quais os aspectos desse momento histórico influenciaram as mudanças ocorridas na Educação Física escolar? I - Liberdade efetiva na comunidade acadêmica para pesquisar todas as áreas do conhecimento científico e filosófico. II - Realização de encontros e debates entre profissionais e acadêmicos. III - Movimentos instituídos de organização civil favoráveis a manutenção do regime político anterior. Estão corretas: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas II ✂️ c) Apenas I e II ✂️ d) Apenas I e III ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 329Q474047 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCO termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o ✂️ a) judô, criado por Jigoro Kano e constituído por três modalidades de golpe: a nage-wasa (arremesso), katame-waza (imobilização, torção e estrangulamento) e atemi-waza (atinge o fluxo de energia e são traumatizantes). Nas competições e nos treinamentos livres (randori) utiliza-se apenas o atemi-waza. ✂️ b) kendo, cuja origem remonta aos tempos dos samurais, tem como marca o uso do shinai (que representa a espada) e a ausência de protetores de cabeça e tronco. Sua caraterística vai além do domínio do adversário no ataque e na defesa e visa alcançar a purificação espiritual. ✂️ c) araki ryu kempo, que antecede ao período de sistematização do Kendo e do Judô. Aperfeiçoou o uso de bastão de madeira, corrente, pequenos protetores, nagamaki (espada de porte maior para atacar cavalos). Os golpes são violentos e caracteriza-se pelo fato de, depois de dominado o adversário, aplicar-lhe o golpe de misericórdia. ✂️ d) karatê-do, uma arte marcial que se luta sem arma. Existem o Kata, que é o pressuposto da combinação da forma básica de todos os tipos de ataque e defesa como o tsuki, uti, uke, keri idealizados pelos pioneiros e o Kumite, que é o enfrentamento propriamente dito e a disputa pelo ippon no ponto vital do ataque. ✂️ e) shojitsuken rikataichiryu, um estilo de esgrima cuja técnica é baseada no uso de espada/desembainhar. Sua característica é a de aplicar o golpe de misericórdia depois de dominar o adversário e, em seguida, enxugar o resto do sangue da espada antes de embainhá-la novamente por meio da pressão do dedo polegar e indicador ao longo da lâmina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 330Q141162 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a ✂️ a) dinamometria e a tensiometria. ✂️ b) dinamometria e a goniometria. ✂️ c) tensiometria e a antropometria. ✂️ d) tensiometria e a termometria. ✂️ e) antropometria e a goniometria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 331Q933839 | Educação Física, EsporteQual das seguintes opções é uma razão pela qual o esporte se tornou um grande espetáculo na sociedade moderna? ✂️ a) O aumento da cobertura da mídia ✂️ b) A internacionalização dos esportes ✂️ c) O aumento do patrocínio corporativo ✂️ d) Todas as acima Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 332Q473840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIOA adoção de um estilo de vida saudável, como requisito de qualidade de vida, está relacionada a 5 (cinco) dimensões que compõem o Pentáculo do Bem Estar proposto por Nahas (2006). São elas ✂️ a) atividades físicas, nutrição, stress, relacionamentos e comportamentos preventivos. ✂️ b) resistência muscular, força, flexibilidade, agilidade e capacidade cardiopulmonar. ✂️ c) nutrição, gerenciamento do stress, pratica de exercícios, relacionamentos e bem estar psicológico. ✂️ d) resistência muscular, capacidade cardiopulmonar, nutrição, relacionamentos positivos e estresse. ✂️ e) atividades físicas, nutrição, resistência muscular, prevenção de doenças e capacidade pulmonar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 333Q834719 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento: Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos. Assinale a sequência CORRETA: ✂️ a) 2, 3, 1, 4 ✂️ b) 3, 1, 2, 4 ✂️ c) 4, 2, 1, 3 ✂️ d) 3, 2, 1, 4 ✂️ e) 2, 4, 3, 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 334Q140254 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC A ingestão de líquidos antes e durante o exercício minimiza os efeitos deletérios da desidratação sobre a dinâmica cardiovascular, a regulação da temperatura e o desempenho nos exercícios (McArdle, Katch e Katch, 2008). Durante a prática de atividades físicas moderadas, recomenda-se ingerir líquido ✂️ a) só quando finalizar toda a sessão de exercício. ✂️ b) somente ao término de cada repetição. ✂️ c) de forma moderada ao longo da prática estimando a perda de líquido pelo suor. ✂️ d) o máximo que conseguir ao final do exercício, repondo o dobro eliminado com suor. ✂️ e) somente antes do exercício, em quantidade estimada a 10% do peso corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 335Q144415 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a Ginástica Laboral refere-se a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. A ginástica laboral pode ser ✂️ a) motora e social. ✂️ b) física e social. ✂️ c) física e hermenêutica. ✂️ d) motora e cognitiva. ✂️ e) preparatória e compensatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 336Q841840 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020Neste estilo os braços se movem de maneira alternada, com o nadador flexionando o cotovelo, puxando água com a mão e esticando o braço a frente do corpo. No momento em que o nadador puxa a água ele pode optar por respirar, colocando a cabeça ao lado e puxando a ar com a boca. Nos demais momentos a cabeça deve sempre permanecer estática. Enquanto as pernas são batidas de forma simultânea. Esse tipo de nado está na alternativa. ✂️ a) Borboleta ✂️ b) Costas ✂️ c) Crawl ✂️ d) Peito ✂️ e) Mariposa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 337Q143229 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos ✂️ a) gastrocnêmios e tibiais. ✂️ b) dorsais e abdominais ✂️ c) glúteos e psoas. ✂️ d) glúteos e lombares. ✂️ e) iliopsoas e tibiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 338Q842958 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020São fatores que contribuem para o baixo nível de atividade física apresentado pelos adolescentes brasileiros: I. o sexo, a faixa etária, o nível socioeconômico, o local ou região de moradia. II. a participação nas aulas de educação física. III. tempo excessivo de televisão, suporte social oferecido pelos pais ou amigos. IV. consumo de álcool e tabagismo. São corretas as afirmativas: ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) todas afirmativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 339Q471796 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCPara medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é ✂️ a) o equilíbrio. ✂️ b) a força. ✂️ c) a coordenação. ✂️ d) a resistência. ✂️ e) a velocidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 340Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos". Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir. I. A falta de equipamentos e materiais específicos. II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas. III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las. Assinale: ✂️ a) se somente o item I estiver correto. ✂️ b) se somente o item II estiver correto. ✂️ c) se somente o item III estiver correto. ✂️ d) se somente os itens I e II estiverem corretos. ✂️ e) se somente os itens II e III estiverem corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
321Q474202 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RNNa teoria do Treinamento Desportivo, no mínimo, seis princípios são levados em conta. Assinale a alternativa que evidencias dois desses princípios. ✂️ a) Principio da Performance e princípio da Variação volume-intensidade. ✂️ b) Principio da Adequação e Princípio da Mediação Pedagógica. ✂️ c) Princípio da Individualidade e Princípio da Sobrecarga. ✂️ d) Principio da Continuidade e Princípio do Repouso. ✂️ e) Princípio da Individualidade e Principio Adequação ao treino. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
322Q472865 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETROPara se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo. I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço. II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias. III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada. É correto o que se afirma em ✂️ a) I, II e III. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
323Q474116 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018A Educação Física na escola, no entendimento de suas tendências, passou por diversos contextos históricos. Especificamente, a tendência que imperou na época da ditadura militar no Brasil possuía como característica o ✂️ a) esportivismo, que se preocupava com a valorização do gesto e do rendimento técnico, dando ênfase à competição. ✂️ b) tecnicismo, que consistia no preparo de alunos para suportar o combate e a prática exacerbada de esportes. ✂️ c) militarismo, que buscava talentos esportivos e pregava a exclusão dos não hábeis em esportes. ✂️ d) militarismo, que empregava a ginástica calistênica, repetição de técnicas esportivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
324Q142626 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como ✂️ a) as exigências demandadas na situação de jogo e o conjunto de modos de fazer necessários numa situação de prática. ✂️ b) as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige, e o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática. ✂️ c) o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática e as possibilidades de sistemas de jogo. ✂️ d) as possibilidades de sistemas de jogo e o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática. ✂️ e) o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática, e as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
325Q473074 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa? ✂️ a) Crítico-superadora ✂️ b) Crítico-emancipatória. ✂️ c) Psicomotricidade. ✂️ d) Cultura corporal. ✂️ e) Construtivista-interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
326Q221295 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Corsino (2010), "muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo". Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir. I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam aprender a ser tolerantes. II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações sociais autoritárias. III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e intelectuais. Assinale: ✂️ a) se todas as afirmativas estiverem corretas. ✂️ b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. ✂️ c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. ✂️ d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. ✂️ e) se somente a afirmativa III estiver correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
327Q472533 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPECom relação à descrição cinesiológica dos tipos de contração e à análise das forças externas relacionadas a cada exercício ou situação descrita, assinale a opção correta. ✂️ a) Quando o indivíduo, encostado em uma parede, adota uma postura fixa na posição sentada (no ar), com os joelhos flexionados em 90 graus e com as plantas dos pés apoiadas no solo, os músculos de suas pernas estão executando uma contração isotônica. ✂️ b) Considere o exercício conhecido como apoio, no qual o indivíduo deitado em pronação mantém o corpo sem contato com o solo, apoiado na palma das mãos e nos artelhos hipertensos, e realiza a flexão completa seguida da extensão dos cotovelos, retornando à posição inicial. Nesse caso, no movimento de extensão, os músculos fazem uma contração excêntrica e, no movimento de flexão, uma contração concêntrica. ✂️ c) O exercício com contração isocinética exige a utilização de um aparelho especial, capaz de dosar a resistência, de forma a compensar a vantagem ou a desvantagem mecânica da alavanca durante todo o movimento articular, mantendo a velocidade constante. ✂️ d) No treinamento para ampliação da força muscular, os exercícios que exigem a realização de contrações concêntricas oferecem uma sobrecarga maior do que os exercícios com contração excêntrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
328Q845216 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020Quanto a Educação Física na escola, desde meados da década de 1980 tem havido mudanças na suas concepções, em um processo que envolve diversas transformações. [ ] Naquela época o país estava passando por um período de redemocratização política denominado Abertura (DARIDO e NETO, 2011). Considerando a citação em destaque, quais os aspectos desse momento histórico influenciaram as mudanças ocorridas na Educação Física escolar? I - Liberdade efetiva na comunidade acadêmica para pesquisar todas as áreas do conhecimento científico e filosófico. II - Realização de encontros e debates entre profissionais e acadêmicos. III - Movimentos instituídos de organização civil favoráveis a manutenção do regime político anterior. Estão corretas: ✂️ a) Apenas I ✂️ b) Apenas II ✂️ c) Apenas I e II ✂️ d) Apenas I e III ✂️ e) Todas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
329Q474047 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCCO termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o ✂️ a) judô, criado por Jigoro Kano e constituído por três modalidades de golpe: a nage-wasa (arremesso), katame-waza (imobilização, torção e estrangulamento) e atemi-waza (atinge o fluxo de energia e são traumatizantes). Nas competições e nos treinamentos livres (randori) utiliza-se apenas o atemi-waza. ✂️ b) kendo, cuja origem remonta aos tempos dos samurais, tem como marca o uso do shinai (que representa a espada) e a ausência de protetores de cabeça e tronco. Sua caraterística vai além do domínio do adversário no ataque e na defesa e visa alcançar a purificação espiritual. ✂️ c) araki ryu kempo, que antecede ao período de sistematização do Kendo e do Judô. Aperfeiçoou o uso de bastão de madeira, corrente, pequenos protetores, nagamaki (espada de porte maior para atacar cavalos). Os golpes são violentos e caracteriza-se pelo fato de, depois de dominado o adversário, aplicar-lhe o golpe de misericórdia. ✂️ d) karatê-do, uma arte marcial que se luta sem arma. Existem o Kata, que é o pressuposto da combinação da forma básica de todos os tipos de ataque e defesa como o tsuki, uti, uke, keri idealizados pelos pioneiros e o Kumite, que é o enfrentamento propriamente dito e a disputa pelo ippon no ponto vital do ataque. ✂️ e) shojitsuken rikataichiryu, um estilo de esgrima cuja técnica é baseada no uso de espada/desembainhar. Sua característica é a de aplicar o golpe de misericórdia depois de dominar o adversário e, em seguida, enxugar o resto do sangue da espada antes de embainhá-la novamente por meio da pressão do dedo polegar e indicador ao longo da lâmina. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
330Q141162 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a ✂️ a) dinamometria e a tensiometria. ✂️ b) dinamometria e a goniometria. ✂️ c) tensiometria e a antropometria. ✂️ d) tensiometria e a termometria. ✂️ e) antropometria e a goniometria. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
331Q933839 | Educação Física, EsporteQual das seguintes opções é uma razão pela qual o esporte se tornou um grande espetáculo na sociedade moderna? ✂️ a) O aumento da cobertura da mídia ✂️ b) A internacionalização dos esportes ✂️ c) O aumento do patrocínio corporativo ✂️ d) Todas as acima Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
332Q473840 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIOA adoção de um estilo de vida saudável, como requisito de qualidade de vida, está relacionada a 5 (cinco) dimensões que compõem o Pentáculo do Bem Estar proposto por Nahas (2006). São elas ✂️ a) atividades físicas, nutrição, stress, relacionamentos e comportamentos preventivos. ✂️ b) resistência muscular, força, flexibilidade, agilidade e capacidade cardiopulmonar. ✂️ c) nutrição, gerenciamento do stress, pratica de exercícios, relacionamentos e bem estar psicológico. ✂️ d) resistência muscular, capacidade cardiopulmonar, nutrição, relacionamentos positivos e estresse. ✂️ e) atividades físicas, nutrição, resistência muscular, prevenção de doenças e capacidade pulmonar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
333Q834719 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento: Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos. Assinale a sequência CORRETA: ✂️ a) 2, 3, 1, 4 ✂️ b) 3, 1, 2, 4 ✂️ c) 4, 2, 1, 3 ✂️ d) 3, 2, 1, 4 ✂️ e) 2, 4, 3, 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
334Q140254 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC A ingestão de líquidos antes e durante o exercício minimiza os efeitos deletérios da desidratação sobre a dinâmica cardiovascular, a regulação da temperatura e o desempenho nos exercícios (McArdle, Katch e Katch, 2008). Durante a prática de atividades físicas moderadas, recomenda-se ingerir líquido ✂️ a) só quando finalizar toda a sessão de exercício. ✂️ b) somente ao término de cada repetição. ✂️ c) de forma moderada ao longo da prática estimando a perda de líquido pelo suor. ✂️ d) o máximo que conseguir ao final do exercício, repondo o dobro eliminado com suor. ✂️ e) somente antes do exercício, em quantidade estimada a 10% do peso corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
335Q144415 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a Ginástica Laboral refere-se a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. A ginástica laboral pode ser ✂️ a) motora e social. ✂️ b) física e social. ✂️ c) física e hermenêutica. ✂️ d) motora e cognitiva. ✂️ e) preparatória e compensatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
336Q841840 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020Neste estilo os braços se movem de maneira alternada, com o nadador flexionando o cotovelo, puxando água com a mão e esticando o braço a frente do corpo. No momento em que o nadador puxa a água ele pode optar por respirar, colocando a cabeça ao lado e puxando a ar com a boca. Nos demais momentos a cabeça deve sempre permanecer estática. Enquanto as pernas são batidas de forma simultânea. Esse tipo de nado está na alternativa. ✂️ a) Borboleta ✂️ b) Costas ✂️ c) Crawl ✂️ d) Peito ✂️ e) Mariposa Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
337Q143229 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCNa realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos ✂️ a) gastrocnêmios e tibiais. ✂️ b) dorsais e abdominais ✂️ c) glúteos e psoas. ✂️ d) glúteos e lombares. ✂️ e) iliopsoas e tibiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
338Q842958 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020São fatores que contribuem para o baixo nível de atividade física apresentado pelos adolescentes brasileiros: I. o sexo, a faixa etária, o nível socioeconômico, o local ou região de moradia. II. a participação nas aulas de educação física. III. tempo excessivo de televisão, suporte social oferecido pelos pais ou amigos. IV. consumo de álcool e tabagismo. São corretas as afirmativas: ✂️ a) I e II. ✂️ b) II e III. ✂️ c) I, III e IV. ✂️ d) todas afirmativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
339Q471796 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCPara medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é ✂️ a) o equilíbrio. ✂️ b) a força. ✂️ c) a coordenação. ✂️ d) a resistência. ✂️ e) a velocidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
340Q223221 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGVSegundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), "a iniciação e a vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as movimentações básicas da criança, como os movimentos fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o que é possível para crianças a partir de 2 anos". Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça, analise os itens a seguir. I. A falta de equipamentos e materiais específicos. II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas. III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las. Assinale: ✂️ a) se somente o item I estiver correto. ✂️ b) se somente o item II estiver correto. ✂️ c) se somente o item III estiver correto. ✂️ d) se somente os itens I e II estiverem corretos. ✂️ e) se somente os itens II e III estiverem corretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro