Início Questões de Concursos Educação Física Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação Física Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 341Q841181 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo (VIGOTSKI). Analise as afirmativas abaixo sobre os jogos e as brincadeiras na escola. 1. Servem apenas para liberar e extravasar sentimentos, sair da rotina de sala. 2. O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. 3. Os jogos e as brincadeiras, por serem desprovidos de regras, não contribuem para a construção de valores morais e éticos. 4. Ensinar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras não contribui para que a criança se aproprie do conhecimento de modo crítico. 5. Fazer uso de jogos e brincadeiras durante as aulas regulares pode ser um recurso inovador para os alunos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 5. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 342Q842016 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020Aproximadamente um quinto do peso total de um indivíduo saudável é composto por seus ossos. O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens ligados entre si para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções. Analise as afirmativas a seguir, relativas às funções do esqueleto humano. I. Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos; Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos. II. Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele; Hematopoiese: produz células sanguíneas por meio da medula óssea vermelha. III. Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo; Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou flava. Apresentam definições corretas as afirmativas ✂️ a) e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 343Q473949 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017No planejamento, para o estabelecimento dos objetivos de treinamento, são pré-requisitos, EXCETO ✂️ a) o desempenho pessoal emcompetições anteriores. ✂️ b) o desempenho dos adversários em competições esportivas anteriores. ✂️ c) as condições materiais à realização de treinamento. ✂️ d) o estado inicial de treinamento. ✂️ e) a divisão do treinamento em períodos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 344Q474476 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Os modelos de ensino do esporte centrados no aluno, Modelo de Educação Desportiva ? MED ? e o Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão ? MEJPC ?, são alternativas importantes para uma nova proposta de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. De acordo com os citados modelos, é correto afirmar que ✂️ a) para o MED, a educação lúdica tem papel de destaque. Esse modelo pode ser desenvolvido em qualquer modalidade esportiva coletiva e aproxima-se das abordagens centradas no professor. ✂️ b) o MED se ancora nas propostas construtivistas e privilegia a adoção de estratégias não formais de ensino. ✂️ c) professor. B) o MED se ancora nas propostas construtivistas e privilegia a adoção de estratégias não formais de ensino. ✂️ d) o DMEJPC oferece importância ao domínio biofisiológico visando ao sentimento de jogar tecnicamente bem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 345Q844400 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020O desenvolvimento motor é entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases (ou estádios ou níveis) de comportamento estável ou, pelo menos, relativamente consistente. Muitas competências adquiridas ao longo da vida são resultado direto da maturação dos diferentes sistemas, desde as competências perceptivas mais elementares até aos recursos neuromotores para regular movimentos complexos. Com relação ao desenvolvimento motor, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Cada ser é capaz de, dentro de certos limites, tornar-se único devido ao conjunto também único e individualizado das suas experiências. ✂️ b) A fase dos movimentos especializados distingue-se pela aplicabilidade dos comportamentos a contextos muito específicos, como as atividades desportivas. ✂️ c) A fase dos movimentos rudimentares é delimitada pelos sete anos de idade e compreende duas subfases (reflexa e fundamental). ✂️ d) Em cada instante do processo de desenvolvimento, o ser é uma combinação única de variáveis genéticas e ambientais, em que o resultado é acedido de múltiplas e diferentes formas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 346Q471416 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como ✂️ a) ludicidade, criatividade e linguagem. ✂️ b) brincadeira, educação e poder. ✂️ c) criatividade, linguagem e poder. ✂️ d) linguagem, trabalho e poder. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 347Q471931 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIONas quatro primeiras décadas do século XX, a Educação Física brasileira teve como referências pedagógicas principais a Medicina Higienista e a Instituição Militar. Nessa época, o(s) objetivo(s) predominante(s) da Educação Física escolar era(m): ✂️ a) formar o homem autônomo e a mulher saudável. ✂️ b) formar cidadãos competitivos e autônomos em relação à prática de atividades corporais. ✂️ c) desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar um cidadão crítico. ✂️ d) desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar o homem disciplinado. ✂️ e) desenvolver o espírito lúdico e criativo e sociabilizar os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 348Q473111 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSCConsiderando que o estresse físico ou emocional é um componente do estilo de vida resultante da reação do organismo a situações que exigem adaptação, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir. ( ) O estresse é um mecanismo necessário ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade. ( ) Os hormônios adrenalina, cortisol e endorfina são liberados pelo organismo em situações que ocasionam estresse. ( ) As alterações ocasionadas no organismo perante situações que exijam adaptação são consideradas doenças. ( ) Tanto situações positivas quanto situações negativas podem desencadear estresse no ser humano. ( ) O nível adequado de estresse, denominado eustresse, exerce no organismo uma função protetora. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. ✂️ a) V – F – F – V – V ✂️ b) V – V – F – F – V ✂️ c) V – F – V – F – F ✂️ d) F – V – V – V – F ✂️ e) F – F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 349Q474348 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017O handebol é uma modalidade desportiva criada pelo Alemão Karl Schelenz em 1919 - baseando-se em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. Atualmente, suas regras têm sido idealizadas, para amenizar ou controlar o contato físico. Quanto às regras dessa modalidade, é correto afirmar-se que ✂️ a) cada equipe conta com 6 jogadores, sendo um goleiro e cinco jogadores na linha, com o objetivo de marcar gol na baliza adversária. ✂️ b) tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas quatro passos. ✂️ c) não é permitido, a um jogador, tomar a bola de um jogador adversário, usando apenas uma mão e mantendo-a aberta. ✂️ d) é permitida a permanência de um jogador na área do goleiro. ✂️ e) é permitido bloquear um jogador adversário com o próprio corpo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 350Q841202 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020Assinale a alternativa INCORRETA sobre os métodos de avaliação da composição corporal: ✂️ a) A Razão cintura/quadril (RCQ) utiliza a razão da circunferência da cintura dividido pela circunferência dos quadris e o resultado, que é um índice, está muito relacionado ao risco de doenças cardiovasculares e metabólicas e enfatiza a importância da gordura localizada na região abdominal no aumento desse risco. ✂️ b) Dobras cutâneas (DC) é uma das formas mais utilizadas para as estimativas dos parâmetros da composição corporal, pelo seu baixo custo. No entanto, em casos extremos, como magreza e obesidade mórbida, esta técnica apresenta limitações importantes. ✂️ c) Apesar da vantagem de serem um método relativamente simples, a utilização das circunferências ou perímetros corporais deve ser vista com cautela, já que tem sido observada certa fragilidade quanto ao uso da mesma como variável preditora da quantidade de gordura corporal, em razão de suas dimensões incluírem outros tecidos e órgãos além do tecido adiposo. ✂️ d) Por meio da impedância bioelétrica (BIA), obtemos estimativa de gordura, massa magra e água corporal. A BIA é mais sensível a variações de resistência nos tecidos do tronco do que dos membros, por isso a BIA é um método muito válido para estimativa de gordura visceral e abdominal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 351Q846518 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020O movimento é a base da dança, assim, o fenômeno corporal que a música traz, por meio do ritmo, poderá se traduzir na __________________ de cada aluno, para que seja atingido o objetivo principal que é mover o aluno durante as aulas de maneira mais coordenada (VERDERI, 2009). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna dessa citação: ✂️ a) expressão corporal ✂️ b) liberdade de movimento ✂️ c) experiência transcendente ✂️ d) percepção do corpo ✂️ e) experiências de recriação Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 352Q471672 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADCompreendendo a importância da metodologia no processo de aprendizagem de uma modalidade desportiva é incorreto afirmar: ✂️ a) A escolha do método deve estar ligada a vários fatores como: faixa etária, finalidade do trabalho, público-alvo dentre outras. ✂️ b) O método analítico é exclusivamente usado para correção dos fundamentos (técnica). ✂️ c) O método global mantém o aprendiz sempre na idéia central do jogo, utilizando os jogos como principal estratégia. ✂️ d) O método global utiliza-se das formas globais de ensino, trazendo maior motivação ao aprendiz. ✂️ e) O método misto vai do todo (jogo) às partes (fundamentos) e retorna ao todo (jogo), dando sentido e significado ao aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 353Q473600 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPEm seu livro Da Cultura do Corpo, Jocimar Daolio revela os resultados de sua pesquisa sobre a competência e a atuação dos professores de educação física, na qual verificou que treinos de equipes, ensaios, organizações de festas, palestras sobre sexo, saídas com equipes para jogos etc. tomam todo o tempo que deveria ser gasto com as atividades curriculares. Segundo o autor, esse expediente descaracteriza a especificidade da Educação Física, dando-lhe o perfil de uma disciplina de natureza ✂️ a) não curricular. ✂️ b) curricular ostensiva. ✂️ c) curricular participativa. ✂️ d) essencialmente curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 354Q839896 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020O envelhecimento é uma função genética, mas também é influenciado por padrões de atividade física. No entanto o principal desafio enfrentado por adultos idosos é manter o nível de funcionamento físico das capacidades com o envelhecimento. Baseando-se nestas informações, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A potência muscular aumenta com o avançar da idade. ✂️ b) A prática da caminhada aumenta significativamente os níveis de força para os idosos. ✂️ c) O treinamento resistido proporciona predominantemente o recrutamento de fibras do tipo I. ✂️ d) As funções orgânicas e de todo o sistema neuromuscular são aumentadas com o treinamento de força. ✂️ e) A magnitude geral do declínio da potência muscular anaeróbia aumenta progressivamente com o avançar da idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 355Q473863 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018No Brasil, o conteúdo lutas não é dos mais lecionados nas aulas de Educação Física. Um dos motivos que pode explicar a dificuldade de tratar desse conteúdo nas aulas de Educação Física é que as lutas são práticas: ✂️ a) muito complexas do ponto de vista motor; ✂️ b) estrangeiras, não condizentes com as escolas brasileiras; ✂️ c) nas quais o(a)s docentes, em geral, têm pouca vivência; ✂️ d) não aprovadas pelas abordagens pedagógicas renovadoras; ✂️ e) que não trazem benefícios à saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 356Q28745 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEPConforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os conteúdos de ensino da educação física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental devem ✂️ a) evitar a diversidade para não prejudicar a assimilação das habilidades praticadas. ✂️ b) promover atividades apenas em grupo para desenvolver a integração entre os alunos. ✂️ c) utilizar jogos e brincadeiras de regras mais simples para facilitar sua compreensão. ✂️ d) desconsiderar qualquer atividade competitiva para propiciar a cooperação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 357Q182950 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente. Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática ✂️ a) valorizando o conhecimento teórico/científico, em detrimento da contextualização local, pois é esse saber que explica a realidade. Assim, a prática seria uma aplicação da teoria. ✂️ b) compreendendo o papel do conhecimento teórico/ científico da Educação Física Escolar, qual seja, o de contemplar a descrição das metodologias de ensino, as quais caberia ao professor aplicar. ✂️ c) desconsiderando o conhecimento teórico/científico, pois a experiência prática é mais eficaz, já que está mais próxima da realidade, o que faz com que a teoria não sustente didaticamente a intervenção do professor. ✂️ d) tendo como referência sua própria história de vida, ou seja, sua experiência prática, de tal forma que se apresentasse como exemplo para as crianças, fornecendo-lhes uma base ética da qual deveriam apropriar-se. ✂️ e) reconstruindo sua prática com referência no conhecimento teórico/científico, o que faria com que refletisse sobre sua didática, tendo como base as teorias educacionais e as experiências no contexto local. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 358Q143530 | Educação Física, Ginástica, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCA ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir ✂️ a) a ausência de estruturação muscular inata. ✂️ b) as deficiências posturais estruturadas existentes. ✂️ c) os esforços para a eliminação dos defeitos posturais existentes. ✂️ d) os esforços diários e as deficiências físicas. ✂️ e) os desequilíbrios decorrentes dos esforços diários e as debilidades físicas existentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 359Q474547 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Na Educação Física escolar o esporte é um conteúdo a ser ministrado. Existem diversas classificações para tal conteúdo. Gonzalez (2004) apresenta um sistema de classificação para o esporte desenvolvido em quatro critérios: I - relação com o adversário; II - relação com o objetivo, III - relação com o colega; e, IV - relação com o ambiente. Considerando esses critérios, assinale a opção que corresponde à correta classificação da natação em piscina. ✂️ a) I. Há interação com o adversário; II. Esporte de marca; III. Individual; IV. Com estabilidade. ✂️ b) I. Há interação com o adversário; II. Esporte técnico combinatório; III. Individual; IV. Sem estabilidade. ✂️ c) I. Não há interação com o adversário; II. Esporte de marca; III. Individual; IV. Com estabilidade. ✂️ d) I. Não há interação com o adversário; II. Esporte técnico combinatório; III. Individual; IV. Sem estabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 360Q843265 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Sobre o Líbero do Voleibol, analise: ( ) O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. ( ) Esta função foi introduzida pela FIVB em 2001. ( ) O líbero só pode realizar levantamentos de toque do fundo da quadra. Caso esteja pisando sobre a linha de três metros ou sobre a área por ela delimitada, ele não pode tocar na bola. Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta: ✂️ a) F - V - V. ✂️ b) F - V - F. ✂️ c) V - F - F. ✂️ d) V - F - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
341Q841181 | Educação Física, Atividade Física, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo (VIGOTSKI). Analise as afirmativas abaixo sobre os jogos e as brincadeiras na escola. 1. Servem apenas para liberar e extravasar sentimentos, sair da rotina de sala. 2. O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. 3. Os jogos e as brincadeiras, por serem desprovidos de regras, não contribuem para a construção de valores morais e éticos. 4. Ensinar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras não contribui para que a criança se aproprie do conhecimento de modo crítico. 5. Fazer uso de jogos e brincadeiras durante as aulas regulares pode ser um recurso inovador para os alunos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 5. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
342Q842016 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020Aproximadamente um quinto do peso total de um indivíduo saudável é composto por seus ossos. O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens ligados entre si para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções. Analise as afirmativas a seguir, relativas às funções do esqueleto humano. I. Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos; Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos. II. Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele; Hematopoiese: produz células sanguíneas por meio da medula óssea vermelha. III. Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo; Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou flava. Apresentam definições corretas as afirmativas ✂️ a) e II, apenas. ✂️ b) I e III, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
343Q473949 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017No planejamento, para o estabelecimento dos objetivos de treinamento, são pré-requisitos, EXCETO ✂️ a) o desempenho pessoal emcompetições anteriores. ✂️ b) o desempenho dos adversários em competições esportivas anteriores. ✂️ c) as condições materiais à realização de treinamento. ✂️ d) o estado inicial de treinamento. ✂️ e) a divisão do treinamento em períodos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
344Q474476 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Os modelos de ensino do esporte centrados no aluno, Modelo de Educação Desportiva ? MED ? e o Modelo de Ensino do Jogo para a Compreensão ? MEJPC ?, são alternativas importantes para uma nova proposta de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar. De acordo com os citados modelos, é correto afirmar que ✂️ a) para o MED, a educação lúdica tem papel de destaque. Esse modelo pode ser desenvolvido em qualquer modalidade esportiva coletiva e aproxima-se das abordagens centradas no professor. ✂️ b) o MED se ancora nas propostas construtivistas e privilegia a adoção de estratégias não formais de ensino. ✂️ c) professor. B) o MED se ancora nas propostas construtivistas e privilegia a adoção de estratégias não formais de ensino. ✂️ d) o DMEJPC oferece importância ao domínio biofisiológico visando ao sentimento de jogar tecnicamente bem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
345Q844400 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor Map II Educação Física, Gestão de Concursos, 2020O desenvolvimento motor é entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, em que podem ser identificadas fases (ou estádios ou níveis) de comportamento estável ou, pelo menos, relativamente consistente. Muitas competências adquiridas ao longo da vida são resultado direto da maturação dos diferentes sistemas, desde as competências perceptivas mais elementares até aos recursos neuromotores para regular movimentos complexos. Com relação ao desenvolvimento motor, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) Cada ser é capaz de, dentro de certos limites, tornar-se único devido ao conjunto também único e individualizado das suas experiências. ✂️ b) A fase dos movimentos especializados distingue-se pela aplicabilidade dos comportamentos a contextos muito específicos, como as atividades desportivas. ✂️ c) A fase dos movimentos rudimentares é delimitada pelos sete anos de idade e compreende duas subfases (reflexa e fundamental). ✂️ d) Em cada instante do processo de desenvolvimento, o ser é uma combinação única de variáveis genéticas e ambientais, em que o resultado é acedido de múltiplas e diferentes formas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
346Q471416 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERNNa Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como ✂️ a) ludicidade, criatividade e linguagem. ✂️ b) brincadeira, educação e poder. ✂️ c) criatividade, linguagem e poder. ✂️ d) linguagem, trabalho e poder. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
347Q471931 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIONas quatro primeiras décadas do século XX, a Educação Física brasileira teve como referências pedagógicas principais a Medicina Higienista e a Instituição Militar. Nessa época, o(s) objetivo(s) predominante(s) da Educação Física escolar era(m): ✂️ a) formar o homem autônomo e a mulher saudável. ✂️ b) formar cidadãos competitivos e autônomos em relação à prática de atividades corporais. ✂️ c) desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar um cidadão crítico. ✂️ d) desenvolver a aptidão física dos indivíduos e formar o homem disciplinado. ✂️ e) desenvolver o espírito lúdico e criativo e sociabilizar os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
348Q473111 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSCConsiderando que o estresse físico ou emocional é um componente do estilo de vida resultante da reação do organismo a situações que exigem adaptação, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir. ( ) O estresse é um mecanismo necessário ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade. ( ) Os hormônios adrenalina, cortisol e endorfina são liberados pelo organismo em situações que ocasionam estresse. ( ) As alterações ocasionadas no organismo perante situações que exijam adaptação são consideradas doenças. ( ) Tanto situações positivas quanto situações negativas podem desencadear estresse no ser humano. ( ) O nível adequado de estresse, denominado eustresse, exerce no organismo uma função protetora. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo. ✂️ a) V – F – F – V – V ✂️ b) V – V – F – F – V ✂️ c) V – F – V – F – F ✂️ d) F – V – V – V – F ✂️ e) F – F – F – V – V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
349Q474348 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017O handebol é uma modalidade desportiva criada pelo Alemão Karl Schelenz em 1919 - baseando-se em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. Atualmente, suas regras têm sido idealizadas, para amenizar ou controlar o contato físico. Quanto às regras dessa modalidade, é correto afirmar-se que ✂️ a) cada equipe conta com 6 jogadores, sendo um goleiro e cinco jogadores na linha, com o objetivo de marcar gol na baliza adversária. ✂️ b) tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas quatro passos. ✂️ c) não é permitido, a um jogador, tomar a bola de um jogador adversário, usando apenas uma mão e mantendo-a aberta. ✂️ d) é permitida a permanência de um jogador na área do goleiro. ✂️ e) é permitido bloquear um jogador adversário com o próprio corpo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
350Q841202 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020Assinale a alternativa INCORRETA sobre os métodos de avaliação da composição corporal: ✂️ a) A Razão cintura/quadril (RCQ) utiliza a razão da circunferência da cintura dividido pela circunferência dos quadris e o resultado, que é um índice, está muito relacionado ao risco de doenças cardiovasculares e metabólicas e enfatiza a importância da gordura localizada na região abdominal no aumento desse risco. ✂️ b) Dobras cutâneas (DC) é uma das formas mais utilizadas para as estimativas dos parâmetros da composição corporal, pelo seu baixo custo. No entanto, em casos extremos, como magreza e obesidade mórbida, esta técnica apresenta limitações importantes. ✂️ c) Apesar da vantagem de serem um método relativamente simples, a utilização das circunferências ou perímetros corporais deve ser vista com cautela, já que tem sido observada certa fragilidade quanto ao uso da mesma como variável preditora da quantidade de gordura corporal, em razão de suas dimensões incluírem outros tecidos e órgãos além do tecido adiposo. ✂️ d) Por meio da impedância bioelétrica (BIA), obtemos estimativa de gordura, massa magra e água corporal. A BIA é mais sensível a variações de resistência nos tecidos do tronco do que dos membros, por isso a BIA é um método muito válido para estimativa de gordura visceral e abdominal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
351Q846518 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Massaranduba SC Professor de Educação Física, FURB, 2020O movimento é a base da dança, assim, o fenômeno corporal que a música traz, por meio do ritmo, poderá se traduzir na __________________ de cada aluno, para que seja atingido o objetivo principal que é mover o aluno durante as aulas de maneira mais coordenada (VERDERI, 2009). Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna dessa citação: ✂️ a) expressão corporal ✂️ b) liberdade de movimento ✂️ c) experiência transcendente ✂️ d) percepção do corpo ✂️ e) experiências de recriação Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
352Q471672 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPADCompreendendo a importância da metodologia no processo de aprendizagem de uma modalidade desportiva é incorreto afirmar: ✂️ a) A escolha do método deve estar ligada a vários fatores como: faixa etária, finalidade do trabalho, público-alvo dentre outras. ✂️ b) O método analítico é exclusivamente usado para correção dos fundamentos (técnica). ✂️ c) O método global mantém o aprendiz sempre na idéia central do jogo, utilizando os jogos como principal estratégia. ✂️ d) O método global utiliza-se das formas globais de ensino, trazendo maior motivação ao aprendiz. ✂️ e) O método misto vai do todo (jogo) às partes (fundamentos) e retorna ao todo (jogo), dando sentido e significado ao aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
353Q473600 | Educação Física, Professor, SEDUC PA, FADESPEm seu livro Da Cultura do Corpo, Jocimar Daolio revela os resultados de sua pesquisa sobre a competência e a atuação dos professores de educação física, na qual verificou que treinos de equipes, ensaios, organizações de festas, palestras sobre sexo, saídas com equipes para jogos etc. tomam todo o tempo que deveria ser gasto com as atividades curriculares. Segundo o autor, esse expediente descaracteriza a especificidade da Educação Física, dando-lhe o perfil de uma disciplina de natureza ✂️ a) não curricular. ✂️ b) curricular ostensiva. ✂️ c) curricular participativa. ✂️ d) essencialmente curricular. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
354Q839896 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020O envelhecimento é uma função genética, mas também é influenciado por padrões de atividade física. No entanto o principal desafio enfrentado por adultos idosos é manter o nível de funcionamento físico das capacidades com o envelhecimento. Baseando-se nestas informações, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A potência muscular aumenta com o avançar da idade. ✂️ b) A prática da caminhada aumenta significativamente os níveis de força para os idosos. ✂️ c) O treinamento resistido proporciona predominantemente o recrutamento de fibras do tipo I. ✂️ d) As funções orgânicas e de todo o sistema neuromuscular são aumentadas com o treinamento de força. ✂️ e) A magnitude geral do declínio da potência muscular anaeróbia aumenta progressivamente com o avançar da idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
355Q473863 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018No Brasil, o conteúdo lutas não é dos mais lecionados nas aulas de Educação Física. Um dos motivos que pode explicar a dificuldade de tratar desse conteúdo nas aulas de Educação Física é que as lutas são práticas: ✂️ a) muito complexas do ponto de vista motor; ✂️ b) estrangeiras, não condizentes com as escolas brasileiras; ✂️ c) nas quais o(a)s docentes, em geral, têm pouca vivência; ✂️ d) não aprovadas pelas abordagens pedagógicas renovadoras; ✂️ e) que não trazem benefícios à saúde. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
356Q28745 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEPConforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os conteúdos de ensino da educação física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental devem ✂️ a) evitar a diversidade para não prejudicar a assimilação das habilidades praticadas. ✂️ b) promover atividades apenas em grupo para desenvolver a integração entre os alunos. ✂️ c) utilizar jogos e brincadeiras de regras mais simples para facilitar sua compreensão. ✂️ d) desconsiderar qualquer atividade competitiva para propiciar a cooperação. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
357Q182950 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEPNo fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente. Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática ✂️ a) valorizando o conhecimento teórico/científico, em detrimento da contextualização local, pois é esse saber que explica a realidade. Assim, a prática seria uma aplicação da teoria. ✂️ b) compreendendo o papel do conhecimento teórico/ científico da Educação Física Escolar, qual seja, o de contemplar a descrição das metodologias de ensino, as quais caberia ao professor aplicar. ✂️ c) desconsiderando o conhecimento teórico/científico, pois a experiência prática é mais eficaz, já que está mais próxima da realidade, o que faz com que a teoria não sustente didaticamente a intervenção do professor. ✂️ d) tendo como referência sua própria história de vida, ou seja, sua experiência prática, de tal forma que se apresentasse como exemplo para as crianças, fornecendo-lhes uma base ética da qual deveriam apropriar-se. ✂️ e) reconstruindo sua prática com referência no conhecimento teórico/científico, o que faria com que refletisse sobre sua didática, tendo como base as teorias educacionais e as experiências no contexto local. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
358Q143530 | Educação Física, Ginástica, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCCA ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir ✂️ a) a ausência de estruturação muscular inata. ✂️ b) as deficiências posturais estruturadas existentes. ✂️ c) os esforços para a eliminação dos defeitos posturais existentes. ✂️ d) os esforços diários e as deficiências físicas. ✂️ e) os desequilíbrios decorrentes dos esforços diários e as debilidades físicas existentes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
359Q474547 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018Na Educação Física escolar o esporte é um conteúdo a ser ministrado. Existem diversas classificações para tal conteúdo. Gonzalez (2004) apresenta um sistema de classificação para o esporte desenvolvido em quatro critérios: I - relação com o adversário; II - relação com o objetivo, III - relação com o colega; e, IV - relação com o ambiente. Considerando esses critérios, assinale a opção que corresponde à correta classificação da natação em piscina. ✂️ a) I. Há interação com o adversário; II. Esporte de marca; III. Individual; IV. Com estabilidade. ✂️ b) I. Há interação com o adversário; II. Esporte técnico combinatório; III. Individual; IV. Sem estabilidade. ✂️ c) I. Não há interação com o adversário; II. Esporte de marca; III. Individual; IV. Com estabilidade. ✂️ d) I. Não há interação com o adversário; II. Esporte técnico combinatório; III. Individual; IV. Sem estabilidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
360Q843265 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020Sobre o Líbero do Voleibol, analise: ( ) O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa. ( ) Esta função foi introduzida pela FIVB em 2001. ( ) O líbero só pode realizar levantamentos de toque do fundo da quadra. Caso esteja pisando sobre a linha de três metros ou sobre a área por ela delimitada, ele não pode tocar na bola. Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta: ✂️ a) F - V - V. ✂️ b) F - V - F. ✂️ c) V - F - F. ✂️ d) V - F - V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro