Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q846109 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

O carboidrato é um macro nutriente composto por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Também são comumente chamados de glicídios e açúcares e temos nele a principal fonte de energia do nosso corpo que é utilizada durante o exercício, uma vez que quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, que fornece energia para as células e faz a manutenção metabólica glicêmica.
De acordo com sua composição, assinale de 1 a 5, de acordo com os parênteses:
(1) Monossacarídeos. (2) Polissacarídeos. (3) Sacarose. (4) Maltose. (5) Lactose.
( ) É o açúcar do leite. Sintetizado nas glândulas mamarias dos mamíferos.
( ) De composição menos complexa, possuem de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. Alguns exemplos desse tipo de carboidrato são: Galactose, glicose e frutose.
( ) São exemplos desse tipo de carboidrato o extrato da cana de açúcar, da beterraba, uva e mel. Além do açúcar comum que utilizamos em casa ser exemplo dessa classe de carboidratos.
( ) São moléculas complexas formadas pela união de diversos monossacarídeos, são exemplos o amido e a celulose.
( ) Esse tipo de dissacarídeo não é encontrado naturalmente na natureza, sendo assim obtido pela indústria através da fermentação de cereais, como por exemplo, a cevada.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q471755 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Os Jogos Cooperativos, como processos facilitadores da integração da Consciência de Cooperação na ensinagem do Esporte, podem ser divididos em diferentes categorias. Sobre essas categorias, analise as assertivas abaixo.

I. Na categoria de “Jogos Cooperativos sem Perdedores”, dividem-se os participantes em dois ou mais grupos, sendo que os grupos têm um objetivo comum, e não há perdedores, o objetivo é atingido por todos. II. Na categoria de “Jogos de Inversão” é enfatizada a noção de interdependência, através da aproximação e troca de jogadores que começam em times diferentes. Conforme os jogos se desenvolvem, os jogadores vão mudando de lado, literalmente, colocando-se uns no lugar dos outros. III. Os jogos semicooperativos permitem diferentes possibilidades. Uma delas é a forma “todos passam, todos tocam”, na qual a bola deve ser passada por todos os jogadores do time, para que o ponto seja validado. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q472471 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

O ramo pedagógico da ciência da motricidade humana que se preocupa em educar o ser humano em movimento, a sua motricidade e corporeidade, é conhecido como educação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q474453 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

Embora a Ginástica Geral possa dialogar e interagir com outras práticas e elementos da cultura corporal, esta contém uma narrativa própria, constituída pelos signos e caracteres (conteúdo, forma, história, objetivos e orientação metodológica) que configuram e materializam a sua linguagem. A Ginástica Geral
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q843939 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

O basquetebol é um jogo de explosão muscular. Para tanto, o professor deve trabalhar, especialmente, as valências de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q474504 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A performance esportiva nos esportes coletivos pode ser mensurada por diversos fatores, dentre os quais se encontram os seguintes os indicadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q474479 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

fazer os alunos correrem a maior distância possível, a fim de avaliar as condições musculares deles.
  1. ✂️
  2. ✂️

368Q474537 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O jogo constitui um elemento de grande relevância nas aulas de Educação Física. Dentre os teóricos que estudaram esse tema, encontram-se Piaget, Vygotsky e Wallon. Considerando esses estudiosos, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q845410 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista surge no final da década de 70 novas abordagens na Educação Física escolar, inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país além de questões específicas da própria Educação Física. Coexistem atualmente várias concepções, tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior da Educação Física. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano. As abordagens que tiveram maior impacto a partir de meados da década de 70 são comumente denominadas como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q472812 | Educação Física, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando que o esporte de alto nível possui características ideais diferenciadas do esporte comunitário de lazer, é correto afirmar que são aspectos típicos do esporte de alto nível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q474125 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As abordagens críticas — superadora e emancipatória — da Educação Física surgem como respostas à crise epistemológica da Educação Física em meados dos anos 1980. Acerca das características dessas abordagens, assinale a opção que apresenta a correta relação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q842807 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, FAUEL, 2020

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Com relação à unidade temática Brincadeiras e Jogos é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

373Q840534 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Em uma avaliação, o professor de Educação Física realiza um teste de corrida de 2.400 metros, em doze minutos (Cooper). Assinale a alternativa que apresenta a via predominante de gasto energético e o principal substrato utilizado pelo organismo durante referida atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q472554 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q846680 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:

I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.

II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.

III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.

IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.

V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q844595 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Antes da inserção num programa de exercícios físicos, é muito importante a realização de uma avaliação física (funcional) do futuro praticante. Quando desejamos avaliar uma pessoa, devemos sempre levar em conta os critérios de autenticidade científica associados ao teste selecionado. Uma das alternativas abaixo apresenta corretamente esses critérios. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q472814 | Educação Física, Professor, SME RJ, FJG

A saúde pode ser encarada como uma questão exclusivamente biomédica ou ser vista sob uma ótica emancipadora, segundo a qual a Educação Física escolar deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q474424 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as relações entre a nutrição humana e as práticas de atividades físicas, julgue os itens subsecutivos. A energia necessária para a realização de atividades físicas provém majoritariamente da degradação de carboidratos e gorduras.
  1. ✂️
  2. ✂️

379Q471846 | Educação Física, Técnico em Educação Física, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da dança como forma de expressão, comunicação humana e objeto de produção cultural e histórica, julgue os itens a seguir.

As civilizações antigas cultuavam na dança tão-somente a expressão e a celebração da relação orgânica entre o homem e a natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

380Q843535 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

No conceito de Balanço Calórico estão envolvidos outros conceitos. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - volume do exercício e número de refeições. II - intensidade do exercício e variedade de dieta. III - valor energético dos alimentos e valor do gasto energético das atividades físicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.