Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q473552 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Observe a descrição abaixo.

"O corpo do nadador ocupa, na água, a posição alongada, hidrodinâmica, relativamente alta e dinamicamente equilibrada. O nadador olha, sob a água, para frente e para baixo, mantendo a cabeça de forma que o fluxo de água sempre se encontre com sua testa, parte superior da cabeça. Durante esse nado, o tronco gira ritmicamente para a esquerda e para a direita em relação ao eixo longitudinal." (Makarenko, 2001).

Essa é a descrição da técnica do nado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q474564 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Ao abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q473393 | Educação Física

No que diz respeito à relação entre atividade física e saúde, marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q474209 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

O treinamento de musculação ou treinamento resistido deve configurar-se por meio de procedimentos atrelados aos princípios gerais do treinamento desportivo. Analise as afirmativas abaixo sobre os procedimentos relacionados à musculação e assinale a alternativa correta.

I. O treinamento com baixo número de repetições e alta carga aumenta o desenvolvimento de força, ao passo que o treinamento com grande número de repetições e baixa carga otimiza o desenvolvimento da resistência.

II. Programas de musculação com o objetivo de melhorar a força devem envolver repetições com ações concêntricas (alongamento muscular) e excêntricas (encurtamento muscular). Contrações isométricas desempenham um papel benéfico, mas secundário e podem também ser incluídas.

III. Grandes grupos musculares devem ser estressados antes dos pequenos grupos; exercícios multiarticulares, antes dos uniarticulares e esforços de alta intensidade, antes dos de baixa intensidade.

IV. Períodos de repouso de 2 a 3 minutos ou mais devem ser incorporados entre cargas para praticantes novatos e intermediários; para praticantes avançados, 1 ou 2 minutos são suficientes.

De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q472459 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

De acordo com a seqüência de desenvolvimento motor, o período oportuno para a diversificação de habilidades motoras seria entre dois e seis anos de idade, que corresponde à fase de movimentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q472586 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

No atletismo, existem quatro tipos de salto. Faça as relações com os exercícios de corrida, abaixo descritos, utilizando: SD para saldo em distância, SA para salto em altura, ST para salto triplo, SV para salto com vara e SS para todos os saltos.

( ) Corrida em curva.

( ) Corrida com vara, incluindo o skipping baixo, o calcanhar atrás e o skipping alto.

( ) Corridas de aceleração.

( ) Corrida em "J" com 1ª. para a direita e a 2ª. para a direita ou esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q474166 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A periodização do treinamento organiza o treinamento físico de maneira a manipular suas variáveis logicamente, visando atingir a melhora do desempenho. A periodização é importante para-
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q147367 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos (HOWLEY e FRANKS, 2007). No contexto de um programa de atividade física, a avaliação desse tipo de condicionamento é recomendada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q473069 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

Nas abordagens críticas da Educação Física, está presente a ideia de que os conteúdos e a própria ação pedagógica provêm de uma construção histórica socialmente determinada. Fundamentando-se nessa concepção, a Educação Física deve formar sujeitos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q474452 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RN

No que tange às questões de gênero e a prática esportiva, as estatísticas apontam menor grau de participação das mulheres em relação aos homens. Este fato está associado à ideia de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q474295 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de treinamento físico e desportivo, seus princípios e às adaptações por ele geradas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q181951 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

O problema dos graus de liberdade proposto pelo fisiologista russo Nicolai Bernstein entre 1930 e 1950 corresponde à necessidade de um sistema complexo ser organizado pelo sistema nervoso, para o desempenho do movimento coordenado. O conhecimento dos graus de liberdade de determinadas práticas motoras executadas nas aulas de Educação Física indica o nível de dificuldade e o tempo requerido no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo.

Considerando esse enunciado, analise as seguintes asserções.

Em uma aula de Educação Física para alunos do 6.º ano do ensino fundamental, o professor, ao ensinar o movimento de fazer quicar a bola, percebe a variação dos estágios do padrão de movimentos fundamentais. Os movimentos dos alunos são avaliados por princípios da cinesiologia, sendo possível observar que aqueles classificados no estágio inicial tinham membros superiores mais rígidos do que aqueles classificados no estágio elementar e maduro, os quais conseguem realizar o movimento de membros superiores com maior amplitude.

PORQUE

Os alunos no estágio inicial utilizam o enrijecimento de membros e tronco como forma de diminuir os componentes independentes do sistema e facilitar a execução do movimento. Aqueles nos estágios elementar e maduro realizam o movimento de fazer quicar a bola com maior número de graus de liberdade, o que torna o controle do movimento mais complexo, porém mais preciso.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q223406 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

É de fundamental importância que reconheçamos o corpo como algo alicerçado pela e na cultura. Entretanto, este parece ser um grande desafio, porque rompe de certa forma, com o olhar naturalista sob o qual o corpo é entendido.
(GOELLNER, 2003. p. 28 – 29)
Neste sentido, as alternativas a seguir corroboram coma ideia apresentada no fragmento, à exceção de uma. Assinale–a. ele se atribuem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q473117 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses conteúdos de lazer.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q474572 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

De acordo com Betti, a cultura corporal de movimento é um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia. Para o referido autor, qual o conceito de cultura corporal de movimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q472367 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q473499 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O jogo representa significados em função do espaço, número de participantes, tempo, materiais utilizados, entre outros, sendo uma maneira criativa de praticar ações e relações. Na Cultura Corporal, jogos se mostram como sendo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q834379 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Educação Física – História da Educação Física) Além do aspecto utilitário-guerreiro do período pré-histórico, havia também as atividades físicas voltadas aos rituais e cultos. Nessas atividades, o homem primitivo tinha seus olhos voltados para o céu. O mundo e as forças naturais formavam uma unidade para ele, que necessitava subsistir mediante grandes esforços, considerando sempre a sua sobrevivência como um favor dos deuses. Nesse sentido, a dança, desde a época paleolítica e por anos depois dela, tornou a atividade física algo místico e lúdico, indicando um estado menos cruel, um despontar de sentimentos no homem primitivo. Considere as seguintes assertivas em relação ao processo histórico da Educação Física e suas práticas corporais: I. As atividades físicas do homem das civilizações primitivas apresentaram cinco aspectos básicos. Essas atividades eram: naturais, utilitárias, guerreiras, rituais e recreativas. II. Não se constituíam como uma prática de educação física sistematizada na era primitiva, e sim como uma forma espontânea e ocasional de o homem daquela época se exercitar. III. A partir das práticas que o homem levou a cabo para sobreviver e propagar a espécie, o seu processo evolutivo envolveu também o processo evolutivo da educação física, que anos mais tarde se desenvolveu de forma específica em diferentes lugares do mundo. Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q473404 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O esporte, como conquista cultural e patrimônio da humanidade, deve ser transmitido, na escola, como conteúdo nas aulas de Educação Física, numa perspectiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.