Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1009470 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Respeito e inclusão


O professor opta por incorporar ferramentas digitais às suas aulas sobre esportes de invasão. Utilizando plataformas de vídeos, aplicativos para análise tática e programas para monitoramento de desempenho. No decorrer de uma aula de futebol, o professor sugeriu que os estudantes utilizassem um aplicativo para registrar e examinar suas próprias jogadas, com o intuito de identificar suas virtudes e limitações. Um conjunto de estudantes, ao remixar gravações de partidas, inadvertidamente divulgou no grupo virtual da classe vídeos provenientes de diversas fontes, sem verificar a autoria ou a qualidade do material, além de publicar comentários que evidenciaram uma compreensão inadequada acerca dos direitos autorais e do respeito pelo trabalho alheio.
No decurso de um projeto de análise tática nas aulas de Educação Física, o docente constatou que determinados estudantes encontravam dificuldades na compreensão dos dados produzidos por aplicativos, enquanto outros demonstraram restrições de acessibilidade digital, comprometendo assim sua plena participação. Tendo em vista a relevância de uma metodologia educacional inclusiva e da utilização reflexiva de tecnologias, indique a prática mais apropriada para propiciar uma vivência educacional igualitária, que atenda às variadas necessidades da classe e estimule a autonomia e o pensamento crítico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1009471 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Texto para a questão.


Respeito e inclusão


O professor opta por incorporar ferramentas digitais às suas aulas sobre esportes de invasão. Utilizando plataformas de vídeos, aplicativos para análise tática e programas para monitoramento de desempenho. No decorrer de uma aula de futebol, o professor sugeriu que os estudantes utilizassem um aplicativo para registrar e examinar suas próprias jogadas, com o intuito de identificar suas virtudes e limitações. Um conjunto de estudantes, ao remixar gravações de partidas, inadvertidamente divulgou no grupo virtual da classe vídeos provenientes de diversas fontes, sem verificar a autoria ou a qualidade do material, além de publicar comentários que evidenciaram uma compreensão inadequada acerca dos direitos autorais e do respeito pelo trabalho alheio.
Tendo em vista a relevância da análise de dados na prática educacional, identifique a estratégia pedagógica mais apropriada que mantenha respeito e inclusão entre os envolvidos, bem como para promova a autonomia, a reflexão crítica e o uso consciente das ferramentas digitais pelos estudantes, com ênfase na produção e edição de vídeos pertinentes às atividades físicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1009472 | Educação Física, Consciência Corporal, Habilitação Educação Física, SEDUCMT, FGV, 2025

Considere a afirmação:

“Exergames impactam a autoestima e o humor de meninos e meninas, assim como as aulas tradicionais de educação física. Estudos adicionais sobre exergames em escolas são essenciais, com efeitos a longo prazo na saúde física e mental”.

(Andrade, Alexandro et al. Efeito da prática de exergames nos estados de humor e na autoestima de meninos e meninas do ensino fundamental durante aulas de educação física: um experimento natural controlado randomizado por cluster. PLoS One vol. 15,6 e0232392. 5 Jun. 2020, doi:10.1371/journal.pone.0232392).

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, as atividades corporais, incluindo jogos, como exergames, não apenas favorecem o aprimoramento motor e a saúde física dos estudantes, mas estabelecem uma conexão relevante com o desenvolvimento das competências gerais. Neste contexto, a alternativa correta refere-se ao mencionado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1029453 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica, corretamente, a modalidade de ginástica que se caracteriza por uma grande variedade de movimentos repetitivos dos membros superiores e inferiores, e que tem como principal objetivo o de promover a sobrecarga dos sistemas cardiovascular e respiratório, incrementando a absorção de oxigênio pelo organismo por meio do aumento do ritmo respiratório e dos batimentos cardíacos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1029454 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Ao considerar a questão da inclusão na Educação Física, é importante que o professor procure planejar e estruturar as adaptações necessárias à participação de todos os alunos nas aulas.
Ao ajustar suas observações e conceituação sobre o rendimento do aluno a partir do seu progresso e conquistas individuais, com base nos objetivos propostos para a disciplina, a adaptação está ocorrendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1029455 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) é um marco pedagógico na educação do país. Seu objetivo é o de assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades – superdotação.

Segundo esta e as demais legislações sobre o tema, os sistemas de ensino devem proporcionar a esses alunos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1029456 | Educação Física, Competições e Organizações de Eventos, Professor de Educação Física, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A organização de eventos esportivos pressupõe a criação de comissões com tarefas específicas, encarregadas das diferentes áreas relevantes para a execução do evento. A quantidade de comissões e o número de membros de cada uma delas estão relacionados com o tamanho do evento, natureza, objetivos, metas e suas características.
Sobre as atribuições dessas comissões, aquela estruturada com as funções de escolher e preparar adequadamente os locais de competição e de treinamento, bem como o material a ser usado (bolas, redes, apitos etc.), e de indicar os diretores de prova, entre outras, é a comissão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q984409 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Com base nas regras oficiais do voleibol, em quais situações um jogador pode tocar a bola que está além da rede?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q984410 | Educação Física, Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

O Código de Ética Profissional de Educação Física aplica− se para a atuação profissional de forma:

I. Presencial. II. Ambiente virtual.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q986202 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre doping e recursos ergogênicos no esporte, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q986206 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre o conceito de consciência corporal no contexto da Educação Física e sua aplicação pedagógica, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q984944 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A prática de exercícios físicos durante a infância está relacionada a diversos benefícios para a saúde. Sobre os benefícios do exercício físico para escolares, assinalar a alternativa que preenche a lacuna CORRETAMENTE.

A prática regular de exercícios físicos contribui para ________, prevenindo o surgimento de doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q984435 | Educação Física, Dança, Educação Física, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Sobre o ensino da dança nas diferentes etapas do Ensino Fundamental (EF), analisar os itens.

I. No primeiro ciclo do EF, 1º e 2º anos, espera−se que os estudantes experimentem diferentes danças dos contextos comunitário e regional, identificando seus elementos constitutivos e os diferentes ritmos musicais. Essa vivência deve pautar−se no respeito às diferenças culturais, que devem ser problematizadas com o coletivo.
II. No segundo ciclo do EF, 3º, 4º e 5º anos, objetiva−se que os alunos reconheçam as diversas possibilidades das danças urbanas e saibam definir quais são seus elementos constitutivos, bem como as capacidades físicas exigidas por essa modalidade artística.
III. No terceiro ciclo do EF, 6º e 7º anos, espera−se que os alunos conheçam danças do Brasil, danças do mundo e danças de matriz indígena ou africana, comparando as suas características e elaborando novas possibilidades para os ritmos já conhecidos.
IV. No quarto e último ciclo do EF, 8º e 9º anos, incentiva−se que os estudantes reconheçam as diversas possibilidades das danças de salão, saibam definir quais são seus elementos constitutivos e como realizar pesquisas sobre os diferentes tipos de danças de salão existentes, valorizando os conhecimentos prévios sobre a temática.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q984695 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

As atividades rítmicas são amplamente utilizadas no ambiente escolar, promovendo diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que as atividades rítmicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q984696 | Educação Física, Dança, Educação Física Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se uma proposta para o ensino da dança no ambiente escolar que reconhece a importância de adaptar as práticas pedagógicas conforme os diferentes ciclos educacionais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ciclo da Educação Infantil e Ciclo de organização da identificação da realidade.
(2) Ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento.
(3) Ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento.
(4) Ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento.

( ) Danças de livre interpretação de músicas diferentes para relacionar-se com o universo musical.
( ) Danças que impliquem conhecimento aprofundado científico/técnico/artístico da dança e da expressão corporal em geral.
( ) Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional e internacional.
( ) Danças técnica e expressivamente aprimoradas e/ou mímicas, com temas que atendam às necessidades e interesses dos alunos, criados ou não por eles.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1029241 | Educação Física, Avaliação Física, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para avaliação da força muscular, um teste que tem grande aplicabilidade é o de uma repetição máxima (1-RM).

Em linhas gerais, o protocolo desse teste toma como resultado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1029242 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os exercícios de força em que a resistência é estática e não há movimento, nos quais o músculo se contrai sem encurtar o seu tamanho, são denominados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1029243 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Quando da prescrição de exercícios para idosos devem ser tomados cuidados especiais.

Entre as várias alterações orgânicas que ocorrem com o envelhecimento e inspiram cuidados especiais por parte do Educador Físico, assinale a opção que indica a que está relacionada à perda de massa muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1029244 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Educador Físico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando as técnicas de alongamento que podem ser praticadas, relacione os tipos de alongamento apresentados a seguir aos seus respectivos conceitos.

1. Alongamento estático.
2. Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
3. Alongamento balístico.

( ) Envolve a realização de movimentos súbitos, rítmicos e vigorosos.
( ) Estiramento gradual do músculo até o ponto em que o movimento é limitado, mantendo a posição por determinado período.
( ) Série de movimentos que combinam alongamento com contrações e relaxamentos alternados da musculatura.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1001085 | Educação Física, Grupo Profissional de Educação Física, EBSERH, FGV, 2025

Na Educação Física, o feedback desempenha um papel crucial na aquisição de habilidades motoras, especialmente para iniciantes. É uma importante variável interveniente no processo ensino-aprendizagem e pode ser explorado de diferentes maneiras.
A esse respeito, relacione os tipos de feedback com os conceitos apresentados.

1. Feedback intrínseco. 2. Feedback extrínseco de conhecimento da performance. 3. Feedback extrínseco de conhecimento do resultado.
( ) Informações externas sobre a qualidade da ação, de modo que o praticante possa melhorar seus padrões de movimento e atingir melhores resultados.
( ) Informação aumentada geralmente fornecida de forma verbal logo após o término da ação, indicando o grau alcançado por um executante no resultado do movimento ou na meta ambiental pretendida.
( ) Informação sensorial que surge como consequência natural da produção de movimento como a propriocepção.


A relação correta, na ordem apresentada, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.