Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q473903 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Refletindo acerca do crescimento e do desenvolvimento motor na puberdade, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) Nos meninos, o pico de crescimento em estatura ocorre aproximadamente aos 14 anos de idade, com grandes variações individuais, sendo normal sua ocorrência entre os 12 e os 16 anos de idade. Aproximadamente seis meses após o pico de crescimento em estatura, ocorre o pico de ganho de massa muscular, diretamente associado à elevação do hormônio testosterona.

( ) Especialmente em situações de esporte competitivo, alguns jovens podem ter desvantagem significativa enquanto estiverem em estágios de maturação biológica menos adiantada do que seus colegas de mesma faixa etária.

( ) Diferentemente dos meninos, as meninas com maturação biológica precoce (antes dos 12 anos de idade) apresentam uma vantagem transitória no desempenho esportivo.

( ) Na prática, os seguintes conceitos devem ser considerados durante a formação esportiva feminina no período pubertário: i) a velocidade de maturação biológica não é variável; ii) a idade cronológica é um indicador confiável do estágio de maturação biológica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

402Q474337 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

Uma das considerações sobre o salto é que saltar é elevar-se procurando transpor maior distância ou maior altura. Na modalidade do atletismo, existem, por exemplo, o salto em altura, o salto em distância, o salto com vara e o salto triplo. Sendo assim, para um bom desempenho no salto triplo, o atleta deve aprimorar os componentes básicos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q472314 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

Um dos índices de aptidão física é o consumo máximo de oxigênio. Partindo dessa afirmação, podemos dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q222417 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira, 2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças signifi cativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafi os contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q838160 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

O futsal é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades, com regras específicas, número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo. Na regra nº 12, o qual fala sobre as faltas e incorreções, para que seja considerada uma falta devem ser reunidas as seguintes condições:

I. Ser cometida por um jogador de quadra que tenha cumprido corretamente o procedimento de substituição.
II. Deverá ocorrer na superfície de jogo.
III. Ocorrer quando a bola está parada.
IV. As faltas e incorreções serão penalizadas com: cartão vermelho.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q471844 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

acordo com seus conhecimentos em Anatomia humana, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) As funções do tecido muscular incluem: produção de movimentos corporais, estabilização das posturas corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo e produção de calor.

( ) Agonistas são os músculos principais que são ativados num dado movimento específico; eles se contraem ativamente para produzir movimento. Antagonistas são músculos que se opõem à ação dos agonistas; quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.

( ) Quanto aos tipos, temos: músculos estriados esqueléticos, localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdominopélvica, sendo de ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo; músculos lisos, que contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários; músculo estriado cardíaco representa a arquitetura cardíaca; é um músculo estriado, porém involuntário.

( ) Em contrações concêntricas o músculo se encurta e traciona outra estrutura, reduzindo o ângulo de uma articulação. Em contrações excêntricas há aumento do comprimento total do músculo.

( ) As funções do sistema esquelético incluem: sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, função hematopoiética.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q473021 | Educação Física, Educador Físico, FMS PI, NUCEPE

Considere as seguintes afirmações:

I - Na saída baixa das corridas o CG está projetado pra frente, para melhorar o desempenho do deslocamento para frente.

II - Os lutadores de Sumô projetam o seu CG pra frente para evitarem que seus adversários os desloquem para trás.

III - O CG de um garoto com uma mochila nas costas é deslocado para trás. Na busca de equilíbrio ele curva o tórax pra frente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q933833 | Educação Física, Esporte

Qual das seguintes opções é um exemplo de um evento esportivo que também é considerado um grande espetáculo global?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q844602 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Cristinápolis SE Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

A função básica do sistema cardiocirculatório é proporcionar fluxo sanguíneo necessário para manter a homeostasia dos vários tecidos do organismo; ou seja, atender às necessidades dos tecidos: transportar nutrientes, remover produtos de excreção, levar hormônios, etc. O fluxo sanguíneo para cada tecido do corpo é quase sempre precisamente controlado em relação às necessidades metabólicas dos músculos esqueléticos em atividade e, portanto, as respostas cardiovasculares ao exercício serão dependentes do seu tipo, intensidade e duração. Segundo Araújo, Leite e Barros, os principais efeitos cardiovasculares que ocorrem durante os exercícios são:
I. Descarga simpática em massa. II. O aumento do débito cardíaco. III. A diminuição da pressão arterial.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q473988 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEDU ES, FCC

As danças, os esportes, as lutas, as brincadeiras e as ginásticas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais compõem um vasto patrimônio cultural marcado pela pluralidade. A tematização dessas práticas corporais nas aulas de Educação Física contribui para:

I. A adoção de uma postura não preconceituosa diante das manifestações de diferentes grupos.

II. O aprofundamento dos conteúdos de ensino e a variabilidade motora dos alunos.

III. A ampliação do espectro de conhecimentos sobre a cultura corporal de movimento.

IV. A descoberta de outras formas de aquisição e manutenção da saúde.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q473014 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Promover a educação para a saúde nas aulas de Educação Física durante a infância implica em colaborar para prevenir um grande número de distúrbios orgânicos que ocorrem na idade adulta.

Diante disso, analise as seguintes situações:

I. o conteúdo das aulas é voltado, exclusivamente, para a prática de jogos recreativos com o objetivo de promover o bom relacionamento entre os alunos;

II. as aulas ensinam diferentes formas de se exercitar e de ter um estilo de vida ativo, além de estimularem os alunos a optarem por situações em que estejam ativos fisicamente;

III. doenças crônico-degenerativas são estudadas pelos alunos nas aulas de educação física, esclarecendo que a prática de atividades físicas evita que aquele que se exercita seja acometido por elas durante a vida adulta.

Situações para promover a educação para a saúde são corretamente descritas, apenas, em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q472002 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q474136 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Na posição anatômica, o corpo fica ereto, a face para frente, os braços ao longo do tronco com as palmas das mãos voltadas para frente. Nessa posição, é possível notar três planos imaginários e perpendiculares uns aos outros. O plano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q473927 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

Em relação ao consumo máximo de oxigênio (VO2 máx) expresso de forma relativa, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q144992 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

De uma maneira geral, dentro de uma perspectiva de inclusão, os profissionais de educação física na execução de um programa de lazer e recreação devem buscar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q147457 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

A magnitude do efeito de um treino de força muscular realizado de uma maneira adequada é influenciada, de forma determinante, por dois fatores. São eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q844582 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Roseira SP Professor de Educação Física, AGIRH, 2020

Julgue as seguintes afirmativas:

I. A intensidade e a duração da atividade física influenciam a contribuição relativa das vias de produção de ATP.

II. Para uma atividade física menos intensa e de maior duração (1 a 2 min), as reações anaeróbicas da glicólise (sistema energético formador de lactato a curto prazo) geram a maior parte da energia.

III. O consumo de oxigênio continua elevado acima do nível de repouso após atividade física. O consumo de oxigênio da recuperação reflete as demandas metabólicas do exercício e os desequilíbrios fisiológicos induzidos pelo exercício no período de recuperação.

IV. Atividade física moderada após atividade física intensa (referida como recuperação ativa) facilita a recuperação, em comparação com as técnicas passivas.

São corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q842818 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Leia o texto a seguir e responda à questão:
Historicamente, o fato de a Educação Física ser concebida como atividade e a avaliação escolar estar atrelada à ideia de atribuir nota, na perspectiva de aprovação ou reprovação, tem contribuído para que os professores dessa área não avaliem o processo ensino-aprendizagem de forma sistemática. No entanto, a avaliação merece atenção especial, uma vez que desempenha diversas funções e serve a vários objetivos, não só para os alunos como para os professores, para a instituição escolar, a família e o sistema social. Possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados, utilizando-os em ações de realimentação e re-significação das práticas educativas escolares e políticas educacionais. Na Avaliação processual e permanente, é preciso que, ao longo do processo educativo, professores e alunos tenham oportunidade não só de problematizar, questionar, avaliar o processo de ensino vivenciado, rever ações, mas também de apresentar sugestões e alternativas para reconstrução coletiva da proposta de ensino no que se fizer necessário para melhorá-la. A Aprendizagem continuada deve considerar o fato de os sujeitos e os conhecimentos estarem em constante processo de construção e reconstrução, exigindo que, no processo educativo, tanto alunos como professores assumam o compromisso de aprender a aprender na perspectiva da educação continuada, tendo em vista a atualização permanente de seus conhecimentos, bem como seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Fonte: SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2005. Adaptado.
Em qual situação abaixo descrita o professor de Educação Física atende aos critérios de uma avaliação processual, permanente e continuada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q842317 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Profissional de Educação Física, CESPE CEBRASPE, 2020

Ao orientar o exercício, o profissional de educação física deve utilizar os termos específicos para a descrição de determinado movimento. Deverá considerar os planos e eixos imaginários, a partir da posição anatômica, para definir os movimentos que acontecem nos segmentos corporais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.