Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q474363 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto: “O barão francês Pierre de Coubertin (1863-1937) se considerava em um educador. De acordo com o COI (2008), Coubertin via o esporte como parte da educação de qualquer jovem assim como a ciência, a literatura e as artes. O Movimento Olímpico apoia os princípios de Coubertin e, hoje, a educação através do Olimpismo tornou-se universal, essencialmente baseada nos valores humanos fundamentais. A Educação Olímpica envolve duas orientações: (i) pesquisa sobre o Olimpismo (mundo acadêmico) e (ii) ensino através do Olimpismo (crianças, adolescentes e atletas) através de programas acadêmicos e programas para a juventude (IOC, 2009)”.

 Considerando as características da Educação Olímpica, assinale a afirmação FALSA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q474457 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Para ensinar sobre uma determinada capacidade física aos alunos da segunda parte do Ensino Fun-damental, o professor André utilizou o Voleibol como exemplo. Para isso, descreveu as ações da modalidade esportiva caracterizada por terem durações distintas. No alto rendimento, a execução de um gesto técnico dura frações de segundo. Um rally ou ponto, que é composto por uma série de gestos técnicos, dura cerca de 30 segundos. Um set, formado por um conjunto de pontos, por sua vez, dura cerca de 30 minutos. Por fim, a partida completa, formada por pelo menos 3 sets, dura perto de 2 horas. O professor explicou, em seguida, a importância desta capacidade física, pois permite que um atleta de Voleibol suporte a duração de uma partida completa, com seus gestos, pontos e sets, além de facilitar a sua recuperação para novos treinos e partidas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade física ensinada por André aos seus alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q841883 | Educação Física, Eventos Esportivos e Culturais, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A palavra periodização deriva de período, uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, a fim de propiciar o desempenho máximo nas principais competições. É um processo de estruturação das fases de treinamento para atingir níveis máximos de condicionamento em capacidades biomotoras gerais e específicas. Analise as afirmativas a seguir relativas à periodização.

I. A organização e a estruturação do treinamento esportivo são fundamentais na planificação, tanto no início de um ciclo de trabalho, como no processo de formação da criança, do jovem e do atleta.

II. O mesociclo é a menor estrutura do treinamento. Um mesociclo de sete dias, por exemplo, pode ser composto de duas sessões diárias de treinamento, totalizando um mesociclo de 14 sessões. As sessões devem estar relacionadas ao processo integral, buscando a relação ótima entre estímulo e recuperação.

III. O macrociclo é a estrutura dos grandes ciclos de treinamento, e pode ser semestral, anual ou plurianual. Esses grandes ciclos podem ser divididos em períodos chamados de preparatório, competitivo e de transição, os quais são claramente diferenciados por seus conteúdos e objetivos.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

464Q474273 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Quando um segmento corporal se move, ele sofre um deslocamento angular em torno de um eixo imaginário de rotação através da articulação à qual este segmento está ligado. Existem três planos de referência para a descrição do movimento humano, e cada um é orientado, perpendicularmente, a um dos três planos de movimento. Assim, analise as afirmativas acerca destes eixos e assinale a alternativa correta.

I. O eixo transverso, também conhecido como eixo frontal ou látero-medial, é perpendicular ao plano transverso.

II. O eixo anteroposterior constitui-se na linha imaginária em torno da qual ocorre a rotação no plano frontal.

III. O eixo longitudinal constitui-se na linha imaginária que em torno da qual ocorre a rotação no plano sagital.

Segundo Ginnis (2015) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q835074 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Educação Física - etapa do Ensino Fundamental há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais, sendo eles:
I. Movimento corporal como elemento essencial. II. Organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica. III. Produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ou o cuidado com o corpo e a saúde.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

466Q839368 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

Complete a lacuna a seguir: O________________ é a capacidade de realizar trabalhos musculares de forma satisfatória. No entanto, atualmente, observa-se uma grande contribuição do conceito de saúde dentro dos paradigmas do ________________, sendo ele retratado por eficiência cardiorrespiratória, composição corporal ideal para o organismo e ótima manutenção músculo esquelético para a manutenção das atividades do ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

467Q841251 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q474538 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue os itens a seguir. O treinamento resistido tem sido recomendado como um dos tipos de exercícios que podem beneficiar indivíduos envolvidos em programas para a redução de peso/gordura corporal, na medida em que essa modalidade de treinamento pode possibilitar manutenção da massa magra, manutenção da taxa metabólica basal e aumento da força muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

469Q845881 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Passira PE Educador Físico, CONTEMAX, 2020

A recreação está longe de ser apenas um divertimento descompromissado. Suas atividades lúdicas e brincadeiras podem ser, também, um poderoso instrumento educacional. O Educador Físico tem um leque bastante amplo para utilizar em suas aulas recreativas. Dentro desse leque estão as parlendas. Marque a alternativa que não condiz a uma parlenda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q473089 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os princípios conceituais acerca da criança, do processo ensino-aprendizagem e do currículo escolar, julgue os itens subseqüentes. A educação física deve proporcionar à criança um conhecimento do próprio corpo, articulado com um discurso ético, possibilitando a ela um agir diferente diante dos desafios presentes no jogo.
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q472381 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

As aulas de Educação Física é o espaço ideal para se trabalharem os jogos cooperativos e claro que não exclusivamente, pois, a idéia é que todo o universo escolar trabalhe aspectos cooperativos. Atualmente as aulas de Educação Física não utilizam como prioridade esse aspecto cooperativo. Muitas escolas promovem eventos competitivos entre suas próprias turmas, onde até mesmo durante as aulas, não só de Educação Física, utilizam metodologias em que deixando de lado os princípios utilizados pelos jogos cooperativos que podem ser atribuídos de diferentes formas dentro da escola (SOLLER, 2003). Qual é o risco de deixarem de lado os jogos cooperativos e promoverem eventos competitivos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q473652 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (lei nº 9394/96), o ensino Fundamental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q844639 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

Leia o trecho de texto abaixo: “[...] refere-se à energia mecânica produzida durante o movimento relativo à energia metabólica usada para causar o movimento.” Fonte: ROBERGS, 2002, p. 69. O conceito explicitado no fragmento de texto apresentado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q846717 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.

Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q933841 | Educação Física, Esporte

Qual esporte combina habilidades atléticas e performance artística, criando um espetáculo para os espectadores?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q844274 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

O treinamento de força funcional vem conquistando cada vez mais espaço, principalmente por permitir a realização de exercícios de forma integrada, com conexão entre as várias articulações que se aproximam dos gestos esportivos. Treinar a funcionalidade a partir da força significa preparar o corpo e o movimento para tarefas específicas. Baseando-se no texto, analise as proposições abaixo
I- Trata-se de um excelente método para desenvolvermos a chamada força “específica”. II- O mais importante é proporcionar para o atleta a sua condição ótima para a funcionalidade dos gestos esportivos e de resistir à fadiga. III- A aplicação de exercícios de força funcional é suficiente para atender às exigências físicas de um atleta de alto rendimento.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q28746 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que apresenta o conteúdo que NÃO deve ser trabalhado no ensino da educação física no 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

478Q473138 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A Reforma Couto Ferraz, que tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte, foi feita no ano de 1851 e apresentava como principal característica a tendência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q473350 | Educação Física, Professor, SEDUC PE, IPAD

Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q474208 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Compreender os músculos, suas capacidades e suas funções é extremamente necessário ao professor de Educação Física, pois o mesmo desenvolverá aulas práticas com movimentos. Assinale a opção em que a capacidade do músculo apresentada está corretamente definida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.