Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q833464 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Esportes – Futebol) O futebol é um jogo coletivo, composto por sucessivos momentos de equilíbrio e desequilíbrio proporcionados através das ações técnico-táticas executadas durante o jogo. São público e notório que, no passado, este esporte era praticado em qualquer lugar onde uma bola pudesse rolar (futebol de várzea e/ou pelada) (FREIRE, 1998, p.43). Para a prática desse esporte em um campo com as dimensões oficiais, é necessário seguir algumas regras. Sendo assim, analise as assertivas abaixo em relação as regras do campo de jogo: I. Em cada canto do campo, um poste não pontiagudo será colocado com uma bandeirinha. A altura mínima desse poste será de 1,5m. II. Um quarto de círculo será traçado dentro do campo de jogo, com 1 metro de raio, a partir de cada poste de canto. III. A distância entre os postes de meta será de 7,32m e a distância da parte inferior do travessão ao solo será de 2,44m. IV. Os postes de meta e o travessão terão a mesma largura e espessura, de no máximo 12cm. As linhas de meta terão a mesma largura dos postes de meta e do travessão. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q844474 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

Caso a pessoa da questão anterior do IMC seja totalmente sedentária, então ela se enquadra de acordo com as tabelas que podem ser encontradas em diversas literaturas, na faixa de.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q832267 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, IBGP, 2021

Para Vago (2009), o predomínio do esporte como conteúdo dos programas escolares de educação física produz um efeito perverso na formação cultural dos estudantes.
São efeitos perversos descritos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q473144 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Reconhecidamente, um dos aspectos fundamentais no ensino do rolamento de frente da ginástica artística é a segurança. Para tanto, para o aprendiz, é importante que haja o apoio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q472129 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q473421 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Acerca da origem e evolução dos jogos cooperativos, analise as assertivas abaixo.

I. Os Jogos Cooperativos surgiram da preocupação com a excessiva valorização do esporte competitivo. II. Os Jogos Cooperativos foram criados com o objetivo de promover a autoestima, junto com o desenvolvimento de habilidades interpessoais positivas. III. Os Jogos Cooperativos são uma produção cultural muito recente. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q474574 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que os princípios do condicionamento fisiológico aplicam-se igualmente a homens e mulheres em uma ampla gama etária, e que ambos respondem e se adaptam ao treinamento, julgue os itens que se seguem, relativos ao treinamento físico, aos seus princípios e às adaptações por ele provocadas no organismo humano. O princípio da reversibilidade diz respeito à perda das adaptações fisiológicas e de desempenho, chamada destreinamento, que ocorre quando uma pessoa encerra sua participação na atividade física regular.
  1. ✂️
  2. ✂️

488Q843565 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

As abordagens Pedagógicas da Educação Física e a sua relação com a saúde, são tratadas de forma indireta através de atividades que desenvolvam os aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos; somente aulas práticas; visão não biologicista, porém individualista de saúde. Essa relação é uma abordagem da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q841014 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Além dos fatores hereditários e hormonais, a ingestão excessiva de alimentos e baixos níveis de atividade física representam os agentes promotores da obesidade. Assinale a alternativa CORRETA, a qual contemple a faixa de percentual de gordura recomendada para adultos jovens e não atletas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q472692 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Ao relacionarmos desporto e mídia, sob o ponto de vista ético, destacamos o papel do professor de educação física voltado para uma sociedade multicultural, quando ele, no contato com seus alunos:

I - destaca, da mensagem veiculada, possíveis aspectos que colaborem com a autonomia e leitura ativa do mundo;

II - esclarece e confirma o estímulo ao consumo vinculado ao desporto e às suas estrelas;

III - investiga conjunta e criticamente o que de orgânico à realidade social está presente na propaganda;

IV - Valoriza e assume o discurso ideológico informativo da mídia;

Pode-se dizer que está correto o que se afirma nos itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q472024 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos fisiológicos aplicados ao exercício físico, julgue os itens a seguir.

I Na fadiga associada a corrida de longa distância, o processo de depleção do glicogênio ocorre primariamente nas fibras de contração rápida.

II O ciclo de Krebs corresponde ao segundo estágio da desintegração dos carboidratos, cuja função principal é degradar o substrato de acetil-CoA (uma forma de ácido acético) para dióxido de carbono e átomos de hidrogênio no interior das mitocôndrias.

 III O consumo máximo de oxigênio (VO 2 máximo) corresponde a um ponto de platô no qual o consumo de oxigênio estaciona ou aumenta apenas ligeiramente, mesmo com carga adicional de trabalho.

IV A capacidade máxima para a ressíntese aeróbica de ATP (trifosfato de adenosina) é medida quantitativamente pelo consumo máximo de oxigênio ou VO 2 máximo, um dos principais indicadores da capacidade de um indivíduo realizar um exercício contínuo.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q472841 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O tabagismo e os esportes não combinam. Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro provoca EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q474404 | Educação Física, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até 3a série).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q471558 | Educação Física, Técnico Desportivo, FUB, CESPE CEBRASPE

A avaliação física é fundamental para a segurança e a qualidade da prescrição do exercício. Acerca desse tema, julgue os itens subsecutivos. Em uma avaliação física, são interpretados os resultados obtidos nos testes com base nas medidas feitas.
  1. ✂️
  2. ✂️

496Q472932 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Segundo Piaget, citado por Freire (1989), a experiência lúdica em que as crianças podem resolver conflitos e realizar desejos que não foram possíveis em situações não lúdicas é denominada jogo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q834746 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Física, PS Concursos, 2021

Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento: Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos. Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q843238 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

No treinamento em geral, algumas normas e regras foram sendo criadas ou desenvolvidas com base em princípios relacionados com a constituição física humana e com as respostas orgânicas aos estímulos aplicados. Sobre os princípios do treinamento, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q223244 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC RJ, CEPERJ

A aprendizagem de habilidades motoras progride sequencialmente de forma previsível e independente da idade do aprendiz. Gallahue e Ozmun (2003) classifi cam o desenvolvimento dessa aprendizagem nos níveis inicial, intermediário e avançado, caracterizados respectivamente por movimentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q474568 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

Joffre Dumazedier apresenta a classificação das atividades de lazer, dividindo-as de acordo com o interesse central da manifestação. Assinale os interesses elencados pelo autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.