Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q472096 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

O equilíbrio e a estabilidade são requisitos determinantes para a postura ereta, fundamental para libertação dos membros superiores e o desenvolvimento da atividade humana. Em um programa de atividade física, o professor utiliza-se de duas estratégias biomecânicas para melhorar estes requisitos de seus alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

502Q474256 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens seguintes, referentes a competição e cooperação no esporte. Nas aulas de educação física, os esportes coletivos levam os alunos a vivenciar situações de competição e de cooperação, quando há interação com os adversários da equipe oposta e integração com os companheiros da mesma equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

503Q836137 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Os diâmetros são definidos como a distância entre as proeminências ósseas definidas através de pontos anatômicos ,medidas que procuram estabelecer distâncias projetadas perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Sobre os principais diâmetros analise o contexto a seguir relacionado aos procedimentos , e assinale a alternativa CORRETA: Identifica-se a localização desses pontos percorrendo os dedos a espinha de ambas as escápulas até a sua borda externa e lateral, e a medida é realizada utilizando as hastes do paquímetro ligeiramente voltadas para cima ou para baixo em relação ao plano horizontal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

504Q844147 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor de Educação Física, Gestão de Concursos, 2020

A resistência é caracterizada como a capacidade de se resistir à fadiga nos esforços de longa duração e de intensidade moderada. A resistência deve possibilitar ao atleta ser capaz de suportar uma intensidade de carga durante o maior tempo possível, aumentar a sua capacidade de suportar as cargas de treinamento e de competição, tanto em volume como em intensidade, acelerar a sua recuperação entre as fases do esforço e estabilizar a sua técnica.

No que se refere ao tempo de esforço, a resistência de média duração de 15 a 90 segundos apresenta predominância do sistema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q840061 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Basica II, EDUCA, 2020

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q474417 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue os itens seguintes. As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.
  1. ✂️
  2. ✂️

507Q474175 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando os métodos de ensino, analíticosintético, global-funcional e misto, que o professor de Educação Física pode utilizar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q473770 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Ao administrar um teste de corrida de 12 minutos, um participante tem seu desempenho classificado no percentual 7 da tabela de referência do teste. Isso significa que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q841152 | Educação Física, Consciência Corporal, Prefeitura de São Francisco MG Professor Educação Física, COTEC, 2020

Num dia quente de verão, com temperatura acima de 32°C, a professora Marina ministrava aula de Educação Física na quadra de uma escola municipal. Em determinado momento, a professora pediu para que os seus alunos e alunas parassem a atividade para beberem água. Marina tomou essa decisão, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q144834 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Dentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q473544 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

A obesidade tem sido considerada uma das doenças mais graves no mundo e relaciona-se com outras mais como a diabetes, coronariopatia e hipertensão, por exemplo. Sobre esta temática os profissionais de educação física devem saber que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q844803 | Educação Física, Consciência Corporal, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q841084 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educacao Fisica, FEPESE, 2020

Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASILIA, 2017), cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental.
Analise as afirmativas abaixo sobre as práticas corporais de acordo com a BNCC.
1. A unidade temática brincadeiras e jogos explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela ausência de regras. 2. A unidade temática esportes reúne somente as manifestações derivadas dessa prática. As manifestações formais do esporte devem ser trabalhadas somente de forma extracurricular. 3. A unidade temática danças explora o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. 4. A unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. 5. Na unidade temática práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

514Q474024 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Para cada esporte, o número de atletas está determinado em suas regras específicas, assim como o número de vezes que cada treinador tem, para solicitar que o jogo seja parado, com a intenção de dar orientações a seus jogadores. A este tipo de parada, dá-se o nome de tempo solicitado. Na modalidade de voleibol, durante um jogo de cinco set?s, o número de tempos e o número de atletas, que uma equipe tem, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q474090 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A abordagem da Saúde Renovada apresenta uma nova roupagem para o tema saúde nas aulas de Educação Física, distanciando-se da interpretação que ocorria no período higienista. Uma importante característica dessa abordagem é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

516Q841723 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

O desenvolvimento motor é uma mudança sequencial no comportamento motor, aqueles que estudam o desenvolvimento motor estudam as mudanças desenvolvimentais em comportamento de movimento e os fatores que subjazem essas mudanças (Haywood, 2004). Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q473136 | Educação Física, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A dança como um conteúdo da aula de Educação Física no Ensino Médio possibilita, entre outras coisas, trabalhar com questões de gênero. Ela toca em preconceitos e assim o professor pode trabalhar visando habilidades de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

518Q840592 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Das adaptações fisiológicas produzidas pelo trabalho de resistência geral, considere a alternativa que indique uma incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

519Q845328 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

Na fisiologia do exercício, temos moléculas altamente energéticas, que após a quebra da ligação, liberam energia para as atividades celulares. Sendo ela formada por uma molécula (Adenina + Ribose) e três de Fosfato, marque a alternativa que faz referência ao citado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q473893 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Levando em consideração que, na prática de exercícios físicos, a contribuição dos diferentes sistemas de produção de energia depende da intensidade e duração da atividade física, julgue os próximos itens, acerca do metabolismo no exercício físico. A exemplo das provas de natação e ciclismo de longa distância, a corrida de longa duração exige suprimento constante de energia aeróbica, porém com predominante dependência da energia proveniente de fontes anaeróbicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.