Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q843840 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Alagoa Nova PB Professor B Educação Física, CONTEMAX, 2020

A Educação Física traz em seus fundamentos da musculação que qualquer condição que leve a perda do tônus muscular é uma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q474074 | Educação Física, Técnico em Educação Física, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da recreação e do lazer, julgue os itens subsequentes. O lazer apresenta duplo aspecto educativo: pode ser utilizado pelo indivíduo não somente como meio de se educar para um determinado fim (fazer um passeio no museu com a finalidade de adquirir conhecimentos de história, por exemplo), mas também como forma de melhor aproveitar o tempo livre (como aprender a nadar para aproveitar melhor as férias na praia).
  1. ✂️
  2. ✂️

523Q140844 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

Você organizará um torneio de futsal com eliminatória simples. Há 96 inscritos para participar do evento. Com o intuito de formar o maior número de equipes possíveis, estabeleceu-se o seguinte critério: cada equipe contará com três jogadores reservas, além dos jogadores titulares. Organizadas as equipes, o número de jogos deve ser igual ao número de equipes (n) menos 1 (no de jogos = n - 1). Serão realizados dois jogos por dia. Assim, é possível afirmar que o torneio contará com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q838958 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

A Capoeira consiste numa dança onde o emprego dos movimentos é arriscado, a respeito da capoeira analise as afirmativas abaixo:


I) Na Capoeira a musicalidade é fundamental.

II)Raiz e corpo da arte, a melodia flui de toda parte.

III)Berimbaus, atabaques, ganzás, agogôs, pandeiros, tudo é som e movimento.

IV) Ao gingar o capoeira não se permite improvisos e inovações.

V) Considerando o secundário , defender um lado do corpo enquanto o outro se prepara um ataque.


Estão CORRETAS somente as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

525Q843392 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física, FACET Concursos, 2020

“Os jogos como conteúdos escolares podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diferentes razões” (DARIDO e RANGEL, 2011), são elas: I - Não exigem espaço ou material sofisticado. II - São divertidos e prazerosos para os seus participantes. III - Podem ser praticados em qualquer faixa etária. Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q473275 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre os erros dos bloqueadores no voleibol, identifique qual(is) item(ns) indica(m) esse(s) erro(s).

I. Saltar fora do tempo da bola.

II. Observar o bloqueador apenas na bola.

III. Considerar as características ofensivas do adversário.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q472782 | Educação Física, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos (HOWLEY e FRANKS, 2007). No contexto de um programa de atividade física, a avaliação desse tipo de condicionamento é recomendada para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q844292 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Em modalidades esportivas com alta demanda de contrações musculares rápidas, a potência é um dos principais componentes da forma física do atleta. Marque a alternativa CORRETA a qual corresponde exclusivamente a um dos métodos para o seu desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q471431 | Educação Física, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à educação física no Brasil.

Durante o período do Império e da Primeira República, a educação física foi utilizada como elemento educacional embasada nas visões militarista e médica eugenista.

  1. ✂️
  2. ✂️

530Q473513 | Educação Física, Supervisor de Equipes de Esportes Radicais, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Pressão, dor, aperto ou queimação na parte média do esterno, ombro esquerdo e braço; náuseas; vômito; transpiração. Estes são sintomas típicos do (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

531Q471829 | Educação Física, Professor II, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

O Atletismo é estritamente ligado aos movimentos naturais do ser humano de correr, marchar, lançar, arremessar e saltar, e, por isso, é chamado de esporte base. (GONÇALVES, 2007, p. 01). Em relação ao tema abordado analise as afirmativas a respeito do significado dos fundamentos do atletismo.

I. Cada fundamento se materializa em provas específicas.

II. O atletismo por partir de atividades naturais, possibilita o desenvolvimento de movimentos e gestos esportivos, facilitando o aprendizado de suas provas, nas escolas o atletismo se apresenta como uma modalidade que não requer muito material e não traz despesas para o aluno.

III. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "préatletismo".

IV. O atletismo a ser utilizado na escola deve ser considerado como o "esporte profissional".

Estão corretas as proposições:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

532Q838737 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

O dispêndio energético depende de vários fatores, entre os quais se pode fazer referência ao tipo de exercício, à sua frequência, duração, intensidade, condições climáticas, condição física geral e específica do indivíduo, relação da composição corporal e muscular em termos de fibras musculares do tipo I, IIa e IIb assim como os aspectos nutricionais. Em relação ao desempenho, as atividades esportivas são classificadas em dois ou três grupos. Assim, considerando-se a demanda energética em relação ao desempenho, as atividades esportivas podem ser:

I. Cíclicas: são caracterizadas pela repetição irregular e rápida de um gesto esportivo específico: rúgbi, futebol americano, polo aquático e nado sincronizado são alguns de seus exemplos.
II. Acíclicas: são aquelas que não têm repetição contínua do movimento, e em que a naturalidade e a espontaneidade dos gestos técnicos são marcantes: esportes de equipe como futebol, voleibol, basquetebol e handebol então entre as modalidades mais populares dessa caracterização.
III. Semicíclicas: integram simultaneamente atividades repetitivas e espontâneas, o que pode ocorrer durante a prática de várias modalidades, inclusive aquelas mencionadas anteriormente, como a natação, futebol, etc.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

533Q933850 | Educação Física, Influência da Mídia

Qual é a influência da publicidade de produtos de beleza e cosméticos na imagem corporal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

534Q845065 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Passagem PB Educador Físico, EDUCA, 2020

A Ginástica é classificada em duas modalidades. São elas:

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q471518 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Assegurar a igualdade de acesso à prática esportiva para todas às pessoas é uma meta conceitual do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q474358 | Educação Física, Técnico de Laboratório, IFCE CE, IF CE, 2017

Considere-se um árbitro de futebol, conhecedor das regras que regem a modalidade. Diante de algumas situações ocorridas em campo, analise as questões a seguir, considerando como válidas ou não durante uma partida.

I. É válido um gol feito através de um arremesso lateral, sem que o mesmo toque em algum jogado.

II. Poderá um goleiro fazer um cobrança de uma penalidade máxima.

III. Quando ocorre um impedimento, é concedido ao adversário um tiro livre indireto, cobrado no local da ocorrência.

IV. O Juiz poderá determinar uma penalidade máxima, quando um jogador da defesa, dentro da área penal, agride o adversário de ataque que está conduzindo a bola.

V. É permitido na defesa, durante uma partida, empurrar, segurar ou dar trancos, segurar a bola com as mãos fora da área penal.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q472570 | Educação Física, Professor de Educação Física, Furnas, FUNRIO

A ginástica laboral tem como objetivo promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas por meio de exercícios dirigidos e adequados ao ambiente de trabalho (Lima, 2004). Em relação às adaptações físicas, sua proposta é gerar melhorias nos seguintes aspectos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q474315 | Educação Física, Técnico Desportivo, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Em uma competição de ginástica artística masculina, os atletas que competem pelo individual geral, ao final do rodízio, devem ter passado por quais aparelhos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q840661 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar. “Na unidade temática exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador”.
O conceito em destaque diz respeito a Unidade Temática:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.