Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q833363 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

O ensino dos fundamentos da ginástica na escola contribui para a formação de um vasto repertório de movimentos, tanto para a própria ginástica quanto para as demais modalidades esportivas e práticas corporais. Sobre os fundamentos da ginástica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O ato de ____________ consiste em permanecer ou deslocar-se em uma superfície limitada, vencendo a ação da gravidade. Já o fundamento de ___________, que também é uma habilidade motora fundamental, é o ato de desprenderse da ação da gravidade, manter-se no ar e cair sem se machucar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q474268 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Atividades de cooperação são estimuladas nas aulas de Educação Física, em função de suas características, quais sejam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

543Q474540 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

O sistema creatina fosfato (ATP-CP) é predominantemente utilizado durante atividades físicas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q473301 | Educação Física, Professor, SESI SP, FCC

O estudo das diferentes fases de desenvolvimento psicomotor permitiu que fossem distinguidos três níveis de organização do comportamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q473854 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFSM, UFSM, 2017

Considerando um torneio de futebol de campo com 10 equipes, no sistema de eliminatória simples, o número de equipes que deverão ficar isentas na primeira rodada e o número total de jogos do torneio serão, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q472080 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A quantidade máxima de oxigênio que o sistema cardiovascular pode transportar para o músculo denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q474128 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ituiutaba MG

As características físicas básicas (força, velocidade, resistência) e suas variantes podem ser treinadas, basicamente pelos seguintes métodos de treinamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

548Q836913 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Prefeitura de Catanduvas PR Profissional de Educação Física, FAUEL, 2021

A Educação Física no Brasil surgiu em uma época conservadora e passou por inúmeras transformações, desde a sua origem até os dias atuais e todas as tendências que surgiram influenciaram na formação do profissional de Educação Física. De acordo com Darido (2003), diferentes tendências surgiram durante os tempos:

I. Abordagem crítico-emancipatória: centrada no ensino do esporte em sua melhor maneira didático-pedagógica. Tem enfoque na competência crítica e eman¬- cipatória no ensino dos esportes, buscando tornar esse ensino de maneira diferente das históricas abordagens autoritárias e domestificadoras.
II. Abordagem crítico-superadora: baseada no Marxismo e no neo-marxismo, tem um discurso amplamen¬- te voltado para justiça social. Valoriza a compreensão de fatos históricos e utiliza a realidade como parte integrante do processo de aprendizagem. O objetivo não apenas aprender o jogo, a dança e a ginástica apenas por aprender, mas devem ser aprendidos na sua totalidade enquanto conhecimentos construídos.
III. Abordagem humanista: baseia-se no princípio de desvalorização do ser humano. Apropria-se da cultura corporal como meio de conseguir fins lucrativos. O educador afasta-se efetivamente do ambiente escolar no qual atua, sendo um agente indiferente dos estudantes.
IV. Abordagem tecnicista: é voltada para o aprimoramento de técnicas e gestos educacionais. É trabalhada de forma compensadora por conta de gestos técnicos na busca do “aprendizado”. Costuma estar atrelada a busca por resultados em vestibulares.
V. Abordagem da atividade física para promoção da saúde: essa abordagem busca trazer o estímulo a hábitos cada vez mais saudáveis aos educandos. Isso ocorre tanto por educar para que eles vivam dentro de suas possibilidades, estilos de vida saudável, quanto realizando atividades físicas lúdicas, mas que ajudam do desenvolvimento motor infantil e no crescimento saudável.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

549Q841484 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Sobre os tipos de saque utilizados no voleibol, considere a alternativa que descreve o saque oriental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

550Q225554 | Educação Física, Professor Educação Física, SEEDUC RJ, CEPERJ

Para Gallahue e Ozmun (2003), o desenvolvimento humano é um processo composto pelo crescimento, pela maturação, pela experiência e pela adaptação de forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q472531 | Educação Física, Professor de Educação Física, SEE GO, UFGO

O desejo de possuir um corpo forte e saudável e em um menor tempo possível vem se tornando um sonho da grande maioria da população independente de raça, sexo e classe social. Esse modelo de corpo ocidentalizado, no qual predomina a aparência, o padrão estético corporal e a força de produção denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

552Q474334 | Educação Física, Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O livro Metodologia do Ensino da Educação Física, do Coletivo de Autores, defende que a avaliação deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

553Q147498 | Educação Física, Anatomia, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Considerando um indivíduo em posição anatômica, ao realizar uma flexão de tronco, o principal grupo muscular atuante é o representado pelos músculos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q471833 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

O índice de cintura-quadril (ICQ) está relacionado com a distribuição e o acúmulo de gordura na região abdominal (obesidade na parte superior do corpo), especialmente nos homens, e pode servir de referência para se avaliar o risco individual de doença arterial coronariana, hipertensão, diabete melitos, distúrbios metabólicos e outros. A fórmula correta para o cálculo do ICQ, considerando-se as circunferências da cintura (C) e do quadril (Q) é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q473442 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

556Q473753 | Educação Física, Professor Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

557Q183131 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Os aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente dos que envolvem as demais áreas do conhecimento. Historicamente, o ensino da Educação Física vem buscando organizar formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o ensino, entre as quais, podemos citar: a Desenvolvimentista, a Construtivista, o Ensino Aberto e a Crítico-Superadora.
OLIVEIRA, A.A.B. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física/UEM. v. 8, n.1, p. 21-27, 1997 (com adaptações).

No texto, é mencionada a Metodologia de Ensino Aberto, a qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q846894 | Educação Física, Patologias e Lesões, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Pacientes com diabetes melito insulino-dependentes são aconselhados a evitar exercícios pesados, como levantamento de peso exagerado ou uma atividade aeróbica intensa e prolongada. Acerca da prática de exercícios físicos para pacientes com diabetes melito insulino-dependentes, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q836707 | Educação Física, Atividade Física para Idosos, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

Assinale a alternativa CORRETA sobre os benefícios da prática de exercício físico na melhora da função musculoesquelética de idosos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

560Q473701 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

A composição corporal pode ser determinada por meios diretos, indiretos e duplamente indiretos, sendo possível medir com precisão mais de 30, dos componentes corporais.

A técnica duplamente indireta, cujo método baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade, é chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.