Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q474220 | Educação Física, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De acordo com Gallahue, há uma variedade de esquemas para se classificar as habilidades de movimento. Com base em seus aspectos temporais, o movimento também pode ser classificado como discreto, em série ou contínuo. Considerando essa proposição, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

582Q471958 | Educação Física, Professor, SEED SE, FCC

O padrão de movimento "receber" utilizado na troca de passes em basquetebol, futebol, voleibol, handebol requer uma habilidade com ênfase no aspecto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q840859 | Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Quando os conceitos de movimento e tempo são combinados, chega-se à velocidade. O espaço percorrido pelo tempo gasto para percorrê-lo (e/t) é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

585Q842443 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Bagé RS Professor de Educação Física, FUNDATEC, 2020

Sobre a competência motora e a autoestima na infância, Gallahue menciona que a demonstração de competência leva ao orgulho e à alegria, porém o fracasso em demonstrar competência leva à vergonha e a autoincerteza. Experiências motoras orientadas para o êxito desempenham papel importante na melhora do autoconceito.
Considerando apenas fatores importantes quando utilizamos essa abordagem, analise as assertivas a seguir:
I. Objetivos pessoais razoáveis. II. Princípio da variação interindividual. III. Atividades de aventura. IV. Atividades sequenciais apropriadas.
Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q834074 | Educação Física, Atividade Física, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Entre as atividades propostas a seguir, aquelas que dizem respeito ao campo da coordenação e equilíbrio estão relacionadas com...
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

587Q836634 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

588Q845596 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Básica II, EDUCA, 2020

Na BNCC, a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola.
Esse universo compreende:
I. Saberes corporais. II. Experiências estéticas.
III. Experiências emotivas.
IV. Experiências lúdicas.
V. Experiências agonistas.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q472490 | Educação Física, Estagiário, TJ PE, SUSTENTE

Nas atividades físicas com a terceira idade, devemos observar vários fatores. Dentro desses fatores, existem as contra-indicações. Marque a alternativa que corresponde ao assunto:

I- Diabetes descompensada.

II- Arritmias de difícil controle.

III- Angina instável.

IV- Convulsões recentes.

V- Doença sistêmica aguda e febre.

Está correta a seqüência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q473418 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Durante muito tempo, a ginástica artística foi alvo de debate a respeito de seus possíveis impactos no crescimento dos praticantes, em especial pela influência da especialização precoce típica da modalidade. Contudo, em relação aos treinamentos de ginástica artística, a ciência concluiu que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q472661 | Educação Física, Educador Físico, ABDI, FEPESE

Tendo como referência a posição anatômica, leia as afirmativas abaixo sobre os termos que descrevem os movimentos do corpo humano:

1. Flexão: movimento no plano sagital em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.

2. Abdução: é uma posição ou movimento, aproximando- se da linha mediana

3. Circundação: Movimento circular de um membro, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q832471 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Física, Alternative Concursos, 2021

(Anatomia Humana – Planos Anatômicos) As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas em 3 planos de secção que passam através do corpo na posição anatômica. Sendo assim, analise as afirmações a seguir e considere (V) verdadeiro ou (F) falso: (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Sagital divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Transversal divide o corpo em duas porções, superior e inferior. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, direita e esquerda. (___) Plano Frontal divide o corpo em duas porções, anterior e posterior. Assinale a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q843082 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Prefeitura de Belmonte SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Das tendências pedagógicas da educação física, as abordagens críticas se opõem ao tecnicismo da Educação Física escolar, logo, alguns autores elaboram uma proposta de mudanças para a área regida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

594Q838263 | Educação Física, Bases Sócio Históricas da Educação Física, Professor de Educação Física, OMNI, 2021

No Período que compreende após 2ª Guerra Mundial, início do período da Ditadura brasileira, a Educação Física, nas escolas, mantinham o caráter gímnico e calistênico do Brasil República. Com a tomada do Poder Executivo brasileiro, pelos militares, ocorreu um crescimento abrupto do sistema educacional, onde o governo planejou usar as escolas públicas e privadas como fonte de programa do regime militar. O período histórico acima compreende ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

595Q473795 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

596Q474411 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Física, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considere os seguintes padrões de conteúdo em educação física.

A – Demonstra competência em muitas formas de movimento.

B – Exibe um estilo de vida fisicamente ativo.

C – Alcança e mantém um nível de melhoria da aptidão física.

Esses padrões de conteúdo podem ser usados para identificar características essenciais em programas de educação física escolar de qualidade e para priorizar os três domínios do comportamento humano: cognitivo, afetivo e motor.

A respeito da relação entre os referidos padrões de conteúdo e os domínios de comportamento mencionados, julgue os itens que se seguem.

Os três padrões de conteúdo apresentados pertencem ao domínio afetivo, pois eles se referem a movimentos aprendidos e a níveis de desenvolvimento da aptidão física.
  1. ✂️
  2. ✂️

597Q224512 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

A participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q840449 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Itapiranga SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

No basquetebol, corta-luz legal é quando o jogador que está bloqueando um adversário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

599Q840217 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Prefeitura de Tunápolis SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Com relação à respiração durante as corridas, considere a alternativa certa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

600Q142458 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

O Sistema CONFEF/CREFs desempenha papel essencial na constituição da ação profissional tendo poder, delegado pela União, para normatizar,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.