Início

Questões de Concursos Educação Física

Resolva questões de Educação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q473001 | Educação Física, Professor de Classe Pleno I, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q472343 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Muitas das atividades diárias realizadas pela humanidade como a caça e a pesca estão relacionadas às atividades físicas. Na sociedade contemporânea, ocorre a diminuição do esforço físico e o aumento do sedentarismo, fazendo com que a atividade física tenha, cada vez mais, uma relação estreita com a saúde. Essas atividades podem estar sendo estimuladas nas aulas de Educação Física, dando oportunidade para todos. Sendo assim, são efeitos benéficos da atividade física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q474379 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Em relação aos componentes primários do somatotipo, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q472011 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos métodos e procedimentos antropométricos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q472899 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

O conhecimento e aprendizagem que trata do ensino anatômico, fisiológico e biológico ajudam o aluno no autogerenciamento das atividades corporais. Dessa forma, esse conhecimento, em conjunto, possibilita ao aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q471549 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q142964 | Educação Física, Avaliação Física, Analista Judiciário Educação Física, TRT 23a REGIÃO, FCC

Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q471834 | Educação Física, Professor II, SEE SP, VUNESP

Ao ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho.

Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q472168 | Educação Física, Educador Físico, IFRN, FUNCERN

Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da época e do lugar, criando assim cada um o seu significado social, a fim de preservar uma identidade cultural. Dessa forma, o jogo assume

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q832135 | Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de Educação Física, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Uma maneira simples e prática de determinar se a massa corporal (peso) de uma pessoa está dentro do recomendável para a saúde é por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Sobre o Índice de Massa Corporal (IMC) é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q143532 | Educação Física, Analista Judiciário Educação Física, TJ PE, FCC

A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q474525 | Educação Física, Técnico Desportivo, UFRJ, UFRJ

As dimensões sociais do esporte, segundo Tubino, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q845081 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Básica II, CPCON, 2020

As capacidades físicas e motoras são definidas como todo atributo físico treinável no corpo humano, geneticamente determinadas as capacidades físicas podem ser desenvolvidas através de atividades práticas ou treinamento. Com base no assunto, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Força dinâmica ( ) Conjunto de movimentos. (2) Força estática ( ) Potência muscular. (3) Força explosiva ( ) Isométrica. (4) Habilidade ( ) Determinada geneticamente. (5) Capacidade ( ) Força máxima.
A sequência CORRETA que preenche os parênteses é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q474316 | Educação Física, Educador Físico, Prefeitura de Acari RN

A área para o salto em distância e/ou o salto triplo é composta pelo corredor de salto e pela caixa de areia. No corredor de salto ficam duas tábuas de impulsão. O salto NÃO será válido caso o atleta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q473891 | Educação Física, Educação Física, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

As atividades humanas realizam-se nas práticas sociais, mediadas por diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, as pessoas interagem consigo mesmas e com os outros, constituindo-se como sujeitos sociais. Nessas interações, estão imbricados conhecimentos, atitudes e valores culturais, morais e éticos. Em relação à nova Base Nacional Comum Curricular, a disciplina de educação física pertencerá a qual Área Central de Conhecimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q472386 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Uma alavanca é uma barra rígida que gira sobre um ponto fixo denominado eixo ou ponto de apoio. A vantagem mecânica de uma alavanca relaciona-se à aplicação de uma pequena força , na extremidade de uma barra do ponto de apoio, produzindo uma força maior na outra extremidade. Com relação às alavancas do corpo humano, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q473938 | Educação Física, Profissional de Educação Física, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos conhecimentos da cultura corporal de movimento e de suas possibilidades vivenciais, julgue os itens subsequentes. A dança, como prática corporal de expressividade rítmica, está vinculada a atividades físicas de alto impacto, devendo ser prescrita com foco terapêutico somente para os indivíduos em bom estado de condicionamento físico.
  1. ✂️
  2. ✂️

78Q474194 | Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

A Ginástica Laboral situa-se entre as práticas destinadas a minimizar contingências decorrentes das atividades ocupacionais, constituindo-se de pausas com exercícios programados previamente, que levam em consideração as atividades nos diversos setores da empresa. Sobre a situação no trabalho e indicação de pausa analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Trabalho com movimentos repetitivos: pausas curtas de 3 a 5 minutos por hora trabalhada, reduzindo a fadiga e aumentando o potencial de ação prolongada.

II. No aprendizado de habilidades ou trabalho de aprendizes: dosar as pausas conforme a dificuldade das habilidades a serem aprendidas.

III. Trabalho pesado em ambientes quentes ou frios: pausas maiores que 10 a 15 minutos, além de um ou duas pausas curtas por turno de 3 a 5 minutos.

IV. Trabalhos com elevada exigência mental: pausas dosadas para que a carga horária máxima suportável não seja ultrapassada.

De acordo com Grandjean (1998) estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q184854 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

Considerando as perspectivas para a Educação Física como componente curricular, situando seus conteúdos no âmbito da cultura de movimento, destaca-se a preocupação com o ensino do esporte de forma não hegemônica, visando situar as práticas esportivas além dos elementos técnicos e estimular uma compreensão mais plural sobre o próprio fenômeno esportivo.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
NÓBREGA, T.P. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corposujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005.

A partir dessas perspectivas, o professor de Educação Física Escolar, em suas intervenções pedagógicas, deve

I. considerar que o processo de ensino-aprendizagem necessita do trânsito entre os saberes.
II. organizar o conhecimento pedagógico da Educação Física de forma a garantir efetiva aprendizagem os conteúdos por parte dos alunos.
III. observar que a lógica da progressividade no desenvolvimento do esporte, como conteúdo da Educação Física escolar, ocorre de forma única no processo ensino-aprendizagem.
IV. utilizar o esporte como um dos conteúdos na Educação Física Escolar, por induzir a modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social.
V. entender que as aprendizagens decorrentes das práticas pedagógicas do esporte como conteúdo da Educação Física Escolar devem ser um instrumento para a ampliação da compreensão dos alunos em relação às práticas corporais e à sua própria cultura de movimento.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q474221 | Educação Física, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere às propriedades metabólicas e contráteis, o músculo esquelético contém diferentes tipos principais de fibras, os quais diferem quanto aos mecanismos primários que utilizam para produzir ATP. A esse respeito, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.